Ir para conteúdo

REUTILIZAÇÃO DE LINHAS


Lamana

Posts Recomendados

Concordo contigo, o arremesso ficou um pouco prejudicado, inclusive notei que durante os arremessos tinha uma ligeira tendência de ir mais para o alto do que para frente, mesmo com o freio totalmente solto, porém a passagem pelos passadores era despercebida.

Talvez tenha gostado mais desta linha pois nunca utilizei o silicone e ela acabou com o atrito.

O teflon da minha linha durou bastante, porém concordo contigo que quanto mais fui usando, melhor ficou para arrremessar.Ainda tenho um pouco desta linha em uma curadinho e mesmo gasta, o atrito é zero e não encharca de jeito nenhum.

Vou fazer uma experiência com o Silicone para ver a diferença...talvez seja melhor mesmo...não sei!

Ps: Meu nome é Thomas..Schmi é parte do sobrenome...

Grande abraço,

THOMAS joia::: kkkkkk

Há uns 2 anos atrás, comprei um carretel de multi da Spyderwire com Teflon, gostei muito da linha por ser macia e de baixissímo atrito.Não acho mais esta linha para comprar e ví no post do Adhemar a utilização de silicone spray para tratamento e pergunto:

Vocês usam isto, funciona e diminui o atrito e a absorção de água?

No meu caso, com o uso dessa linha revestida por teflon, eu acho que diminuiu sim a absorção de água (que eu não considerei muito importante), deixou a linha meio-dura o que pode reduzir a distância de arremesso (já que uma razão para o aumento da distancia de arremesso da linha de multi é sua grande maciêz); e reduziu o atrito (isso sim muito importante)... Mas o revestimento não foi longe, ele se desgasta e logo deixa a linha desprotegida nos exatos lugares de maior atrito (observação minha), o quê é agravado pelo uso do silicone que parece afetar este revestimento de teflon (se inmiscuindo no teflon e o amolecendo? será que isso não ocorre com silicone alimentício?).

De qualquer forma, achei que é mais vantajoso usar uma linha sem revestimento e passar um silicone...; que usar esta linha revestida e ficar sem saber se usa ou não o silicone!

Opinião minha que o silicone é mais efetivo em reduzir o atrito do que este revestimento, que logo se desgastou...; e que a linha ficou curiosamente melhor após alguma dissolução do revestimento de teflon justamente pela recuperação de parte da maciêz perdida com este revestimento...

Aquele abraço, Schmi (é assim que você chama??? rindo3:: Desculpa a tirada, mas num güentei... vergonha:: )!

Aquele abraço a todos!

PS: Eu uso o silicone sempre; o difícil é saber a quantidade a ser usada já que o excesso irá sair na água e deve dar "cheiro ruim" na água, que poderia espantar os peixes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

Conforme citei no post do Moacyr, eu nunca utilizei o silicone, mas o que você disse faz sentido...pelo menos para mim que nunca usei e só conheço outras aplicações para o silicone...além de peitos e bumbuns, é claro! rindo3::

Sei que o silicone é hidrorepelente mas por ser oleoso deve grudar outras sujeiras da água...fazendo uma comparação meio imbecil...Quando levo meu carro para lavar e eles passam aqueles silicones para realssar o brilho dos painéis ou dos Pneus alguns km depois os pneus ou o painel tá todo empoeirado, tudo grudado...

Acredito que com a linha aconteça a mesma coisa, principalmente em locais em que a água está um pouco mais suja na superfície, aquela "nata" que forma de algas, etc...Nesta linha de raciocínio, além de diminuir o arremesso pela sujeira, pode danificar mais rápido os passadores da vara...Na água salgada então...Pior,o sal deve fazer da linha uma lixa, será que estou certo?

Abraços

Amigos...

Como eu faço:

Encho a carretilha com multifilamento zero bala...normalmente depois de algumas pescarias aquele pedaço de 20 ou 30 metros iniciais está gasto e sem cor...corto fora e continuo pescando mesmo com o carretel um pouco mais vazio.Depois de mais algumas pescarias, mais 20 ou 30 metros estão gastos, nesta etapa eu tiro toda a linha enrrolando em um molinete, faço uma cama de monofilamento na carreta com mais ou menos 20 metros e inverto o enrrolamento da linha e continuo no mesmo processo...desta forma tenho certeza que usei a linha até o fim.

Agora se vou investir para ir pescar na Amazônia ou Esteros na Argentina, não penso duas vezes...Tudo novo, 100%.

