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Astra-Taranis

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  1. Astra-Taranis

    Tablet qual usar no Barco??

    Desculpe minha ingonaranssa... mas pra q isso?? Tipo se tem o sonar e ele mostra td, q diferenca iria fazer mais uma bagaca ?
  2. Astra-Taranis

    Pintado 18kg Rio parana

    nossa senhora que mimimizeira toda.... jesus amado, se eu posto e vem a patrulha do ecopatas desse jeito ... viiishhh eu mando todos votarem no PT com toda força! deixa o cara ser feliz, postou algo que achou legal (e provavlemente nunca mais postara!). 99,99% dos peixes comprados na peixaria sao matados em rios dos modos mais crueis possíveis, pior: 99,99% dos peixes que sao mortos estragam apodrecendo antes mesmo de serem comprados! O cara foi la e pescou, todo feliz, se divertiu. Mil vezes pior aquele fdp que anda de 250hp numa bass boat, tira 89 peixes numa tarde e vende td pra pagar a gasolina ... pior ainda eh vc jogar bituca de cigarro, carro pingar oleo, entre outras tantas coisas que vao direto pro rio qdo chove. fazemos coisas crueis todos os dias e nem percebemos, a começar pela descarga diária e que ninguem vai la reclamar com o prefeito que nao eh tratada, so reclama via zap e facebook. enfim, belo peixe.... nao acho que tinha os 38kg mas certamente tem mais que 18kg.... e se tivesse 5kg ou 500gr seria legal do mesmo jeito !
  3. Astra-Taranis

    Instalação do retificador Yamaha 15

    Retificador pode ser de 1000 amp, se o motor nao conseguir gerar 5amp, nao vai passar disso...
  4. Astra-Taranis

    Instalação do retificador Yamaha 15

    Nenhum, so q gera pouca energia, demora muito p carregar uma pilha, imagina uma bateria de 100 amperes... nao compensa.. mas nao influi em nada no desempenho
  5. Astra-Taranis

    Velocidade final

    Boto5,5 console e 3 mais tralhas, 48kmh ta otimo! Mais q isso so tirando peso ou aumentando o barco veja, um barco com console alem do peso extra eh totalmente desbalanceado em termos de equilibrio, pois o peso fica despareado, so vai melhorar com motores acima dd 90hp, qdo o peso do motor ajuda um pouco... pra mim ta certo o desempenho, mas deveria ser melhor com helice 14 ...
  6. Astra-Taranis

    Velocidade final

    Neoti quais condicoes de uso e peso vc tem usado? Quais vc mediu? como era seu antigo barco? Quais trins testou? amigo nosso com motor igual e barco igual andou a 63kmh no primeiro dia de testes... ou tem algo errado ou vc esta errando em algo. Nao tem segredo...
  7. Astra-Taranis

