Ir para conteúdo

Dúdiva: Vara X Linha (libragem) - Teste de Força


Rodolfo.Korch

Posts Recomendados

Olá pessoal.

Hoje fiz alguns testes pra saber a força exercida na linha, levando as varas ao limite.

Utilizei três varas diferentes, ambas em carbono:

- 15lbs, ação rápida;

- 30lbs, ação extra rápida;

- 70lbs, ação extra rápida.

Passei uma linha nos passadores e amarrei na balança digital. Depois de tudo bem preso e balança zerada, fiz força até onde considerei ser o limite das varas, passando pouca coisa dos 90º. Mais que isso acho que quebrava, pois a linha já encostava no corpo das varas.

Imagem Postada

Resultado na digital:

- 15lbs - 0,7Kg;

- 30lbs - 1,5Kg;

- 70lbs - 8Kg.

Ou seja, uma vara com especificação de 70lbs ou 31Kg, a força máxima exercida na linha será de 8Kg.

Pergunto:

A vara com especificação 70lbs ou 31Kg só suporta 8Kg, como determinar a força que uma vara aguenta?

Por que especificar o uso de linhas entre 40 e 70lbs, se a força máxima na linha só será 8Kg? Posso usar então uma linha com resistência de 18lbs que vai resistir tranquilamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, a libragem da vara é relacionado com o equilíbrio do equipamento e não com a resistência, e mais ainda, é usual se falar em libragem da vara utilizando linha monofilamento com o avanço tecnológico em linhas multi ficou ainda mais confuso, quem utiliza linha 17 lbs em varas 17 lbs? Quero ver tb alguem utilizar linha 25 lbs em vara 25 na AM é suici:: suici:: suici::

Então a montagem do equipamento, baseamos em prática e n tanto nas especificações.

joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, a libragem da vara é relacionado com o equilíbrio do equipamento e não com a resistência, e mais ainda, é usual se falar em libragem da vara utilizando linha monofilamento com o avanço tecnológico em linhas multi ficou ainda mais confuso, quem utiliza linha 17 lbs em varas 17 lbs? Quero ver tb alguem utilizar linha 25 lbs em vara 25 na AM é suici:: suici:: suici::

Então a montagem do equipamento, baseamos em prática e n tanto nas especificações.

joia::: joia::: joia:::

CONCORDO COM O EDSON..

TUDO É QUESTÃO DE EQUILIBRIO, SEGUINDO LINHA, CARRETILHA E VARA. COMO VC ME EXPLICARIA UMA LINHA DE 80LBS ARREBENTAR USANDO UMA VARA DE 25LBS, DEVERIA QUEBRA A VARA, E MAIS, COMO ESSA LINHA SE ARREBENTA SE O FREIO DA CARRETILHA (PERFIL BAIXO) É DE MAIS OU MENOS 15LBS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, seu teste está um pouco modesto. Em condições extremas a vara verga próximo ao reelseat, sem quebrar.

Levei ao extremo uma enzo17 com a balança engatada no reelseat. Corda trançada amarrada na coluna da casa. Muita força(com os dois braços apoiados nos joelhos) para ela se quebrar com a balança indicando 17 libras. No esquema que vc montou, balança na ponta da linha, pode considerar o resultado ao dobro.

Quanto às linhas, elas apresentam fatores intervenientes que as levam à ruptura. Tipo: nó, desgastes e outros...

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, seu teste está um pouco modesto. Em condições extremas a vara verga próximo ao reelseat, sem quebrar.

Levei ao extremo uma enzo17 com a balança engatada no reelseat. Corda trançada amarrada na coluna da casa. Muita força(com os dois braços apoiados nos joelhos) para ela se quebrar com a balança indicando 17 libras. No esquema que vc montou, balança na ponta da linha, pode considerar o resultado ao dobro.

Quanto às linhas, elas apresentam fatores intervenientes que as levam à ruptura. Tipo: nó, desgastes e outros...

Abrax

Caracas! Próximo ao reel seat? :choquei:

Hehe, e o medo de quebrar minha vara vergonha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...