Ir para conteúdo

Sergio Galvão

Membro
  • Postagens

    25
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Sergio Galvão

  1. Em 10/11/2016 em 15:41, CleversonBatista disse:

    PESSOAL, GOSTARIA DE AGRADECER TODAS AS INFORMAÇÕES QUE POSTARAM, COM CERTEZA SERÁ DE GRANDE VALIA.

    VOU FAZER UM TESTE!!

    VOU ENCHER O VIVEIRO E O COMPARTIMENTO ONDE VAI O TANQUE DE COMBUSTÍVEL COM OS ESPAGUETES UTILIZADOS EM PISCINAS E DEPOIS VOU ENCHER O BARCO DE ÁGUA E VER O QUE ACONTECE.

    MAIS TARDE RETORNO PRA INFORMAR O QUE ACONTECEU AOS SENHORES.

    ABRAÇO.

    CLEVERSON

    OBS: VOU COLOCAR UM PESO NA POPA EQUIVALENTE O PESO DO MOTOR DURANTE O TESTE.

    Companheiro, Cleverson !!!
    apesar do tempo do tópico, acabei de vê-lo somente agora e me deparei com uma situação bastante familiar, já que tenho um barco exatamente igual ao seu....
    Por volta de um ano e meio atrás, tive a infelicidade de ter a minha embarcação naufragada por conta de uma navegação noturna bem irresponsável da minha parte(01:00), e posso te assegurar com plena convicção de que esse barca submerge totalmente, pois o meu barco ficou a 14 metros de profundidade numa represa aqui na Bahia, fato que me levou a nadar 130m até a margem mais próxima.
    Posterior ao ocorrido(susto passado), soube de usuários desse mesmo barco que adaptam artefatos flutuantes naquela pequena cavidade(fechada) da proa.
    Não conte com essa possibilidade de flutuação, companheiro !!!!

    Prudência e cautela são itens básicos do nosso lazer, aprendi da forma mais assustadora !!!!
    Grande abraço e boas pescarias !!!

  2. 13 horas atrás, Samma disse:

    Bom dia amigo, antes de comprar o correto é vc ver de perto, como o acabamento, rebitamento e principalmente a espessura das chapas ,não só do casco mas também as usadas nas plataformas e bancos. Isso é o que vai determinar a vida útil do seu barco e sem deformações

    Olá, Samma !!!
    Venho pesquisando sobre isso durante um bom tempo, pois no meu caso esse tipo de compra tem que ser bem planejada para não dar margem para arrependimentos posteriores.
    No quesito acabamento desses modelos de barcos, a Calaça Náutica é quase unanimidade entre todos os pescadores, usuários/proprietários ou não dessas embarcações, seja pelo pioneirismo e até mesmo pelo constante processo de evolução na confecção dos modelos, atestado por muitos dos companheiros daqui do fórum TDB.
    Mas a busca continua, embora já esteja praticamente decidido na minha escolha.
    Grande abraço.

  3. Em 11/09/2017 em 23:41, Guto Pinto disse:

    3 pessoas e tralha barco 5.5 m, chapa 1.5mm, andando de 25 a 27 se for em represa( água parada)  tá na média pra um Yamaha 15hp não espere muito mais que isso. Se não tiver   hélice reserva, compre um 9 1/4 x 9.5 e faça o teste, provavelmente melhorará, principalmente arrancada. 

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742212291-925-x-95-helice-motor-popa-yamaha-15hp-sorabo-original-_JM

    Já comprei 3 hélices com esse vendedor, sem erro

    Guto,
    Qual seria o ganho nessa troca....Velocidade ?? Força ??
     

  4. 4 horas atrás, AlexAdvo disse:

    Olha, eu entre os vários barcos que tenho, está um flash bass 5.5 com 3 plataformas.

    Acredito seja a melhor disposição para pesca com artificiais. Pesco em 3 sem nenhum problema e com bastante conforto. Em represa pescando curvinas chegamos a pescar em 5 sem maiores problemas (não estava pegando muito rsrsr).

