Ir para conteúdo

A coisa anda russa


Posts Recomendados

Certamente escrever sobre a pesca da tilápia, só vai interessar aos afccionados aqui do fórum, entretanto, ao longo do ano passado, sempre recebi e-mails de pessoas interessadas na pesca deste peixe, razão pela qual, fui movido á passar aos mesmo um pouco da minha experiência.

Não é novidade alguma afirmar que em matéria de pescaria, cada pescador tem a preferência á algum tipo de peixe e modalidade de pescá-los, de forma que, como na vida, sempre estaremos aprtendendo algo com a experiência dos outros.

Como já mencionei anteriormentre e volto á destacar, meu aprendizado á alguns anos atrás, foi deveras angustiante, pois no meu início, encontrei muita resistência por parte de muitos tilapeiros mais experientes, que não raro se omitiam, quando não se negavam á dar as dicas e macetes para os principiantes, assim como eu, naquela época em que lá no Recanto do Sabiá da Represa Capivari Cachoeira, tornou-me como um viciado em drogas, só que esta da boa, que representava e ainda representa a pesca da tilápia.

Em comum com eles, depois de "duras penas" nada daria resultado se não fosse e continua sendo a "dedicação", então, este é o fator fundamental que nutria a expectativa daqueles tilapeiros experientes e de suas atitudes.

Grosso modo, sempre estou pesquisando sobre este nosso esporte e percebo que muitas informações são dadas, imaginando-se estar trocando experiência por quem conhece da "arte de pescar", situação esta, que nem sempre contempla uma realidade.

Assim sendo, já disse e repeto, nas pesca de qualquer peixe, cada qual tem suas dificuldades e o mínimo de nossa responsabilidade é passar as informações que sirvam de base para os iniciantes, levando-se em conta que não existem "milagres", exceto é claro, aqueles patrocinados pela prática constante.

É nisto que os "aprendizes em geral devem focar", afinal, qual a modalidade de esporte que o atleta chegará á um nível razoável se declinar deste objetivo?

Assim, como minha praia é a pesca da tilápia, certamente este é o caminho, mais nem toda experiência do mundo, serve para explicar o que vem acontecendo aqui em nossa região:

Estamos em plena temporada da pesca da tilápia, mais agora, alguma coisa está interferindo na mesma e minha suspeita é que tal fato acontece em função da influências climáticas, mesmo porque, estamos vivendo dias de "calor intenso", porém , a partir do anoitecer, a temperatura cai e isto certamente tem sido nosso problema, mesmo poque, é sabido que nossas queridas "meninas", só se movimentam quando a temperatura da água, fica na média de 18 graus centígrados.

E por falar em temperatura, estive lendo em alguns sites, que é possível capturar-se tilápias do "inverno", mais chego á duvidar que tal afirmação seja apenas propaganda enganosa e explico:

Duvido que num clima frio como aqui da região sul, isto aconteça, quiças em P&P, muito mais em represas e lagos, pelo menos, nos meus longos anos de pescarias, nunca capturei nenhuma tilápia de bom porte, exceto aquelas "miudinhas" que estão presentes o ano inteiro.

Voltando ao assunto: Tal diferença entre calor e frio, ainda não produziu tal resultado, tanto lá na represa, bem como nas cavas de areia do pesqueiro Santa Cecilia. Aliás, tenho ido com frequência á este local, que, grosso modo, daria para afirmar que eu e meia dúzia de tilapeiros, somos mesmos "masoquistas". Normalmente o mais tardado, chegamos no local, em torno das 8 da matina, não raro, mantidos cevados, armamos as "pegadeiras" e aguardamos.

Aguardar é o resultado diante das horas que passam, debaixo de um sol escaldante, que mesmo protegidos por guarda sol , protetor solar e muita água mineral e até "torneiral" aos poucos vai nos deixando com aquela cara de ótarios.

Lá no Santa Cecília existem muitas cavas, porém, escolhemos aquelas que sempre deram algum resultado nos anos passados e em cada um dos pesqueiros, a experiência nos faz usar varas de comprimentos diferentes, em alguns é suficiente aquelas de 2,40 em outras, a partir de 4,oo metros em diante.

Mais deixando de lado "esta tragédia grega", estes dias encontrei um tilapeiro lá do Capivari numa loja de pesca e em nosso "bate papo" ele me deu uma dica que por incrível que pareça, não conhecia e vou repassá-las aos interessados:

Como é de conhecimento de quem pesca em represas, geralmente os barrancos dos pesqueiros são íngremes, portanto, recomenda-se o uso de varas curtas, até 3 metros, pois, especialmente na pesca noturna, a tendência das tilápias maiores é encostarem nos mesmos. Entretanto, justamente por esta questão, muitas vezes não levamos em conta que as cevas utilizadas, também tender á se deslocar e por outro lado, as tilápias costumam movimentar as nadadeiras inferiores junto as cevas, empurrando-as para parte mais funda do pesqueiro. Resultado: os anzóis nãoi atingem tal profundidade, portanto, eles acabam se alimentando das cevas jogadas e rejeitam as iscas colocadas. A solução que este companheiro encontrou, que adotei e outros podem fazer o mesmo é simplesmente aumentar o comprimento das varas, o que equivale afirmar? Toda regra tem sua excessão, certo?

Como afirmei, adotei tal mudança, mais nem por isso deu resultado, pela situação acima exposta, mais ela será posta em prática em outras eventuais pescarias lá no Capivari.

Para finalizar, uma última orientação:

Tenho lido em alguns sites e foruns de pesca que participo, dicas de iscas e cevas utilizadas, cuja variedade é enorme, no entanto, para os iniciantes é preciso não se deixar "iludir" que exista aquela isca ou ceva milagrosa, elas só são assim, de acordo com o local de pesca. Resumindo: aquelas de preferência das tilápias, então, não adianta "inventar", pois, não raro, a decepção é maior, portanto, o único meio para se obter uma "certeza" é pedir informação ou observar atentamente qual as iscas e cevas utilizadas pelos demais pescadores, mais nem assim, está garantido o sucesso, entendeu ou quer que eu desenhe?

Abraços á todos os viciados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...