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Alejandro

Tutorial "Arrumar reel seat solto em vara com cabo de EVA"

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Já que o assunto dos cabos voltou à tona, resolvi transformar este num "tutorial". Nada de comparar a "técnica bagual" que usei com as dos profissionais da área. Lembrando que usei algumas das dicas postadas no Tópico de Bigão (Como desmontar uma vara).

Contrariando todas as recomendações, aventurei a desmontar o cabo da vara. Os motivos são:

1) foi a primeira vara para carretilhas que comprei;

2) é uma MS Flipper, então não valia o investimento mandar a um profissional;

3) estava com o reel seat “solto”; e

4) se alguma peça estragasse durante a desmontagem iria adquirir o que precisasse para remontar.

Comecei a desmontagem no sábado pela manhã, lembrando de fotografar as etapas para esclarecer a explicação.

Defeito (centrado, reel seat “solto”):

Imagem Postada

Imagem PostadaImagem Postada

Tampouco segui a orientação de esquentar o conjunto para a cola abrandar, pois notei que a mesma estava bem ressecada e arrisquei no método mecânico (forçar, hehehehe).

A primeira coisa foi retirar o but cap, com uma chave de fenda fina, encaixe entre o but e o EVA do rear greap,...

Imagem Postada

... como forcei muito na beirada acabei quebrando, mas depois o pino central soltou fácil.

Imagem Postada

Daí comece a “cavocar” entre o EVA e o Blank soltando a cola, tomando cuidado para não estragar as peças.

Imagem Postada

À medida que vai “aprofundando” a separação das partes é necessário usar uma chave de haste fina mais comprida, no meu caso usei um arame de aço rígido com uma ponta achatada.

Imagem PostadaImagem Postada

Cuidado! Às vezes pode acontecer de danificar o EVA.

Imagem Postada

Vá “cavocando” entre o EVA e o blank até que a ferramenta apareça junto ao reel seat.

Imagem Postada

Quando achar que está tudo separado puxe a rear grip no sentido do fim do cabo. Conselho de Marcão: não girá-lo até ter certeza que está completamente solto.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA.jpg http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA1.jpg http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA2.jpg

Dá trabalho, mas com jeitinho é possível retirar as peças inteiras.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/RearGripdesmontado.jpg

Tinha bastante cola entre o blank e o reel seat, mas tinha desgrudado deste.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha.jpg

Do mesmo jeito vá retirando a cola seca.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha1.jpg

Importante retirar bem a cola do blank junto ao buraco do reel seat, que é o que segura para este não sair.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha2.jpg

Daí é só puxar.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoReelseat.jpg

Como o front grip estava sem problemas, não retirei, mas se precisar use o mesmo método de “cavocar”.

?

Abaixo o reel seat retirado e o blank com os restos de cola.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatretirado.jpg

Agora é só “raspar”. Para não forçar o blank acabei deixando alguma cola que estava bem grudada.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Raspar.jpg

Depois lixar, primeiro com grão grosso e depois com uma lixa mais fina.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Lixando.jpg

Retirar restos de cola e lixar também o reel seat.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/LimparReelseat.jpg

Para evitar que girasse novamente quando a cola secar, fiz um “encaixe” derretendo por dentro, no local do gatilho (que é onde há mais “material”). ANTES QUE ALGUM ENGRAÇADINHO SE MANIFESTE: as unhas pintadas são de minha fotógrafa/assistente.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Encaixe.jpg

Teste de encaixe.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Testarencaixe.jpg

Limpar.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Limpar.jpg

Agora é só colar de volta, cuidando com o alinhamento do reel seat.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colanoblankreelseat.jpg

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Fixandoreelseat.jpg

Deixar secar.

Preencher com bastante cola, ...

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Colanoreelseat.jpg

... deixando secar na vertical para a cola descer.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Secar.jpg

Lixar eventuais asperezas no EVA, passar cola no blank e recolocar o rear grip, apertando em toda a extensão para aderir.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Apertando.jpg

Coloquei mais adesivo epóxi no final do rear grip (a maior parte da cola vai para a frente, “arrastada” pelo EVA).

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colandoreargrip.jpg

Amarrei para firmar.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Amarrar.jpg

Bem antes tive que recolar o but cap, daí passar cola no but cap ...

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Colocandobut.jpg

... e recolocar o but cap.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colandobutcap.jpg

Firmar e segurar.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Segurar.jpg

E retirar os excessos de cola.

http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/SDC10599.jpg

Após deixar curar bem o adesivo epóxi e fazer uns testes verifiquei que ficou bem firme.

Como tenho outra com o mesmo problema, estou planejando substituir o EVA por cortiça e quem sabe rende outro "tutorial".

Até a próxima.

Alejandro

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Eu já tive este problema, mas não tive seu cuidado, paciência e capricho.

Afastei um pouco o front grip e injetei super bonder, fiz o mesmo com a parte de trás.

Colou.

O seu serviço ficou de profissional.

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Estou com uma vara com o cabo bem gasto, gostaria de subtitui-lo, mas não sei onde posso comprar o eva para o novo cabo. alguem sabe onde posso encontrar aqui em São Paulo?

http://www.custombymarco.com.br/loja/se ... Categoria=

tl 41222820 Bete

Veja se não vale a pena/prefere já mudar para cabo de cortiça.

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