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Astra-Taranis

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Sobre Astra-Taranis

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    Super Pescador
  • Data de Nascimento 21-09-1982

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    Masculino
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    João Silva

Informações de Perfil

  • Localização
    Ribeirão Preto - SP
  • Interesse
    Pescaria ueh!

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  1. João, bom dia. Vou tentar ajuda-lo, pois vejo que está cometendo erros simples de conceito, e obvio, o conceito muda tudo, ainda que possa parecer iguais. Cavitar é diferente de ventilar, embora pareçam iguais, segue definição: Cavitação[editar | editar código-fonte] Danos de cavitação evidentes num hélice de um barco de giro esquerdo A cavitação pode ocorrer quando se tenta transmitir demasiada potência ao hélice. A grandes velocidades de rotação ou sob grandes cargas (coeficiente de sustentação elevado nas pás), a pressão do lado da entrada de escoamento nas pás pode descer abaixo da pressão de vapor da água criando uma bolsa de vapor, que deixa de transmitir força à água eficientemente. Este efeito dissipa a energia, torna o hélice ruidosa devido ao colapsar das bolhas de vapor e erode a superfície das pás devido às ondas de choque localizadas contra a superfície. No entanto, a cavitação pode ser usada como uma vantagem na projecção de hélices de alto desempenho. Um efeito semelhante dá pelo nome de ventilação, que ocorre quando um hélice que opera perto da superfície da água atrai o ar para as pás formando pequenas bolhas, causando uma perda de impulso e uma vibração acrescida do veio, sem no entanto causar qualquer dano à superfície das pás. Ambos os efeitos podem ser amenizados se for aumentada a profundidade a que o hélice está submersa: a cavitação é reduzida porque a pressão hidroestática aumenta a margem da pressão de vapor; a ventilação é reduzida pois está mais longe das ondas da superfície e de outras bolsas de ar que poderiam ser atraidas para o escoamento. Para maiores informações, inclusive entender melhor o problema de cavitação, sugiro ler a matéria: https://www.clubedoarrais.com/cavitacao-de-helices/ ------------ Resumindo, sao coisas distintas causadas por problemas distintos que vão gerar consequencias distintas. Cavitar: diminua a potencia aplicada e/ou aplique mais suavemente, gradativamente, OU reveja o raco ou passo da helice que também geram cavitação por estarem super ou subdimensionadas Ventilar: abaixe a helice. OU em alguns casos, use um torpedo mais fino, bicudo, de competição. -------- Sobre o hidrofolio, acho que esse video é bastante esclarecedor: EM resumo é um estabilizador simples que funciona permitindo que se conserte um trim erroneo, ou seja, ele joga o "motor pra baixo" em baixas e medias velocidades, permitindo que o barco endireite na agua pela forca da agua, com isso vc da motor e ele nao sobe a proa, depois de certa velocidade, perde-se o efeito pq o barco flutua mais acima e o hidrofolio perde sua sustentabilidade. Genial. Se teu motor ta ventilando (e nao cavitando), o fato dele ajudar o barco a se manter "reto" na agua, vai por consequencia ajuda-lo a nao ventilar, mas isso so em baixas e medias rpm, depois nao tera efeito. MAs isso é uma consequencia "bonus" e nem sempre vai ocorrer (depende do modelo do hidrofolio). ISso deve ser corrigido por trimagem e altura. --- Velas de Iridium: Motor não ganha desempenho, o que eu senti, mas ai é sem nenhum tipo de mensuração é que com elas na baixa o motor "tosse" menos, e de baixa e média aceleração a economia de combustível é maior. Vela de Iridium nao aumenta potencia, ela pode ajudar na queima em motores com deficiencia eletrica (o que é raro) o que ela ajuda e muito é na durabilidade da vela, que chega a ser o dobro ou triplo devido aos materiais nobres, tamém há relatos de queima melhor em baixa rpm e subida de giro melhores, o que é causado pela centelha mais facil causado pelos materiais melhores envolvidos, isso se da pq de modo geral os motores (sejam eles quais forem) produzem faiscas mais fortes e falham menos em alta rpm, logo, se vc tem um material na vela que seja