    Uso um sea pró nele, transformado para 30 com helice 9 7/8 - 12 medi a velocidade na estréia, pesado, com 3 adultos, média de 90 k, mais 3 crianças uns 70 kg total mais bebida bateria, elétrico gasolina, acredito que uns 430kg no total. Atingiu 45 km/h, considerei um bom desempenho, já que vc usa a regulagem do trim do motor todo pra cima (em 3 só abaixei um furo).

    Quando fui pescar em 3 na represa, estava uma marola de mais ou menos 80cm com a formação de carneiros no meio. Confesso que fiquei apreensivo, a final o formato da proa dá a impressão de ser baixo, mas como ela começa mais pra trás do que os barcos convencionais, fica totalmente fora da água. Navegou macio e quase não molhou dentro, ao contrário dos cascos tipo squalus que bate de doer a coluna. Pude comprovar com o pessoal que chegava com esse tipo de casco para o almoço todos ensopados.

    A estabilidade para pescar em 3 também é impressionante, e as plataformas largas dão segurança, de não precisar ficar olhando pra baixo na hora de por o pé.

    Peça pra fazerem para o sea pró, se não tem a intenção de colocar um 40. Se sua intenção é pescar com artificiais.

     

    Companheiro Alex...
    Teria fotos de seu conjunto ou vídeos de navegação que você pudesse compartilhar conosco ?
    Acredito que o tópico é interessante(embora repetitivo), pois os barcos e modelos tendem a aperfeiçoar suas construções e tecnologias com o passar do tempo e principalmente pelas experiências adquiridas, portanto, um barco construído em 2014/15 pode não ter as mesmas características de um atual.
    Tomando como ponto de partida a importância na hora dessas escolhas(o que para alguns representa a realização de um sonho de consumo), julgo importante estar munido do maior número de informações possíveis, no sentido de evitar arrependimentos, já que não temos como testar todos eles.
    De antemão, agradeço ao grande volume de informações prestadas pelos parceiros, em especial aos companheiros @Astra-Taranis e  @Guto Pinto, por compartilhar seus conhecimentos, suas experiências e pelos esclarecimentos prestados acerca do tema.
    Grande abraço.
     

     

  5. 28 minutos atrás, Guto Pinto disse:

    O astra disse uma coisa importante, que tb concordo. Se fosse pra escolher um barco apenas eu iria de 6m, no mínimo um 5.5m.   Eu tenho 3 barcos um de 5, 6  e 7m.  O de 5 e o de 6 são muito parecidos, identicos em medidas de fundo, borda e boca.  O 6m é  mais estável, mais espaçoso e com motor 15hp ele chega a ser 10 a 20% mais veloz que o de 5m usando o mesmo peso, só quando uso o 30hp que o 5m fica mais veloz isso se nao tiver pesado. O 5m só tem a vantagem de ser mais leve pouca coisa e mais prático pra manbrar por exemplo. 5m excluindo aqueles barcos bem largos feitos pra motor 40, na minha opinião é barco pra pessoas leves e qdo se usa pouco peso ainda  mais que pesca em pé arremessando. 

    Mas resumindo escolha o que tiver melhor negócio, frete, etc.  Particularmente acho o Calaça mais bonito e pra quem pesca de pincho a plataforma central ajuda caso pesque em 3. 

     

    47 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

    eu concordo com o guto, exceto pelo tamanho dos cascos, pra mim, barco abaixo de 6 metros, nunca mais.

     

    veja em nautica td eh muito relativo, entre um barco de 1 m de fundo (flash bass) com outro de 1.10, na teoria, o barco de 1 m corta melhor marolas e anda mais, sendo o segundo mais estavel. se vc colocar peso, o fundo menor vai afundar mais e portanto perder desempenho. Mas se colocar muito peso no fundo maior e seu motor for peqno, obviamente, o pouco que afundar vai mudar de novo a logica e vai se tornar uma tartaruga gastona.

    entao td eh muito relativo, mas a lembrar q vc pesca em aguas salgadas/salobras, onde a flutuação é melhor e obviamente o desempenho do barco tb é melhor, podemos pensar algumas coisas que se encaixam melhor.

