Eloy, possuo um karib 500 com um suzuki 30 hp e posso dizer que no meu caso o que mais influencia no desempenho é a posição do trim e o peso. Utilizo o trim com o motor o mais baixo possível, ou seja, a rabeta do motor ficando encostada no barco o máximo possível. A questão peso, só é sentida quando andamos com 4 pessoas. Com 3 pessoas ou menos a velocidade final diminui um pouco e o tempo para atingir o planeio aumenta. Ao sair, acelero um pouco mais forte e a medida que a rotação vai aumentando e atinge o planeio vou diminuindo a aceleração até perceber que ela começa a cair ai aumento um pouquinho, normalmente isso acontece a meio acelerador. Nas situações em que o motor está sentindo o peso, não adianta acelerar tudo, de 3/4 de aceleração para frente não muda nada, só aumenta o consumo e força o motor. Nesse caso também vou diminuindo até perceber que começa cair a velocidade então mantenho assim. Também cogitei subir um pouco o motor como você mencionou, más por segurança achei melhor deixar como está pois em curvas mais fechadas em alta velocidade a popa tende a derrapar, então fiquei com medo de numa dessas ocorrer a cavitação e eu perder o controle.
Ainda não tive meios nem oportunidade de medir a velocidade, mas acho que está legal do jeito que está e o consumo também está bastante satisfatório.
Também fiz uma série de reformas no meu karib, se quiser dar uma olhada está em https://sites.google.com/site/vigitaju/
Como sou novo no forum agradeço a todos pela oportunidade.
Abraços.