Ir para conteúdo

Roberto.Pezzin

Membro
  • Postagens

    14
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    2

Tudo que Roberto.Pezzin postou

  1. Em se tratando deste nosso enorme Brasil, você nunca estará ultrapassado, sempre haverá um lugar para nos ensinar sobre algo... Carrego no peito terríveis experiências com a pesca, muitas não seriam lícitas dize-las aqui e somos produtos do meio, quando escrevo isto, digo de coração. A minha primeira pescaria foi a de laço, sim... eu tive contato com canas de pesca bem tarde, já aos 15 anos... Aos sete anos fui convidade para pescar moreia de água doce, foi o melhor dia da minha e depois se tornou o pior e hoje, na condição de pai, tenho extremo horror daquele dia, não somente pelo que fiz nele, ainda mais que dias depois uma criança morreu naquele mesmo local e outras tragédias se somaram a estas... Talvez seja por isto que nunca consegui pesca de maneira normal ou mesmo fazer uma viagem a Amazônia ou ao Pantanal, coisa que a minha querida mãe já fez... viajou ao Pantanal, onde pescou um Pintado e também já pescou no interior do meu estado bons exemplares, semana passada, aos 81 anos pescou dois baiacus no camarão com cana de 3m na maré de porto... Muitas coisas aprendi com ela... aprendi com outros familiares... aprendi com amigos... estão comigo...se um dia partir... muita coisa se perde...outras não... vão estar ai com outra pessoas... acho que sou uma enciclopédia de todos eles... O pescador de Traira Moacir foi o que mais me ensinou a pescar... mais do que isto... a ver a pesca de maneira integrada ao meio ambiente... Já Bill Dance uma referência para a pesca esportiva... talvez porque eu seja mais desastrado do que ele rsrs... mas quando explico á alguem para secar lambari ao sol para pescar traira, pois ficam mais duros por não absorverem tanta água e com isto não soltam facilidade, é como carregasse toda esta gente dentro de mim comigo... Nós temos poucos livros de pesca no Brasil, a maioria de pesca de praia, imagina a riqueza destes pescadores esportivos de tucunaré, de robalos, de pesqueiros e suas boias, uma mais engenhosa do que a outra? Quando eu postei este tópico, é que no rio perto de onde tenho familiares tem dois Robalos, mas como assim tem dois robalos? É que o mergulhador já os viu, por mais de alguns mergulhos, não os abateu, por serem ainda médios e eu, me propus a pesca-los de maneira esportiva e não logrei, não consegui, eu tentei muita coisa, menos isca natural, queria com isto, ver aqui algo que não tentei, rsrs Eu sou pessímo pescador, mas já testei muita coisa, era uma terapia, não mais, a vida tem sido dificil, muito dificil..
  2. Voce achou engraçado, mas no japão existem campeonatos avançados para pequenos peixes, a pesca de lambari, que não é motivo deste tópico, no meu entender, é super interessante e uma das mais díficies de serem executadas quando não estão saturados emum poço. O peixe tem muitas vezes um comportamento manhoso dificultando em muito a pesca. Além de utilizar uma linha fluorcarbono de 10mm, também me faço valer de algumas regras que não se vê em site como Youtube, anzois finos nas cores bronze quando da água cor bege com iscas tipos larvas, águas escuras, uso anzois escuros com iscas escuras, tipo minhoca, pedaços de lacraia, lesma, evito a cor vermelha, é que esta cor atrai em muito predadores e aumenta ainda mais a timidez de peixes onívoros, no mais, uso anzol pata nº 18 a 22, pois a linha fina para estes fica mais firme no nó e facilita a fisgada, já em águas super claras, uso anzol inox e massas brancas de setes partes de trigo 00 para uma de semolina na proporção, as vezes com feromônio e uso corante natural conforme a água, de verde, bege à escuro. Também uso boia de 0,10gr para margem, vou postar uma foto e também já usei no passado com sucesso iscas artificiais de vinis para Lambari com sucesso, uma grande experiência, na época, não acreditava que pudesse funcionar, mas foi bastante gratificante pelo fato de não ter que sujar as mãos com minhocas, se bem que uso alicate para elas. A cor da antena verde é usada para águas com sombras nas margens e a laranja para areas mais claras, a chumbada de 0,10 gr, isto é 10% de uma grama, é disposta da parte superior para a inferior, 0,05g+0,03g+0,02g, é claro, a ponta do chicote é de 8mm, pois se romper, não se perde a boia e o conjunto já montado, como se vê, é uma boia de fio passante, isto significa, que caso entre um peixe de maior tamanho, a boia não será danificada, mas isto é apenas o básico da pesca de Lambari com técnica, e claro, é muito engraçado tudo isto, pois nada aqui faz sentido, mas voltando a este tópico, a Capitão Hook é bem melhor que a Century Rebeld, apesar desta ultima ter um Shape melhor fabricado é uma cor muito eficiente para águas claras, já as outras dispensam comentários, e o trabalho de ponta de vara de meia água proxímo a pedra, faz o seu melhor, se mostrar desatento a peixes de emboscada como o Tucunaré, Robalo e Dourado, afinal há sempre vantagens significativas em trabalhar perto das pedras do que em galhadas, mas isto também não faz sentido, vejo que possui mais 50 positivos e suas contribuição neste tópico faz jus a elas. Este é o nosso tempo atual, o tempo dos avessos.
