Ir para conteúdo

Regulamento do 1º Encontro Tucunas do Cerrado e Amigos.


Bigão

Posts Recomendados

Galera, segue o regulamento do nosso torneio. Qualquer sugestão ou inclusão de algo que tenhamos esquecido, favor comunicar!

Das Disposições Gerais

Art. 1º - O 1º Encontro Tucunas do Cerrado e Amigos será realizado no dia 1º de dezembro de 2007 e consistirá de um torneio de pesca esportiva amistoso entre os participantes.

Art. 2º - O Encontro não possui fins lucrativos, sendo que não haverá taxa de inscrição para poder participar.

Art. 3º- O Encontro será realizado na represa de Corumbá IV, sendo o ponto de apoio o Porto do Vale.

Art. 4º - O Encontro possui um patrocínio do Porto do Vale e da loja Estácio Pescaria para a confecção de camisetas e distribuição de brindes.

Art. 5º O Encontro tem o apoio do fórum de pesca Turma do Biguá, onde a maioria dos pescadores comunica-se para trocar informações gerais sobre pesca, e do pescador Nelson Nakamura, que irá dar demonstrações de arremesso antes do encontro.

Dos Objetivos

Art. 6º - Reunir os amigos pescadores (as) para uma pescaria de confraternização.

Art. 7º - Divulgar os grupos de pesca Tucunas do Cerrado e Turma do Biguá.

Art. 8º - A finalidade do é a de tornar um pouco mais competitiva a pescaria entre os participantes.

Art. 9º - Divulgar a prática do Pesque e Solte entre os participantes.

Do Torneio

Art. 10º - O torneio será da pesca do Tucunaré, nenhum outro peixe valerá para pontuação.

Art. 11º - Será obrigatório o pesque e solte dos peixes.

Art. 12º - Os peixes deverão estar vivos, isentos de furo de arpão, zagaia e marcas de rede, sob pena de desclassificação do participante.

Art. 13º - É expressamente proibido o abate de qualquer peixe.

Art. 14º - A pescaria será na modalidade de arremesso, utilizando somente isca artificial.

Art. 15º - A pescaria poderá ser Embarcada ou Desembarcada.

Art. 16º - É proibido o uso de redes, isca viva ou qualquer outra forma de pesca diferente da permitida.

Art. 17º - O local de medição e pesagem do peixe será o Porto do Vale.

Art. 18º - O torneio terá inicio às 11h00min, após as demonstrações de arremesso do pescador Nelson Nakamura. Podendo este horário ser alterado para mais cedo ou mais tarde no dia.

Art. 19º - Todos os participantes deverão retornar ao Porto do Vale impreterivelmente às 18h30min para iniciar a etapa de medição e pesagem do peixe.

Art. 20º - No retorno ao Porto do Vale, para a apuração dos peixes, só poderá haver nas embarcações a quantidade de peixes equivalente a quantidade de pescadores participantes do torneio.

Art. 21º - O descumprimento de quaisquer umas das regras descritas acima terá como conseqüência a desclassificação do pescador do torneio.

Da Premiação

Art. 22º - Será considerado o vencedor do Torneio aquele que capturar o maior exemplar em centímetros.

Art. 23º - Em caso de empate no tamanho do peixe, será considerado o vencedor aquele que capturou o peixe mais pesado dentre os maiores.

Art. 24º - Como premiação, o vencedor irá escolher para si uma única isca artificial na caixa de iscas de cada participante. Esta escolha será livre, isto é, podendo escolher qualquer isca que desejar.

Art. 25º - Em caso de empate no tamanho e no peso do peixe. Mais de um vencedor será proclamado, sendo assim, ambos iram escolher, alternadamente, iscas nas caixas de pesca dos demais participantes. Neste caso, para decidir quem começará a escolher uma isca será rodado um jogo da sorte, como par ou impar ou zero ou um.

Art. 26º Em caso de empate, os pescadores vencedores não iram abrir mão de iscas em suas caixas.

Das Responsabilidades

Art. 27º - Cada pescador deverá levar uma caixa com algumas iscas artificiais para viabilizar a premiação do vencedor.

Art. 28º - Os participantes são responsáveis pela própria embarcação, podendo alugar uma no local ou levar a própria.

Art. 29º - Cada participante é responsável pelo consumo próprio de bebidas, comida e combustível no local.

Art. 30º - Todos os Participantes deverão estar no Porto do Vale às 7:00 AM para iniciar as explicações.

Art. 31º - O lixo deverá ser jogado em local apropriado e não na água ou no chão.

Da Legislação e Segurança

Art. 32º - Todo pescador deverá portar a licença de pesca amadora embarcada.

Art. 33º - É obrigatório o uso de coletes salva vidas

Art. 34º - Todas as embarcações deverão ter sacolas de lixo para serem coletadas no final do torneio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Muito bom bigão.

Agora o sargento caveira tá ferrado. Esses 3 artigos vão complicar a vida dele. :twisted: :twisted:

Art. 13º - É expressamente proibido o abate de qualquer peixe.

Art. 14º - A pescaria será na modalidade de arremesso, utilizando somente isca artificial.

Art. 16º - É proibido o uso de redes, isca viva ou qualquer outra forma de pesca diferente da permitida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esta otimo, só andiantaria um pouco o horario de retorno.

Pesca pesada.

Fique tranquilo sobre o horário de retorno, pois 18:30 ainda está bem claro.

