Ir para conteúdo

ARUANÃ - UMA BOA OPCAO


Posts Recomendados

ARUANA UMA BOA OPCAO

   Ultimamente não tenho postado nada, mesmo porque depois que minha filha passou em medicina em rio verde, pesco pouco e tenho preguiça de fotografar para fazer os relatos. Mas a pedido, estou fazendo este relato, mais a nível de propaganda e informação sobre a cidade de Aruana Goiás.
   Neste mês de maio programei diversas pescaria no Araguaia e seus afluentes, porem nenhuma vingou, o motivo maior foi a falta de grana e a quebradeira geral no Pais, por falta de opção e companhia, resolvi ir sozinho para Aruana, sem motor pois o meu Suzuki esta em Corumbá 4, queria pescar piau numa ceva e a noite um peixe de couro, liguei para meus contatos e me indicaram primeiro o Celio preto, liguei para ele e a sua ceva não estava boa, ai me indicaram o sr. Jeova, este eu já conhecia pois fiquei anos atrás em seu rancho, liquei e combinei com ele 4 dias a 50,00 reais a diária ele me pegaria no porto do Sesi para
ir no seu rancho do lado do mato grosso por 60,00 os outros piloteiros cobram 100,00 pilas para levar no local que fica abaixo de Aruana próximo ao primeiro cabo de energia que cruza o Araguaia.
   As 8:00 hr me aparece o Tiago um negrinho ponho as minhas traias dentro da canoa e partimos para o rancho, ao chegar subi uma escada de terra
batida

20160524_074111.jpg

20160524_074308.jpg

e fui armar minha barraca no rancho ao lado, o local é bem limpinho tem fogão caipira, mesa, cozinha, banheiros, energia com gerador, freezer, geladeira, tem uma ceva na porta e outra no rio, muito boa de peixe, pequei piau, pacu, matricha de dia e a noite corvina, barbado e cacharra a noite,

20160524_073835.jpg

20160520_085210.jpg20160524_073651.jpg20160524_073822.jpg20160524_073939.jpg20160524_074008.jpg20160524_074030.jpg20160524_074144.jpg20160524_073733.jpg20160524_073751.jpg20160524_074120.jpg
não levei nenhum peixe, o que pequei comi la mesmo, o freezer só é ligado a noite ate as 10:00 hrs mais ou menos então o peixe deve ser consumido o mais rápido possível, como eu gosto de cozinhar, comemos peixe ao molho, pacu e piau assado na brasa, o sr.Jeova é um pouco sistemático, gosta da natureza, de manha joga quirelas para os pássaros, eu vi ate mutum comendo no local, no fundo tem uma mata onde os macacos ficam, e necessário lhes dar comida uma vez no dia para que eles não entrem no acampamento fazendo algazarra, o sr.Jeova

20160524_074231.jpg

e bem conhecido dos piloteiros da região, que de vez em quando aparecem para almoçar, ate o capitão do Ibama aparece para almoçar e as vezes leva a sua esposa e filhos no local, e considera muito o sr.Jeova como se fosse o pai dele, o sr.Jeova esteve doente por 2 anos e esta começando de novo o seu rancho para alugar, ele faz parte da associação dos barqueiros de Aruana, esta ali a 15 anos, ja foi caseiro de uma associação que não me lembro o nome por 6 anos, começou fazendo rancho para agradar a sua esposa Ivana que e craque em pegar pacu na vara de bambu, depois passou a comercializar, ele tem 2 barcos e hoje vive como um ribeirinho, alugando ranchos, barcos e cevas, a sua saúde esta meio debilitada pelo vicio de fumar pois não consegue largar o danado, e bom de prosa, mas genioso.

