Ir para conteúdo

Leandro Couto

Membro
  • Postagens

    181
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Posts postados por Leandro Couto

  1. Em 30/11/2017 em 11:21, Cristiano Rochinha disse:

    Parabéns pelo vídeo!

    Mesmo com as dificuldades,conseguiram bons peixes.

    Estive lá no começo de outubro e a pescaria também não foi fácil...Mas é um lugar magnífico mesmo.

    Abço!

    Valeu Cristiano!

    Espero que os operadores de turismo de pesca daquela região de fato consigam estabelecer uma quantidade máxima de barcos por semana e fazer cumprir... isso para o próprio bem e longevidade das pousadas por lá. 

    Abraço

  2. Fábio interessante sua pergunta, e de fato importante. Não entendo de músculos porém quem pesca com iscas artificiais seja bait ou fly, precisa ter o mínimo de preparo físico para tal. Seja da musculatura da coluna, braços, pernas articulações em geral, é muito importante estar bem pois passar o dia inteiro em pé, arremessando incessantemente, movimentos repetitivos não é fácil. É um esporte que às vezes cansa e desgasta, por mais que se tenha a técnica e não use a foça como por exemplo pescarias no amazonas, ou usando equipamentos de fly com numeração maior #9 para cima.

    abraço 

         

  3. 10 horas atrás, Gilbertinho disse:

    Pessoal,

    Toda vez que vejo algo assim fico furioso comigo mesmo, porque nunca cultivei o hábito de fotografar coisas super interessantes como essa. Se tiver alguma foto do meu casamento e dos meus filhos, é por que alguém se lembrou disso. Sou uma catástrofe nesse sentido.

    Mas isso não significa dizer que não tenho fotos históricas de canoas e barcos muito antigos, a exemplo da caravana do presidente Roosevelt na Amazônia. Ele esteve aqui em Roraima junto com o marechal Rondon e um amigo me passou algumas fotos em que eles e suas comitivas posaram junto a embarcações da época. Prometo encontrá-las e postá-las para seu deleite. Parte delas são de balsas de madeira que foram utilizadas na hidrovia Amazonas-Roraima até os idos de 1950.

    Sobre canoas aqui na Amazônia, ainda há quem as utilize para vencer até 300 km de navegação numa única viagem, sem utilizar motor algum, somente na base do remo tipo rabo-de-boto, que tem a pá grande e arredondada, própria para águas profundas. Um desses de quando em vez eu via, tratava-se de um Calafati, que é o cara que faz a calafetagem dos grande barcos de itaúba preta, que ainda fazem as linhas do Rio Negro. Mesmo morando em Manaus, o cara ia e voltada de Novo Airão montado numa canoa de 5 ou 6 metros, latinha à mão para drenar a água que invadia nos banzeiros do rio. Interessante é que ninguém daqui pilota canoas como nós da cidade, fazemos, sentados na popa. O ribeirinho se senta no banco bem a frente na proa e dali rema e controla a direção do barco, e constatei que é bem mais fácil e producente.

    Tive duas que já se mandaram, uma de louro abacatirana e outra de itaúba preta, como barcos de suporte quando nas incursões em igarapés e lagos de boca franca. São silenciosos e versáteis, ótimos para pegar os peixes de surpresa, e olhe que estou falando de pirarucus e peixes-boi. Aqui na região usam muito o piquiá para fazer canoas. Essa madeira verga muito sem rachar, e é bem oleosa, o que a faz durar bastante no contato com a água. Contudo, embora as melhores madeiras sejam abundantes aqui na Amazônia Ocidental, quem precisar delas terá de percorrer distâncias cada vez maiores, porque os ribeirinhos já deitaram aquelas situadas num raio de 5 a 20 km, dependendo da região e da demanda.

    Mas enfim, saboreei cada imagem postada, que nos remetem diretamente a um passado hoje impossível de ver retornar, o que é uma pena. Parabéns pela postagem.

    Gilbertinho, pescador da Amazônia 

     

    Essas fotos da expedição de Roosevelt e Rondon eu também gostaria de ver. São relíquias! 

    Abraço Gilbertinho 

  4. 14 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

    perigoso  msmo  rapaz  ....

    bom minha opiniao  = como vç disse  =  muito batido (  pescadores  )  na barra   ;nem perdo meu tempo  /  

    oq posso dizer p/ vç é  =  tive semana passada  =  muita parati  de cardume  no rio  ; batendo  na hora certa ;  e na mare  = batia muitos robalinhos  tambem ok /

    mar estava mexido e chuva corria por fora  = muita chuvaaaaa .....  mas de qualquer forma  agua doce ou salgada =  ñ faltou peixe  ok / 

    tiramos muito  mexilhao ;   muito msmo  = só criado  ; ñ deu p/ tirar ;  umas ostras   que  achei  ; por falta de tempo  tambem  /

    mas sr dito  pegou  uns 5 robalo  gigante  umas arraiaz  ; uns peixe galo  e um e outro  = mar nervoso  = pegamos duas frente fria  subindo  =  uma no começo da semana  e outra no fim /

    uma dica p/ todos  que  frequenta o lugar  leandro  =  

    a uns  2 meses  teve um surto  da mare vermelha  por la´ ok  

    entao ñ beba nenhum tipo de agua de la´ =  SÓ  GARRAFA POTAVEL  OK  

      qto a mare vermelaha  -  TÁ TUDO NORMALIZADO   ; E  DE BOA OK  AMIGAO /

    espero ter ajudado  ; abraço :good:

     

     

     

     

     

    Olá Fábio agradeço por todas as informações amigo.

    Grande abraço 

  5. 20 minutos atrás, Fabio Giovanoni disse:

    leandro amigao  é o sr, dito do puruba  sim  joia:::

    mas  que  eu saiba  ; sr.  dito  = sempre foi pescador   ok  = homem forte   ; alto  bigodao ;  e grisalho  = adora contar ;  causos de pescador  :gorfei:

    conheço  porq ja morei la´ tambem ok /  

    só pescadores  msmo  ::bassboat::

    olha o local  ai   = repare  onde o rio;  desagua no mar  = acho que o lugar que vç diz = travessia  =  é ai ;  ok  leandro  

     as outras fotos =   no quintal  da casa do sr dito ok   /

    abraço :good:

     

     

     

     

    IMG01903.jpg

    IMG01928.jpg

    IMG01929.jpg

    IMG01930.jpg

    IMG01931.jpg

    IMG01932.jpg

     

    Legal Fábio bom saber! Obrigado por enviar essas fotos.

    Sabe dizer como está hoje lá na barra? Ouvi dizer que estava ficando perigoso frequentar a região, e que o numero de pescadores também havia aumentado muito (consequentemente menos peixe)...

    Grande abraço 

  6. Hoje em dia tem muita coisa legal a bom custo no mercado (por volta de 300,00).

    Já usei muita coisa nesses 25 anos de pesca com iscas artificiais, os antigos abu garcia, oakley, flying fisherman entre outros... mas depois que comecei a usar os costa del mar aposentei por completo tudo que tinha. 

    Ao contrario de muitos, gosto de investir em uma lente boa. Os modelos que uso são os 580G (vidro). 

    Isso também vai de gosto é muito pessoal como dito acima. 

    abraço

×
×
  • Criar Novo...