mais condutivido, ajuda em baixa rpm, mas nao gera mais potencia. Hélice de inox: essa foi a grande surpresa, investi mais de 2 mil em uma vengeance da mercury original um passo maior do que a black max e adivinhem, o motor andou menos, por incrível que pareça, e outro ponto, tive que descer mais um estágio do trim, porque a hélice estava cavitando, perdi velocidade e rotação com ela (tenho tacômetro instalado antes que perguntem). Helice de inox nao da potencia, muitas vezes por ser mais pesada, ate dificulta o motor a girar, se vc aumentar o passo a menos que esteja num motor superdimensionado pro casco e peso envolvido, so vai piorar o desempenho, nao tem segredo, é física: area maior, peso maior = maior esforço pra girar.... Sem entrar no merito que aluminio deforma e inox nao (pq isso é bastante subjetivo, inclusive desejavel em alguns casos de velocidade), num motor 50hp que nao produz potencia extravange, um helice maior só ira diminuir desempenho. Gasolina com mais octanagem: dinheiro jogado fora, testei com a podium da BR mesma coisa da gasolina normal, não ganha desempenho nem autonomia. Num motor de baixa compressao e ainda 2tempos (onde a mistura nao é o ideial e ainda é banhado a oleo), a podium nao produzirá efeito algum. Talvez em propriedades de limpeza, duracao de vida util etc... fora isso esquece. Jack plate: este sim foi um bom investimento, coloquei o de motores pequenos da nitro imports e tive um ganho de aproximadamente 300 rpm com ele e uns 4 km/h de final. Porem as regulagens dele são mais limitadas, quando vc coloca ele naturalmente ele já suspende o motor a altura de uns 4 dedos mais ou menos, tenho que andar assim, pq se suspender um cm que seja a hélice cativa, alem disso tive que baixar um estagio do trim (mesmo assim ganhei performance). Pontos negativos, não posso andar com o motor meio erguido pq se não ele não mija, as entradas de água ficam fora, e em curvas mais acentuada, tenho que fazer mais na manha, pq a hélice cavita com facilidade nas curvas (nada de cavalinho de pau mais kkk). Jack Plate em cascos de aluminio devem ser rigorosamente estudados e analisados, cascos de aluminio via de regra possuem um desenho muito diferente de fibra o que muitas vezes pode piorar o desempenho geral. Um casco de aluminio normalmente nao cria um cavalo dagua atras igual os de fibra (nao é pelo material e sim pelo design), o que vai te gerar superaquecimento do motor , ventilação e ate memso perca de desempenho e regulagem ou tudo junto. QUe é mais ou menos o que vc ta sentindo aí.
  2. Morrendo de inveja de qm comprar! Vou dar meu depoimento e voto de confiança para o Eduardo,comprei dele uma citica, absolutamente perfeita!! Não o conheço pessoalmente, somos de estados diferentes, qdo eu mostrei pra ele o depósito bancário,ele me retornou dizendo q já tinha enviado horas antes! Muito respeito por um cara desses! Tiro o chapéu. Se ele prometeu q está zero, está zero meeesmo! Podem comprar sem medo, sem culpa. Produto top, envio perfeito (aliás uso o embrulho dele até hj pra guardar mi há citica!).
  3. Vendo meu motor Johnson 15 hp. Motor em estado de zero, pode procurar, nunca foi mexido, não tem marcas de chaves, tudo é original, não tem nenhuma mangueira, peça paralela, tudo original de FABRICA. Motor muito bem cuidado, só usou oleo QUICKSILVER, recem revisado (trocado rotor, óleo de rabeta, velas e limpado carburador). Tem menos de 40 horas. Acompanha: - capa do capô - capa de transporte - conectores extras para tanque e mangueira de combustivel - helice reserva para velocidade (passo 11). Tanque de metal (quem conhece sabe o quanto é desejado) ORIGINAL, coberto com vinil (não tem um único risco). Motor é 87, único dono, nunca usado em mar (usou pouquíssimas vezes em represa do Rio Grande). Motivo da venda: meu pai esta velho, há dois anos não usa. Fiz o funcionamento dia 11/08/19, tenho fotos e vídeos, pega de primeira. Motor não possui nenhum quebrado, nenhuma marca de chave, nenhuma ferrugem. Motor para pessoas exigentes e que saibam o que querem. Mais leve da categoria (31 kilos, um yamaha pesa 34, um mercury pesa 41). Motor é o mais economico e mais andador dos 15hps. Confiram os adesivos perfeitos, sem marcas, sem desbotado. Adesivos até no manche, plaqueta de identificação tudo ZERO. Motor tem pintura original! Motor está realmente muito bonito! Interessados entrar em contato no zap 016 9-9101-2347 Ano 1987 Valor R$3.500,00
