Ir para conteúdo

Roberto.Pezzin

Membro
  • Postagens

    14
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    2

Posts postados por Roberto.Pezzin

  1. 1 hora atrás, Arcer disse:

    E minha técnica de encher a boca de farinha e fucionava muito bem nada ????😷.

    Estava até pensando em compartilhar aqui minhas técnicas de tirar escamas e limpar lambaris mas sinto que estou ultrapassado melhor ficar quieto 😔

    Em se tratando deste nosso enorme Brasil, você nunca estará ultrapassado, sempre haverá um lugar para nos ensinar sobre algo...  Carrego no peito terríveis experiências com a pesca, muitas não seriam lícitas dize-las aqui e somos produtos do meio, quando escrevo isto, digo de coração.

     

    A minha primeira pescaria foi a de laço, sim... eu tive contato com canas de pesca bem tarde, já aos 15 anos... Aos sete anos fui convidade para pescar moreia de água doce, foi o melhor dia da minha e depois se tornou o pior e hoje, na condição de pai, tenho extremo horror daquele dia, não somente pelo que fiz nele, ainda mais que dias depois uma criança morreu naquele mesmo local e outras tragédias se somaram a estas...

     

    Talvez seja por isto que nunca consegui pesca de maneira normal ou mesmo fazer uma viagem a Amazônia ou ao Pantanal, coisa que a minha querida mãe já fez... viajou ao Pantanal, onde pescou um Pintado e também já pescou no interior do meu estado bons exemplares, semana passada, aos 81 anos pescou dois baiacus no camarão com cana de 3m na maré de porto...

     

    Muitas coisas aprendi com ela... aprendi com outros familiares... aprendi com amigos... estão comigo...se um dia partir... muita coisa se perde...outras não... vão estar ai com outra pessoas...  acho que sou uma enciclopédia de todos eles... O pescador de Traira Moacir foi o que mais me ensinou a pescar... mais do que isto... a ver a pesca de maneira integrada ao meio ambiente... Já Bill Dance uma referência para a pesca esportiva... talvez porque eu seja mais desastrado do que ele rsrs... mas  quando explico á alguem para secar lambari ao sol para pescar traira, pois ficam mais duros por não absorverem tanta água e com isto não soltam facilidade, é como carregasse toda esta gente dentro de mim comigo...

     

    Nós temos  poucos livros de pesca no Brasil, a maioria de pesca de praia, imagina a riqueza destes pescadores esportivos de tucunaré, de robalos, de pesqueiros e suas boias, uma mais engenhosa do que a outra?

     

    Quando eu postei este tópico, é que no rio perto de onde tenho familiares tem dois Robalos, mas como assim tem dois robalos? É que o mergulhador já os viu, por mais de alguns mergulhos, não os abateu, por serem ainda médios e eu, me propus a pesca-los de maneira esportiva e não logrei, não consegui, eu tentei muita coisa, menos isca natural, queria com isto, ver aqui algo que não tentei, rsrs Eu sou pessímo pescador, mas já testei muita coisa, era uma terapia, não mais, a vida tem sido dificil, muito dificil..    

  2. Voce achou engraçado, mas no japão existem campeonatos avançados para pequenos peixes, a pesca de lambari, que não é motivo deste tópico, no meu entender, é super interessante e uma das mais díficies de serem executadas quando não estão saturados emum poço. O peixe tem muitas vezes um comportamento manhoso dificultando em muito a pesca. Além de utilizar uma linha fluorcarbono de 10mm, também me faço valer de algumas regras que não se vê em site como Youtube, anzois finos nas cores bronze quando da água cor bege com iscas tipos larvas, águas escuras, uso anzois escuros com iscas escuras, tipo minhoca, pedaços de lacraia, lesma, evito a cor vermelha, é que esta cor atrai em muito predadores e aumenta ainda mais a timidez de peixes onívoros, no mais, uso anzol pata nº 18 a 22, pois a linha fina para estes fica mais firme no nó e facilita a fisgada, já em águas super claras, uso anzol inox e massas brancas de setes partes de trigo 00 para uma de semolina na proporção, as vezes com feromônio e uso corante natural conforme a água, de verde, bege à escuro. Também uso boia de 0,10gr para margem, vou postar uma foto e também já usei no passado com sucesso iscas artificiais de vinis para Lambari com sucesso, uma grande experiência, na época, não acreditava que pudesse funcionar, mas foi bastante gratificante pelo fato de não ter que sujar as mãos com minhocas, se bem que uso alicate para elas. 

     

    A cor da antena verde é usada para águas com sombras nas margens e a laranja para areas mais claras, a chumbada de 0,10 gr, isto é 10% de uma grama, é disposta da parte superior para a inferior, 0,05g+0,03g+0,02g,  é claro, a ponta do chicote é de 8mm, pois se romper, não se perde a boia e o conjunto já montado, como se vê, é uma boia de fio passante, isto significa, que caso entre um peixe de maior tamanho, a boia não será danificada, mas isto é apenas o básico da pesca de Lambari com técnica, e claro, é muito engraçado tudo isto, pois nada aqui faz sentido, mas voltando a este tópico, a Capitão Hook é bem melhor que a Century Rebeld, apesar desta ultima ter um Shape melhor fabricado é uma cor muito eficiente para águas claras, já as outras dispensam comentários, e o trabalho de ponta de vara de meia água proxímo a pedra, faz o seu melhor,  se mostrar desatento a peixes de emboscada como o Tucunaré, Robalo e Dourado, afinal há sempre vantagens significativas em trabalhar perto das pedras do que em galhadas, mas isto também não faz sentido, vejo que possui mais 50 positivos e suas contribuição neste tópico faz jus a elas.  Este é o nosso tempo atual, o tempo dos avessos.  

     

     

     

    a0ef3414-bd34-43eb-a446-48f64aad8dca.jpg

    5733e11c-85af-429a-8a7d-c55307ccd7e7.jpg

    190bd311-51d3-47fb-bf28-fe85ab93999e.jpg

    cdda6577-4ecb-4d6a-b5ed-8d1af2f7c2f0.jpg

  3. Nesta situação, você começaria pelo número 4, no meio ou  nº 1 da mesma maneira que comecei? Quais iscas iria utilizar no universo de no maxímo 4, pode ser uma isca somente e a pesca não é embarcada. O trabalho de barco é geralmente usando uma isca de meia água margeando a vegetação do rio, então qual é a sua isca e trabalho para esta situação de subir o rio a pé.   Valeu

  4.  

    OCqHrQe.png 

     

    De início, estou em um tópico que não tenho experiência, porém, tenho que começar, então vou usar minha experiência em água parada, para o ambiente de correnteza fraca, peixes na média 1kg à 2kg, irei nestas configurações:

     

    1006891858_FTB-ajudaespecial.JPG.6885368ab3cf1a2311f214547d142474.JPG

     

    1)      Isca Heddon Spit´n Image X9270 -  8cm - 12g, cor verde referência 00017663 

    3514549_SpitImageHeddon.JPG.aaf848f075e8660c0c87f0438362ea44.JPG

     

     

    2)      Isca Dojô Stick 75 - 7,5cm 10gr – Cor HAZ Azul

    775900446_IscaDoj75HAZAzul.png.1185554dedb501890a6f84a51f8ef3e3.png

     

     

    3)      Isca NELSON NAKAMURA SARÁ SARÁ 80 – 8cm - 7g - cor osso

    1107913242_IscaSaraSara-NN.png.5c4ad19c2b98bcdbebd8f192452703b9.png

     

     

    4)      Isca Capitão Hook Top 27 - Suspending - 6,5cm 6gr – cor HL32

     

    4370260_IscaCaptanHookTop27corHL32.png.918642f7fe8c52867aecebbaeb6605f1.png

     

    Espero ter ido bem.

     

    Tecnica Correta.jpg

  5. Os métodos de pesca a seguir, veja que este post não é um artigo técnico, em alguns lugares do mundo, existem até cursos superiores de formação acadêmica para o assunto, não é ser insolente ou usurpador da fama alheia no assunto, é apenas um texto... um simples texto,  para ajudar quem nunca teve intimidade com o assunto, ok? Só ajudar...

    Toda correção ou opinião é muito bem vinda.  Sinto-me a vontade neste assunto pois é praticamente inexplorado em nossas terras, não vai ter aquele "peso" todo... As pessoas explicam muito pouco sobre isso no exterior... receio de serem contraditas em público, vaidades e questões de patrocínio de marcas, segredos... além disso, devido as inúmeras adaptações que foram se criando, colocou-se em "cheque" muita coisa... pois bem.

    Estas modalidades dividem-se classicamente, mas ultimamente são compartilhadas :

    Pesca à Inglesa. Vara três partes de 3,90m a 4,50m até 30 gramas de casting, molinete velocidade 6 ou superior.  É usada para lagoas com ventos e ondas, qualquer coisa fora disto é adaptação. A linha não sofre ação das ondas e do vento e as boias são especificas para esta superfície turbulenta.

    Pesca à Francesa. Roubaisienne (Vara de mão com ou sem elástico) até 13m.