Pesca, o melhor horários pros tucunas é no finalzinho da tarde, já acho que 18:30 é uma judiação, uma vez que exatamente nesta hora é que o bicho pega, eu particularmente levaria até 19:30h (que é 18:30h fora do horário de verão), o sol está se pondo às 20h, pois vejo que chegando 18:30h ou 19:30h, é inevitável pegarmos a estrada a noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xande, tb concordo com vc. Podiamos marcar o retorno ao Porto do Vale 19:00 ou 19:30.

Mas deve um certo veio que não achava bom chegar a noite para medir e pesar os bocudos. Porque com o dia claro é melhor. Acho que tem gente com problema de vista! hehehehhe

Putz, que desculpa mais esfarrapada foi esta dele??

Num tem luz lá não?

Num tem lanterna?

É um dia só, se perdermos o melhor horário, periga do peixe campeão ter 400gr e medir 22cm... kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esta otimo, só andiantaria um pouco o horario de retorno.

Pesca pesada.

Fique tranquilo sobre o horário de retorno, pois 18:30 ainda está bem claro.

Pesca, o melhor horários pros tucunas é no finalzinho da tarde, já acho que 18:30 é uma judiação, uma vez que exatamente nesta hora é que o bicho pega, eu particularmente levaria até 19:30h (que é 18:30h fora do horário de verão), o sol está se pondo às 20h, pois vejo que chegando 18:30h ou 19:30h, é inevitável pegarmos a estrada a noite.

Isso eu sei, eu tambem prefiro pescar bem cedo e finzinho de tarde, so pensei na logistica de pesar, premiar e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão, só pra por a pulga atrás da orelha...

Por estes dias eu sugeri, mas me parece que a conversa não foi concluída...

Está como regra a premiação do maior peixe, porém acho que temos outras opções até mais utilizadas em outros torneios...

1 - cada centímetro ou grama de tucunaré vale pontos, e a somatória poderá ser para os 3 peixes da equipe;

2 - pra não desmerecer os outros peixes do local, poderíamos pontuar os tucunarés com 2:1 e demais peixes com 1:1, ou seja cada grama de tucuna é 2 pontos e cada grama de dourado, ou traíra é 1 ponto... Veja bem, num local onde pode acontecer de sair dourados, é uma judiação não pontuá-los...

o que acham destas regras? Eu acho mais interessantes e mais justam, pois mesclam a sorte com técnica, maior peixe é praticamente só sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xande, suas idéias são muito boas, inclusive sua colocação de maior peixe é mais sorte do que técnica. Mas eu e o Adhemar conversamos neste final de semana e ambos concordamos que como se trata de um torneio amistoso, onde o prêmio é individual. (escolha de uma isca de cada participante), perde-se um pouco este foco se pontuar-mos por equipe.

E também como este será o primeiro torneio de vários, resolvemos simplificar ao máximo. Nos próximos a gente pode planejar com um pouco mais de antecedência, e fazer um torneio mais sério. Com mais patrocínios, mais prêmios e aberto ao público em geral.

com taxa de inscrição, apoio ambiental das autoridades e etc.

Aí sim nós podemos pontuar por equipe e diversificar as espécies com níveis de pontuação.

Não se preocupe que estas idéias estão todas anotadas para o próximo torneio!

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xande, suas idéias são muito boas, inclusive sua colocação de maior peixe é mais sorte do que técnica. Mas eu e o Adhemar conversamos neste final de semana e ambos concordamos que como se trata de um torneio amistoso, onde o prêmio é individual. (escolha de uma isca de cada participante), perde-se um pouco este foco se pontuar-mos por equipe.

E também como este será o primeiro torneio de vários, resolvemos simplificar ao máximo. Nos próximos a gente pode planejar com um pouco mais de antecedência, e fazer um torneio mais sério. Com mais patrocínios, mais prêmios e aberto ao público em geral.

com taxa de inscrição, apoio ambiental das autoridades e etc.

Aí sim nós podemos pontuar por equipe e diversificar as espécies com níveis de pontuação.

Não se preocupe que estas idéias estão todas anotadas para o próximo torneio!

Valeu

Acatado!!! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só os donos dos peixes pesarem no local o seu peixe, e medirem tb. A probabilidade de pegarem perixe do mesmo tamanho ou do mesmo peso é muito improvável. Caso isto acontece. E só prestar atenção nos detalhes do peixes.

O que eu devo fazer no meu barco é medir e pesar os peixes de cada um que estiver pescando comigo. Se alguem pegou um peixe maior que o meu. Já solto o que eu tinha pego. Se eu pegar um maior que o outro, soltamos o outro!

Então existe uma grande possibilidade do meu barco retornar somente com um peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é. Esqueci que do segundoe terceiro.. mas como eu já sei que serei o vencedor.. nem tava esquentando! hehehehehehe

Adhemar, preciso falar com vc sobre os logos da camiseta.

T+

te ligo daqui a pouco, mais esta faltando o endereço da Turma do bigua o nosso os fones do porto do vale, e do estacio vamos reduzir para apenas a logo e dados da loja. não vamos colocar as marcas que ele vende fica muito carregado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e a segunda e terceira colocação , voce esta esquecendo, acho esta de cortar um pouco a barbatana viavel para marcar o peixe,

Adhemar um pequenino pique de 1mm, sendo que...

1 ponta com pique é o peixe do pescador 1

2 pontas com pique é peixe do pescador 2

No finalzinho da dorsal é um bom local para marcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...