Ir para conteúdo

Astra-Taranis

Membro
  • Total de itens

    2.350
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    27

Histórico de Reputação

  1. Like
    Astra-Taranis deu reputação a LeoCladison em Compartilhando: arruelas caseiras para freio de molinete. Baratas e funcionais.   
    Olá. Herdei um molinete do meu falecido pai...um Marine Beta 500f...judiadinho por fora mas 100% funcional, que com toda certeza trouxe alegria para o meu pai. 
     
    Resolvi que é uma melhor lembrança colocar ele na tralha para também me trazer alegria.
     
    Desmontei inteiro, limpei e troquei toda a graxa dele por graxa de silicone com teflon. E quando falo por inteiro, foram absolutamente todas as partes limpas e engraxadas novamente. Porém o drag dele estava destruído. Carbontex pelo que eu pesquisei seria a melhor opção, porém não é de fácil acesso. 
     
    Após tantas pesquisas no google cheguei a dois materias que não vi ninguém utilizando e têm grande potencial para funcionar perfeitamente: placa de fenolite para isolamento elétrico (sem o lado cobreado) e também essas mantas de teflon para churrasqueira.
     
    Resolvi arriscar, e já que precisava de uma manta para o forno elétrico, comprei a manta de teflon. Super barata, fácil de cortar na forma que precisa com tesoura.
     
    Meus amigos, o drag ficou perfeito. Uma finíssima camada da graxa e o molinete virou outro. Não enrrosca, não dá tranco. Testei a ponto de exagerar na força e o bichinho aguentou firme. Intercalei uma arruela de teflon com as arruelas originais, e inclusive uma entre o botão giratório e o carretel. Simplesmente perfeito o resultado final.
     
    É uma alegria compartilhar essa experiência, pois infelizmente nem sempre achamos todos os materiais para uma boa manutenção em nossas tralhas. Como não achei nada sobre o assunto em canto nenhum, a manta de teflon realmente é de fácil acesso e pode salvar muito equipamento de ficar parado sem uso.
     
     

  2. Upvote
    Astra-Taranis deu reputação a Cristiano Rochinha em DIVERSÃO NO RIO GRANDE   
    Pessoal,passando só pra fazer um mini-relato de 2 pescarias nos últimos meses no meu quintal de casa,o rio Grande,na cidade de Colombia-SP.
    Mini relato esse só pra dar uma movimentada no fórum mesmo,já que os relatos de pesca estão escassos e quando se fala em pescarias no estado de SP então,cada vez mais raros mesmo.Bons tempos quando tínhamos uma galera compartilhando essas aventuras caipiras pelo interior do nosso estado.
    Bom,vamos lá:
    Primeiro dia de pesca foi em fevereiro desse ano,apenas eu,meu amigo Marcelo e o piloteiro Louzamar.
    Fomos até a parte de cima da barragem de Porto Colombia,no Clube Náutico de Planura.Lá na represa,as únicas espécies pescadas amadoramente são os tucunarés (azuis e amarelos) e as corvinas.
    Peixes manhosos,então insistimos nas iscas de meia água e fundo,deixando de lado as de superfície.
    E o primeiro peixe a aparecer foi uma surpresa: uma tilápia num plug de meia água...

     
    Durante o dia pegamos apenas mais alguns poucos tricks que nem fotografamos,mas conseguimos embarcar 3 peixes melhores,1 azul e 2 amarelões bravos...

     
    Após esse dia de pesca não retornei mais ao Náutico,mas fiquei sabendo que muitos tucunas e de bom tamanho foram pegos por lá nos meses de abril e maio.
     
    Então,uns dias atrás,no mês de maio,meu cunhado Marlon me disse que havia achado uns corvinões pra baixo da ponte,no ponto conhecido como BÓIA, e me chamou pra darmos uma conferida.
    Saímos só na parte da tarde,por volta das 14h,já que o ponto de pesca é quase de frente a cidade.
    Como sempre,esse ponto é bem concorrido,e temos que ficar "picando poita" até acharmos o ponto certo onde as corvinas estão comendo.E depois de umas 284 poitadas rs,já no finzinho da tarde,achamos elas...Mas como não havíamos levado lanternas,resolvemos vir embora e não arriscarmos ficarmos de noite no rio...Conseguimos embarcar 3 corvinas de ótimo tamanho,uma delas de 4kg e um pintadinho....As corvinas dessa vez foram pro assado!!!

     
    E assim concluímos mais um dia no meu querido rio Grande!

     

    Pescadores de piapara!
     
    O por do Sol visto de cima da ponte do rio Grande nesse região é tão bonito que até uma pombinha veio apreciar.

     
    É isso aí galera,agora é esperar o frio dar uma diminuída pra voltarmos a dar uns arremessos por lá...
     
    Abraços a todos!
     
  3. Upvote
    Astra-Taranis deu reputação a Guto Pinto em Rio Xingu Maio 2022   
    Esse ano a turma resolveu em vez de partir pra um pescaria com iscas artificiais , partir para uma pescaria de peixes  de couro .  Destinos seria voltar ao  Araguaia  pela terceira vez ou Xingu .  
    Destino marcado, fomos na Pousada Recanto do Xingu  em Canarana MT.   A Pousada se situa  no Rio 7 de setembro , porém com um adicional na díaria pode se pescar na Reserva Navorutu - Pequizal onde ele junta com o Culuene formando o Xingu.
    Partimos aqui do interior  de Sp em 4 pessoas,  Primeira parada Nova Xavantina MT pra dormir 1250km  , tomar umas boas, botar o papo em dia já que só restaria 300km para o outro dia, sugiro quem for pra Região melhor dormir em Barra do Garças MT pois como o check in na pousada é somente as 16h se torna mais fácil  .

     
     

    Famosa Serra do Roncador 

     
     

     
     
     
    Outro dia restariam 200km de asfalto e os 90km de terra muito bem pavimentados, 
     

     
     
    A Pousada excelente, com pensão completa , barcos novos , comida top ,  

     

     
      
     
     

     
    Vamos a Pescaria que é  o que interessa:
    Compramos um Pacote com 4 dias na Reserva e 1 fora .  Lembrando que dentro da reserva é proibido o consumo de bebida alcoólica. 
    A frente fria tinha chegado na região 2 semanas antes, gelando a água , as notícias não era tão boas,  peixe diminuiu acão. 
    Saíamos todos dias as 6h da pousada navegando cerca de 50 minutos até formação do Xingu. 
     
