Felipe Teixeira 18 Denunciar post Postado Fevereiro 3 Olá pessoal, acabei de adquirir um Bass Boat Classic 2011, e estou precisando do ajuda de vocês. Barco atualmente está com 90 horas de uso e sou o segundo dono. Conjunto está montando com Mercury Optimax 115H 2011. Caso possui jack plate manual e hélice Laser 2, PASSO 22, 3 pas. O barco está navegando com RPM máximo de 5750, a 50mhp. ( 1 pessoa, 40litros gasolina ) Estou sofrendo MUITO com o planeio do barco, com o barco carregado, o barco está demorando DEMAIS para planar. Devo reduzir ou aumentar o passo da hélice ? O que recomendam ? Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabrício Biguá 655 Denunciar post Postado Fevereiro 8 E aí, Felipe...blz pura meu amigo?!?! Bom demais saber da sua entrada no mundo dos bassboats. Saiba q navegar neles é como cachaça, não tem volta...rsrs Vou tentar te ajudar na empreitada. Para o Classic o ideal seria um motor 150hp. Não que o 115hp não dê conta, mas ele possui apenas 3 cilindros contra 6 cilindros de um 135hp (fora de linha) ou de um 150hp. E olha, essa diferença "faz a diferença". Vários fatores podem estar contribuindo para o seu barco não decolar facilmente: - O trim precisa estar totalmente abaixado na hora de decolar (mas acredito q isso você já tenha feito); - Falta de motor (conforme dito acima); - Distribuição de peso errada (centro de gravidade muito pra frente vai ajudar na decolagem, mas vai atrapalhar na velocidade final); - Altura do Jack Plate (quanto mais alto, melhor para arrancar, então, você deverá usá-lo na máxima altura durante a navegação em alta, sem q o motor começe a esquentar). - Hélice errada (acho q não é o caso, uma vez que na alta você chega no máximo do giro do motor). Estes são os primeiros procedimentos a serem checados...Caso não resolva, partimos para outras hipóteses. Teste aí e vá nos informado. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sandro Gustavo Motta 11 Denunciar post Postado Fevereiro 18 acredito que seja pela motorização, temos um classic 2010 com um everud 175hp, jack mecânico etc.. e ele planeia muito rápido, rápido mesmo. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabrício Biguá 655 Denunciar post Postado Fevereiro 21 Conseguimos encontrar o problema que havia no barco do Felipe. A hélice do motor tem um sistema chamado PVS, que são furos na base da hélice que fazem com a ela consiga girar mais facilmente nesta situação de arrancada do barco. Vamos a foto abaixo para vcs entenderem na hora o que quero dizer. O Assim q o Felipe postou esse tópico aquele ele me mandou uma mensagem no zap pedindo ajuda. No áudio dele, ele cita que o motor não passava de 3mil RPM na largada. Ocorre que o barco depois de plainado ele conseguia boa velocidade final. E foi aí q matei a charada na hora. Pedi pra ele ver se haviam tampinhas nos buracos da hélice e ele disse q todos estavam fechados com esse PLUG PVS tamanho médio. Falei para testar sem as tampinhas pq o problema da decolagem sumiria, e pronto....Mais um barco voando na água... e o melhor, economia para o amigo q já estava procurando hélice para comprar. Abraços e vale a dica pra todos os amigos. Ah, antes que me perguntem, eu já testei a performance (velocidade final) com esses furos totalmente fechados. Não vi melhora alguma. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites