Ir para conteúdo

AJUDA BLANK PARA PUXAR HELICE AM


Odirlei Borin

Posts Recomendados

OLÁ AMIGOS PESCADORES....ESTOU COM UM POUCO DE DUVIDAS PARA MONTAR UMA VARA PARA AM..ESPECIFICAMENTE PARA USO DE HELICE...JA USO ENZO, STCROIX...MAS QUERO OUTRA OPÇÃO...

QUERO MONTAR UMA VARA 6" (NÃO ME CONVENÇAM O CONTRARIO), NÃO QUERO VARA DE MARCA COMERCIAL..QUERO UM BLANK PARA MONTAR, ENTÃO PERGUNTO AOS AMIGOS QUE USAM VARAS CUSTOM, QUAL O BLANK DE SUA PREFERÊNCIA, FIQUEM A VONTADE EM OPINAR E RELATAR SUAS EXPERIÊNCIAS...

GRATO

ODIRLEI BORIN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te dei a dica...rsrsr.

Phenix Ultra MBX de 20lbs.

Ainda não tive coragem ($$$) de comprar uma Phenix K2 de carretilha...mas um dia pego empréstimo no banco...rsrsr...sacanagem....mas olha só os canhões da Phenix q tenho aqui.

IMG_0566.JPG

Da esquerda pra direita.

- Ultra MBX de 20lbs, 5.7', e cabo com 22cm. Tudo peça Mataji.
- K2 de 17lbs (molinete) com 6.6'. Tudo peça Mataji.
- Ultra MBX de 20lbs, 6.0', cabo com 22cm. Tudo peça Mataji.
- M1 de 17lbs, 5.7', cabo de 20cm. Essa vara era do @Marquinhos até ontem...kkkkk

Toda estas varas foram customizadas pelo Severino.
Todos os passadores são Fuji Sic/Titânio.

Sou fã de todas estas varas.

As 20lbs, puts...parecem varas de pescar azuis mas jogo hélice 5.5' tranquilamente com ela. As 6.25' eu percebo q a vara sofre mais, mas é pq eu carrego demais o arremesso.

A K2 de 17lbs é uma obra de arte. Por ela ter 6.6' de comprimento, não é qualquer tucunaré q faz ela beber água. Peguei um tucunaré de 7kg com ela usando um molinete tamanho 1000 e linha 30lbs...Foi demais...rsrs

E a M1 q era do Marquinhos vou usar agora pra ver se é show mesmo...rsrsr...mas a vara tem por volta de 70g. Uma tetéia.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas varas são feitas com um ST Croix  SCV que os americanos usam pra varas de cranckbait

12-25lbs (ao invés de 14-25)

Potencia MH (ao invés de H)

Ação Mod-Fast (ao invés de F)

 

Assim tenho varas leves, ultra resistentes, com potencia, mas mais moles conseguindo carregar melhor e melhorando qualidade do arremesso e não dão tranco no antebraço no trabalho das hélices...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Beto Caranha disse:

Minhas varas são feitas com um ST Croix  SCV que os americanos usam pra varas de cranckbait

12-25lbs (ao invés de 14-25)

Potencia MH (ao invés de H)

Ação Mod-Fast (ao invés de F)

 

Assim tenho varas leves, ultra resistentes, com potencia, mas mais moles conseguindo carregar melhor e melhorando qualidade do arremesso e não dão tranco no antebraço no trabalho das hélices...

Valeu, Beto. 

Otimas dicas...

 

obrigado.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Odirlei, blz?

posso dar uns pitacos também kkkk....

não quero criar discórdia, mas apenas uma opinião pessoal minha para tentar te dar mais opções.

Eu só tenho usado varas custom e minha esposa e o Jansen tem montado as minhas. Nós fizemos um curso de montagem e temos estudado para conhecer melhor os blanks para assim ter um pouco mais de conhecimento para montar e também pedir para um customizador tendo um conhecimento um pouco maior das coisas, afinal os investimentos são muito altos e não pode pedir qualquer coisa né.

Como você disse que usa a enzo e pretende puxar hélice, acho que os blanks que ficariam legais é o   North Fork  ou SCIII eu acho esse último fantástico. Eu acho que blanks como k2 e SCV não são feitos para esse tipo de pescaria de hélice por N motivos, mas apenas minha opinião.

Acho que você vai gostar muito no NORTH FORK também

Enfim muitas opções kkkk

grande abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodrigo Ferreira Cordeiro disse:

Fala Odirlei, blz?

posso dar uns pitacos também kkkk....

não quero criar discórdia, mas apenas uma opinião pessoal minha para tentar te dar mais opções.

