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Sobre Astra-Taranis
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Rank
Colaborador
- Data de Nascimento 21-09-1982
Profile Fields
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Sexo
Masculino
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Nome + Sobrenome (obrigatório)
João Silva
Informações de Perfil
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Localização
Ribeirão Preto - SP
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Interesse
Pescaria ueh!
Últimos Visitantes
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Em busca do Tucunaré azul pertinho da capital paulista
tópico respondeu ao Raul Kim Lee de Astra-Taranis em Relatos de pescaria (água doce)
Incrivel pegar o mesmo peixe! Sensacional -
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POUSO DE EMERGÊNCIA MANAUS
tópico respondeu ao Guilherme Stival de Astra-Taranis em Assuntos Gerais (água doce)
Da nada, ate quarta feira ta no ar… meu funileiro arruma isso em dois palitos -
Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
esta correto, cuidado pro fio nao tocar em mais nada, passa ele ali pelo acesso de borracha (um tampao) do lado da bacia do motor.... passa pelo manche (deixa espaco pro manche se mover pras 4 direcoes) e depois fixa perto do manete, melhor lugar... -
Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
Vc instalou como?? -
Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
Sim, tem as configurações corretas, tem no forum como configurar. nao, nao eh pq swo 2 cilindros sim pq sao 2 tempos… como referencia aquecido, em lenta, ideal eh entre 850 e 950 rpm… ou saindo de velocidade e colocando em neutro ele nao morre e ao mesmo tempo ao engatar frente ou re nao dar tranco -
Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
Aliexpress tem, um retangular preto com 2 botoes.. tem topico deles aqui -
Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
vou reiterar o que falei no primeiro post: ha uma biblioteca imensa sobre esse assunto e tambem de regulagens, testes ,reviews, tentativas, mudancas no forum. Em especial, o guto postou tudo que fez de testes.. entre os que destaco estao: a) testes de helices b) regulagens do seapro c) toquinhos d) testes de velocidade e peso e) mistura de oleo 2t f) principais problemas, inclusive o sempre e imortal cronico problema de afogar o motor. sabendo dessas coisas e manutencao basica, vc ta bem munido... lembrando que ha barcos e barcos, uns se dao melhor com 15hp, outros com 25/30, outros nao se dao bem com nada , outros se dao bem com td, com marola, sem marola, com peso ou sem peso... de qqr forma, se vc busca extrair mais velocidade que isso, parta pra um 40hp, pq nao vai subir mais do que esta. e barco de aluminio (na real nao o material mas sim a engenharia em si), jamais vai correr com um de fibra ou outros modelos... simples assim. -
Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
Qualquer teste, sem um medidor de rpm, fica dificil cravar algum comentario serio. Motores 2tempo sofrem muito com variaveis, como tempo, umidade, calor e distribuição de peso. Mas muita mesma. Especialmente o seapro/mercury 30, embora sutis, elas acontecem com muita frequencia. Especialmente dias quentes. Entretanto, se menosprezar esse fato importantissimo (2 fatos na real... rpm e variaveis, e portanto, daqui pra baixo é achismo), teremos o seguinte fato: a) vc abaixou o passo, conseguiu mais rpm (afinal ela disparou mais a frente e manteve a mesma velocidade), logo, uma helice passo 13 estava (como em todos os outros testes deste motor com esse helice) perdendo rpm e força.. No caso, perdendo pouco (provavlemente vcs 3 nao sao mamutes de grande porte e nao carregavam grandes pesos). b) colocar outra helice passo 13, nao vai aumentar a velocidade. Ainda que diminua o tamanho do diametro (esse tipo de mudanca eh para ajustes finos, dificilmente sentidos na pratica com motores menores, como o do caso). Muito provavelmente ira perder velocidade. Talvez nao a maxima, mas a media sim. Pra quem vai andar 1 hora andando no talo, aquelas mudancas de rpm, naturais deste motor, irao ficar mais/menos acentuadas. Ou seja, na velocidade maxima nao deve mudar, mas talvez ganhe/perca 1 kmh a mais ou menos na media final. Despresível de qualquer forma. c) Sobre aumentar o consumo, novamente, as variaveis sao inumeras, inclusive de regulagem do motor, a media de consumo desse motor no talo sao 9litros por hora, com muito peso, tende a subir um pouco. Nao existe almoço grátis: ganhou força vai beber um pouco mais. Muito provavelmente o RPM ficou mais alto (em nossos testes sai de 4750 ate uns 5500 mas na media 5300rpm), em situacoes