    Velocidade final

    pessoal... acho natural que em foruns todos tentam se ajudar, mas isso é perigoso pq dissemina e toda verdade coisas equivocadas, e vejo aqui um pouco disso.. vamos la, primeira coisa e a mais importante de todas. Se vcs nao entenderam absolutamente nada depois mas entender isso, ja fico feliz. "motor 2 tempos não possui torque em média e menos ainda em baixa rotação. 2 tempos tem potencia absoluta." Bom falado isso, sabemos que POTENCIA se atinge em alta RPM, diferente de torque que se atinge em baixa rpm. Esse é o maior contraponto com motores 4 tempos, que geram torque mas no limite de rpm tem pouco ganho de POTENCIA, já o 2 tempos gera pouco torque mas cada 150rpm a mais ou a menos num 2 tempos da diferença de potencia extraída. ------------- Pronto, nao vou me estender muito aqui, só essa afirmação acima daria material para pelo menos 30 paginas de explicações e muitos mitos a serem desmistificados. Falado isso, vamos falar de passo de helice.] 1ª coisa: busquem informação no fórum, eu mesmo debati muito a respeito sobre isso no forum em busca de respostas e foram meses e meses lendo forum gringo, manual de mecanica, experiencias etc... 2º em MEDIA, um passo de helice altera em torno de 150 a 350 rpm o resultado final do motor, seja pra mais ou pra menos. vamos focar nesse segundo item? a) é importante saber que o motor tem um rpm intervalo onde é considerado ótimo. Abaixo disso vc perde desempenho, seja qual for o passo. Acima disso vc tb perde... Perde vida útil drasticamente do motor (principalmente pq nao refrigera suficiente e menos ainda lubrifica suficiente, portanto, vc ta moendo teu motor). b) a grande maioria dos motores tem um limitador de giro eletronico, ou seja, seu CDI ("peça" que monitora a faísca e mantem td dentro da normalidade) literalmente nao manda faísca, portanto o motor teoricamente nao ultrapassa o giro, teoricamente... pq na pratica ele pode ultrapassar por N razoes (tecnicamente falando pq tem gasolina, tem ar, faisca e o proprio volante do motor faz gerar energia). Ou seja, na prática é importantíssimo que vc saiba qual sua rpm e especialmente que nao a ultrapasse. Nesse momento entra o segundo conceito ultra importante: o passo do helice! O passo do helice deve ser configurado mediante ao teu uso normal, ou seja, se vc anda pesado, regula com ele pesado, se anda leve, regula leve. Lembra? um passo maior ou menor altera em média 350 rpm ou menos . Se vc regulou teu motor pra usar com 3 elefantes e tralha pra 5500 rpm, obviamente qdo sair leve, nao pode acelerar no maximo, senao vai ultrapassar pra 5500+350rpm= 5850, o que ja ultrapassa o limite do motor, mas provavelmente esta gerando faisca o suficente pra mante-lo ligado e em alta rpm.... Traduzindo: vai andar? sim... mas vai dar merda. O inverso tb é verdadeiro, se vc regulou sozinho pra 5500 rpm e botou 3 elefantes dentro, obviamente vai perder muito rendimento. Podemos considerar de um modo MUUUIIIIIITOOOO grosseiro que a cada 130kg vc perca ai uns 90 a 120 rpm... Portanto, a perca sera consideravel. --------- Pronto, leu ate aqui? vai pra cozinha, come um chocolate, toma uma agua, vai la na patroa, solta um pum, assiste a tv, depois volta a ler pra baixo. -------------- Como as fabricas regulam o helice para a venda? Elas consideram um usuário padrão, ou seja, americano, gordo, sozinho, barco medio para pesado, e nisso estipula o rpm desejavel com X passo de helice. Na prática em terras tupiniquins, para o usuário comum, barco de aluminio leve, ate 2 passageiros, tanque, tralha, provavelmente o HELICE ORIGINAL cairá muitíssimo bem. Agora se vc é um mamute de gordo, leva metade da casa junto, capota, poita, duas baterias, eletrico, e leva 3 amigos baleias com pressao alta, parabens, vc vai ter que alterar o seu helice. Mas pra qto?? Só testando com tacometro pra definir. Provavelmente nunca teremos um RPM perfeito no maximo possivel , as vezes ultrapassa 50 rpm, as vezes fica uns 150 rpm pra baixo, isso é natural. No caso da MERCURY/TOHATSU eles são muito práticos na hora de definir. A visão deles é: PAra o usuario comum, compre o 40 hp que possui bom desempenho e otima economia. PAra o usuario que carrega metade do mundo, compre o 50hp, gera um pouco mais de potencia mas ao mesmo tempo bebe mais. ESQUEÇA essa coisa de velocidade final, se vc tem o pipi maior que o do teu vizinho, é essa a visão standart da fabrica. Tanto é que assim vem de fabrica: 40 manche: passo 14 40 comando: passo 13 50 hp : passo 13 Veja fica claro que o 40/50 nao eh voltado pra velocidade e sim para um uso especifico. Nós aqui brasileiros que deturbamos tudo e achamos que é pra voar a bagaça. ----- pronto vai la na cozinha, come, toma agua, peida de novo etc.... ------ Quer voce queira aceitar o que escrevi acima ou nao, é a verdade nua e crua ehehhe portanto vamos aos fatos agora?? Um helice grande, como passo 15, para esse motor mercury 40/50, só sera de fato util em duas situações: a) vc tem um conjunto muito leve, que faz o motor atingir o rpm dele 5500 max com helice 15... se o seu conjunto NAO for leve o suficiente, vc JAMAIS ira atingir a maior velocidade possivel com o helice 15, é uma questao fisico-matematica. Traduzindo: se andando no MODO NORMAL diario, vc atingiu uma velocidade maior com o helice 15 do que com o helice 14, é pq ta com pouco peso ... Se acrescentar peso, fatalmente ira cair a velocidade e o rpm. b) se vc ta a 3000 rpm, seja com helice 2,5 ou 25, vc ta errado! ou seu tacometro esta errado!!! Vejamos, se vc ta usando o maior helice possivel e deu a maior velocidade, obviamente vc ta com rpm ideal pro motor NESTA CONDICAO de uso. É impossivel o helice 15 gerar a maior velocidade estando a 3000 rpm, veja pq: c) a 3000 rpm o motor sequer esta planando perfeitamente o barco, seja com helice que for... A menos que vc esteja com um 90hp num barco de aluminio e sozinho. d) se vc colocou o helice 14 e perdeu rendimento, isso se da por dois motivos praticamente: d,1) vc ta gerando muito RPM para pouca eficiencia do helice, ou seja, nao adianta andar a 10mil rpm se o teu helice esta patinando a partir de 5500 rpm, passou disso so ta fritando os pistoes e o proprio helice q nao puxa agua e sim ar. d,2) teu barco ta muito leve, portanto, extrapola a rpm (que eh basicamente na pratica o item acima) e) colocar um helice 12 só seria justificado pra qm usa esse motor para excesso de peso e trabalho forçado, ou seja, estamos falando de barco muito pesado mesmo (acima de 210kg, muita gente dentro, mas nao pode ter um motor grande por algum motivo especial) --------- Traduzindo: regula o tacometro, esta fora de regulagem completamente. Use helice 14 para um barco normal e condicao de uso normal, helice 15 se tiver muito leve. esqueca o helice 13 a nao ser que use muito pesado.... 12 nem pensar. Enfim, tem MUITA coisa a ser dita ainda, mas ficar estendendo muito so causa confusão... tai meus 2 cents jogado pro ceu.
  8. Astra-Taranis