   O Tiago parece um menino mas tem seus 25 anos, ajuda o sr.Jeova, que diz que ele são os braços e as pernas dele e o considera como um filho ja que o seus 3 três filhos são do sexo feminino. O Sr.Jeova acha que daqui a 5 anos na seca o Araguaia vai parar de correr devido ao desmatamento ao longo de sua experiência ele viu praias pequenas se transformarem em praias enormes ao longo dos anos, perguntaram para ele porque ele faz ceva nos emaranhados e pauleira, ele então perguntou: O QUE VC FAZ QUANDO UM BICHO OU UMA ONÇA TE ACUA ?

responderam para ele: EU FUJO E ME ESCONDO.

ai ele disse: DO MESMO JEITO, SÃO OS PEIXES, ELES PROCURAM UM CANTO PARA SE ESCONDEREM, E NO RIO TEM PIRANHA, TEM BOTO, TEM REDE, TEM CANOA, TEM O HOMEM PREDADOR, O PEIXE CAÇA UM JEITO DE SE PROTEGER DA MANEIRA QUE PODE, POR ISSO VOCÊ, SO ACHAR ELES NAS PAULEIRAS, HOJE EM DIA, E É LÁ QUE EU FAÇO A MINHA CEVA PARA PEGAR UM PEIXINHO PARA PODER COMER.

20160524_073920.jpg
       

Para pescar na ceva esqueça suas varas sofisticadas de ponta mole, só sai peixe se utilizar vara de bambu curta com linha curta, tem muitos garranchos então, a chumbada deve ser leve e não a deixe ir no fundo, pois senão enganchara, o esquema de pegar pacu é com milho seco, joga-se um punhado de milho na correnteza e em seguida com uma vara de bambu sem chumbo com um milho seco iscado,  bate-se na agua dando chicotadas na 2 ou 3 chicotada, se deixa
o milho flutuar ao sabor da correnteza acompanhando com a vara , ao sentir puxar deve-se subir a vara rapidamente, para cima sem fisgar pois tira a isca da boca do peixe, utilizando esta técnica pequei vários pacus e matrinchas, tentei nas minhas outras varas sem sucesso.

A pesca dos peixes de couro começa a partir das 17:30 isca branquinha iscada num varejão de bambu de pegar traíra com chumbada pequena onde se deve fazer barulho na agua com a ponta de vara foi desta maneira que pequei uma cacharra pequena para a janta , Tiago pegou outras 2 e mais 2 jiripoca e 4 bico de pato.

     Passei 4 dias aqui, qdo chequei no dois primeiros dias estava quente, e pequei bastante piau no 3 dia esfriou e pequei menos peixe mas assim mesmo na insistência ainda pequei, se fosse para pegar branquinha eu encheria o jiqui ate a tampa, fui na lua cheia e a noite no acampamento ficava claro com a luz do luar, o Tiago ficava namorando a lua a noite ate ela aparecer e era a coisa mais linda refletida na agua corrente, no sábado seu Jeova cobrou de um turista e sua família 100,00 R$ para passarem o dia, os 3 homens foram pescar na ceva enquanto a suas esposas foram fazer um churrasco, do eu aproveitei uma lasquinha, após o churrasco o Tiago atravessou para a praia ao lado levando eu e as esposas e os filhos para tomarmos um banho na praia, o que foi muito legal por causa do calor, os homens pegaram muitas branquinhas e alguns bico de pato e uns 3 Piaus vara,  não usaram a técnica caipira, depois fizeram e comeram um frito e foram embora a tarde com o piloteiro, a noite eu nem fui pescar, fiquei proseando  com seu Jeova e Tiago, depois tomei um banho e fui dormir, ventou muito a noite, mas estava fresco temperatura agradável, algumas coisas engraçadas que aconteceram,  foi do Tiago pegar um barbado laçado e não fisgado é eu enganchado minha linha noutra linha ao puxar a linha vem um Piau fisgado com o anzol na boca já todo enferrujado.