     
     
     
    Os dois Rios formando o Xinguzão
     

     
    O almoço era realizado num posto avançado no Xingu , todo dia com churrasco , peixe assado e ensopados pegos frescos pela turma. 
     

     

     
     

     

     
    Como o foco eram os Peixes de Couro tentamos quase que exclusivamente  eles,  sairam alguns Cacharas, Mandubés,  muitas Pirararas porém de pequeno porte e alguns Jaús. Sairam alguns Jaus acima de 30kg pelo pessoal da pousada,  o  Gil meu primo chegou a engatar uma Piraiba que na ferrada  levou td conjunto dele pra dentro do rio a vara saiu quicando,  ai levou o apelido de mão de alface, kkkkkk.  Realmente o tempo frio mudou o comportamento dos peixes, varas tobavam e o peixe não entravam, parecia curimba mamando massa. 
     

     

     

     

     

     

     

     

     
      
     
     

     
     

     

     

     

     
    Na  volta da pescaria sempre recepcionados com aquela cerva gelada ,  peixes fritos e um jantar top,  inclusive uma costela fogo de chão
     

     
    Agora o plus, quando o Peixe de Couro parava ou as Piranhas atacavam muito a isca branca  , nós apelamos pras cachorras e curvinas pescando com tuvira fornecida no pacote da pousada ,  pegava se demais, Curvinas entre 2 a 4kg e Cachorras de até 10kg, era diversão pura, teve gente que só pescou elas,  meu irmão e meu primo chegaram a pegar 30 em 1h de pesca 
     

      

     

     

     
     
     

     

     

    ,  
     
    E foi isso, um relato meio que resumido.  A pesca fora da reserva não compensou, ao não ser for divertir com os Pacus Pevas nas cevas e ver 2 onças pintadas. 

     
    Material utilizado Por mim:
     
    -Peixe Couro: Carretilhas MS Black Max 30 e 20 , Vara Maruri Procarbon 60lbs e Pesca Brasil 80lbs munidas de Linha maxforce 0.70 e 0.74mm e anzois 10 a 12/0. 
    -Cachorras Mandubés e Curvinas :  Vara venza BG 50lbs, carretilha Titan bg com linha mono 0.47mm anzois 6 a 8/0  usando Tuviras . 
     

     
    O local achei uma opção particularmente bem melhor que o Araguaia, pois além de ter Pirararas, Jaús e até Piraíbas,  se consegue pegar peixes na faixa de 3 a 12 kg com certa facilidade como as cacharas, corvinas  e cachorras e lá não tem Boto pra atrapalhar e como só essa pousada tem liberação pra operar na reserva no maximo são 12 barcos na região . 
    Conheci o Xingu , quase na sua foz em Altamira ,  seus afluentes como Suiá Miçu e agora sua Nascente , um rio espetacular com uma variedade de peixes enorme.  Resta agora com a liberação da Funai conhecer sua porção média dentro da reserva praticamente inexplorada.   Unico contra da região do Xingu é que inexiste grandes aeroportos pertos ficando restritos a voos de aviões de pequeno porte ou tocar de carro como fizemos. 
     
    Se quiserem ver mais fotos na página Face Doutores da Pesca tem todas as fotos. 
     

  4. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Arcer em É vírus?   
    Acompanhei e denunciei logo nos primeiros minutos dessas postagens... Isso é um trojan, tipo um robo que ou tem a senha do colega ou ele entra e nem sabe e posta por ele...
     
    Provavelmente o moderador a respeito esta em viagem ou algo parecido, logo isso se normaliza.
     
    Mas nao cliquem, por mais obvio que pareça dizer isso.. mas...
     
    Sobre eu ser lembrado, agradeço imensamente a lembrança... mas vai por mim, pelo bom futuro em harmonia do forum, nao me coloque como moderador ehehhe vai por mim.... 
  5. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Arcer em É vírus?   
    kkkkkkkk
     
    to fora! ehehhe
  6. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Arcer em Bulbo e mangueiras   
    arcer, fiquei reticente em postar, pq nao tenho NENHUMA informação TECNICA confiavel a respeito das siliconadas. 
     
    Entao vou te colocar 1 experiencia propria e uma percepção minha ok ?
     
    experiencia propria: eu tenho um tanque reserva que desde que começou a pandemia uso pra por alcool e fazer meu alcool 70%... qdo fiz isso, alguns dias antes eu troquei a mangueira de silicone transparente que estava dentro do tanque por outra zero. Fiz isso pq a anterior estava ressecada, amarela e ficava com a ponta pra cima, me impossibilitando de extrair alguns litros do tanque.
     
    Passados alguns usos (poucos), a mangueira ficou branca. Passado outros tantos, percebo que ela esta rigida. Certamente o correto seria trocar novamente qdo for usar pra por gasolina. Portanto se a siliconada que vc tem em mente é essas transparentes, eu diria pra esquecer. O resultado nao vale a pena.
     
    Se caso a siliconada for das de injeção de combustivel mesmo (tem algumas siliconadas no mercado. Entao parto pra minha percepção pessoal.
     
    Essas mangueiras tem a vantagem de serem mais maleáveis (sim, mangueira de injeção de alta qualidade normalmente é dura, o que dificulta passagem em lugares apertados).
     
    Particularmente, acho que a mangueira original da mercury dve ser siliconada mas so alguns porcentos, pq nao eh tao flexivel assim. Entretanto o que complica no sistema da mercury é o revestimento interno nao aguentar nossa gasolina e estragar.
     
    Lendo o forum de opala percebi que o pessoal usa mais elas em conexoes onde o espaço é dificil, muitas dobras e tal, e nao no sistema todo justamente pq ela nao tem uma durabilidade maior, especialmente na parte debaixo do carro.
     
    Minha visao: em barcos uma mangueira de injecao balflex ou continental ou goodyear da vida, resolve em 99% dos casos, tem espaço pra mangueira fazer as curvas, so nao fica das mais bonitas. Outra... se vc meter a mangueira num lugar apertado demais, em algum momento ela vai dobrar e ai vai ser um sufoco lembrar que pode ser  mangueira dobrada e vai te faltar combustivel, vai ser so dor de cabeça... 
     