Eu só tenho usado varas custom e minha esposa e o Jansen tem montado as minhas. Nós fizemos um curso de montagem e temos estudado para conhecer melhor os blanks para assim ter um pouco mais de conhecimento para montar e também pedir para um customizador tendo um conhecimento um pouco maior das coisas, afinal os investimentos são muito altos e não pode pedir qualquer coisa né.

Como você disse que usa a enzo e pretende puxar hélice, acho que os blanks que ficariam legais é o   North Fork  ou SCIII eu acho esse último fantástico. Eu acho que blanks como k2 e SCV não são feitos para esse tipo de pescaria de hélice por N motivos, mas apenas minha opinião.

Acho que você vai gostar muito no NORTH FORK também

Enfim muitas opções kkkk

grande abraço 

Fala meu amigo...tudo por por aqui...

 

esse é o intuito do tópico, colher o maior numero de informações, isso pode ajudar muitas pessoas.....

Sua opinião não causará discórdia de forma alguma, irá agregar....

apenas uma observação, a maioria das varas usadas para hélices, mesmo as mais indicadas ou não..o casting é inferior a isca q usamos.....

 

seguem as indicações...

 

Muito obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, lembra desse tópico:

????

Qualquer blank entre 20 e 25 de constante vai desempenhar bem a função (arremesso/trabalho de isca/briga com o peixe)

 

Aí os quesitos resistência, beleza, peso vão depender do fabricante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Beto Caranha disse:

Amigão, lembra desse tópico:

????

Qualquer blank entre 20 e 25 de constante vai desempenhar bem a função (arremesso/trabalho de isca/briga com o peixe)

 

Aí os quesitos resistência, beleza, peso vão depender do fabricante...

Confesso q já tinha me esquecido dele. Muito bem lembrado. Obrigado por compartilhar novamente. 

 

Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos..é certo q quanto mais leve for o blank, mais fina será a parede dele e mais quebradiço ele será. Claro q com a chegada de novas tecnologias muita coisa pode mudar, mas esta regra ainda vale para os dias atuais.

Todos nós buscamos varas mais leves...mas, dependendo do tipo de pesca - principalmente quando falamos de hélices, que é o objetivo do tópico - realmente utilizar blanks muito quebradiços pode ser um problema. Isso pq em 90% dos casos usamos iscas mais pesadas que as indicadas para o blank...rsrs...Se o pescador carregar demais no arremesso (q é o meu caso)...rsrs...vc terá enormes chances de quebrar a vara.

Em alguns casos eu ainda arrisco, peço ao customizador para usar 1 ou 2 passadores a mais q o normal...O q evitará da vara dobrar demais entre um passador e outro, dificultando este tipo de quebra.

Falando em St.Croix, assim como o @Rodrigo Ferreira Cordeiro bem disse, eu iria de SC3 e SC2....mas prefiro estes blanks por eles serem mais lentos q os SC5....Mas quanto ao SC5 quebrar durante o arremesso...Isso eles não quebram mesmo...rsrs...Já vi o Betão arremessando Rip Roller de 6.25' com a força de búfalo...kkkkk...E olha q ele carrega ainda mais q eu...rsrsr...Eu já não gosto de SC5 pq mesmo os MF e os MH ainda são, pra mim, super rápidos. Arremessar isca de 45g o dia todo usando "cabo de vassoura" é de lascar...rsrsr (agora o Betão me mata...rsrs).

Já tive a oportunidade de testas muitas varas, sejam custom ou não....mas em se falando de AM, pra mim q gosta de varas mais lentas um pouco, apontaria como as preferidas para hélice (analisando custo x benefício).
- Redai - Viking 25lbs = Vara de R$ 800,00 q é uma das minhas preferidas. Pode anotar aí q será a preferida do País (tipo Enzo custom ou a lendária Fenwick HMX).
- Custom Phenix Ultra MBX 20lbs = Bem montada é uma monstra. Leve, resistente e de ação perfeita.
- Redai - BM Dark Edition 25lbs = Super vara. É uma daquelas levíssimas e muito bem montadas. Mas o preço é salgado.
- Fenwick HMX de 25lbs = Ação perfeita, mas vc não encontra mais. Não tenho usado as minhas pq viraram objeto de coleção...rsrs

Hj eu uso estas 3 varas da lista acima. Confesso que chego a ficar em dúvida de qual é a melhor de todas. Felizmente temos muita coisa boa no mercado atual.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Biguá, até que gostei do "bufalo"... bem mais simpático que rinoceronte! kkkkk

 

Falando de ST Croix... Tenho um SC3 Fast que é um toco! Da pra quebrar sua cabeça no meio!!!! kkkkkk pode comparar com um outro SC5 medfast montado da mesma forma q tenho...