     

    na minha visao, acho que na verdade, talvez seu pety esteja mal regulado em questao de altura de motor e trimagem, pq nao era pra andar menos q os outros bass (q nao sao pesados, mas tem grande arrasto, na verdade, sao barcos muito bons, desde q vc consiga plana-los  e isso nem sempre é possivel com 15hp as vezes nem com 18... na minha visao 5 metros, só com 25hp pra ficar bom mesmo, mas isso em rios e represas, ja o de 6 metros com certeza tem um desempenho melhor que o 5 metros). o q certamente sera diferente eh a estabilidade dos bass que sera maior que o seu pety bico fino (mas ainda assim menor que as semi chatas tradicionais).

     

    No fim, o que vai mandar mesmo é forma do casco, ou seja, estabilidade do maior pro menor chata >semi chata> bass> bico fino, assim como o fundo chato>semi quilhado ou semi V > em V

    avalie muito o caso dos bass em ondas, pois navegando sao bem gostosos (pelo menos o calaca) mas parados, devido a caracteristica de suas quilhas bastante progressivas e longas, vc obrigatoriamente fica muito proximo da agua e isso qqr marola ou onda faz o barco beber agua e as vezes compromete a seguranca... veja isso nao eh um defeito desse tipo de barco, e sim uma caracteristica que justamente o faz ficar tao proximo da agua e ajudar em pescarias de pincho.

    em todos os casos, para qm anda em lugares que uma maré faz diferenca, ondas e marolas (ainda que pqnas e ou abrigadas), pode pensar obrigatoriamente num 25 hp, pois é segurança, mas eu nao venderia o 15, é um motor muito interessante e que fara diferenca.

    Astra,

    Fiz todos os testes possíveis para melhor rendimento do meu motor junto a minha embarcação. Na verdade, o conjunto anda demais(muito mesmo) com dois ocupantes + tralha moderada, no entanto, basta que se tenha um terceiro ocupante para que o rendimento fique limitado.
    A princípio, a vontade foi de trocar o barco por um outro com mais espaço, pois os discretos 1,40m de boca hoje em dia me desanimam um pouco, já que me senti muito melhor em barcos com largura(boca) de 1,60m ou superior.
    Decidido isso, observei que o meu barco só aceita motorização até 18hp, o que me levou a pensar numa possível troca de todo o conjunto, inclusive a carreta.
    A minha intenção é montar um conjunto de 5,5m ou 6,0m com um motor de 30hp(antigos SEA PRO), que me atenderia tranquilamente, independente do peso(carga) e/ou velocidade, já que esses novos motores de 30hp tem apresentado bons índices de consumo. 
    Obs: Não tenho como adquirir outro conjunto sem negociar o motor de 15hp.
    Abraço.

  6. 29 minutos atrás, Guto Pinto disse:

    Na minha opinião, primeiro se quer aumentar um pouco o rendimento do seu motor troque a hélice do seu yamaha 15 por uma do antigo 9 1/4 x 10.5 ou pela 91/4 x 9 vai ajudar. Segundo se for partir pra um bass eu trocaria seu motor por um 25hp já está bem provado que esses bass ainda mais plataformados com 15hp não fica um conjunto bom de desempenho, no mínimo um 18 hp.  Outra opção é partir pra uma Semichata tradicional porém de 5.5 ou 6m, mas nada mais que 1.40 de boca e 100kg, terá muito mais estabilidade que um 5m bico fino igual o seu e o 15hp terá um bom desempenho nela. 

    Grande parceiro, Guto !!
    A idéia foi também de mudar a motorização(de 15 para 25/30hp) desde o início(topo), fato que me levou a pensar em mudar para um barco de boca maior(1,60m) e comprimento de 5,5m, sendo que os modelos citados acima não ultrapassam demais esses 100kg recomendados por você, pois também prezo pela praticidade e mobilidade de chegar e sair dos locais de pesca.

    OBS: Uso hélice 9 1/4 X 11 - J 

    Forte abraço.