Agora mudando um pouco de assunto e pegando carona no post Adhemar...

Há uns 2 anos atrás, comprei um carretel de multi da Spyderwire com Teflon, gostei muito da linha por ser macia e de baixissímo atrito.Não acho mais esta linha para comprar e ví no post do Adhemar a utilização de silicone spray para tratamento e pergunto:

Vocês usam isto, funciona e diminui o atrito e a absorção de água?

Abraços

Amigo, esse é outro tema polêmico- usar ou não usar silicone na linha de multi .

Eu particularmente acho que não.

Uma vez me recomendaram reparador de pontas de cabelo (aquele que todas mulheres usam, rsrs).

Caí na besteira de usar ( na linha smile:: ), foi uma "cabeleira" atrás da outra, perdi muito poder de arremesso, além de perder a sensibilidade do freio "dedão".

O grande defeito da multi em relação às mono é que elas tendem a grudar entre sí, principalmente quando estão secas, e ná hora do arremesso a linha não sai na altura do devanador da carretilha, ela faz uma pequena alça ( 1/4 de volta ou coisa assim ). Pode observar.

É dificil explicar, mas é só observar, quando vc faz uma cabeleira com multi. Qd vc vai desenrolar a multi está enrolada no sentido contrário.

O que eu percebi foi que o silicone agrava isso. Quando está bem melecado funciona até, mas depois de alguns arremessos, no sol, e junto com o material orgânico que fica em suspensão na água, aquilo vira uma gosma grudenta.

O melhor é vc seguir o conselho do Nelson Nakamura e andar com um potinho cheio de água, toda vez que vc ficar sem usar a carretilha na pescaria e a linha secar ( geralmente na mudança de pontos de pesca ), vc dá uma molhada na linha. O Nakamura recomenda aqules frasquinhos de Catchup.

Note que é uma opnião própria.

É bom consultar que usa o silicone pra saber os prós e contras tb!

Grande abraço

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que faço também é na primeira vez que ponho a linha na carretilha eu passo ela num pano com silicone, ele fica guardada siliconada até a pescaria, o que mantem ela mais tempo impermeável. Depois na hora de inverter ela no carretel faço o mesmo procedimento, a linha fica "encerada" por muito mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Moacyr, estou cada vez mais convicto que não só a linha, mas tb a carretilha sofre um "processo de amaciamento". Alguém já notou isto legal:: .

Acho que só notei mesmo com os rolamentos que sustentam o carretel...; mas é certo que tudo nela amacia!

Concordo contigo, o arremesso ficou um pouco prejudicado, inclusive notei que durante os arremessos tinha uma ligeira tendência de ir mais para o alto do que para frente, mesmo com o freio totalmente solto, porém a passagem pelos passadores era despercebida.

Talvez tenha gostado mais desta linha pois nunca utilizei o silicone e ela acabou com o atrito.

O teflon da minha linha durou bastante, porém concordo contigo que quanto mais fui usando, melhor ficou para arrremessar.Ainda tenho um pouco desta linha em uma curadinho e mesmo gasta, o atrito é zero e não encharca de jeito nenhum.

Vou fazer uma experiência com o Silicone para ver a diferença...talvez seja melhor mesmo...não sei!

De qualquer forma, em minha opinião o silicone superior em reduzir o atrito, pois o faz sem prejudicar nem o arremesso nem nada!

Mas, devo confessar que eu cometi o erro de passar o silicone sem testar a linha pura antes... Já era!

Ps: Meu nome é Thomas..Schmi é parte do sobrenome...

joia:::

Beto,

Conforme citei no post do Moacyr, eu nunca utilizei o silicone, mas o que você disse faz sentido...pelo menos para mim que nunca usei e só conheço outras aplicações para o silicone...além de peitos e bumbuns, é claro! rindo3::

Sei que o silicone é hidrorepelente mas por ser oleoso deve grudar outras sujeiras da água...fazendo uma comparação meio imbecil...Quando levo meu carro para lavar e eles passam aqueles silicones para realssar o brilho dos painéis ou dos Pneus alguns km depois os pneus ou o painel tá todo empoeirado, tudo grudado...

Acredito que com a linha aconteça a mesma coisa, principalmente em locais em que a água está um pouco mais suja na superfície, aquela "nata" que forma de algas, etc...Nesta linha de raciocínio, além de diminuir o arremesso pela sujeira, pode danificar mais rápido os passadores da vara...Na água salgada então...Pior,o sal deve fazer da linha uma lixa, será que estou certo?

Abraços

Amigos...