    Pesca à Bolognese - Varas de 5m, 6m, 7m ou maiores, telescópicas para molinetes. 

    Pesca à Boia Japonesa  e Pesca à Boia Argentina e à Americana (EUA) e as boias de pesca de trutas, ficarão para quem realmente entende, só vi imagens, se bem que comprei umas boias japonesas na Maripesca para teste, mesmo assim, não vou opinar nesse assunto não, penso que devem ensinar a usa-las devem ser as que a usam de fato, a boia zero para camarões e tainhas, a pesca nas pedras, enfim, o leque é amplo. 

    Para ganhar tempo, elas estão descritas bem neste site:  https://www.pesca-pt.com/tecnicas-pesca

     

    1) Para a pesca à inglesa, não faz sentido usar boias abaixo de 3 gramas para zero, a boia esférica ou de pião (cenoura) não possuem muita sensibilidade, então a boia clássica é 4 gramas, então temos boias de 3 e 4 gramas, com cada uma, com peso a ser colocado de 1 ou 2 gramas (linha de chumbadas, anzol e isca a ser colocada), isto é, 3+1; 3+2; 4+1; 4+2. Adiante falarei sobre as linhas com chumbos. Se as ondas forem muitos fortes por causa dos ventos na área de pesca, será necessário usar boias de 5 a 7 gramas com peso no final da haste, sendo 5+1, 6+1 e 7+1. 

    Boias 3+1 ou 3+2, por ser mais cônica, conserva ainda a sensibilidade.

     

    ar3e4QV.jpg

     

     

    A Boia 4+1 ou 4+2: 

    jF59Dbd.jpg

     

     

     

    Boias 5+1, 6+1 ou 7+1 para correntes superficiais mais fortes.

    uG0ErlV.png

     

    2)   Agora surgem as boias inglesas, tecnicamente, um Waggler é qualquer flutuador com a linha conectada na parte inferior.  Wagglers corpóreos são o oposto de flutuadores que neutraliza ventos, explicados anteriormente, tendo um corpo próximo à parte inferior de uma haste longa e mais perto da conexão da linha. Isso coloca a maior parte do flutuador fora das correntes impulsionadas pelo vento perto da superfície. Quanto mais longo o flutuador, menos a corrente PROVOCADA PELOS VENTOS o afeta. 

    Boia clássica inglesas são a 6+2gr (primeira foto) e a tipo caneta 3+ 1 (segunda foto) a seguir, a qual está explicando a pesca de fundo.

    dHFptxt.jpg

     

    Estas de antenas multicoloridas servem para pesca de fundo, quando o peixe levanta a boia, veja foto do modelo caneta:

    puKaMpg.jpg

     

     

    EmH41Py.png

     

     

    Tipos de Waggler's e suas especificações:

    Xl72Gl2.jpg

     

     

     

    79Av61e.png

     

    1) Os wagglers são equipados com cabeça de alumínio aerodinâmica afiada com muitos discos de bronze intercambiáveis, que podem ser adicionados ou removidos, dependendo da quantidade de CHUMBOS partidos que você deseja na linha. 

    2) Quanto mais peso você deixa no waggler, mais sensível ele fica. 

    3) Quanto mais peso você colocar na linha, mais estável ela ficará, mas menos sensível. 

    4) Para cada situação é individual e é uma questão de equilíbrio e condições. 

    5) Quando você pesca em águas rasas ou caídas, você deve colocar discos máximos no flutuador. 

    6) Quando está muito fundo e você não quer o peixinho travesso da camada superior, você tem que tirar mais discos e colocar mais chumbos fendidos na linha, para que possa alcançar mais rápido os peixes maiores do fundo. 

    7) Você tem que derrubar mais discos e colocar mais chumbos partidos na linha, para que possa alcançar mais rápido os peixes maiores no fundo. 

     

    As boias podem ser de vidros, por serem transparentes, são usadas para peixes muitos desconfiados (TAINHA É UM EXEMPLO).

    etvOjdV.png

     

    9jL44KL.png

     

    dGdXwSY.png

     

     

     

     

    Agora ao formato e peso das boias

    Uma boa regra é sempre 0,3gr de boia por 50cm de profundidade

    0,30g pesca de pequenos peixes com pesca em menos de meio metro de fundo, tipicamente beira de lagoa, água parada.
    Entre 0,50g e 1g pesca de peixes pequenos, mais adequados para locais mais profundos e correnteza lenta.
    De 1 a 2g pesca de peixes maiores com correnteza moderada 
    Maior que 2g, outras técnicas ou achar um local no pesqueiro mais conveniente.