    Enfim, nao ajudei muito mas minha opiniao: compra mangueira da yamaha eheheheh ou uma de injecao de marca confiavel.
  7. Like
    Astra-Taranis recebeu reputação de Fabrício Biguá em Hélice 4 pás para motores 25 HP   
    o amigo de cima esta correto, helice maior ou de mais pás, vai gerar mais torque e menor velocidade final. 
     
    vc so teria velocidade maior se a helice atual estivesse longa demais PARA O PESO utilizado, nesse caso vc diminuindo a helice, melhoraria a transferencia de torque e potencia e portanto, melhoraria o resultado final.
     
    Mas atente-se ao PARA O PESO. Uma helice menor ou com mais pas so fara sentido com PESO. Na situacao contrario ela ira andar menos que uma helice maior e com menos pas.
     
    No caso o que importa aí é o RPM e nao velocidade final. Se teu RPM esta abaixo do ideal, vc precisa aumentar o rpm pra que o motor possa gerar mais potencia (especialmente em motor 2tempos onde a producao de potencia so ocorre no regime de rpm maximo). 
     
    De qualquer forma, o motor OMC (johnson e evinrude) nunca foram sinonimos de velocidade. Em especial ao 25, é famoso por andar pouco, beber muito e fazer um barulho imenso. Acho que dificilmente vc vai melhorar essa velocidade de forma razoavel, talvez um alivio de peso, melhora em carburacao, linha de combustivel e equilibrio de peso vc ganhe ai uns 2 a 3 kmh com muita sorte.
  8. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Arcer em Bulbo e mangueiras   
    como o amigo disse de cima disse: nao vale o risco... troca td, opte por mangueiras de injecao de preferencia de marca (balflex, continental, goodyear, etc) ai vc ta garantido pra mais de 15 anos, e o bulbo coloque da quicksilver ou yamaha, ai nao tem erro... tem pra muitos e muitos anos... Se pegar clipper, e outros, nao dura 2 anos de jeito nenhum, usando ou nao usando...
     
    aproveite e fale mais do hidea...
  9. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Arcer em Bulbo e mangueiras   
    me arrisco em dizer com muita certeza que nao é original. Pode ate ter vindo com o motor, mas original nao é.
     
    Uma original é pra durar 8 a 15 anos sem ressecar facilmente (independente se é yamaha ou mercury ou suzuki).
     
    Já as paralelas é isso ai mesmo, 2 anos já estão duras, soltando um caldo preto na mão e cheias de rachaduras. 
     
    Qto mais tempo passar com gasolina pior, portanto, nao mergulhe. Só troque. Nao tem o que fazer.
  10. Like
    Astra-Taranis recebeu reputação de Leandro Gofert em Forum adormecido???   
    Esse tópico só demonstra na prática o que eu falei sobre coisas interessantes que gerem interação. Me diga um topico nos ultimos 3 meses que em horas teve ao menos 4 interações ? Sao poucos, certamente... 
     
     
    Caríssimo Kid: nao tenho absolutamente nenhum, por menor que seja problema com o Fabricio ou outro moderador, longe disso. Fabricio se expoe mais que o necessario até (exposicao fisica, pessoal, etc. o que certamente no mundo em que vivemos é um problema de "segurança" vamos assim deixar por dizer - eu mesmo me expus em alguns topicos que hoje eu teria todo interesse que desaparecesse....).
     
    Eu tb nunca ganhei com forum algum (ao contrario, so problemas), mas quem quer continuidade, conteudo, interação, e todo resto, precisa "mexer o caldo"... Se a moderação nao entende ser esse o caminho, ótimo, respeito. E tb respeito que certamente esperar dos outros então tal função é perda de tempo. Nem vamos discutir ok?
     
    Nao me considero elitista, e tb nao TE considero elitista. Alias, considero voce o contrario disso, a propria posição de "nao to nem ai pra carretilha, eu quero curtir meu molinete e minha pesca em paz" que voce tem, é algo a ser exaltado.
     
    Mas basta olhar o forum como um todo, me diz ai qtos posts de lugares que custam no minimo 10 mil pra fazer uma pescaria tem relatos e qtos de fundo de quintal tem... Pescaki tinha topico ate de pesqueiro, linguiceiro, vara de bambu.... Ja o perfil do usuario do FTB é vara custom shop de 10 mil reais, carretilha aqui que custa menos de 1200 reais mal tem review,post etc.... 
     
    Isso nao é um demérito da açao dos moderadores, é apenas um perfil que foi se estruturando, negar isso pra que? Temos (ou tinhamos) um sub forum so de bassboat (que facilmente hoje chegam a 200 mil reais, fora carreta, carro, etc). Isso é o mesmo que vc entrar num forum de motores aircooled e ter lá : CLUB DO PORSCHE... Ueh. nao eh aircooled (ok, vintage)?
     
    Vai negar que Barcelos, Manaus, e outros pontos tao caros qto são sucesso (e aqui nada contra isso, queria eu poder ir 3x por ano nesses lugares) eqto qdo vc posta sobre uma pescaria, cidade do sudeste (onde acredito q a maioria do forum mora), sequer tem resposta?? procura ai sobre pescarias no rio grande... Rarissimos sao os posts....
     
    Isso é o perfil dos usuarios, isso nao quer dizer que foi escolha dos moderadores, etc... Apenas um perfil que se consolidou. E como tal, tem seus beneficios e seus problemas.
     
     
    Por fim, depois de tantos foruns, hj entendo que o papel do moderador nao deve ter rosto... Poe la um usuario XTPO que a equipe o usa como moderador e pronto, assim vc libera as pessoas por tras para se posicionarem como quiserem. Não é o jeito mais prático mas é o melhor... Impessoalidade maxima.
     
    Como eu disse, pra mim, se houvessem mais usuarios (moderadores ou nao) com a ideia de trazer mais conteudo, mais coisas interessantes, voltariam as postagens... Tai esse topico provando isso.... Se ng eh pago, é um problema? Acredito que nao... EU fiz diversos posts excelentes pro FTB de graça e tem gente muito mais apta que eu que poderia fazer isso... 
     
    Enfim, como eu disse, zap enterrou os foruns como um todo, o resto sao itens que ajudaram..
     
    Kid meu caro, meu total respeito a ti e ao fabricio, te considero muito, nao esqueca disso.
  11. Like
    Astra-Taranis recebeu reputação de Leandro Gofert em Forum adormecido???   
    Conversando com o Guto, concordo com ele, infelizmente, o zap enterrou os foruns, o que é uma lastima...
     