    Novo Yamaha de 40 hp. Qual o consumo?

    Entendi q ia fazer o inverso, mudar de 11 pra 10 provavelmente nao vai ganhar nada se estiver com rpm correto... veja o passo eh determinante no desempenho, o diametro serve pra ajuste fino, tipo pra qm em tal funcao precisa disso ou dakilo, alguem q rode absurdo , por dias a fio, ira perceber algo, nos esporadicos dificilmente a nao uma troca drastica tipo de 11 pra 7,5, mas ainda assim o q determina eh o passo.
  9. Astra-Taranis

    Novo Yamaha de 40 hp. Qual o consumo?

    Bem, basicamente se colocar uma 17 vai andar igual um 15hp ... 10 pra 11 em termos de diametro vai mudar pouca coisa, alguns rpm, provavelmente ira perder rendimento mas bem pouco, entre 50 e 150rpm, ou entre 0,5 a 1,5kmh no max de perda
  10. Astra-Taranis

    Novo Yamaha de 40 hp. Qual o consumo?

    Me referia a 30vs 35 em desempenho e consumo... um bebe menos q o outro, ou seja, um precisa de um porta tanques atras pra abastecet, o outro menos... eo uma fragata... kkk
  11. Astra-Taranis

    Novo Yamaha de 40 hp. Qual o consumo?

    nao mudou muita coisa na pratica ehehhe
  12. Astra-Taranis

    Novo Yamaha de 40 hp. Qual o consumo?

    nao precisa ter pressa.... eu so comprei o 30 pq foi uma baiiitaa oportunidade e to me lascando pra pagar ehehhe nao era necessario, nem no momento certo, tanto eh q nao foi pra agua ainda. vai curtindo!
  13. Astra-Taranis

    Velocidade final

    teoricamente faz sim ! qto mais coisas dentro da agua, maior o arrasto, mas na pratica, isso nem sempre é percebido de fato... joao, cada barco tem um desempenho e uma forma de reequilibrar pesos, trimagem etc... meu calaca nunca atingi as velocidades que atingia nos outros barcos, tb nao consigo usar a trimagem alta, simplesmente perco muita performance e o motor fica sem refrigeracao correta... tem que ir testando.. faça os testes com calma e depois traga pra gente.... esses assuntos foram intensamente debatidos no forum e em grupos de zap ... por isso escrevi isso acima, nao sao teorias, sao fatos testados e retestados diversas vezes, mas nao te custa tentar... vai la e traga a sua versao ! sempre aprendemos.
  14. Astra-Taranis

    Novo Yamaha de 40 hp. Qual o consumo?

    vc tinha um jonsao 30 3 cilindros neh?? conhecido por beber como um 90hp e andar como um 20hp ehehehhe diferenca q ta sentindo deve ser bem grande!
  15. Astra-Taranis

    Novo Yamaha de 40 hp. Qual o consumo?

    130 kg nao eh leve pra esse motor, eh so adequado. Pessoal pensa q o 40 eh um monstro q vai andar horrores, na pratica anda de 3 a 6kmh a mais q o 30, isso qdo anda... normalmente a diferenca se faz presente qdo ha muito peso carregado, ou seja, 3 elefantesdentro, muita tralha, isca, ceva, etc momento q o 30 sofre mais q o 40 e este perde menos velocidade... veja estamos falando de pelo menos 100 a 150kg de diferenca nestas condicoes! na pratica, hoje os 30 hp andam muito proximos de um 40 qdo vazios ou leves... se comparar um motor 40 antigo e um 30 moderno, arrisco de dizer q ate em 2 pessoas andam juntos, mais peso ai muda de figura. Pra mim o 40 eh u motor pra qm precisa do 40! Ou seja, grandes distancias, grandes pesos, grandes represas!
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