     

  7. 28 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

    vc pesca com ql motor? em qtos? tralha pesada? tem trato? muita bebida? vc eh gordo? teus amigos sao gordos? onde vc pesca normalmente? com qual frequencia? vc pesca que tipo de peixe? vc ja usou quais barcos? vc pretende mudar algo na sua tralha? 

    Olá, Astra-Taranis !!

    * Pesco sempre com um motor de 15hp Yamaha(2011) com tanque cheio.
    * pouca tralha(uma caixa térmica com algumas latinhas e gelo(lógico) e uma sacola contendo iscas artificiais 
    * motor elétrico e bateria(70Ah) 
    * pesco geralemente robalo e tucunarés em lagos, represas, rios e estuários (águas abrigadas)
    * Eu com 90kg e outro ocupante de aproximadamente 100kg
    Usei um barco Best Bass 5,0m da Pantanaltica e já andei num Calaça Flash Bass 5,0m, ambos com o meu motor.....bem melhor o desempenho, principamente em águas mexidas(marolas).

  8.  

    4 horas atrás, Mario Kikuta disse:

    Já tive um Pety tb, gostava do barco, e eu acredito que vc não notará muita diferença no desempenho do barco  não

    Vc pode trocar o barco por uma configuração diferente do bico para ter mais estabilidade parado, para ter um barco mais bonito, para ter um barco maior, simplesmente para ter um barco novo, mas dai dizer que vai melhorar o desempenho a ponto de compensar o investimento por si só .... acredito que não

    Companheiro Mario,

    Tive experiências em outros barcos usando o meu motor(Yamaha 15hp) e os resultados foram diferentes. É lógico que essa parte da estabilidade está sendo levada em consideração, mas com certeza o meu barco PetyBrazil 500L atende a minha necessidade de pesca, no entanto, acredito que os semi-chatos nos dão um maior conforto em termos gerais.

    Vamos ver no que dá !!! Abraço

  9. Em 06/09/2017 em 09:40, João Biguá disse:

    Nós tivemos um Pety de 6 metros com motor de 25 (Mercury Sea), borda alta, semi chata, com plataforma de aluminio. Até hoje sinto saudades dele.

    Pois é, João !!!
    Tenho um modelo PetyBrazil atualmente, mas sinto que a sua navegabilidade fica meio para trás quanto aos concorrentes de hoje em dia, sendo que o desempenho dos barcos em evidência(acima) têm muito menos arrasto, portanto um aproveitamento e economia maior.

  10. 6 horas atrás, Guto Pinto disse:

    Eu vi os 4 pessoalmente.  Porém nunca naveguei em um.  O Acabamento da Calaça é o melhor deles disparado, tanto arremates como pintura, os outros foram cópias deles .  O da Uai se não me engano tem 1.10 de fundo contra 1m do FB ou BB portanto será o mais estável .  O Grand Flash bass é muito grande um barcão porém na minha opinião é barco pra motor 40hp se for usar com muita tralha.   

    Valeu, Guto !!!
    A estabilidade e conforto no deslocamento na embarcação(principalmente sem movimento) será um fator importante para a decisão.
    Achei que o Grand Flash Bass(1,25m de fundo) pudesse andar bem com um motor de 30hp com umas 3 pessoas(+tralha).
    Vou buscar alguns vídeos e/ou depoimentos dos companheiros ou pelo YouTube.
    Obrigado pelas dicas !!!

  11. 7 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

    Pela minha experiencia eu iria neste 

    1. 02 - BEST BASS MASTER 5,5m  ( PANTANALTICA)

    Quando fui comprar o meu cotei na calaça e na pantanaltica, e sem duvida o pré e o pós atendimento da pantanaltica da de 1000 a zero na calaça, tentei contato varias vezes com eles e so foram me responder quando ja tinha comprado o meu. Fiquei imaginando se o pré vendas é assim imagino o pós.

     

    O Saulo da pantanaltica é extremamente exigente com a qualidade dos barcos, super atenciosos e só usam produtos de primeira linha. Quando comprei o meu diariamente eles me mandavam fotos com a evolução.

    Eu iria de olhos fechados em qualquer modelo da pantanaltca.

     

    abraços

    Obrigado pelas dicas, João !!!
    Forte abraço !

  12. 8 horas atrás, Marcelo Pirozzi disse:

    Pessoal, gostaria de algumas dicas,  quais os sites que vocês me indicam para comprar tralha de pesca, um que seja confiável e que tenha bons preços?

    Companheiro Marcelo !!!

    Recomendo o atendimento e os preços da www.mgpesca.com.br  onde o Rômulo e equipe são muito solícitos com os seus clientes.
    Na indisponibilidade deles, sugiro o iscaecompanhia.com.br , pela sua variedade em iscas e materiais.

    Abraço.

  13. Olá, Pessoal !!!
    Tenho um conjunto 5,00m + 15hp e estou inclinado a adquirir um novo barco(alumínio 5,5 ou 6,00m) para motorização 25hp, em busca de mais conforto, estabilidade e navegabilidade, mas ainda fico em dúvidas quanto a qualidade dos modelos pesquisados.
    Utilizo sempre em águas abrigadas, estuários, manguezais, lagos, represas, etc, sempre em pesca com iscas artificiais(robalos, tucunarés...).
    Dos modelos pesquisados dentro do orçamento previsto, achei interessante os seguintes barcos: 

    1. 01 - GRAND FLASH BASS 5,5 m (CALAÇA NÁUTICA)
    2. 02 - BEST BASS MASTER 5,5m  ( PANTANALTICA)
    3. 03 - BLACK BASS 550      5,5m   (UAI NÁUTICA)
    4. 04 - FLASH BASS PRO FISHING 5,5m   (CALAÇA)

    Gostaria de saber das experiências e opiniões dos companheiros que conhecem navegaram ou possuem as referidas marcas, dicas sobre a composição do material, acabamento e até mesmo mais algumas outras indicações, sempre dentro da mesma proposta do conjunto.

    VALEU, TURMA !!!!

    GRAND FLASH BASS 5,5M (CALAÇA).png

    BEST BASS MASTER 5.5M (PANTANALTICA).png

    BLACK BASS 550 (UAI NÁUTICA).png

    FLASH BASS PRO FISHING(CALAÇA).png

  14. 23 horas atrás, Elian disse:

    Além do já citado, dê uma limpada no tambor onde as sapatas do freio centrífugo trabalham que podem estar contaminadas com óleo.

    Outra ação, pode ser que a linha no carretel esteja "frouxa" devido ao recolhimento de iscas leves. Solte toda linha do carretel e recolha novamente com pressão, costuma ajudar.

    Obrigado, Elian !!!

    Vou me cercar desses cuidados a partir de agora !!

    Abs.

  15. Em 10/01/2017 at 08:31, Diego Cruz disse:

    Bom dia campeão tudo bem!? então já passei por um problema desses com a carreta de um amigo eu fiquei encucado com o peso real da isca em alguns casos a isca era mais leve ate do que estava especificado (aconteceu com uma aicas bad stick 7cm) outra coisa o que o amigo Eduardo falou rolamentos...não sei o quanto tempo tem com ela mas da um belo banho de benzina ou ate mesmo com álcool 70º que deve solucionar o seu caso (não se esqueça de apos o "banho" secar bem e lubrificar novamente os rolamentos)

    Valeu, Diego !!!

    Obrigado pelas dicas, companheiro !!!

    Abraço.

  16. Olá, pessoal..... A minha carretilha Venator Gts ultimamente vem apresentando problemas no freio, ocasionando cabeleiras constantes, principalmente quando utilizo iscas leves. Sempre usei o freio no mínimo, mas hoje utilizo o freio quase todo fechado e ainda acontecem os problemas(cabeleiras), me obrigando a usar o botão da sintonia fina, perdendo assim muito da qualidade do arremesso.
    Alguém aqui já passou pelo mesmo problema.....Alguém pode me orientar como proceder ?

    Grato.

    Unknown.jpg

×
×
  • Criar Novo...