parecidas. Com isso o motor fica mais cheio e trabalha numa situacao mais digamos "plena", logo vai beber mais. d) a grande evolução que talvez vai demorar um pouco pra vc entender na prática é que em deslocamentos maiores, em especial com alto peso ou marolas um pouco maiores ou pra proteger o motor, não usamos o motor em full ... Usar no talo é gastar combustivel a toa (e isso nao é só perder $ e sim, perder a chance de ter uma reservinha de gasolina qdo mais precisar). O que costumamos fazer é sim dar full, deixar o barco planar, atingir sua velocidade maxima, andar um pouco e diminuir a aceleracao pra algo entre 70 e 80% de aceleraçao, chamamos isso de velocidade de cruzeiro. Vantagens? Velocidade ótima, baixo consumo, barco na mão, vibra menos, barulho menor, conforto maior, segurança e desgasta o conjunto como um todo bem menos. Em resumo: sõ vantagens. Como vc ta um helice 12, nessa condicao de cruzeiro, vc vai ter um motor muito mais forte e confiante, mais rapido pra ganhar velocidade e mais cheio se precisar, do que se tivesse com helice 13. Ademais, a rpm sera ideal, portanto, seu consumo sera menor. Lembrando que motor 2t, precisa de rpm adequado pra ter lubrificacao adequada. Resumindo de novo: qdo vc diz que ele ficou mais forte, ta justamente dando muito mais amplitude de uso pro motor, podendo inclusive andar ate abaixo dos 70% com o mesmo resultado q antes estaria usando 80%+ ... Vc pode nao ter ganho velocidade final como queria, mas ganhou na pratica mais usabilidade e melhores condicoes de navegabilidade. O resto deixo pro guto explanar. -
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Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
Nao sei qto a vc, mas pra mim: pneu, freio, helice, camisinha faz parte do mesmo grupo: paga pelo melhor e nem discute… no caso: helice original… depois sorabo na reposicao e mfx so se tiver no prego e sem opcao… tem um topico q fala q o aluminio da mfx eh mais poroso e de menor qualidade sorabo eh muito boa, mais próximo da original que temos a disposição no br -
Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
O guto testou ambas as marcas de helice… tem relato no forum com cada desempenho… sem olhsr desempenho, apenas qldd, iria de sorabo -
Mercury 30hp 2T 2023
tópico respondeu ao Rafael Loureiro de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
mecanico fala bobagem demais, jesus cristo... do bloco do motor ate a helice tem mil coisas que influenciam e diminuem a velocidade do escape.... Inclusive curvas a 90 graus e quinas que fazem o escape do motor de popa ficar uma b... nao sera uma leve restricao de tamanho na saida da helice que ira mudar isso, ademais, o motor 2 tempos para conseguir um uso otimizado do escape, precisa de um escape ultra tecnico pra dar efeito, no estilo das rd antigas... e nenhum tem isso. o motor em questao eh produzido pela tohatsu, para mercury, nissan, mariner, tohatsu entre outras empresas... tds usam o mesmo helice sem problema algum. Isso de trocar helice por causaa do escape beira a conversa de mecanico em buteco... ql dificuldade da tohatsu em mudar o helice num projeto conhecido desde os anos 80/90 ?? qm manja eh o mecanico brasileiro q nem sabe trocar uma bobina direito... vamos la... ja tem mil post sobre o helice do mercury 25/30 e tohatsu no forum, deem uma pesquisada, é extensa a bibliografia a respeito. helice paralela, nem perde tempo analisando o raco dela (se vc nao sabe o q eh raco, entao leia os post sobre esse motor e helice), pq nem as proprias fabricas nacionais sabem dizer de fato. segundo q o material e a forma q sao feitas, influenciam muito mais que o proprio raco nessa potencia de motor e qldd de helice nacional. terceiro, se vc anda leve (sozinho ou dois palitos sem peso), use passo 13, se vc anda em 3 ou com peso, pode por um passo 12 que vai melhorar. Nao entendeu? Pois eh, hidrodinamica é relativa. Conforme vc muda os fatores, vc tb muda o resultado. No teu caso, em 3, andando a 42kmh ta otimo, nao mexa. Maximo que vc pode conseguir hipoteticamente eh ganhar ou perder 3kmh trocando o helice, e vai gastar 200 pila pra isso. Ou compra umahelice 12, testa e deixa a original de reserva (aí sim, vale perder os R$200-300, pq vc tera um helice reserva que te salvara de problemas gigantes), ou deixa de reserva a pior opção. Antes de sair trocando helice e falar de passo, raco, diametro, etc.... aprenda a trocar a helice e tenha as ferramentas... nao adianta nada vc ta no meio do rio parado com uma helice bi-turbo v6 diesel na mao pq nao tem ferramenta e nem sabe trocar e no motor uma helice quebrada. Vai só se sentir mal... -
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Motor Evinrude 35 hp 3 cilindros!!
