Edmar Alves Postado Novembro 25, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2025 Fala pescadores; Tenho pesquisado um pouco sobre a pesca nessa região do Rio Nhamundá e seus afluentes, principalmente para tentar viabilizar uma pescaria para aquele lado de lá, focando uma aventura mais rustica e pescar o Tucunaré Vazzoleri, famoso por sua força e tenormes tamanhos...ou lenda? Ou É açu? rs... Enfim...já começa a polêmica por ai, importante que é tucunaré e grande e forte e muito voraz nos ataques segundo reza a lenda...mas qual o caminho das pedras para uma viagem com bom custo beneficio para aquela região? Se existe né... porque só vi duas operações atuais por lá, River plate e Amazon Spirit...conferi? Essas ai totalmente fora de minha realidade financeira e motivacional nos padrões praticados por eles... Mas a minha vontade é pescar com uma operação simples, com possibilidade com contato direto com nativos e a comunidade, acampamento avançado ou uma pequena embarcação enfim...nesse sentido de uma aventura mais ampla com maior contato com a natureza e a pescaria na sua essência... Tem a questão de volume pesqueiro também, a pesca é produtiva? Quais os fatores influenciadores que ajudam e prejudicam a pesca? Se mata muito peixe por lá ou é simplesmente pouco explorado mesmo? Porque, quais os riscos de violência, inlegalidade, perigos etc. Quais os relatos, qual a realidade daquela região? Por fim, qual a viabilidade de uma pescaria dessas naquela região? Quem tiver noticia,s contatos e puder passar agradeço... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Novembro 25, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2025 Boa tarde Edmar, Já pescamos duas vezes na região do Nhamundá. Em ambas vezes encontramos "fartura", mesmo que esta não se comparasse aos resultados do rio Negro. Contudo, os peixes Vazorelli - mesmo sem serem aqueles troféus desejados, honraram suas capturas com muita luta. Nas duas vezes que fomos (uma por Parintins e outra por Terra Nova), usamos os serviços do PESCAMAZON do operador Nelson Laje. Não sei se ainda opera por lá, pois tinha uma outra operação na ilha do Marajó, onde os objetivos eram os pirarucus... Apesar do tempo decorrido, o local era pouco pressionado, embora o rio Nhamundá tenha canal com boa profundidade para barcos maiores. Em ambas as vezes que fomos, o acesso na foz do rio era feito por botes c/motorização de 30 HPs - guias da região. Embarcamos bastante peixes, mas o destaque foi um Vazorelli de 6 kg que não resistiu a uma isca de meia água... Logística não é (ou era) boa, mas é uma alternativa a ser mais pesquisada. Lembrei também que quem tinha uma operação excelente na boca do Nhamundá (acho que o rio era o paracutú - ou algo parecido) era o Marcel Werner (ele é do FTB), que poderá lhe passar dicas e indicações mais adequadas - ele não opera mais por lá, mas deve ter boas informações. Edmar Alves reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rockenbach Postado Novembro 26, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2025 Fala Edmar, tudo bem? Eu vou todo ano para o Nhamundá, é um dos meus rios favoritos de pesca. Existem alguns motivos para isso: Rio de corredeira/cachoeira (Isso aqui trás dois benefícios muito bom): 1. Os peixes são muito fortes e brigadores - Diversas vezes eu e meus parceiros de pesca foram enganados com peixes de 60cm exercendo uma forca fora do comum e sempre acabávamos sendo enganados achando que estávamos com um monstro na linha. A única vez que vi um anzol inline da BKK quebrar foi lá. E é muito normal os inlines voltarem abertos depois de uma briga. 2. Ameniza a subida da água em uma chuva - Como o rio corre bastante, acaba que quando chove, ele também desce bem rápido, então é bem difícil você pegar um repiquetezao lá. Quando tem, é bem fraco. A logística Acho uma das melhores, pelo fato de você pegar um voo geralmente de Manaus para Parintins com a Azul. Então sem problemas de excesso de bagagem. Não posso dizer se a parte do expresso vai ser boa porque não sei em qual operação você vai. A da River Plate nunca fui (mas lá é hidroavião saindo de Manaus). A do Amazon Spirit que vou todo ano, depois que queimou o expresso deles, ficou pior. Mas nada surreal. O expresso deles que era um nível acima mesmo. Mas eles já estão fazendo outro e deve ficar pronto para essa temporada. Falando um pouco do Rio Nhamunda: O Amazon Spirit possui o direito de reserva de uma boa parte da região do médio/alto rio. Com isso obviamente há muita preservação do rio. Os guias tem muito cuidado com o peixe e sabem da importância que é o tucunaré e os pescadores esportivos. Não sei como é em relação ao Paratucu, ouvi boatos que se mata muito peixe lá. Mas também não quero afirmar como se fosse verdade. O rio por si só é quase infinito a quantidade de pontos. Há muitas ressacas, lagos e praias. Quase não se pesca no rio mesmo, no máximo nas entradas, porque como expliquei o rio corre bem. Enfim, é um dos meus lugares favoritos de pesca. Nunca errei uma pescaria lá. Alias essa foto de perfil minha é de lá kkk. Sobre ter peixe grande, vou deixar um vídeo de um que foi pra vida sem vermos a cara dele WhatsApp Video 2025-11-26 at 12.14.52.mp4 Edmar Alves reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado Novembro 26, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2025 Obrigado Kid e obrigado Rockenbach! Ótimas noticias relacionadas! Fico feliz pela expedições estruturadas e os beneficios que elas proporcionam, mas ainda não cabem no meu bolso. Esse lance de pescar no rio de agua corrente com pincho é muito top, outro patamar de pescaria a meu gosto! Quem sabe um dia ainda conhecerei aquela região que me chama muita atenção pelos peixes, comportamento e relevo, natureza etc... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.