    Tipos de Água:

     águas paradas, flutuadores cônicos, tipo cenoura

     águas correntes flutuantes de "pera invertida" ou "gota"

     águas girantes ou particularmente turbulenta, a esfera.

     

    Haste da boia:

    Carbono são menores e fornecem uma leitura muito mais natural de que como a isca cai na água.

    Metal: Estabilidade e se depositam muito mais rapidamente na água.

    Vidro para raso, é mais estável porque é mais pesado, é mais resistente do que o carbono.

    As hastes de vidro são um meio termo entre carbono e metal.

     

    1) Flutuador para lambaris e peixes pequenos, pode ser 0,2gr, 0,3gr 0,5gr e 0,75g

    kDi6JDb.png

     

    Boia hibridas, o formato é diferente daquelas três citadas antes, para tainhas, geralmente 1,5gr 

    u9Dwuad.png

     

    Se a antena dela for multicolorida, servirá para pesca de fundo, quando a tainha se alimenta na areia. 

    A boia tipo piramide é muito interessante e serve a vários usos, assim como a oval cônica.  

     

    Boia ou Esfera tipo ovo ou cenoura consoante o estado do mar.

     

    Para mar parado = Boia fixa ;

     

    Para mares fundos = Boia de correr com travamento

     

    Para mares mexidos = Esfera ou cenoura fixa ;

     

    Para mares turbulentos = Esfera ou Cenoura de correr com travamento.

    p5B8RLM.png

     

     

    Quanto a montagem da linha de chumbo, aqui uma explicação de uma montagem a ser usada para peixes pequenos, pesca rápida, ie, pescar vários, a linhada apresenta a isca caindo devagar, por isso, é preciso levantar a boia e deixa-la cair várias vezes, a montagem pode ser adaptada para a boia descrita antes para lambari e peixes pequenos. 

     

    fkcJKoa.jpg

     

    A concentração dos chumbos devem estar sempre na direção da corrente, para estancar a ação dela. 

     

     

    7rXXlWY.jpg 

     

    A = Sem corrente

    B1 = Corrente acima

    B2 = Corrente abaixo

    C = Correntes fortes

     

     

    Por fim, a pesca a burra, que já está explicada neste site e é proibida em muitos lugares por não dá chance aos peixes.

    WpfGUjC.png

    Esta pesca tem como objectivo aliviar o pescador de todo o trabalho de sondagem. A boia vai subir até à superfície enquanto o fio se mantiver aliviado. Para isso deve-se deixar o carreto aberto até a boia aparecer. Depois é só esticar o fio (enrolar o carreto) para a boia não subir nem descer no mesmo. Créditos http://amigosdacarpa.blogspot.com/2007/06/

     

    Explicação da carga para equilibrar os Waggler's 

    O peso marcado nos flutuadores WAGGLER é o número e o tamanho dos pesos de chumbos necessários para equilibrar o flutuador em seu nível de trabalho.

    Por exemplo, 3BB tem 3 tamanhos BB pesos

    1 x SWG SWAN SHOT = 2AA (ou 2AAA)

    1AA (ou 1AAA) = 2BB

    1BB = 2
    4

    1
    4 = 2 6

     

    Se for usar o flutuador Waggler 3BB, deve-se colocar 1 BB de peso em cada lado do flutuador e então por exemplo, 1 de nº 4 mais 2 de nº 6 no entralho da linha em direção ao anzol, pois 2 de nº 6 é igual a 1 de nº 4 mais o peso inicial de 1 de nº 4, igual a 1BB, tudo então dará 3BB.

    i2NAKgJ.jpg

     

    SSG = 1.6gr

    AAA
    = 0.8 gr

    BB
    = 0.4gr

    1 = 0.3gr

    4 = 0.2 gr

    6 = 0.1 gr


    8 = 0.05 gr

    10 = 0.03 gr

    12 = 0.012 gr

    Por exemplo, para um Waggler 3BB, você poderá usar 4 micros chumbos partidos do 1, pois 3 x BB ( 0.4gr) = 1,2gr, então 4 micro chumbos partidos do nº 1 de 0.3gr ( 4 x 0.3gr) dará um total de 1,2gr.

