Ir para conteúdo

Barcelos - AM - Out 2006 -


Posts Recomendados

Barcelos ? AM, 7h da manhã do dia 08 de outubro de 2006. Eu e mais 11 amigos pescadores desembarcam no aeroporto da cidade, todos, sem exceção, muito apreensivos. Estávamos no melhor lugar do planeta para captura de tucunarés, o mais esportivo dos peixes de água doce, e 5 integrantes da turma, apesar de serem pescadores experientes da espécie, estavam pela primeira vez caçando os gigantes amazônicos.

Aqui o nosso grupo.

foto32.jpg

O Rio Negro, e todos os seus afluentes, sem exceção, estavam jogando água para fora da ?caixa?, e essa sim, era a minha maior preocupação. Amigos pescadores, que estiveram na região semanas antes, não obtiveram muito sucesso em suas pescarias, mesmo embarcando alguns grandes exemplares, o número de bons peixes foi muito pequeno, ficando na casa de 2 a 4 peixes acima dos 7Kg.

O Rio Alegria, que nos presenteou no ano de 2005, fora deixado de lado devido o nível de suas águas, e o Rio Negro, mesmo sendo muito pescado, se tornou o nosso novo destino.

Nosso pacote se deu de forma diferenciada, já que a nossa pescaria começou logo às 8h da manhã na boca do Rio Cuiuni. O café de boas vindas no barco hotel foi trocado pelo ronco dos motores de popa. Logo no primeiro dia de pescaria, dois novatos em Amazônia foram premiados com peixes de 7kg e 6Kg, algo muito bom, visto as semanas anteriores. Nossos amigos Euler e Paulo César ficaram boquiabertos com a violência dos ataques, e a força com que os peixes partem com as linhas nas costas.

foto31.jpg

foto30.jpg

O restante da turma não fora presenteada com bons peixes, mas ficou maravilhada com a beleza do Rio Negro, com suas águas cor de chá mate, largura, e magia.

Dia seguinte partimos para a boca do Rio Arirarrá, um rio relativamente curto e com bons lagos.Lago do Mata-Matá, dentre outros batidos pela turma, estavam recebendo pescadores pela primeira vez, mas o alto nível das águas acabou com as esperanças de alguns. Nossa escolha pelo Rio Negro já não era tão certa, afinal, não pegar peixe no alto Rio Alegria, ou no Rio Negro, dava na mesma.

Sabiamente o nosso guia Marlon resolveu subir o Negro. Navegamos pelas próximas 15h e fomos parar nas proximidades do Pedral, um lugar fantástico que engana os práticos menos experientes que subestimam a largura do Negro em acabam batendo seus barcos em pedras submersas. Com seus 6km de largura, apenas um pequeno canal com 300m de largura, o Pedral dá passagem aos grandes barcos. Lá descobrimos que os grandes peixes não estavam em lagos internos e bocas de afluentes, e sim, nas pontas de praia do Rio Negro e seus lagos de boca franca. Todos, a partir daí, começaram a pegar bons peixes.

Eu, juntamente com o Lance, e nosso guia Pilolô, levamos as primeiras porradas dignas dos bocudos de olhos vermelhos. Em uma pequena praia do rio, bem em frente a uma comunidade, um peixe passou lotado em um chopper vermelho que eu estava trabalhando. Durante o trabalho da isca, bem no momento da puxada, um monstro errou a bocada e quase nos matou de susto, tentamos atrair o peixe novamente, mas sem sucesso. Continuamos batendo ao longo da praia, e logo fui presenteado com o primeiro peixe digno de foto.

Um belo Açu com 8kg foi retirado da praia.

foto29.jpg

Continuamos nosso trabalho e logo um pequenino Paca pegou a isca e partiu com tudo para debaixo de uma tranqueira. Mais que rapidamente nosso piloteiro caiu na água e arrancou um belo peixe lá de baixo. Apesar de pequeno, vale a pena postar a foto do peixe, e do momento da devolução.

foto28.jpg

foto27.jpg

Aqui o momento de uma porrada...

foto26.jpg

Enquanto isso, nossos amigos iam sendo presenteados em outros locais.

foto25.jpg

foto24.jpg

foto23.jpg

foto22.jpg

foto21.jpg

Claro que no final de um dia desses de pescaria eu iria fazer inveja em vocês, heheee..

foto20.jpg

....mas o dia não acabou por aqui, nossos amigos Alaor, Ronaldo e Carlos, meu pai João, meu irmão Fabiano resolveram bater de fundo e embarcaram alguns bons filhotes e duas belas pirararas entre 25kg e 30kg cada uma.

foto19.jpg

foto18.jpg

foto17.jpg

foto16.jpg

foto15.jpg

foto14.jpg

foto13.jpg

Dia seguinte e lá estavam os 12 pescadores com o otimismo nas alturas e suas linhas na água.

