Ir para conteúdo

PESCA SUBAQUÁTICA, AQUI NÃO!!!


Posts Recomendados

Comentarei a reação de alguns pescadores Sub em relação ao vídeo por mim postado. Confesso não estar perplexo com algumas das respostas que li, e até já esperava por essa reação. Na pesca Sub assim, como na pesca com linha, existem aqueles que matam tudo que pescam, e ainda existem aqueles que usam armadilhas como redes e tarrafas, fazendo uma verdadeira depredação nos nossos rios e lagos. São essas pessoas que realmente incomodam com o que eu digo.

São poucos os que pescam e soltam, são muitos os que passam redes e, conheço pouquíssimos pescadores Sub que mergulham o dia todo fotografam ou filmam os peixes em seu habitat natural arpoando somente o que a lei permite.

Temos problemas em todas as modalidades de pesca.

Analise bem o que foi dito no meu vídeo e verão que não há nenhum desrespeito a classe dos pescadores Sb.

Vamos lá, minha primeira fala foi: " Respeitamos quem gosta da pesca Sub".

Logo em seguida disse uma CONDICIONANTE: "Mas, não do jeito que foi praticado neste momento". Em seguida, comentei que a Pesca Sub "atira e mata" , penso não ter dito nenhuma "asneira" neste momento.Pode ser que ai neste ponto é que a coisa pegou, gerando alguns comentários negativos sobre o meu vídeo pelos pescadores Sub... Já pensou se essa frase for associada à pesca Sub, assim como o "Pesque e Solte" está associado à Pesca Esportiva? Neste caso, os pescadores Sub realmente tem muito com que se preocupar. Os meios de comunicações de hoje são ferramentas ao alcance de todos, e coisas boas e ruins alastram muito rápido, as ruins mais ainda.

Vamos continuar analisando que foi dito. Já no final do vídeo, comentei indignado: "Um pescador Sub, matar "somente na parte da manhã" aquela quantidade de peixes". Uma quantidade de peixes MUITO fora do permitido por lei em nosso estado, dai a minha indignação. Sem falar no porte da matriz de tucunaré abatido. Isso para um pescador Esportivo é ultrajante em qualquer modalidade.

Continuando... No vídeo fiz uma análise das condições do Rio Grande, também não disse nada mais do que presenciamos, se não fosse esse o caso, eu completaria o comentário com uma pergunta: Então, por que estão os pescadores Sub da região de Uberaba e cidades de São Paulo também próximas ao Rio Grande fazendo caravanas para praticar seu esporte em outros rios? Fácil responder! O peixe no Rio Grande está muito escasso! Claro que por vários motivos, um deles, o abate indiscriminado de matrizes.

Continuando: Chamei a atenção das autoridades para: "esse" tipo de pescaria depredatória que mata e que não dá chances aos peixes". Cabe aqui uma reflexão: "A qual tipo de pescaria que me referi? Aquela praticada naquele momento ( isso é o que foi dito no começo do vídeo), ou generalizando, a pescaria Sub?

Respondo dizendo que respeito a modalidade de pesca Subaquática praticada dentro das portarias que a regulamenta, e respeito muito mais ainda o Pescador Subaquático que pratica seu esporte não só dentro da lei, mas, principalmente, "guiado"por um senso de ética ambiental, respeitando sobretudo as grandes matrizes.

Somos apaixonados por esportes que dependem de outras vidas para serem praticados. Neste caso, é imperativo que tenhamos consciência de que não somos senhores absolutos da vida que está sob a água.

Para aqueles que se sentiram ofendidos com meu vídeo, digo que meu trabalho não é contra essa ou aquela modalidade de pesca, e sim em prol da natureza. Reconheço ainda que muito será preciso fazer dentro da pesca com linha, sejam elas Esportiva ou Amadora, pois, o estrago feito por pescadores sem consciência nestas categorias também é muito grande!

Vejam esse exemplo:

Marlúcio Ferreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...