    Mas levantamos alguns outros pontos:
     
    1- o forum nao moderou com rapidez e muito menos com firmeza as brigas de egos, em especial carretilha A vs carretilha B. Isso virou uma guerra no forum, de ter inumeras agressoes imbecis por marca, estilo, etc.
    2- briga de egos, muitas brigas de egos, medição de qm teve o pipi maior que o outro, literalmente fez usuarios pararem de usar o forum
    3- a divisao por inumeros subtipos de forum, acabou que um cara que so gostava de tal item, so entrava no forum de tal item e diminuiram as interações
    4- falta de relatos de pesca verdadeiros.... o forum começou a diminuir os relatos de pesca, o que é o maior chamariz do ftb... e o pior, qdo vinha um, vinha em video apenas (q remetia ao yt) ou eram relatos de "olha como eu sou rico e Phodis" e nao sobre a pescaria, o evento, a pousada, o guia, problemas, erros, o que faria pra melhorar etc... Virou um monte de Johnny Hoffman sem talento algum querendo aparecer o quanto bem sucedido é com sua tralha custosa. Broxante.
    5- o FTB sempre foi um forum de pincho e quando aparecia outro tipo de pesca, nao raro nao tinha nenhum comentario ou os comentarios eram pouco interativos.
    6- o FTB sempre foi um forum elitista, uma pescaria no fundo de casa, um pesqueiro, ou no sudeste, sempre foi desvalorizado sem o menor pudor... Aqui o que vale é barcelos, araguaia, la regina, etc.... Só que isso é 1% ou menos da realdiade da pesca... E qm tem esse $ pra bancar só esse tipo de pescaria nao faz relatos e qdo faz é igual a outros 200 que temos no forum.
    7-Como ex-moderador de varias foruns, ex-dono de foruns, participante ativo de outros tantos, todos os foruns tiveram momentos de baixa e subida de interesse... Qdo há momentos de baixa, é função (na minha visao) dos moderadores mostrarem o conteudo relevante que eles tem e os tornaram moderadores: é nessa hora que precisa haver um monte de materia, artigo, post de alto nivel, com alto nivel de interação, busca por post que criar as vezes polemica pra erguer o forum. E isso nunca teve... São raros os posts tecnicos, com fotos, materias, matérias de revistas antigas, materias de outros países, etc... Nunca teve isso. O resultado é simples: ficam só os briguentos e os egocentricos trocando mensagens e vira um monte de guerra. Foi isso que me afastou.
    8- faltam reviews serios, bem colocados, bem fundados, bem qualificados.... Isso gera interesse e afasta os espertalhões cientistas de teclado de postar porcaria... Eu cansei de falar de barco, carretinha, mostrar problemas, qualidades e no fim vem um post, tudo com seriedade, embasado em pesquisa, muita conversa com dono de fabricas, engenheiros , etc. : EU USO ASSIM HÁ 30 ANOS E VC É UM MERDINHA POR QUE EU SOU MELHOR E NUNCA QUEBROU.... E aí nada de ver a moderação.
     
    Enfim, sao varios motivos + o zap + o mundo que mudou...
  12. Upvote
    Astra-Taranis deu reputação a Mauricio.Florindo em [Em homologação] Novo recorde mundial do tucunaré açu - 91cm - 2022.   
    Fico feliz por ver que ainda existem exemplares nesse porte, pena que atualmente os grandes exemplares são cada vez mais comuns fora do Brasil, colômbia vem se mostrando cada vez mais um destino mais adequado para pesca dos grandes açus, uma vergonha pro brasil, que tem destinos como SIRN, Barcelos etc e ainda assim o povo não acorda pra preservação, pagamos aquelas taxas, carteirinha de pesca exclusiva pra lá, e essa verba não é revertida pra preservação do verdadeiro motivo por tamanha movimentação no estado: o AÇÚ, invés dessa verba ser revertida pra preservação e para fiscalização, vão só pro bolso dos governantes, meros exploradores, assim como os matadores da região, só arrancam dinheiro de nós e do turismo, sem se preocupar com peixe que movimenta tudo isso.
  13. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Marcos Juliano em Destino - pescaria familiar com crianças   
    Marcos, td bom?
     
    Passei por exatamente esse mesmo "problema" no ano passado... 
     
    Eu nao discordo dos colegas ai que deram opções, mas eu pensei diametralmente oposto. Me coloquei muito mais no lugar da criança, primeiro contato, sol de rachar, ensinamentos, contato com natureza, especialmente nao deixar nenhum medo acomete-los (como marolas, muita gente, peixes perigosos, riscos de se chover estar longe, etc.)
     
    Além dos pontos levantados acima eu considerei:
    a) meu menino é bem calmo, mesmo assim, vive uma vida urbana, imaginei que pudesse se cansar, marear, nao gostar, querer ir fazer coco, querer comer coisas, se cansar 10x, e isso o dia todo pode se tornar algo muito muito muito repulsivo. Minha ideia é: tenha um tiragosto, sinta a emoção de navegar, curta, tenha atencao dos pais (eu levei minha esposa).
    b) total segurança, ou seja, sem marola, sem vento, sem chuva, poucas coisas no barco pra poder se movimentar com conforto, pescaria leve, 
    c) comidas de criança (salgadinho, bolacha, suco, agua, etc) a vontade.
    d) obvio que eu queria pescar e fazer ele sentir o prazer de pegar um trofeu, mas o foco foi nele, portanto era o pai ensinando, a mae curtindo do lado, tamanho pouco importava, nem a especie
    e) teria que ter um porto facil proximo, seja um tablado/casinha, uma pousada, ou qqr coisa que pudesse tira-lo do barco pro menino se sentir... MENINO, CRIANCA!
    f) segurança de novo: ensinar um dia antes sobre salva vida, o que pode e oq ue nao pode, pra ele ja durmir sabendo e nao ter muita infomracao na hora H
     
    com essas coisas em mente eu fui pra Cardoso- SP, meus sogros moram ha 40 min de lá, entao qqr coisa eu virava o pé e voltava pra casa, tem uma pousada que usei como "porto seguro", é bem simples mas é abrigadissima, calma, bem atendido.
     
    Saindo pelo rio, em Cardoso, em 10min de navegaçao vc entra na foz do Rio Turvo, e mais uns 10min vc cai no rio grande propriamente dito. 
     
    No dia começou calmo, minha ideia era ate ir no rio grande pra msotrar pra ele (nao pescar pq la vira o tempo e vem marola muito grande), no turvo tb da marola... Começamos a pescar, logo senti mudança de vento e a tender marolas, mudamos o ponto e as marolas aumentaram, eles nem perceberam direito, eu recolhi td e voltei pra cardoso, em frente a pousada, ali é muito abrigado e meu filho nem percebeu que estava marolando no grande/turvo e la onde estavamos nem brisa passou.
     
