Ir para conteúdo

duvida - Tamanho e lb do lider


Daniel Perazolo

Posts Recomendados

Seguinte: tenho duvida no tamanho do lider, pois andei lendo que o nó (de emenda) pode estragar o passador da carretilha ou atrapalhar na hora do arremesso. Isso procede?

usn dizem para colocar o suficiente para não entrar na carretilha outros apenas o tamanho do antebraço, outro ainda (para gigantes na pedreira) 10, 20 metros..

 

chegou minha metaniun xg hj, e devo colocar uma multi scorpion 0.30mm...e o lider ideal para essa linha qtas lb? qual o comprimento preferido do pessoal por aqui??

 

de repente criamos um topico bem completão sobre lider: preferincia de nó, comprimento para cada situação especifica, linha de preferencia...etc..

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,falarei por mim,eu tenho gasto muito líder pescando robalos no mangue,tanto pelo canivete ou cerrilha do robalo quanto pelas tranqueiras cheias de cracas,costumo usar uns 50 a 70 cm 25 a 35 lbs, nos tucunas meu líder dura muito,uso 35lb a 40 lbs no sudeste e 50 a 60lbs na amazônia somente no conjunto de zaras/sticks/popper,eu nunca deixei passar o líder pela carretilha e se o nó ficar batendo nos passadores e ponteira vai soltar,abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Daniel, realmente quanto ao líder uns usam, outros não. Mas pelo que já li, vi que grande parte não ficam sem esse instrumento útil na sua multi, especialmente porque não quer ter o desprazer de perder seu troféu no meio de uma galhadas, pedras etc. Sobre o tamanho, já vi muitos vídeos e li sobre isso em fóruns e revistas. Pegando um pouco de cada lado, fiz a adaptação que melhor me atendeu, e é essa que uso hoje em dia e nunca me deu problema. É o seguinte: com a carretilha acoplada na vara, a emenda deve ficar saindo do distribuidor de linha da carretilha e o líder deve ser finalizado saindo na ponta da vara, deixando uns 10cm para finalizar o nó no snap, de modo que ao final do nó o snap ou isca fique quase rente à ponta da vara. Aí, toda vez que você recolher sua isca e fizer novo arremesso, essa situação vai ser a mesma, e a facilidade de arremesso será imensa.

IMG_0471_zpsc010251a.jpg

 

Quanto ao  líder para sua multi scorpion 0.30mm, uma 0.50mm de boa qualidade, ou linha de nylon também de referência, fará o serviço.

Bom, espero ter ajudado, porém deve haver muito mais feras que irão de responder logo logo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso por volta de 40lbs, sobre o problema dos passadores, não vejo problema algum quanto ao arremesso não atrapalha, dê preferência ao nó SF, por ele ser mais fino... 

 

Único problema que tive, foi com o anel de uma ponteira que se soltou, mas nada haver com arremesso, e sim no recolhimento, eu estava com a ponta da vara pra cima, nesta posição da ponta o nó pode dar uma travada na ponteira, e como recolhi muito rápido, nesta travada o anel se soltou.. só..

 

Sempre ando com ponteiras na tralha e uma Araldite... caso precise, a troca é muito rápida, 20 min pode voltar a utilizar a vara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...