Ir para conteúdo

2 partes ou 1 parte?


Mario.Carijo

Posts Recomendados

Dei de presente para um amigo uma vara Magum Plus da Sumax (ótimo preço e qualidade compatível) bi-partida. Como havia encomendado, ao receber, me surpreendi com acabamento da vara: reel seat bem confortável, cabo em boa cortiça, ação rápida, bem leve. Superou minhas expectativas.

o único detalhe: é bi-partida.

O que os mais experientes podem falar a respeito das desvantagens de varas bi-partidas?

Boa pesca a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario

Ainda uso uma MS Fliper duas partes: foi a primeira vara para carretilha que comprei e tem me atendido bem, mas assim que a grana der irei trocar por uma inteiriça de ação média, para as meia-água.

Vantagem indiscutível: facilidade de transporte.

Desvantagens: acertar o alinhamento dos passadores, pois durante a pescaria às vezes gira e um pouco de falta de confiança na emenda (naquelas em que a parte da emenda for reforçada com metal haverá ainda um aumento no peso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acrescentando;

Com molinetes, a parte da vara que mais quebra e o reel seat;

com carretilha, a parte que mais quebra e o encaixe.

E que a facilidade de transporte se reflete em maior seguranca durante este transporte, fica mais dificil quebrar os passadores ou a ponta da vara durante o transporte...

Depende do uso, mas a segunda parte de uma vara partida nao tera uma boa progressao da conicidade da vara...

Em outras palavras, a parte grossa nao ira flexionar muito, ficando a flexibilidade da vara limitada a parte da ponta.

Tambem por ser a segunda parte desnecessariamente grossa, o peso da vara aumentara...

Eu, pessoalmente, sempre prefiro varas inteiricas, desde que o tamanho excessivo nao crie muitos inconvenientes.

Tambem tenho o costume de colocar um anel de metal (devidamente torneado) no lugar da linha que reforca o encaixe, nas varas que eu for usar na espera ja que o peso aumenta ainda mais...

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu prefiro as de uma parte... Até porque nunca usei uma de duas partes...

Sei que no transporte as de duas partes são melhores... Mais prefiro ter trabalho no carregar do que ter dor de cabeça no pescar...

Vamos ver o que os amigos falam...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar ajudar um pouquinho hehehe.

Desvantagens:

Como disse o Moacyr, o blank não fará o trabalho de arco "perfeito". Isso pode comprometer a carga na hora do arremesso, diminuindo a distância de alcance.

Pode tornar-se o calcanhar de Aquiles da vara, pois a parte expandida do blank, onde se encaixará com a parte inferior (normalmente), poderá trincar ou mesmo quebrar com uma carga maior.

A vara ficará mais pesada do que se fosse inteiriça, dependendo do acabamento, novamente ratificando com o Moacyr.

Com o tempo, o encaixe vai se desgastando e na hora do arremesso, a ponteira poderá sair voando (isso já aconteceu comigo!!).

Pra mim, é isso. Mas a grande vantagem: se vc viaja a trabalho de carro, coloca uma no porta-malas do carro e se pintar uma folguinha ou qq oportunidade... isca n'água!!

Abração e espero que tenha contribuído um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha primeira vara que eu tive foi uma de duas partes. Pescando com a mesma no rio corumbá, acabei quebrando a coitada, justamente no ponto da junção entre as partes. Depois disso nunca mais comprei varas de duas partes. Penso que dependendo do tipo de pescaria, pode-se ter uma vara do tipo mencionado, a fim de facilitar o transporte e manejo, haja vista as varas atuais serem bem mais resistentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...