Mas esquecendo um pouco de St Croix.... moda brasileira...rsrs

 

Vara é igual a taco de golf, taco de sinuca, e etc ... a medida que o cara vais se profissionalizando ou ficando mais experiente, ele só consegue jogar com seu próprio taco!

 

O legal de pedir indicação é vc não partir do zero, e ir testar algo já com chance de dar certo... Mas o mais importante é testar e testar!

Biguá por exemplo fez um tópico há anos atrás desaprovando carretilha Metanium MGDC7... eu tenho 4 delas, sendo 2 comprada em 2009 e 2 em 2010. Elas viajam comigo pelo menos 2x por ano pra Amazônia e eu não quero outra... Já cheguei ate testar Metanium DC XG (versão mais nova) e desistir de mudar...

 

Voltando a falar de vara pra helice!

 

Acredito numa coisa:

Tem que existir vara pra iniciante e vara pra pescador experiente... deixa eu explicar:

 

O iniciante tem grande dificuldade de trabalhar as iscas... fazem força demais, dão puxões longos demais e se cansam rápido por isso... Uma vara extra rapida, vai resolver grande parte desses problemas... Ele não vai fazer tanta força se não a isca voa... e acaba aprendendo pescar.

Por outro lado, o experiente já sabe trabalhar isca bem, aí ele percebe que vara extra rapida mata o arremesso dele, acaba com a precisão, da tranco no braço e não amortece a puxada da isca... Então, o cara que já sabe trabalhar começa a procurar varas mais "meio termo"... mais médias... as media-rapidas são uma boa pedida...

 

Falando em resistência e leveza... a grosso modo, quanto mais carbono mais leve e mais fraca... qto menos carbono mais resistente e mais pesada... Então aí o cara tem que buscar um meio termo... ou então testar e ver se aguenta... como eu fiz e me lasquei... Gastei 1500 reais numa Phenix K2 25lbs customizada pelo Rogerio Severino e a vara torou no meio no arremesso! Já as SC5 feitas por ele tb estão comendo pau direto e aguentando o tranco! Veja: São duas varas de alto teor de carbono na composição dos blanks... Uma aguenta e a outra não!

 

Eu só posso falar do que testei para Ordilei... 

 

SC2 pesado...sem graça... não gastaria dinheiro com eles.

Sc3: ultra resistente

SC4 e SCV igual... 25lbs acho q nenhum pescador vai sentir diferença entre os 2 sendo do mesmo modelo e são mais "gostosos" q o sc3

Falcon cara... as que testei, delicia demais.. vara parecia arremessar sozinha

Megabass... não sei os modelos... Varas do Moacir... Adorei todos os blanks... Umas precisavam ter cabos e reelseat melhores pra helice... mas falando em blank- ótimos

Phenix k2 seria excelente pra zaras... Pra iscas acima de 28g é prejuízo na certa, não aguenta!

 

Ordilei, tenho umas varas de corrico aqui precisando arrumar... mais pra frente te envio pra vc fazer o serviço e mando uma de helice que gosto junta... aí vc testa aí!

Não tem jeito, pra vc achar uma vara boa pra vc, vc vai ter que estar varias!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes observações, capitão bigua e Betao. 

Betao. Concordo com vc. 

Stcroix scll 25 não é vara pra açús. Já tive uma. Esssa da pra capinar com ela. E varas para dourados em La Zona.  

Stcroix lll já tive em mãos. Não me lembro muito. Mas tinha gostado. 

A falcon usei por muito tempo. D pois q comecei usar a Enzo, confesso q gostei mais. Mas é isso. Esse tópico tem essa finalidade mesmo. Já não começar do zero e poder ajudar demais pescadores. 

Obrigado pelas contribuições. 

 

Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2017 at 10:54, Beto Caranha disse:

 

 

Ordilei, tenho umas varas de corrico aqui precisando arrumar... mais pra frente te envio pra vc fazer o serviço e mando uma de helice que gosto junta... aí vc testa aí!

Não tem jeito, pra vc achar uma vara boa pra vc, vc vai ter que estar varias!

 

 

OPA BETÃO....SERA UM PRAZER PODER REFORMAR...E TESTAR UMA VARA ADEQUADA PARA HELICE...

 

OBRIGADO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...