Ir para conteúdo

Um posicionamento a ser lido por todos...


Posts Recomendados

Acredito que todas as formas de divulgação são válidas e importantes, daí estar postando esse material que me foi enviado por um dos integrantes do Conselho :

Imagem Postada

Quem somos e o que pensamos

A Vivamar foi fundada há cerca de 5 anos e tem procurado trabalhar em prol da preservação do meio ambiente marinho, representando a visão do setor nautico, de pesca esportiva e dos esportes nauticos em relação a estas questões.

Para que não haja dúvidas sobre o que buscamos na Vivamar, cumpre esclarecer que:

• arrow:: A Vivamar não concorda com posições ambientalistas radicais que excluem o ser humano de participar, conviver e utilizar o meio ambiente de forma responsavel .

• arrow:: A Vivamar tem como compromisso a preservação do MEIO AMBIENTE MARÍTIMO de forma racional e sustentável;

• arrow:: A Vivamar considera inceitavel que o uso do mar seja feito privilegiando qualquer grupo ou setor em detrimento de outro, O MAR É DE TODOS.

• arrow:: A Vivamar, por ser representativa do Setor Náutico ( motor e vela ) e Pesca Amadora e Esportiva, também busca difundir e apoiar a cultura náutica no Brasil com o uso responsavel do mar e seus recursos.

Em relação a fatos e eventos recentes, é importante destacar que:

APA’S Marinhas ( São Paulo )

Fomos contrários à forma fechada e sem participação das comunidades envolvidas que o processo inicial de criação das APA’s Marinhas Paulistas se caracterizou e nos aliamos às entidades do setor pesqueiro artesanal nesta luta.

A partir do momento em que o processo se tornou participativo, procuramos colaborar para que a melhor solução fosse alcançada. Hoje, os conselhos gestores das APA’s Marinhas são apenas consultivos, mas são um forum importante para todas as discussões e, de forma direta ou indireta, participamos e procuramos contribuir ativamente com todos os conselhos das 3 APA’s.

Visões distintas, discussões abertas e francas, devem fazer parte deste processo que é democrático, e entendemos o desafio nas mãos dos gestores das APA’s em buscar objetivos comuns aos diferentes setores.

Seminários e Discussões Publicas sobre as Questões Ambientais

O setor nautico e de pesca esportiva, infelizmente não está tão mobilizado para expor e defender suas ideias .

Será importante termos discussões publicas envolvendo os Setores Náutico e de Pesca Amadora/Esportiva, bem como da Pesca Artesanal, para que as questões ambientais relacionadas à estes setores sejam priorizadas e haja ampla participação de todos nesse processo.

Pelo bem da democracia e da participação de todas as comunidades envolvidas com o mar é muito importante que discussões amplas ocorram, para que as idéias e propostas possam circular e todos se sintam responsaveis pelo ambiente marinho.

Vamos procurar organizar tais foruns e discussões, que serão divulgados com antecedencia e contamos com a mobilização dos setores interessados da area nautica e de pesca esportiva.

O Futuro do Litoral, os Patrocínios e as Compensações Ambientais

A descoberta e a exploração de petróleo no Pré-Sal vai trazer um enorme impacto para o litoral brasileiro, em especial o carioca e o paulista nos próximos anos.

Acreditamos que o Brasil precisa dessa energia para seu desenvolvimento, mas os riscos ambientais têm que ser entendidos e os impactos minimizados.

Acreditamos, também, que o patrocínio de projetos relevantes pela Petrobrás é importante, mas a posição crítica e fiscalizadora desse impacto não pode ser minimizada como consequência disso e os projetos devem ser focados em eliminar, ou ao menos minimizar, tais riscos.

Acreditamos principalmente que as comunidades e grupos de utilizadores do mar tem uma importante contribuição a fazer com idéias e sugestões para projetos a serem executados e decisões a serem tomadas pelo governo.

Projeto Passaporte Azul

Trata-se de projeto de iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente S.P./Fundação Florestal que está sendo discutido no âmbito do Conselho Gestor da APA-LN.

Nossa preocupação é que ele seja bem feito, que seja inclusivo e não exclusivo e, especialmente, que não crie restrição ao acesso às ilhas ou prejudique o setor náutico ou de pesca.

Como ele foi divulgado num contexto em que se criticava e se ameaçava proibir a pesca submarina em geral, ficou a dúvida sobre seus objetivos.

Não temos problema em apoiar este Projeto e colaborar, se os princípios e ideias básicas por trás desta iniciativa, não forem o de criar obstaculos a outras atividades ou seja, que ele some e não subtraia.

Projetos Prioritários da Vivamar

arrow:: Projeto Mar Limpo / Lixo na Rede

Já trabalhamos, apoiamos e iremos procurar expandir as ações ligadas ao lixo despejado no mar.

Acreditamos que a falta de saneamento básico e a carga e descarga de produtos químicos nos portos são entre outros, temas que precisam ser debatidos e resolvidos de forma mais pró-ativa, pois eles trazem um enorme impacto ambiental ao meio marinho e isso tem que ser monitorado e gerenciado adequadamente.

Somos a favor do progresso e do desenvolvimento, mas a expansão do porto de São Sebastião,por exemplo, e´uma questão importante que vai afetar e impactar o meio ambiente maritimo no litoral norte e tem que ser muito bem feita e monitorada, para que este impacto seja minimo, as audiencias publicas estão ocorrendo e e´importante que o setor nautico e de pesca esportiva tambem participe.

Às vezes vemos discussões focadas em temas pouco relevantes e os grandes impactos acima mencionados não são considerados.

arrow:: Projeto Recifes Artificiais e Repovoamento de Espécies

Em muitos países houve grande sucesso no uso de recifes artificiais para repovoar áreas devastadas , inibir a sobrepesca e expandir a produção pesqueira.

No Brasil há uma excelente experiência feita no Litoral Paranaense com sucesso e há alguns anos buscamos infelizmente sem sucesso ate agora, os caminhos para que isso ocorra em São Paulo.

Esperamos que a Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação Florestal decidam priorizar este projeto no Litoral Paulista e para isso podem contar com o total empenho e ajuda da Vivamar e dos setores que representamos.

Tivemos a boa notícia que o Brasil vai sediar a Nona Conferência Internacional sobre Recifes Artificiais ( Curitiba 8 a 13/11/2009 ) e isso muito nos empolga.

Hoje, o Instituto Oceanográfico da USP conta com a enorme experiência do Prof. Frederico Brandini, que coordenou o projeto no Paraná, e que poderá ser extremamente valiosa para São Paulo.

arrow:: Mergulho e Pesca Submarina

A Vivamar tem uma posição absolutamente contrária à pesca submarina com uso de compressores e apóia a pesca submarina por apneia como esporte saudável, praticada em relação à espécies que não estejam em risco.

A legislação federal atual ( Decreto Fed. 221 art. 40, de 1967 e portaria recente do IBAMA ) permite a pesca submarina profissional com compressores, desde que o pescador esteja registrado como profissional e a proíbe para a pesca amadora.

Isto acaba dando margem à distorções, mas é a lei atual e temos que buscar formas para que ela se altere e proíba a pesca com compressores de forma ampla e clara.

A proibição do uso de compressores na pesca submarina é uma campanha que a Vivamar endossa e que vai se dedicar.

Conclusões

Esperamos que estas definições e declarações de princípios esclareçam quaisquer dúvidas sobre quem somos e o que pensamos, pois acreditamos que todos somos responsáveis e termos que fazer nossa parte pela preservação do ambiente marinho.

Estamos vivendo um momento de grandes transformções no nosso litoral e no mar brasileiro e e´absolutamente fundamental que o setor nautico e de pesca esportiva se mobilize e de sua opinião e contribuição para as decisões que estarão sendo tomadas e que vão afetar o nosso futuro.

Queremos que as gerações atuais e as futuras possam continuar usufruindo da navegação e da pesca em nosso mar de forma racional e sustentável,pois somos um pais com uma enorme area costeira que infelizmente vive de costas para o mar e isso tem que mudar!

Conselho Deliberativo Vivamar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, não está certo que pescadores profissionais possam usar de artifícios que não estão disponíveis para os pescadores amadores (e que não deveriam ser usados nunca!).

Importante esse manifesto que ressalta a desunião dos pescadores amadores que simplesmente se unem para encher um barco de pesca; em oposição aos pescadores profissionais que, embora sejam minoria, sempre tem assembléias e que alcançam grande organização através de associações diversas.

Preservar é uma necessidade pois dependemos de condições ambientais para nossa sobrevivência, mas considerar o meio-ambiente intocável seria um tiro no pé! Sempre haverá aquele que não respeitará restrições...; e sem alguém que frequente as áreas a serem preservadas, quem irá denunciar?

Faz tempo que eu defendo que a pesca amadora, o pesque-solte; não deva ter qualquer restrição e que isso seria uma forma de fiscalização às áreas a serem preservadas. A noção de que meio-ambiente não seja intocável, mas usado de forma responsável; vêm de encontro a esta minha convicção.

Meus parabéns à Vivamar por seus posicionamentos responsáveis, é esse o caminho!

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...