  4. 😘 opinião pessoal... Vc recolhe informações e emite a sua, cada um com a sua... Se o povo acha prático ter um barco q pesa 1 tonelada, precisa de carreta de 2 eixo, carro 4x4, motor de 200kg, encher 100litros de gasolina a $5 ao invés de uma canoa chata de 120kg com carretinha normal e usar 20litros de gasolina pra andar 5kmh a mais... Bom q seja... Pra mim não faz sentido.. Bass pra mim tem q andar muito, senão tem opções melhores. Mais práticas. Mais simples. Mais baratas.. Podem cacarejar o q for, contra décadas de experiência e física pura não tem piadinha q sobreponha: Fundo chato: estabilidade parado e navegação razoável Fundo em v ou redondo: estabilidade parado razoável navegação ótima. Qto mais peso o casco tiver: menos ele aderna e balança mas menos prático ele se torna... Não disse q bassboat eh uma bosta... Disse q tem se a velocidade não eh prioridade, tem opções tão boas ou melhores... Agora se vc quer ter um negócio bonito, diferenciado etc, não tem discussão.. alumínio eh pavoroso. Se vc quer ter algo q te leva e traz e vc fica em cima eqto pesca. Tem discussão. Pra mim não faz sentido um bassboat com motor menor q 150hp.. se for pra investir nisso, na minha opinião tem opções melhores. Se for pra eu andar na terra, ando de Fusca, se for pra pegar uma rodovia Bandeirantes em horário de rush, prefiro uma suv, se a pista tiver livre prefiro uma Mercedes AMG... Pra cada parafuso uma ferramenta. Problema dos leitores de fórum eh achar q só há a opinião deles, só a visão deles presta e especialmente o que mais faz afastar usuários: só há uma opção de verdade e uma única resposta.. se não for a sua, bora meter o esculacho nos outros ... Eh por isso q o ftb virou essa decadência... Só sua carretilha presta, se seu barco eh não, só seu motor eh Phodis.. se não for, junta os de sempre pra azucrinar.. Vai la Fabrício, monta mais 10 sub fóruns, se esforça e vai continuar com os mesmos posts com as mesmas pentelhacoes.. Fica aí minha dica: há opções no mercado. Não existe só bassboat no mundo. No Br bassboat eh o único barco com crescimento de mercado nos últimos 30 meses .. mas lá fora os bassboat já não atraem tanto assim, já tem gente q cansou de tanto investimento, peso, etc e percebeu q ser feliz com menos eh uma opção muito mais interessante . Aliás aqui no fórum isso ocorre vez ou outra, começa com 5m e 15hp, sobe pra 30hp, sobe pra 40hp parte pra lancha, bassboat etc... Fica enlouquecido, 3 anos depois e muitos reais a menos, tá lá o cara falando q voltou pras Canoas pq eh mais prático e simples.. Mas eu sou fale, sou sei lá o q e bla bla bla.. Blz.. fica aí com os fodoes da carretilha. Tô me juntando ao time q cansou e foi ciscar em outros galinheiros. Daqui 6 meses te garanto q não terá um único post diferente e interessante, só os mesmos de sempre e as mesmas brigas de sempre... Abraços aí do fake q nunca viu P*** nenhuma mas tem mais posts e tópicos fixos com conteúdo de primeira q esses caras juntos...
  5. Ótimo então compre uma chata de 6 m com 1,20 de fundo por 8000$ e use um motor de 15hp, com 13000$ vc tem um conjunto ultra mega blaster estável turbo diesel 4,1! Ou compre uma lancha Ventura, tem até pra 40hp, anda bem pacas, segura e estável, custo total uns$50 mil... Bassboat eh estável? Sim muito, mas uma chata eh mais.. até uma Marajo eh mais barata prático e tão estável qto.. Bassboat eh seguro? Até q eh.. mas perto de uma lancha passa feio.. Enfim dá pra fazer diversos embates.. todos podem ganhar ou perder de acordo com o escritor. Mas pra mim Bass boat tem q andar muito pra te levar pra cá e pra lá, pq em termos de estabilidade tem outras opções q são iguais ou melhores.. Bass boat eh focado em pesca bait? Sim por isso são baixos (tem n barcos tão baixos qto), mas isso o faz TB mais suscetível a ondas e marolas... TB devido ao casco mais plano, bate mais em marola, enfim.. em termos de segurança não eh referência embora não seja inseguro... Minha visão ignorante eh q bassbost tem q ser curto pra entrar em galhadas e manobrar, leve, motorizado... Se saiu disso parte pra lancha q eh bem mais inteligente.