Como eu faço:

Encho a carretilha com multifilamento zero bala...normalmente depois de algumas pescarias aquele pedaço de 20 ou 30 metros iniciais está gasto e sem cor...corto fora e continuo pescando mesmo com o carretel um pouco mais vazio.Depois de mais algumas pescarias, mais 20 ou 30 metros estão gastos, nesta etapa eu tiro toda a linha enrrolando em um molinete, faço uma cama de monofilamento na carreta com mais ou menos 20 metros e inverto o enrrolamento da linha e continuo no mesmo processo...desta forma tenho certeza que usei a linha até o fim.

Agora se vou investir para ir pescar na Amazônia ou Esteros na Argentina, não penso duas vezes...Tudo novo, 100%.

Agora mudando um pouco de assunto e pegando carona no post Adhemar...

Há uns 2 anos atrás, comprei um carretel de multi da Spyderwire com Teflon, gostei muito da linha por ser macia e de baixissímo atrito.Não acho mais esta linha para comprar e ví no post do Adhemar a utilização de silicone spray para tratamento e pergunto:

Vocês usam isto, funciona e diminui o atrito e a absorção de água?

Abraços

Amigo, esse é outro tema polêmico- usar ou não usar silicone na linha de multi .

Eu particularmente acho que não.

Uma vez me recomendaram reparador de pontas de cabelo (aquele que todas mulheres usam, rsrs).

Caí na besteira de usar ( na linha smile:: ), foi uma "cabeleira" atrás da outra, perdi muito poder de arremesso, além de perder a sensibilidade do freio "dedão".

O grande defeito da multi em relação às mono é que elas tendem a grudar entre sí, principalmente quando estão secas, e ná hora do arremesso a linha não sai na altura do devanador da carretilha, ela faz uma pequena alça ( 1/4 de volta ou coisa assim ). Pode observar.

É dificil explicar, mas é só observar, quando vc faz uma cabeleira com multi. Qd vc vai desenrolar a multi está enrolada no sentido contrário.

O que eu percebi foi que o silicone agrava isso. Quando está bem melecado funciona até, mas depois de alguns arremessos, no sol, e junto com o material orgânico que fica em suspensão na água, aquilo vira uma gosma grudenta.

O melhor é vc seguir o conselho do Nelson Nakamura e andar com um potinho cheio de água, toda vez que vc ficar sem usar a carretilha na pescaria e a linha secar ( geralmente na mudança de pontos de pesca ), vc dá uma molhada na linha. O Nakamura recomenda aqules frasquinhos de Catchup.

Note que é uma opnião própria.

É bom consultar que usa o silicone pra saber os prós e contras tb!

Grande abraço

Beto

De fato, o assunto é polêmico...

Mas vou dar a minha opinião assim mesmo:

Uma vez eu estava à toa e fui dar uma olhada no rótulo e na composição deste reparador de cabelos e observei que seu funcionamento se baseia na adição ao cabelo de radicais benzeno, os pontos onde isso irá ocorrer dependem de elétrons livres como ocorre em uma molécula (ou ?fibra?) de queratina partida... Suponho que tal processo não ocorra na linha íntegra; mas de qualquer forma, isso não é silicone para se usar em linhas! Quem usou devia estar sem o silicone e resolveu usar pelo aspecto parecido...

Inclusive; eu acrescento que o silicone ideal é o alimentício por não conter solventes ou íons reativos, mas ele é difícil de encontrar...

Sobre a linha ficar enmelecada por lodo, comigo também ocorre, mas isso só ocorre menos em linhas de mono; linha de multi sempre fica enmelecada se for com lodo e não tem jeito senão remover manualmente...

Sobre outros detritos; eu geralmente resolvo apenas dando toquinhos vigorosos na linha que acabam soltando estes detritos na água. Isso é possível até porque o silicone vai saindo na água mesmo... Fazendo assim ainda não tive problemas com ?gosma grudenta?...

Sobre a sensibilidade do freio dedão, eu já to tão acostumado que não noto nada...; mas não custa lembrar que o problema do silicone na multi é justamente saber a quantidade a ser usada! Mas em caso de exagero eu apenas noto o silicone deixando a linha e ficando na água... Pode ser questão de não usar muito silicone de uma vez, como pode ser questão da consistência do silicone (eu tenho usado um que é para passar no painel do carro, sem ser em spray já que o spray contém ainda mais solvente).

Eu não uso pano para aplicar o silicone, apenas pingo ele no carretel abastecido e largo para lá... seila::

Aquele abraço pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...