  3. Em uma lagoa não saturada, tenho enormes dificuldades para pescar Lambari de maneira satisfatória.
  4. Nesta situação, você começaria pelo número 4, no meio ou nº 1 da mesma maneira que comecei? Quais iscas iria utilizar no universo de no maxímo 4, pode ser uma isca somente e a pesca não é embarcada. O trabalho de barco é geralmente usando uma isca de meia água margeando a vegetação do rio, então qual é a sua isca e trabalho para esta situação de subir o rio a pé. Valeu
  5. De início, estou em um tópico que não tenho experiência, porém, tenho que começar, então vou usar minha experiência em água parada, para o ambiente de correnteza fraca, peixes na média 1kg à 2kg, irei nestas configurações: 1) Isca Heddon Spit´n Image X9270 - 8cm - 12g, cor verde referência 00017663 2) Isca Dojô Stick 75 - 7,5cm 10gr – Cor HAZ Azul 3) Isca NELSON NAKAMURA SARÁ SARÁ 80 – 8cm - 7g - cor osso 4) Isca Capitão Hook Top 27 - Suspending - 6,5cm 6gr – cor HL32 Espero ter ido bem.
  6. As Borboleta cor tuvira/sarapó são incríveis em águas barrentas, já a Daiwa com penacho de cor vermelha um espetáculo na água limpa. Um grande erro nesta caixa foi ter comprado a Savage de cor vermelha e branca em vez da amarela, foi um grande erro. A décima da caixa é uma Ryobi suspending que dispensa comentário, tirando as Rapalas repetidas, exatamente 12. O Jumping Jig de 20gr e de 40gr possuem uma vibração no trabalho de recolhimento irresistível.
  7. Naquela época, era criança, a maioria das pessoas que conviviam comigo, a maioria de caiçaras e pescadores de barcos profissionais, viam as iscas artificias como itens de tecnologia espacial, o fascínio era tremendo meu irmão e este post não é excelente, é magnifico.
  8. Recebi a missão de acabar com as lagartixas do teto de uma área gourmet, da qual testaram tudo, veneno, lampadas de cores estranhas, empresas de dedetização, etc... Fiquei perplexo! Que "bico de sinuca", depois de tempos, consegui uma solução, utilizei graxa PTFE nos engradamentos superiores, nunca mais elas andaram por lá... mas voltando as linhas multifilamentos, não posso pensar em uma carretilha BFS lançando uma Cultiva Mira Shad MS50SP de 4g pelas linhas que uso no meu dia a dia... Se tenho um BFS? Por enquanto sim, somente não foi vendida devido por ter alta rotação (ratio). Monofilamento de marca renomada, testei muitas, mas não é o caso aqui e das linhas multifilamentos, somente usei as piores possíveis... eram muito caras no início, a gente ganha mais idade e começa a dizer coisas que não teria coragem de dizer a época: Esta linha parece "pano", então molhava a linha com amaciante de roupa em água, um dia antes da pesca. Será que alguém mais já fez isso? Duas semanas atrás, lendo os tópicos deste fórum, sobre maciez das linhas, comecei a rir do que fazia, hoje linhas >8x estão mais acessíveis, talvez um dia abasteça a carretilha com as dicas deste tópico, se não vende-la..., então me veio a luz, será que não inventaram uma linha multifilamento com cobertura de PTFE? Já que existe com cobertura de chumbo para carpas, além de monofilamento com cobertura de fluorocarbono e fazendo uma pesquisa na internet "line PTFE fishing" voilà! ou como diria um sulista Bah! existem vários modelos, será que são eficientes em climas quentes? Somente testando...
  9. Vendo caixa modelo antigo "Nakamura", aquela com plastico mais duro que resiste muito bem ao raios solares, com iscas variando das cores lambari a Tuvira/Sarapó até Sardinha, para Robalo. . Vendo por R$ 300,00, somente o conjunto completo mais frete a quem possa se interessar.
  10. Interessante, não conhecia e nunca vi este peixe no Espírito Santo, parece um tipo de pargo.
  11. O LIVETARGET Fleeing Shrimp possui trabalho muito real, de certa forma, isto não causa um efeito reverso ao pretendido? Um robalo irá se interessar por uma isca cheia de vigor? Já os tucunaré quando estão chocos, geralmente rejeitam comida, sendo agressivos com amostras que os importunam, neste caso, é interessante? O peso na cabeça do camarão equivale a um trabalho tipo ferido? Enfim, o trabalho real do camarão é mais produtivo do que o usual fictício, que simula, a principio, um ferido? A pergunta não é retórica (quando sabe-se a resposta), pois nunca pesquei com nenhuma das duas técnicas. Trabalho_Pesca[1].mp4
×
×
  • Criar Novo...