    Ficamos numa casinha, bem proximo a margem, onde ele pode andar, correr, pescar, cansou, voltou pescar, etc... sem neura...
     
     ficamos das 7 as 14h e ai percebi que ja tinha acabado o primeiro gás do moleque... Achei melhor voltar, ainda deu tempo dele brincar na pousada, lavar o barco, arrumar td com muiiita calma e pegar estrada com sol...
     
    Resultado? O muleque adoro, pegou gosto! Esposa se divertiu, tivemos nosso momento, muitas fotos com peixes tipo porquinho, tucuninha de palmo, lambari, etc... 
     
    Pra ele?? Foi um sucesso! teve contato com natureza, pegou peixe, pegou minhoca, fez massinha, fez xixi no rio, comeu, se sentiu o proprio indiana jones...
     
    PRa mim? Valeu demais, gastei quase nada de combustivel, so umas comidas e nao me estourei todo fazendo td sozinho como no dia anterior...
     
    Pra esposa? contato com natureza, dia prazeroso
     
    Resumindo? o menino teve o contato inicial, foi encantador e quer ir de novo. Ja sei quais sao os limites fisicos de sol, atencao, o que esperar... Sem stress.
     
    Se eu tivesse em outro lugar, com vento, marola, esperando pesca produtiva, guia falando merda o dia todo, cara isso ser um put@ estresse e capaz do muleque pegar birra...
     
    Ali fomos só nós, sem neura, sem terceiros, sem marola, sem vento, se chovesse tava ha 20 metros da pousada, ele andou de barco, teve historia pra contar e muitas fotos...
     
    Essa foi a minha experiencia, veja se te ajuda em algo (sim meu filho ja tinho ido brincar em pesque pague bem pouco mesmo).
     
    LEmbrei muito de qdo meu pai me introduziu na pesca, foi sem neura, eu ja era tarado ntes de pescar, vivia uma vida mais urbano/campo que meu filho, entao foi mais facil, mas lembro q iamos de manha, voltavamos pra almocar, durmia, voltava a tarde e nao ficava ate cansar... entao isso eh um alivio....
     
    espero ter ajudado.
  14. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Arcer em Teste - Enquete   
    a gente pode errar, nao pode é o fabricante ehuhruhuhuhu
     
    estourou o flour entao?
     
    uma ideia, faca o mesmo teste, com os mesmos itens mas ao inves de 30cm de linha, coloque 2 metros (ou algo maior q 1,5m)...
     
    tenho por mim que ira dar um resultado diferente...
     
    eu sou adepto de qto menos coisas melhor, primeiro pq eh mais barato, segundo pq qto mais coisas coloca mais pontos de falha adciona e por fim pq nao tenho saco memso pra ficar la colocando 15 tipos de penduricalhos.... de um lado arrisca a isca e o peixe, de outro da mais sensibilidade e emocao... 
  15. Haha
    Astra-Taranis recebeu reputação de Arcer em Teste - Enquete   
    eu nao faço ideia... mas eu so consigo ficar olhando pro erro basico na grafia dos splits : FIHSING..
     
    pqp o fdp do china nem pra olhar o que ta copiando..
  16. Like
    Astra-Taranis recebeu reputação de Fabrício Biguá em Motor Mercury 25 HP Sea pro   
    Regulagem simples de marcha lenta.
     
    tem videos no yt explicando como regular a lenta (regulagem de carburador).
     
    normalmente o mecanico regula numa cidade, com X metros de altura, qi vc vai pro rio que tem Y metros, essa diferenca dependendo da regulagem causa isso. 
     
    uma simples chave de fenda e 1 minuto resolve isso…
     
    da uma olhada no yt pq o video eh mais facil que escrever. 
     
    (tb pode ocorrer por diferencas de umidade e calor no dia de regulagem ou pq saiu mesmo do ponto, coisa simples)
  17. Thanks
    Astra-Taranis recebeu reputação de Polones em [Camera de Trilha] Tem até onça rondando onde pesco e agora?   
    top demais hein!
  18. Thanks
    Astra-Taranis recebeu reputação de Arcer em Forum adormecido???   
    Conversando com o Guto, concordo com ele, infelizmente, o zap enterrou os foruns, o que é uma lastima...
     
    Mas levantamos alguns outros pontos:
     
    1- o forum nao moderou com rapidez e muito menos com firmeza as brigas de egos, em especial carretilha A vs carretilha B. Isso virou uma guerra no forum, de ter inumeras agressoes imbecis por marca, estilo, etc.
    2- briga de egos, muitas brigas de egos, medição de qm teve o pipi maior que o outro, literalmente fez usuarios pararem de usar o forum
    3- a divisao por inumeros subtipos de forum, acabou que um cara que so gostava de tal item, so entrava no forum de tal item e diminuiram as interações
    4- falta de relatos de pesca verdadeiros.... o forum começou a diminuir os relatos de pesca, o que é o maior chamariz do ftb... e o pior, qdo vinha um, vinha em video apenas (q remetia ao yt) ou eram relatos de "olha como eu sou rico e Phodis" e nao sobre a pescaria, o evento, a pousada, o guia, problemas, erros, o que faria pra melhorar etc... Virou um monte de Johnny Hoffman sem talento algum querendo aparecer o quanto bem sucedido é com sua tralha custosa. Broxante.
    5- o FTB sempre foi um forum de pincho e quando aparecia outro tipo de pesca, nao raro nao tinha nenhum comentario ou os comentarios eram pouco interativos.
    6- o FTB sempre foi um forum elitista, uma pescaria no fundo de casa, um pesqueiro, ou no sudeste, sempre foi desvalorizado sem o menor pudor... Aqui o que vale é barcelos, araguaia, la regina, etc.... Só que isso é 1% ou menos da realdiade da pesca... E qm tem esse $ pra bancar só esse tipo de pescaria nao faz relatos e qdo faz é igual a outros 200 que temos no forum.
    7-Como ex-moderador de varias foruns, ex-dono de foruns, participante ativo de outros tantos, todos os foruns tiveram momentos de baixa e subida de interesse... Qdo há momentos de baixa, é função (na minha visao) dos moderadores mostrarem o conteudo relevante que eles tem e os tornaram moderadores: é nessa hora que precisa haver um monte de materia, artigo, post de alto nivel, com alto nivel de interação, busca por post que criar as vezes polemica pra erguer o forum. E isso nunca teve... São raros os posts tecnicos, com fotos, materias, matérias de revistas antigas, materias de outros países, etc... Nunca teve isso. O resultado é simples: ficam só os briguentos e os egocentricos trocando mensagens e vira um monte de guerra. Foi isso que me afastou.
    8- faltam reviews serios, bem colocados, bem fundados, bem qualificados.... Isso gera interesse e afasta os espertalhões cientistas de teclado de postar porcaria... Eu cansei de falar de barco, carretinha, mostrar problemas, qualidades e no fim vem um post, tudo com seriedade, embasado em pesquisa, muita conversa com dono de fabricas, engenheiros , etc. : EU USO ASSIM HÁ 30 ANOS E VC É UM MERDINHA POR QUE EU SOU MELHOR E NUNCA QUEBROU.... E aí nada de ver a moderação.
     