tópico respondeu ao Ariel Strey de Astra-Taranis em Motores de popa e Hélices
meu caro, vc esta cainda na arapuca de simplificar uma das ciencias menos exatas que existem... diria que nao devem haver nem 400 pessoas no mundo altamente especializadas em helices. Se a embraer que é a mais tecnologica empresa do país e talvez a igualmente empresa aerea mais tecnologica do mundo, consegue produzir ou se interessa em tal feito , deixando isso nas maos de quem realmente manja, imagina a gente aqui. Ha inúmeras variações numa mesma helice, como raco, ou rack, diametro, passo, fator de desvio, desenho,utilidade entre tantos outros, que certamente, reduzir pra 2, 3 ou 4 pás vai acabar te colocando num erro e custo gigantesco. E isso não é demérito, falha, falta de estudo ou qqr coisa assim de qm qr q fale aqui no forum, é que realmente é algo complicado. Uma helice de 3 pás pode ser muito melhor que uma de 4. Em todos os sentidos. Desde que bem projetada para aquele motor. E pode ser que seu motor nao tenha capacidade (potencia bruta) pra conseguir extrair ou menos daquele desenho fantastico ... Mas vamos la, vamos excluir todas as variantes do assunto e simplificar para numeros de pas. Na teoria, qto menos pas, maior sera a velocidade obtida, pois ela gera menos arrasto e consegue deslocar mais massa (agua) em alta velocidade. Mais pás, aumenta consideravelmente o arrasto e diminui a qtdd de deslocamento. Entao pq nao usamos 2 pas? ou 1? pq a vibração gerada é muito grande, como precisa de mais rpm pra deslocar mais massa, precisa de mais motor, logo consumo maior. Entao pq tem barcos com 4 ou 5 pas? Pq assim consegue-se diminuir o rpm do motor e consequentemente da helice, permitindo que em baixa rpm ela desloque a mesma qtdd de massa (mas em alta rpm inverte a equacao), assim se consegue ir mais longe com menos combustivel, mas demora mais. Ahhh mas meu vizinho tinha uma bassboat com 5 mil cavalos e 3 jegues em cima, com 3 pas, mudou rpa 4 pas e andou mais. entao vc é burro e merece ficar quieto. Calma lá amiguinho, um motor de 5 mil cavalos, puxando um barco de 300kilos, nao sofrera nenhuma perde de força ao usar 4 pás. Mas conseguira planar mais rapido, andar em rpm menor com a mesma velocidade media (cruzeiro) e a helice foi desenhada para compensar a perca de cavitacao ou performance. Pode ser que a helice de 3 pas nao era adequada pro peso, pode ser mil coisas... Em resumo, nao da pra cravar um resultado. Na pratica, motores de baixa cilindrada (e aqui coloco qqr coisa abaixo de 150hp), irao render melhor com 3 pas, a nao ser que vc ande com muito peso, em distancias muito longas (tipo carregar 10 toneis de 100 litros de gasolina, por 18 horas seguidas rio acima), onde chegar 1 ou2 horas a mais ou a menos nao fara a menor diferenca. Pra pescadores, e nessa sua potencia ai, vai de 3 pas e seja feliz. Comece a estudar sobre raco ou rack, diametro, passo, materiais , q vale muito mais a pena (tem textos meus no forum rpa ajudar). deixo maiores explicacoes pro guto. -
sala de bate-papo Bate-papo sobre os animais que vivem onde pescamos
tópico respondeu ao Polones de Astra-Taranis em Fotografia e Imagem.
Video privado polones… -
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sala de bate-papo Bate-papo sobre os animais que vivem onde pescamos
tópico respondeu ao Polones de Astra-Taranis em Fotografia e Imagem.
Veados ali so os armados, bebados, normalmente barbados, andando de picapes e utvs gritando palavras politicas deturbadas e se achando os rambos da sociedade transviada ahhaha se gritar: olha o pinto do joao! metade olha desesperada pra ver, eqto a outra ta eh salivando no joao ha horas… so nao ve qm nao quer. e nao esquece: glock na cintura, um fuzil na mao ou uma boito , 2 facas e muito repelente com fps 50 e alguns red dot pra ficar bem masculo… qto custa o kit completo? De 350 a 450 a depender do ano da picape e das armas … mais uns 7 mil a cacada ehehehe com direito a macho suado e churrasco no final da cacada… ops… controle de javaporcos… nao contabilizei o adesivo bf//ms pq eh barato e o Vote Consciente q veio de gratis ehehhe -
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sala de bate-papo Bate-papo sobre os animais que vivem onde pescamos
tópico respondeu ao Polones de Astra-Taranis em Fotografia e Imagem.
Cristiano, eu queria acreditar que é só pro controle de javali... mas muitos desses caras usam isso de pano de fundo pra legalizar. Basta andar pelo rio grande depois das 5h, vc vai ouvir tiro de td q eh jeito perto de matinhas... Javali nao vive em cana de acucar, laranjal, eucalipto e gado nao... isso eh onça, passaros, etc...