    Este local e próprio para o turista que não tem barco próprio e nem estrutura, mas na ceva no rancho, so cabe ate 4 pessoas para pescar, na outra no rio cabe mais 4 dentro do barco pescando, é um local bom para curtir a natureza mais em silencio, no penúltimo dia veio uma turma só para fazer churrasco e beber foi uma algazarra eu me afastei e fui pescar na ceva, a tarde todos foram embora nos seus barcos e jet ski e comeram bastante peixe frito que eu pescava, seu Jeova não atura anarquia, bagunça e bebedeira no local se ele cismar da situação bota os cabras as cabras pra fora do rancho sem pestanejar nem pagando ele aceita, ele tem preferência para alugar o local para família, ou pessoas bem comportadas como eu, negociando com ele antes, fica mais barato o aluguel, mas não leve muita gente para o local, que ele não atura muito, ele faz o este tipo de rancho por que prefere ficar no rio do que na cidade diz que dorme melhor, é um tipo de aposentadoria para ele, além de um negocio, no mes de julho sua esposa e cunhada devem fazer almoço para os turistas com peixe fresco a especialidade dela e Pacu no Tombo feito com shoyo, nesta pescaria eu fui o cozinheiro, fiz Peixe de molho, Ceviche de Matrincha com Shoyo, e arroz com hondashi, tempero japonês, no final me diverti muito.

Contatos Telefones do Sr.Jeova-Tiago-no-Rio: 86255181 Sra.Ivana-esposa-Aruanã: 84079237  ao entrarem em contato fala para ele que viram o relato de pesca do Paulo de Goiânia que ficou com eles lá.

No dia que chequei a noite estava com fome e fui comer no Hans em Aruanã, o Hans é construtor e constrói pousadas e casas em Aruanã e foi ele que construiu a pousada particular de meu irmão e ele montou este ano uma jantinha muito gostosa com espetinhos e PF quando chequei pedi um bifão com arroz e salada, demora um pouco para sair, o espetinho sai mais rápido mas compensa veja fotos do local.

20160524_121603.jpg

 Ao voltar para o porto do Sesi estava quase na hr. do almoço então fui lavar as roupas sujas na pousada do meu irmão e almoçar na cidade é comi num serv self bacana comida boa e temperada pequei um cartão para postar aqui, pois eles me falaram que caso peque um peixe e queira fritar eles cobram somente a fritura e aos sábados fazem lasanha, que é famosa por que um ladrão que entrou numa casa da cidade para roubar levou somente a lasanha que estava na geladeira numa marmita, sorte do dono pois não levou mais nada da casa, azar por que não comeu a lasanha.

20160524_121624.jpg

Aqui abaixo estarei postando as fotos da pousada Particular que meu Irmão fez somente para ele, não aluga, mas pode ate vender, por causa da crise , são 7 suítes com ar condicionado, piscina, sauna, sala televisão, guarda barco, cozinha com telão, mais casa do caseiro, chic né, ele tem muito bom gosto, vcs não acham ?

20160524_122619.jpg20160524_122645.jpg20160524_122701.jpg20160524_122427.jpg20160524_122447.jpg20160524_122533.jpg20160524_122601.jpg20160524_122508.jpg

kkk as minhas roupas secando nas cadeiras no sol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje liquei para o sr.Jeova e não tem ninquem no rancho dele agora.

A turma que estava lá foi embora no Domingo,

ele me disse que a ceva continua boa.

É um bom momento para quem gosta deste tipo de pescaria, para comer um peixe fresco e relaxar a cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma Cronica desta minha pescaria.

 Pescar, que delicia,
Eu gosto mesmo é de pescar,
pode ser cedo, tarde ou a noitinha,
pegar piau, tucunare ou cachara,
de barranco ou de canoa,
no remou ou no motor
na ceva ou no rio.
 Acordar de madrugada, é ver o sol nascer,
almoçar, morrendo de fome, um peixe fresco na beira do rio,
tirar uma soneca na rede depois da boia,
refrescar do calor do dia com um banho de praia,
sentar e ver anoitinha, um chão de estrelas, iluminar o céu.
ver o reflexo da lua cheia, surgir, na agua corrente do rio,
jantar um prato cheio a noite e depois dormir satisfeito,
prosear a noite toda com um amigo, ate dar hora de dormir,
dormir cansado e acordar animado quando o sol iluminar a barraca,
 Com a canoa riscando e cortando a agua, despedir do rio
contente e alegre, admirando toda sua beleza em volta.
 Pescar para mim é assim, e fazer parte desta natureza maravilhosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...