    Enfim, sao varios motivos + o zap + o mundo que mudou...
  19. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Renato Barreto em Forum adormecido???   
    Conversando com o Guto, concordo com ele, infelizmente, o zap enterrou os foruns, o que é uma lastima...
     
    Mas levantamos alguns outros pontos:
     
    1- o forum nao moderou com rapidez e muito menos com firmeza as brigas de egos, em especial carretilha A vs carretilha B. Isso virou uma guerra no forum, de ter inumeras agressoes imbecis por marca, estilo, etc.
    2- briga de egos, muitas brigas de egos, medição de qm teve o pipi maior que o outro, literalmente fez usuarios pararem de usar o forum
    3- a divisao por inumeros subtipos de forum, acabou que um cara que so gostava de tal item, so entrava no forum de tal item e diminuiram as interações
    4- falta de relatos de pesca verdadeiros.... o forum começou a diminuir os relatos de pesca, o que é o maior chamariz do ftb... e o pior, qdo vinha um, vinha em video apenas (q remetia ao yt) ou eram relatos de "olha como eu sou rico e Phodis" e nao sobre a pescaria, o evento, a pousada, o guia, problemas, erros, o que faria pra melhorar etc... Virou um monte de Johnny Hoffman sem talento algum querendo aparecer o quanto bem sucedido é com sua tralha custosa. Broxante.
    5- o FTB sempre foi um forum de pincho e quando aparecia outro tipo de pesca, nao raro nao tinha nenhum comentario ou os comentarios eram pouco interativos.
    6- o FTB sempre foi um forum elitista, uma pescaria no fundo de casa, um pesqueiro, ou no sudeste, sempre foi desvalorizado sem o menor pudor... Aqui o que vale é barcelos, araguaia, la regina, etc.... Só que isso é 1% ou menos da realdiade da pesca... E qm tem esse $ pra bancar só esse tipo de pescaria nao faz relatos e qdo faz é igual a outros 200 que temos no forum.
    7-Como ex-moderador de varias foruns, ex-dono de foruns, participante ativo de outros tantos, todos os foruns tiveram momentos de baixa e subida de interesse... Qdo há momentos de baixa, é função (na minha visao) dos moderadores mostrarem o conteudo relevante que eles tem e os tornaram moderadores: é nessa hora que precisa haver um monte de materia, artigo, post de alto nivel, com alto nivel de interação, busca por post que criar as vezes polemica pra erguer o forum. E isso nunca teve... São raros os posts tecnicos, com fotos, materias, matérias de revistas antigas, materias de outros países, etc... Nunca teve isso. O resultado é simples: ficam só os briguentos e os egocentricos trocando mensagens e vira um monte de guerra. Foi isso que me afastou.
    8- faltam reviews serios, bem colocados, bem fundados, bem qualificados.... Isso gera interesse e afasta os espertalhões cientistas de teclado de postar porcaria... Eu cansei de falar de barco, carretinha, mostrar problemas, qualidades e no fim vem um post, tudo com seriedade, embasado em pesquisa, muita conversa com dono de fabricas, engenheiros , etc. : EU USO ASSIM HÁ 30 ANOS E VC É UM MERDINHA POR QUE EU SOU MELHOR E NUNCA QUEBROU.... E aí nada de ver a moderação.
     
    Enfim, sao varios motivos + o zap + o mundo que mudou...
  20. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de FabianoTucunare em Forum adormecido???   
    Esse tópico só demonstra na prática o que eu falei sobre coisas interessantes que gerem interação. Me diga um topico nos ultimos 3 meses que em horas teve ao menos 4 interações ? Sao poucos, certamente... 
     
     
    Caríssimo Kid: nao tenho absolutamente nenhum, por menor que seja problema com o Fabricio ou outro moderador, longe disso. Fabricio se expoe mais que o necessario até (exposicao fisica, pessoal, etc. o que certamente no mundo em que vivemos é um problema de "segurança" vamos assim deixar por dizer - eu mesmo me expus em alguns topicos que hoje eu teria todo interesse que desaparecesse....).
     
    Eu tb nunca ganhei com forum algum (ao contrario, so problemas), mas quem quer continuidade, conteudo, interação, e todo resto, precisa "mexer o caldo"... Se a moderação nao entende ser esse o caminho, ótimo, respeito. E tb respeito que certamente esperar dos outros então tal função é perda de tempo. Nem vamos discutir ok?
     
    Nao me considero elitista, e tb nao TE considero elitista. Alias, considero voce o contrario disso, a propria posição de "nao to nem ai pra carretilha, eu quero curtir meu molinete e minha pesca em paz" que voce tem, é algo a ser exaltado.
     
    Mas basta olhar o forum como um todo, me diz ai qtos posts de lugares que custam no minimo 10 mil pra fazer uma pescaria tem relatos e qtos de fundo de quintal tem... Pescaki tinha topico ate de pesqueiro, linguiceiro, vara de bambu.... Ja o perfil do usuario do FTB é vara custom shop de 10 mil reais, carretilha aqui que custa menos de 1200 reais mal tem review,post etc.... 
     
    Isso nao é um demérito da açao dos moderadores, é apenas um perfil que foi se estruturando, negar isso pra que? Temos (ou tinhamos) um sub forum so de bassboat (que facilmente hoje chegam a 200 mil reais, fora carreta, carro, etc). Isso é o mesmo que vc entrar num forum de motores aircooled e ter lá : CLUB DO PORSCHE... Ueh. nao eh aircooled (ok, vintage)?
     