Neste dia o meu parceiro era o Carlos, que apesar de ter pego bons peixes de couro, e alguns bocudos na faixa dos 4kg, não fora presenteado com um gigante.

Logo pela manhã entramos em um pequenino lago. Vimos a movimentação de bons peixes, mas nada de ataque. Retornando para o Rio Negro resolvemos bater em uma pauleira, e por sorte, ao nos aproximarmos, um monstro começou a bater em um cardume de pequenos peixes, e eu, com a minha chopper prontinha, arremessei bem em cima da movimentação. Não deu outra, no segundo trabalho da isca o bruto pegou a isca pelo meio em um ataque fulminante e saiu tomando linha. Mais que prontamente o meu guia começou a puxar o barco para o meio do lago, e eu, sem deixar o peixes saltar, fui rebocando-o lentamente. Lutamos por alguns minutos e bem já na borda do barco o peixe começou a saltar. O meu guia já com o boga grip na mão pegou o peixe pela boca enquanto apenas um único anzol da garatéia, que segurava o peixe, se abriu por completo, um frio correu pela espinha, mas por sorte o boga estava firme na boca do peixe. Foi uma verdadeira festa. Outro barco estava por perto e todos vieram ver o peixão de perto e eternizar o momento com suas máquinas fotográficas.

Aqui a foto do bruto com 8.5kg.

foto12.jpg

Para quem acha que os bocudos amazônicos dão chance aos equipamentos mais leves, aqui vai uma foto interessante. Essa daí é uma garatéia da Gamakatsu, reparem no que o peixe fez com ela?!?! Por isso eu sempre digo, não subestime o tucunaré.

foto11.jpg

Partimos para um lago de boca franca chamado de Manilva, e logo na boca começamos a tomar porradas. Levei umas 5 porradas fantásticas onde a isca foi literalmente arremessada aos céus. Infelizmente os anzóis não entravam na boca do peixe.

Saindo de um pequeno canal, meu parceiro Calos resolveu esticar a sua linha, olha só o que agarrou a isca dele?!?!

foto10.jpg

Enquanto isso nossos amigos iam sendo presenteados em outros locais.

foto09.jpg

Valter e Carlos ainda pegaram um dublê dos sonhos. Um peixe com 9kg, e outro com 9,250kg fez o dia dos pescadores.

foto08.jpg

foto07.jpg

Valter ainda ferrou outro belíssimo peixe.

foto06.jpg

Ícaro pegou um bruto com 8kg de peso. Infelizmente não tenho a foto do peixe com ele, mas aqui vai uma foto do Daniel, parceiro dele no dia, com o peixão do colega.

foto01.jpg

O restante da turma.

foto05.jpg

foto04.jpg

foto03.jpg

Nos 47 minutos do segundo tempo nosso parceiro Alaor jogou um Dr. Spock em uma ponta de praia. Uma porrada jogou sua isca longe, e sem desistir do peixe o pescador voltou a trabalhar a isquinha que agora desapareceu como num passe de mágica e a linha começou a cantar na carretilha. Aqui a foto do monstro com 10Kg de peso.

foto02.jpg

Bem, essas foram as principais fotos e o meu simples relato da nossa semana de pesca em Barcelos. Acredito que tenhamos pegado pelo menos uns 50 peixes acima dos 4kg/5kg. Apesar do altíssimo nível das águas, analiso a nossa pescaria como ótima, tenho certeza que a experiência do grupo e do nosso guia Marlon foi de fundamental importância para no nosso sucesso. Aprendi um novo estilo de pescaria e comprovei que o Rio Negro, ainda continua sendo uma ótima opção de pesca.

A beleza do lugar é o maior prêmio da pescaria. A energia do rio é percebida por todos, e o Negro é disparado, o mais bonito rio do planeta.

Vou ficando por aqui e espero que todos vocês tenham, um dia a oportunidade de conhecer a região de Barcelos.

Abraços,

Fabrício Biguá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Fabricio, meus parabéns, sou novo no fórum por isso estou navegando por tudo, sei que esta mensagem é meio antiga hehe, mas que pesca ein velho é o sonho de qualquer pescador, gostaria de saber + - quanto se gasta numa pesca lá em Barcelos e se vc pode informar o fone do lugar onde vcs ficaram.

abraço 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...