Pensei que voce fosse falar de cada item descrito acima, mas tudo que voce fez foi mostrar as " variaveis " do desenho do helice. Eu nao tenho muita experiencia. Troquei de barco recentimente, tinha uma Carbrasmar 19, modelo pampo e peguei uma lancha cobra 18.7 modelo camguru com motor de 100HP ( ano 2015 ). É um barco mais leve, e veio com um helice de aluminio ja com uma das pás amassadinha na ponta, e bem desgastado, entao troquei por um helice de mesmo passo, mas percebi que o diametro é diferente, talvez uns 2cm maior, e o helice veio de um motor mercury de 115hp. Creio que não va fazer tanta diferença, mas vou ver na pratica. Desculpa reabrir o topico , mas papo de helice é muito maneiro, e não tem nada juntando todas as informações do assunto em um unico ponto da internet. Estamos em 2024 e o topico é de 2017, mas nada mudou na engenharia mecanica e hidrodinamica dos helices ( não que eu saiba ) .... Obrigado pelo conhecimento -