Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Edwaldo

TAMANHO DE VARA

Posts Recomendados

Amigos, tenho notado que a maioria do pessoal que pesca na Amazônia preferem varas de tamanho 5'6, ainda não entendi o porque.

Então fica a dúvida, será que este tamanho é melhor para pescar Tucunarés na Amazônia, e tamanhos maiores, por exemplo 6'6 e 7' para pescar Dourados no Pantanal?.

Sou de Cuiabá, pesco muitos dourados em corredeira, tenho usado uma Vara Compre da Shimano de 17/40 lbs, muito boa para pescar com iscas naturais, já com artificiais, não arremessa legal.

Então comprei uma Compre 15/30 lbs de 7', que arremessa iscas artificiais muito bem, mas penso que não vai aguentar um Dourado grande na corredeira.

Então pensei em comprar uma Rapala 17/25, pois vejo todos falarem bem desta vara, que pelo que entendi tira Tucunarés com mais de 7 kgs sem problemas, tá certo que é em água parada, então outra pergunta: Será que uma vara destas aguentaria pescar grandes dourados na corredeira?

Parece estranho não confiar em uma Compre 15/30 lbs e pensar em comprar uma Rapala 17/25 lbs, mas é que não tenho uma base legal destas varas Rapala, pois aqui não tem para vender e não conheço ninguém que tenha uma vara da Rapala para pegar na mão e ter uma idéia, e como nunca pesquei Tucunaré, principalmente na Amazônia, também não tenho base da força exercida pelo peixe, por isso as dúvidas.

Espero que me entendam e possam me ajudar. Obrigado.

Edwaldo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Edwaldo, o motivo de usarmos as varas de 5.6'' de comprimento nas pescarias de tucunarés na amazônia é que ao utilizarmos a isca de hélice com a ponta da vara voltada para baixo e ao darmos a puxada vigorosa para a trabalhar a isca a possibilidade da ponta da vara mergulhar na água do rio é menor utilizando as varas de 5.6''. Mas isto é uma questão de adaptação e gosto pessoal eu também já utilizei varas de 6.0''. Pesquei pela primeira vez com a minha vara Rapala gold de 25lb na amazônia em dezembro e gostei muito da ação da vara, peso e conjunto em geral, muito boa e com ótimo custo benifício.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

varas maiores(5'6 à 6) são boas, so não recomendo maior que 6' para helices.

mais eu tenho 1 vara de carreta de 1,40m e arremesso normal, não tenhoo dificuldade, acho que so s for abaixo de 1,20m

abss

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, Edvaldo, entendo que depende de como vc pesca: sentado ou de pé.

Para pescar de pé, varas menores com certeza, pois ajuda no trabalha com a vara na vertical "para baixo".

Sentado, tanto faz o tamanho da vara, mas prefiro varas maiores, pois arremessam mais longe, acho, e facilitam o trabalho de toques na vara, pois esta estará na vertical "para cima".

Em suma, tanto faz, depende de seu gosto e forma de trabalhar a isca.

É o que acho.

Forte abraço,

Wellington . . .

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso