Ir para conteúdo

Diarreia e outros perigos


Posts Recomendados

Recentemente vimos alguns relatos de pesoas que perderam alguns dias de pesca por conta de diarreia que acometeu o grupo durante uma pescaria.

Gostari de dicas dos colegas, e, em particular, dos médicos presentes, de como evitar tal acontecimento e, caso aconteça, o que fazer (remédio, posologia etc).

O básico acho que seria.... não tomar água que não seja de garrafinha, não usar o gelo (normalmente feito de água contaminada) diretamente nas bebidas, só fazer qualquer suco com água tratada, evitar alimentos crus como folhas e verduras ou, se usá-los, ter certeza que ficaram de molho e foram lavados com água tratada com cloro, descascar frutas que poderiam ser engeridas com casca e tudo, evitar alimentos de dificil digestão como carnes gordurosas, evitar alimentos facilmente perecíveis como maioneses, evitar alimentos "novos" ou desconhecidos por você, como carnes de caça ou frutas que vc nunca viu antes, se almoçar no rio, dar preferência aos peixes frescos abatidos durante a pescaria e a alimentos simples de transportar e armazenar como o arroz.....evitar feijão e tomate nas "marmitas", pois "azedam" facilmente, além, é lógico, de cuidar da higiene das mãos antes das refeições.

Da minha parte tenho uma dica a dar.....parece exagero, mas, ao escovar os dentes, só use água mineral para enxaguar a boca pois, a água da pia, em particular dos barcos hoteis e chalanas, são provenientes do rio, e muitas vezes estão contaminadas, até porque, a descarga dos banheiros vai para o rio também. Mesmo vc cuspindo a água, só o fato de ter levado-a à boca, pode causar uma contaminação.

Depois da diarreia instalada, não havendo medicação apropriada disponivel, pode-se usar uma solução de água filtrada, limão e maizena (1 limão, 1colher de sopa de maisena em 1 copo dágua) tomada em peuenos goles.

Abraços a todos

Beto-BH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo!!!! Excelente dicas!

Eu sou louco por uma saladinha... fome:: fome:: 1 semana sem salada acho que eu não guento não... prisão de ventre na certa! Conada

Sugiro sempre uma visita na cozinha e ver como os pratos são preparados, como o cozinheiro lida com a higiene no preparo dos pratos também ajuda a avaliar se é seguro ou não comer o que estarão servindo. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão vc falou e disse tudo, em caso de diarréias o melhor mesmo é evitar!!

Costumo brincar, o que estraga a pescaria de alguem é sempre o excesso:

De SOL

De Alcool

De Comida

Precisamos sempre ter cuidado com o que ingerimos e com as condições básicas de higiene, seja no banheiro, na cozinha ou na voadeira!!

Mas mesmo com todos os cuidados estamos sujeitos a um quadro de diarréia.

A grande maioria é um caso infeccioso causado pela E. coli e autolimitado, ou seja dura alguns dias e para sem necessidade de medicações.

Os cuidados basicos são principalmente contra a desidratação, então nada melhor do que o velho e bom soro caseiro, um copo de água (MINERAL) + 2 colheres de sopa de açucar + uma colher de café de sal. Ir tomando conforme a intensidade do quadro.

Para as cólicas o bom e velho Buscopan, composto ou simples, gotas ou comprimidos, 40 gotas ou um comprimido de 6 em 6 horas,

Para amenizar as idas ao vaso sanitário temos algumas opções:

Derivados da Loperamida (imodium ou imosec)

Comprimidos de 2 mg (eu acho) deve ser ingerido de 6 em 6 horas

Lembrar que em casos de evacuação sanguinolenta ou febre, ele é contra indicado

Derivados do caolin + hidroxido de aluminio ( Kaomagna)

Esse é em suspensão e não lembro a posologia, vale seguir a bula

Lomotil (não lembro o nome do agente farmacologico)

Tbm em comprimidos vale a pena ver indicações, contra indicações e posologia

Eu particularmente não gosto de antidiarreicos, masssss......

E por fim, caso o pescador apresente um quadro grave, com febre, dores abdominais e principalmente evacuações sanguinolentas é necessário o tratamento empírico com Antibióticos, uma boa escolha é Ciprofloxacina 500 mg de 8 em 8 horas durante 5 dias!!

Para reestabelecer a flora intestinal e amenizar os sintomas

Floratil 100 ou 200 mg em comprimidos, posologia (seguir a bula pois eu não lembro!!!)

Bom isso é o que eu me recordo da faculdade, caso algum médico mais atualizado tenha observações eu agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué Vini....cê é médico????

Tô tranquiles então.....dois médicos na comitiva......dá até pra operar uma apendicite!!!!

Abração

Beto

Betão vc falou e disse tudo, em caso de diarréias o melhor mesmo é evitar!!

Costumo brincar, o que estraga a pescaria de alguem é sempre o excesso:

De SOL

De Alcool

De Comida

Precisamos sempre ter cuidado com o que ingerimos e com as condições básicas de higiene, seja no banheiro, na cozinha ou na voadeira!!

Mas mesmo com todos os cuidados estamos sujeitos a um quadro de diarréia.

A grande maioria é um caso infeccioso causado pela E. coli e autolimitado, ou seja dura alguns dias e para sem necessidade de medicações.

Os cuidados basicos são principalmente contra a desidratação, então nada melhor do que o velho e bom soro caseiro, um copo de água (MINERAL) + 2 colheres de sopa de açucar + uma colher de café de sal. Ir tomando conforme a intensidade do quadro.

Para as cólicas o bom e velho Buscopan, composto ou simples, gotas ou comprimidos, 40 gotas ou um comprimido de 6 em 6 horas,

Para amenizar as idas ao vaso sanitário temos algumas opções:

Derivados da Loperamida (imodium ou imosec)

Comprimidos de 2 mg (eu acho) deve ser ingerido de 6 em 6 horas

Lembrar que em casos de evacuação sanguinolenta ou febre, ele é contra indicado

Derivados do caolin + hidroxido de aluminio ( Kaomagna)

Esse é em suspensão e não lembro a posologia, vale seguir a bula

Lomotil (não lembro o nome do agente farmacologico)

Tbm em comprimidos vale a pena ver indicações, contra indicações e posologia

Eu particularmente não gosto de antidiarreicos, masssss......

E por fim, caso o pescador apresente um quadro grave, com febre, dores abdominais e principalmente evacuações sanguinolentas é necessário o tratamento empírico com Antibióticos, uma boa escolha é Ciprofloxacina 500 mg de 8 em 8 horas durante 5 dias!!

Para reestabelecer a flora intestinal e amenizar os sintomas

Floratil 100 ou 200 mg em comprimidos, posologia (seguir a bula pois eu não lembro!!!)

Bom isso é o que eu me recordo da faculdade, caso algum médico mais atualizado tenha observações eu agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo!!!! Excelente dicas!

Eu sou louco por uma saladinha... fome:: fome:: 1 semana sem salada acho que eu não guento não... prisão de ventre na certa! Conada

Sugiro sempre uma visita na cozinha e ver como os pratos são preparados, como o cozinheiro lida com a higiene no preparo dos pratos também ajuda a avaliar se é seguro ou não comer o que estarão servindo. ::tudo::

Bruca,

Também adoro uma salada, mas se for ter alguma chance de estar "correndo risco" eu evito, no caso uma "dose" de fibras em nossa alimentação pode ajudar a evitar a prisão de ventre, comprimidos e/ou cápsulas de fibra ou também simplesmente adicionar aveia (em flocos ou fina) no leite do café da manhã.

Abraço e valeram as dicas ai galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...