    Vai negar que Barcelos, Manaus, e outros pontos tao caros qto são sucesso (e aqui nada contra isso, queria eu poder ir 3x por ano nesses lugares) eqto qdo vc posta sobre uma pescaria, cidade do sudeste (onde acredito q a maioria do forum mora), sequer tem resposta?? procura ai sobre pescarias no rio grande... Rarissimos sao os posts....
     
    Isso é o perfil dos usuarios, isso nao quer dizer que foi escolha dos moderadores, etc... Apenas um perfil que se consolidou. E como tal, tem seus beneficios e seus problemas.
     
     
    Por fim, depois de tantos foruns, hj entendo que o papel do moderador nao deve ter rosto... Poe la um usuario XTPO que a equipe o usa como moderador e pronto, assim vc libera as pessoas por tras para se posicionarem como quiserem. Não é o jeito mais prático mas é o melhor... Impessoalidade maxima.
     
    Como eu disse, pra mim, se houvessem mais usuarios (moderadores ou nao) com a ideia de trazer mais conteudo, mais coisas interessantes, voltariam as postagens... Tai esse topico provando isso.... Se ng eh pago, é um problema? Acredito que nao... EU fiz diversos posts excelentes pro FTB de graça e tem gente muito mais apta que eu que poderia fazer isso... 
     
    Enfim, como eu disse, zap enterrou os foruns como um todo, o resto sao itens que ajudaram..
     
    Kid meu caro, meu total respeito a ti e ao fabricio, te considero muito, nao esqueca disso.
  21. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Renato Barreto em Mercury 50hp   
    eu nao compraria.
     
    tenho um mercury 30hp, motor eh otimo, mas tem suas manhas. Isso nao é algo pontual, TODOS sabem disso, decor e saltiado.
     
    Os mercurys sao excelentes motores sim; E preste atenção na pontuação é ";"; tem suas manhas.
     
    São motores que se usados constantemente, nao darão dor de cabeça, muito forte, muito economicos, peças baratas.
     
    Se usados ocasionalmente, tu vai querer botar fogo nas suas bolas de tanta raiva.
     
    Nunca vi um 40-50 mercury/tohatsu que nao teve relato de carburador babando, entupido, travado, desregulado, de donos que usam ocasionalmente (entenda, tipo 1x a cada 60 dias ou menos).
     
    Quem usa direto, adora, é mais barato, anda igual ou mais que yamaha e bebe menos. Isso é fato. Quem anda pouco, só passa raiva. Isso é fato, aqui no forum mesmo tem inumeros relatos de gente que teve dor de cabeça e fez todo tipo de gambiarra maluca.
     
    Qto ao autolub, é simples, seja yamaha, honda, mercury, evinrude, johnson, tohatsu, suzuki, ou qqr outra marca: novo é excelente, depois de um tempo da pau e todo mundo isola e usa no tanque mesmo pq eh muito mais seguro. Seja aqui no br ou em qqr país, ta cheio de video no yt mostrando isso no states, australia, polonia, brasil, no raio que o parta.
     
    Particularmente, tive um johnson e agora um mercury. Acho o mercury fantastico. Fantastico qdo funciona, tem 10 horas o meu e ja me deu vontade de jogar no rio 1x e outra quase isso.
     
    Andei em varias motores de varias marcas. Motor pra mim tem que obrigatoriamente antes de andar, correr, ser economico ou nao, dar a total confiança de que vc vai chegar la, bater a fiera e ligar.
     
    Meu johnson ficou 15 anos sem ligar, usei metade da vida dele oleo de moto, nao fiz revisao alguma e liguei na primeira cordada... Meu mercury zero, lindao, so usa oleo mais caro q o remedio dos meus filhos e nao tem uma unica vez q chego no rio e nao me da uma misto de diarreia com desespero ao ligar o motor.
     
    Fora que comparando com o yamaha: o motor em si eh inferior em pintura, padrao de montagem, facilidade em regular, peso maior, etc...
     
    Enfim, o motor eh bom? MARAVILHOSO, mas tem melhor... E se vc nao sabe disso ainda, é pq obviamente nao pesca toda semana e portanto vai tomar na orelha com o mercury.
     
    De nada, qqr coisa passa um pix
  22. Thanks
    Astra-Taranis recebeu reputação de Polones em [Camera de Trilha] Tem até onça rondando onde pesco e agora?   
    ela sentiu teu cheiro na camera, ficou claro... e tava depois do almoco..... tava ativa..... nao fica moscando ai nao..
  23. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Renato Barreto em Hidrofólio ajuda a hélice a não cavitar?   
    João, bom dia.
     
    Vou tentar ajuda-lo, pois vejo que está cometendo erros simples de conceito, e obvio, o conceito muda tudo, ainda que possa parecer iguais.
     
    Cavitar é diferente de ventilar, embora pareçam iguais, segue definição:
     
    Cavitação[editar | editar código-fonte]
      Danos de cavitação evidentes num hélice de um barco de giro esquerdo A cavitação pode ocorrer quando se tenta transmitir demasiada potência ao hélice. A grandes velocidades de rotação ou sob grandes cargas (coeficiente de sustentação elevado nas pás), a pressão do lado da entrada de escoamento nas pás pode descer abaixo da pressão de vapor da água criando uma bolsa de vapor, que deixa de transmitir força à água eficientemente. Este efeito dissipa a energia, torna o hélice ruidosa devido ao colapsar das bolhas de vapor e erode a superfície das pás devido às ondas de choque localizadas contra a superfície. No entanto, a cavitação pode ser usada como uma vantagem na projecção de hélices de alto desempenho. Um efeito semelhante dá pelo nome de ventilação, que ocorre quando um hélice que opera perto da superfície da água atrai o ar para as pás formando pequenas bolhas, causando uma perda de impulso e uma vibração acrescida do veio, sem no entanto causar qualquer dano à superfície das pás. Ambos os efeitos podem ser amenizados se for aumentada a profundidade a que o hélice está submersa: a cavitação é reduzida porque a pressão hidroestática aumenta a margem da pressão de vapor; a ventilação é reduzida pois está mais longe das ondas da superfície e de outras bolsas de ar que poderiam ser atraidas para o escoamento.
     
    Para maiores informações, inclusive entender melhor o problema de cavitação, sugiro ler a matéria: https://www.clubedoarrais.com/cavitacao-de-helices/ 
     
    ------------
    Resumindo, sao coisas distintas causadas por problemas distintos que vão gerar consequencias distintas.
     
