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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

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Ventura

Shimano Scorpion 1500-7 Review e Upgrade no Drag

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Amigos

Recentemente comprei duas shimanos uma Scorpion 1500 -7 e a pequenina XT 1000 para pescar Robalos e Tucunas , no sudeste e na Amazônia.

A maciez no recolhimento e a capacidade de arremesso são marca registrada da Shimano, na minha opinião o único defeito é a fragilidade sistema de fricção de apenas dois discos de material ( Papelão prensado com carga de grafite) conhecida com o nome de Dartanium, bem diferente dos multi discos da Abu Garcia ( linha Revo e da série 4600) e Daiwa que utilizam discos de carbono.

Então resolvi fazer um up grade no drag desta carretilha , com um material desenvolvido por mim há alguns anos atrás quando não existia nada no mercado adequado para a utilização para tal função.

Algumas pessoas na época utilizavam o teflon, mas devido a seu baixo atrito, a fricção não tinha o mesmo poder de frenagem da original , outros utilizaram um material chamado Celeron , mas era caro e um pouco quebradiço.

Eu Trabalho na área de engenharia de manutenção industrial de um industria química , onde temos alguns polímeros de alta performance que utilizamos em algumas máquinas de precisão , ai surgiu a idéia de usinar alguns discos com um composto de teflon puro com uma carga de 30 % de fibra de vidro , fiz alguns testes e mesmos ficaram perfeitos, fiz um protótipo e presenteei ao nosso amigo Tuba , para colocar em uma Calcutta 201 , para pescar Anchovas na costeira ( faz um tempão hein Tuba ).

Bom , chega de falatório vamos ao desmonte da carretilha :

Materiais básicos para desmontagem :

Imagem Postada

Chama tipo canhão 10mm

Chave de Fenda

Chave de fenda cruzada ( Phillips)

Internamente A Scorpion é semelhante a Curado E200-7 ( coroa e pinhão em Bronze) com algumas diferenças , na Scorpion a Porca de fixação da manivela é de alumínio Tratado, na Curado é em Bronze todos os rolamentos da Scorpion são SARB, na Curado apenas o rolamento do Anti Reverso é SARB.

A Scorpion não possui o Assist Stopper ( Anti reverso auxiliar) a Curado possui.

O posicionamento dos rolamentos são os mesmos da Scorpion e Curado :

3 Rolamentos alojados nos mancais do carretel

1 rolamento alojado na base do eixo da manivela

1 Rolamento anti reverso

2 Rolamentos alojados no Knobs da manivela

Imagem Postada

Discos de fricção de dartanium e a Coroa

Imagem Postada

Novos discos de fricção em Teflon com Fibra de vidro

As Dimensões dos discos são :

Superior( alojado dentro da coroa: 32,6 X 24 x1mm

Inferior :24,6 X8.1 x1mm

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Montando os discos novos de fricção ( os mesmos apresentam melhor performance trabalhando a seco )

Imagem Postada

Lubrificada básica na coroa e pinhão com a graxa Krytox em teflon puro da Dupont

Imagem Postada

Pronta para trabalhar

Obs. final : os discos de teflon com fibra de vidro apresentam a mesma capacidade de frenagem do Dartanium , com a diferença de serem praticamente indestrutíveis , pois este material foi desenvolvido para tolerar temperaturas de até 350 Graus em ambiente ácido.

Desculpem a qualidade das fotos ! não estou com a minha Câmera Titular ( Nikon D90)

Aguardem o desmonte da Shimano XT 1000 doeu::

Abração a Todos

Ricardo Ventura

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Olá amigo!

muito interessante esses discos de teflon com fibra de vidro!

Voce sabe quanto fica o custo?

E em relação ao peso modifica algo ou ´´e a mesma coisa?

Abraço!

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Olá amigo!

muito interessante esses discos de teflon com fibra de vidro!

Voce sabe quanto fica o custo?

E em relação ao peso modifica algo ou ´´e a mesma coisa?

Abraço!

Fala Pinguin, o custo fica inviável , usei algumas sobras de material para usina -los

Quanto o peso é a mesma coisa,

Abração

Ventura

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O material não gera desgaste nas peças de metal não?

Binho

Não este material foi concebido para ser utilizado em equipamentos de alta rotação em pontos aonde não são lubrificados. não gera desgaste no metal

Abração

Ventura

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Fantástico! Faça mais teste e diga aqui pra gente como ficou.

Bravel ,

Já foi testado e aprovado, utilizo este material para esta finalidade há aproximadamente há 12 anos nas minhas carretilhas e molinetes.

Abração

Ventura

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Muito interessante Ventura, pena ser algo que só vc possa utilizar!!!

Poderia dar uma dica para gente, o que podemos fazer para melhorar o drag das nossas carretilhas?

CARBONTEX?

abços

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