  6. Não manjo de bassboat, mas minha visão eh q um motor menor q 150hp num Bass ... Eh melhor comprar uma lancha de alumínio ou fibra, não tem muito sentido um motor menor num bassboat. Senão vc não terá a velocidade e ainda vai gastar mais q num outro casco.
  7. nao conheco pessoalmente esse sistema especifico do 5hp, mas acredito que seja igual ou muito semelhante a todos os outros (pq nao muda muita coisa entre um 5hp e um 250hp). acredito que quem montou, o fez errado ou esqueceu o pino que trava o rotor (normalmente tem um pino ou algo semelhante que faz a trava do rotor), com isso ele gira em baixa rotacao e manda agua pra cima, mas ao acelerar ele roda em falso e ai nao puxa agua. tem q desmontar e verificar tudo, nao ande sem nem por alguns segundos pq vai fundir o motor.
  8. Kid, parabens pela iniciativa! Desejo sorte e sucesso . Posso dar minha sugestao de ex dono de forum , ex moderador de sei la qtos foruns e calvo desde os 17? Se vcs desejam que 1 ou varias formas de pescaria ou temas tenham potencia de conteudo, criem sub foruns para elas. Eqto estiverem todas agrupadas sob um unico guarda chuvas, a impressao eh q so existirá um foco e o resto se perderá no meio das mensagens. Subdivida, assim como foi feito com bass boats, nautica, pescarias, etc.. E obvio, incentivem os posts. Se for produtivo a idéia, absorvam, senao, foquem num tonico capilar....
  9. Caro Cezar com z. Todos esses.motores derivam de projetos dos anos 70, melhorados nos 80, otimizados nos 90 e de lá pra cá só teve readequações mercadológicas ou algo semelhante. Nenhuma novidade. Abre o capô de qqr marca de 1970 e abre o atual, vai comprovar isso de fato. Salvo a Yamaha q nos ano 90 fez algumas mudanças maiores mas ainda assim bebendo na mesma fonte desenhada em papel nos anos 70.. Falado isso podemos afirmar q a Suzuki não pegou no Br recentemente. Já entrou e saiu do país algumas vezes deixando seus clientes em situação desconfortável... A revenda eh pessima e por aí vai. Em si eh um ótimo motor,anda muito bem, não eh problemático mas faz barulho pra caramba e bebe o esperado pra potência. Já o Mercury anda próximo ou pouco mais e bebe metade.. tem peças a qqr canto e revenda normal... Eh simples e comprovadamente eficiente. Contra ele tem sua carburação q eh uma merda, pintura e acabamento sofriveis, visual datados. A favor velocidade, economia e preço. Reinou como sonho de consumo por 10 anos ou mais... Sendo atualmente ultrapassado pelo yamaha. Note: não ficou ruim, continua ótimo, só q agora tem um melhor Yamaha, tirando o preço é maravilhoso Silencioso. Anda mais q o Mercury, bebe quase igual. Acabamentos e pintura de alta qualidade, construção em geral (usinagem, parafusos, desenho interno, design) muito superiores ao Mercury. Revenda ótima. Altíssima confiabilidade, enfim.. Da pra escrever um livro de cada motor. Ou ler o q achar na busca do fórum. Se preço não for problema vai de yamaha. Se custo for pra balança, então sua escolha será o Mercury... Se vc gosta de arriscar e ser o diferentao sem um motivo muito forte, Suzuki eh a escolha.. Pra mim: Yamaha eh melhor em td. Junto bem mercao30 pra qm pensa 2x antes de td... E se vc achar um motivo muito bom pra considerar (q eu não achei) colocar o Suzuki na lista, vai em frente. Não tenho dúvidas q eh bom motor, só não entra no jogo Aki no Br..
  10. entre suzuki e mercury, ficaria com o yamaha! ta lotaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadddooo de topicos explicando tudo sobre todos os 3 modelos, em especial pq nao comprar o suzuki (baita motor sem duvida) e milhoes de informacoes a respeito do mercury.... tenho o mercury, mas hj eu compraria o yamaha se preco nao for problema.
  11. Agência reguladora nessa pais tem um significado claro: templo do caos e corrupção em prol dos fiscalizados.
  12. causas provaveis: 1- mangueira de combustivel entupida, certamente é esse o problema, essa magnueira dos mercurys é problematica, corte a ponta delas e veja se tem um plastico por dentro saindo. se tiver, troque a mangueira 2- filtro de gasolina entupido 3- carburador sujo 4- bomba de combustivel defeituosa 5- pera com problemas 6- vazamento de ar nos conectores (corte as pontas da mangueira e refaça usando abracadeiras de jardim ou arranha gato)
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