Ir para conteúdo

Adaptação motor Toyama 3.6hp ( bobina de pulso)


Posts Recomendados

Bom pessoal, sou novo aqui e esse é meu primeiro tópico. Desculpa se não está no local adequado mas a ânsia de postar é muito grande. Kkk

 

Estou fazendo um adaptação no meu motor para ele carregar uma bateria de 12v.  Queria deixar claro que vivo como técnico em eletrônica então possuo algum conhecimento na área, mas não sei todos os " jargões técnicos desse assunto em particular". 

 

 

O motor Toyama 3.6hp possue uma bobina de pulso que gera uma tensão baixa, que alimenta o cdi que controla a bobina de ignição.  Porém essa.bobina não consegue gerar corrente elétrica suficiente para nada além da alimentação do CDI.  Então , após fazer medições com multímetro e com componentes disposto na minha bancada, eu re-enrolei outra bobina em cima da original do motor e consegui tirar alguma corrente elétrica. ( Eu mesmo fiz o retificador e regulador de voltagem para a nova bobina ). 

 

Ficou bom? Não, porque mesmo enrolando fio de cobre envernizado , o espaço era pouco e não deu pra por espiras o suficiente ( com a.bitola do fique o que eu tinha) para gerar a corrente que eu queria.

 

Expliquei tudo isso para perguntar aos amigos se eu posso usar uma bobina de algum motor mais potente ( tipo 8hp ou mesmo de moto ) no lugar da minha bobina, de forma que eu consiga a corrente elétrica que eu necessito.

 

 

As conversões ac-dc foram feitas, a tensão de saída não oscila com a frequência ( aceleração ) do motor.  O sistema que eu fiz e o circuito funciona perfeitamente bem mas só gera 500mA.  Uma bateria de 10A/h, o motor ficaria ligado por 20 horas até carregar. .kkkk 

 

 

Obrigado pela paciência em ler.  Caso esteja pensando em fazer o mesmo.  Eu.nao me importo em compartilhar o circuito que criei 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...