    Tabela:

    Pesos de injeção 'padrão':

    SSG - 1,6g
    SA - 1,2g
    AAA - 0,8g
    AB - 0,6g
    BB - 0,4g
    # 1 - 0,3g
    # 4 - 0,2g
    # 6 - 0,1g
    # 8 - 0,068g
    # 9 - 0,051g
    # 10 - 0,03g
    # 11 - 0,02g
    # 12 - 0,012g
    # 13 – 0,005g

     

    Marcação Float (Pesos Styl) ------  Capacidade de flutuação em gramas ------  Disparo dividido equivalente

    |4 x 8|                                    ------ | 0,08g |                                               ------  | 4 x nº.11 |
    |4 x 9|                                    ------ | 0,09g |                                               ------  | 3 x nº.10 |
    |4 x 10|                                  ------ | 0,10g |                                               ------  | 5 x nº 11 ou 1 x nº 6 |
    |4 x 12|                                  ------ | 0,20g |                                               ------  | 2 x nº.6 ou 1 x nº.6 + 5 x nº.11 |
    |4 x 14|                                  ------ | 0,30g |                                               ------  | 1 x nº.4 ou 3 x nº.6 ou 1 x nº.4 + 1 x nº.6 ou 1 X nº.4 + 5 x nº.11 |
    |4 x 16|                                  ------ | 0,50g |                                               ------  | 1 x BB + 5 X nº 11 ou 1 x nº 1 + 1 X nº 6 + 5 X nº 11 |
    |4 x 18|                                  ------ | 0,75g |                                               ------  | 1 x AB + 1 x nº.6 + 1 x nº.9 |
    |4 x 20|                                  ------ | 1,00g |                                               ------  | 1 x AAA + 1 x nº.4 ou 1 X AAA + 1 X nº.6 + 5 x nº.11 |

     

    Estas são as especificações dos chumbos esféricos partidos:

    ytjLRll.png

     

    Manua Avançado de Boias no link a seguir:

    https://pdfhost.io/edit?doc=bf7ef875-667e-4e9f-99e4-758cd7984394

  6. a.jpg

     

    As Borboleta cor tuvira/sarapó são incríveis em águas barrentas, já a Daiwa com penacho de cor vermelha um espetáculo na água limpa. Um grande erro nesta caixa foi ter comprado a Savage de cor vermelha e branca em vez da amarela, foi um grande erro. A décima da caixa é uma Ryobi suspending que dispensa comentário, tirando as Rapalas repetidas, exatamente 12. O Jumping Jig de 20gr e de 40gr possuem uma vibração no trabalho de recolhimento irresistível.  

     

            

     

    1.png

  7. Recebi a missão de acabar com as lagartixas do teto de uma área gourmet, da qual testaram tudo, veneno, lampadas de cores estranhas, empresas de dedetização, etc... Fiquei perplexo! Que "bico de sinuca", depois de tempos, consegui uma solução, utilizei graxa PTFE nos engradamentos superiores, nunca mais elas andaram por lá... mas voltando as linhas multifilamentos, não posso pensar em uma carretilha BFS lançando uma Cultiva Mira Shad MS50SP de 4g pelas linhas que uso no meu dia a dia...  Se tenho um BFS? Por enquanto sim, somente não foi vendida devido por ter alta rotação (ratio).  Monofilamento de marca renomada, testei muitas, mas não é o caso aqui e das linhas multifilamentos, somente usei as piores possíveis... eram muito caras no início, a gente ganha mais idade e começa a dizer coisas que não teria coragem de dizer a época: Esta linha parece "pano", então molhava a linha com amaciante de roupa em água, um dia antes da pesca.  Será que alguém mais já fez isso?

     

    Duas semanas atrás, lendo os tópicos deste fórum, sobre maciez das linhas, comecei a rir do que fazia, hoje linhas >8x estão mais acessíveis, talvez um dia abasteça a carretilha com as dicas deste tópico, se não vende-la..., então me veio a luz, será que não inventaram uma linha multifilamento com cobertura de PTFE? Já que existe com cobertura de chumbo para carpas, além de monofilamento com cobertura de fluorocarbono e fazendo uma pesquisa na internet "line PTFE fishing" voilà! ou como diria um sulista Bah! existem vários modelos, será que são eficientes em climas quentes? Somente testando... 

     

      

     

  8. LIVETARGET Fleeing Shrimp possui trabalho muito real, de certa forma, isto não causa um efeito reverso ao pretendido?

    Um robalo irá se interessar por uma isca cheia de vigor? 

    Já os tucunaré quando estão chocos, geralmente rejeitam comida, sendo agressivos com amostras que os importunam, neste caso, é interessante?

    O peso na cabeça do camarão equivale a um trabalho tipo ferido?

    Enfim, o trabalho real do camarão é mais produtivo do que o usual fictício, que simula, a principio, um ferido?  

    A pergunta não é retórica (quando sabe-se a resposta), pois nunca pesquei com nenhuma das duas técnicas.

     

     

×
×
  • Criar Novo...