    Cavitar: diminua a potencia aplicada e/ou aplique mais suavemente, gradativamente, OU reveja o raco ou passo da helice que também geram cavitação por estarem super ou subdimensionadas
    Ventilar: abaixe a helice. OU em alguns casos, use um torpedo mais fino, bicudo, de competição.
     
    --------
    Sobre o hidrofolio, acho que esse video é bastante esclarecedor: 
      
     
    EM resumo é um estabilizador simples que funciona permitindo que se conserte um trim erroneo, ou seja, ele joga o "motor pra baixo" em baixas e medias velocidades, permitindo que o barco endireite na agua pela forca da agua, com isso vc da motor e ele nao sobe a proa, depois de certa velocidade, perde-se o efeito pq o barco flutua mais acima e o hidrofolio perde sua sustentabilidade. Genial.
     
    Se teu motor ta ventilando (e nao cavitando), o fato dele ajudar o barco a se manter "reto" na agua, vai por consequencia ajuda-lo a nao ventilar, mas isso so em baixas e medias rpm, depois nao tera efeito. MAs isso é uma consequencia "bonus" e nem sempre vai ocorrer (depende do modelo do hidrofolio). ISso deve ser corrigido por trimagem e altura.
     
     
    ---
     
    Velas de Iridium: Motor não ganha desempenho, o que eu senti, mas ai é sem nenhum tipo de mensuração é que com elas na baixa o motor "tosse" menos, e de baixa e média aceleração a economia de combustível é maior.
     
    Vela de Iridium nao aumenta potencia, ela pode ajudar na queima em motores com deficiencia eletrica (o que é raro) o que ela ajuda e muito é na durabilidade da vela, que chega a ser o dobro ou triplo devido aos materiais nobres, tamém há relatos de queima melhor em baixa rpm e subida de giro melhores, o que é causado pela centelha mais facil causado pelos materiais melhores envolvidos, isso se da pq de modo geral os motores (sejam eles quais forem) produzem faiscas mais fortes e falham menos em alta rpm, logo, se vc tem um material na vela que seja mais condutivido, ajuda em baixa rpm, mas nao gera mais potencia.
     
    Hélice de inox: essa foi a grande surpresa, investi mais de 2 mil em uma vengeance da mercury original um passo maior do que a black max e adivinhem, o motor andou menos, por incrível que pareça, e outro ponto, tive que descer mais um estágio do trim, porque a hélice estava cavitando, perdi velocidade e rotação com ela (tenho tacômetro instalado antes que perguntem).
     
    Helice de inox nao da potencia, muitas vezes por ser mais pesada, ate dificulta o motor a girar, se vc aumentar o passo a menos que esteja num motor superdimensionado pro casco e peso envolvido, so vai piorar o desempenho, nao tem segredo, é física: area maior, peso maior = maior esforço pra girar.... Sem entrar no merito que aluminio deforma e inox nao (pq isso é bastante subjetivo, inclusive desejavel em alguns casos de velocidade), num motor 50hp que nao produz potencia extravange, um helice maior só ira diminuir desempenho. 
     
    Gasolina com mais octanagem: dinheiro jogado fora, testei com a podium da BR mesma coisa da gasolina normal, não ganha desempenho nem autonomia.
     
    Num motor de baixa compressao e ainda 2tempos (onde a mistura nao é o ideial e ainda é banhado a oleo), a podium nao produzirá efeito algum. Talvez em propriedades de limpeza, duracao de vida util etc... fora isso esquece.
     
    Jack plate: este sim foi um bom investimento, coloquei o de motores pequenos da nitro imports e tive um ganho de aproximadamente 300 rpm com ele e uns 4 km/h de final. Porem as regulagens dele são mais limitadas, quando vc coloca ele naturalmente ele já suspende o motor a altura de uns 4 dedos mais ou menos, tenho que andar assim, pq se suspender um cm que seja a hélice cativa, alem disso tive que baixar um estagio do trim (mesmo assim ganhei performance). Pontos negativos, não posso andar com o motor meio erguido pq se não ele não mija, as entradas de água ficam fora, e em curvas mais acentuada, tenho que fazer mais na manha, pq a hélice cavita com facilidade nas curvas (nada de cavalinho de pau mais kkk).
     
    Jack Plate em cascos de aluminio devem ser rigorosamente estudados e analisados, cascos de aluminio via de regra possuem um desenho muito diferente de fibra o que muitas vezes pode piorar o desempenho geral. Um casco de aluminio normalmente nao cria um cavalo dagua atras igual os de fibra (nao é pelo material e sim pelo design), o que vai te gerar superaquecimento do motor , ventilação e ate memso perca de desempenho e regulagem ou tudo junto. QUe é mais ou menos o que vc ta sentindo aí.
     
  24. Like
    Astra-Taranis recebeu reputação de Glauco Fortini em Transformação Mercury 40hp para 50hp   
    isso pode ter N motivos, nao necessariamente por causa da transformação, pode ter sido erro do mecanico (portanto erro unico, pontual, exceção), pode ter sido uma regulagem desapercebida, pode ser n coisas. nao necessariamente qr dizer q a transformacao é penosa pro motor ou que cause um problema maior.
     
    Um motor de popa deve ter vida util entre 5 mil e 10 mil horas se bem cuidado, se vc diminuir a vida util pra metade (o que so pode ocorrer por uma falha drastica), estamos falando em 2.5 a 5 mil horas de uso.
     
    Sera que o motor rodou isso td?? Talvez nem 10% ou 30% disso td... portanto, menos de 15% do total estimado pro motor... vc nao pode afirmar que transformar vai cair a vida util, pode afirmar que neste caso pode ter ocorrido um problema que ocasionou tal fato....
     
    vc vir aki, num forum, sem prova tecnica, rechaçar o que dezenas ou centenas de mecanicos fazem com o AVAL da mercury (e nao perde a garantia se feito por uma autorizada), que inclusive ensina isso em seus treinamentos tecnicos, com dezenas de relatos de pessoas que transformaram  e estao felizes kkkkk é de rir !!!
  25. Upvote
    Astra-Taranis recebeu reputação de Marcelo Pupim em Barco Tucuna Boat 580 - Maré Nautica   
    Marcelão, parabéns pelo sonho realizado! Estou feliz por vc meu amigo!! Só elogios!
×
×
  • Criar Novo...