Ir para conteúdo

Gabriel Tolini

Membro
  • Postagens

    19
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Gabriel Tolini

  1. Boa noite. 

    Gostaria de pedir ajuda para escolher uma boa carretilha para os açus. 

    Estava pensando entre Venator Lite ou a Abu Garcia Revo 3 Première.

    Me incomodo um pouco com carretilhas muito pesadas. Por isso pensei nas duas.

    Uma pesa 155g (venator) e a outra 166g (Abu).

    Os drags também são um pouco diferentes. São 6,5kg (venator) e 9kg (Abu).

    Nos recolhimentos são 8.3:1 (venator) e 7.1:1 (Abu).

    O que vocês indicam mais? Existe alguma outra carretilha que encaixa bem no que quero?

     

     

    Obrigado, abracos! 

     

     

  2. 2 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

    Pois é a sua citica para pesqueiro vai bem sim , possui uma excelente estrutura , é muito melhor que a série nova , quanto a tatula vai muito bem tb , mas evidente que para iscas um pouco mais pesadas.

    Vejo 2 possibilidades no seu caso , evidente que entendo estar usando varas e linha compatível , a primeira uma custom , que irá melhorar o arremesso a segunda uma boia de arremesso , muito comum para iscas mais leves ou até moscas.

    A turma tem usado como recurso , abraços !!!!

    Valeu demais Chedid. Vou olhar as boias. Um amigo me disse que iria me ensinar uma maneira de usar o alface com uma bóia que ele mesmo faz. Se for interessante posto umas dicas aqui no fórum sobre isso.

    2 horas atrás, TiWillian disse:

    @Eduardo Chedid a emoção é justamente a pesca na superfície sem o uso de boia, aqui em Goiânia usamos somente a isca direto na linha com um pequeno pedaço de multi na ponta pro peixe não cortar fácil, usamos iscas realmente muito leves como pedaço de mortadela em um anzol 2/0 e um pequeno EVA pra ajudar na flutuação, a batida é como a de um tucunaré ou traíra em uma isca de superfície, a adrenalina vai a mil e só sai os grandes redondos, dificio entrar um abaixo de 15Kg, na maioria das vezes sai acima de 20Kg. 

    Isso!! Hahahaha

    É pancada mesmo!!!!

    Tirei um de 24kgs semana passada. E olha que tinha muito vento, a linha tava dando muitá barriga, atrapalhava na hora da ferrada. Pra você ver o tanto que o bicho bateu bruto. Uma hora vamo topar lá no lago verde @TiWillian 

    Se tiver em grupo de WhatsApp da galera aqui em Goiânia que marca de ir pescar lá, me põe lá. (62) 99937-7473

    abracos

  3. 5 horas atrás, Mauricio Andrade disse:

    Gabriel,

    Antes de procurar por uma carretilha nova, verifique sua vara, ela pode ter um casting muito grande para esse tipo de isca.

    E agora entrando na carretilha, se puder nos dizer o quanto quer gastar podemos dizer qual é a melhor opção de carretilha pra vc.

    Abraços

    Cara, eu pensei na Tatula...

    Acho que até esse preço...uns 500 reais...pra pesqueiro imagino que gastar muito no equipamento não seja interessante...

    Digo a Tatula pelo sistema TWS, parece ser muito bom pra arremessos. E ja li sobre a carretilha, e dizem ser muito bem acabada. 

    Valeu! Abraços! 

  4. 6 horas atrás, TiWillian disse:

    Gabriel sua carretilha é boa a questão é a distância que você quer alcançar, com essas iscas os arremessos são curtos mesmo mas com muito treinoda pra conseguir ir aumentando a distância eu já usei a citica e por incrível as melhores distâncias eu consegui com a primeira venator as melhores distâncias , acredito que você pesca no lago verde e lá a maioria usa a curado. 

    Eu divido a salsicha em 3 partes e consigo uns 40 metros no arremesso e usando uma contender gto da MS. 

    Entendi.

    Isso no lago verde mesmo. Tenho só algum receio de usar a citica demais em pesqueiro, acho que desgasta muito.

    Acho que uma carretilha mais em conta era uma boa, como a sua contender...

    Aproveitando as dicas aqui, você  conhece a vara F2 7" 40lbs da Rapala? Ou a Braspon Impala 7" 40lbs? O que pode me falar sobre elas? 

     

    Abraços! 

  5. Boa noite.

    pesco algumas vezes em pesqueiro, e a maioria das vezes pescaria de superfície sem bóia. Muita das vezes com iscas muito leves, como: alface, pao, pequenos pedaços de salsicha

    queria algumas indicações de carretilha pra arremessar bem, e com uma distância boa, esse tipo de isca leve.

    a minha citica 201e não está ajudando muito. É uma boa carretilha, mas não vai muito bem na hora de arremessar iscas desse peso.

    Abraços. 

  6. Boa noite galera.

    Quais varas leves vocês aconselhariam para conjunto com Shimano Aldebaran HG? 

    Para pesca de tucunarés azuis e amarelos. 

    Na minha cabeça penso em uma vara de 14Lbs 5'6" e de ação rápida. As de 17Lbs já acho pesada pra esses tucunarés. 

    Mas nao consigo achar uma bacana. Geralmente as de 14 Lbs e ação rápida são mais caras. As baratas de 14Lbs são de ação lenta...E se for por isso, melhor customizar uma com CBM, sai um custo beneficio melhor.

    queria algo em torno de 250 a 300 reais no máximo.

     

    Valeu! Abraço a todos. 

     

  7. Claro que as dicas servem! 

    Mas criei apenas para ser mais uma ferramenta de informação. 

    Estou participando de alguns outros grupos sobre pesca, e aprendo bastante por lá também. Mas claro, nesses grupos precisam ter regras e serem reapeitadas pra quem participa conseguir tirar proveito das informações. Caso perceba que não esteja funcionando como eu quero, é só encerrar o grupo.

    Mas não deixarei de usar o fórum de jeito nenhum. Aqui existem informações valiosas sim. De pessoas experientes e receptivas. 

    Mas utilizo de todas as fontes de informações possíveis, inclusive revistas que acho que a maior parte da população não utiliza mais. Realmente 99% dos grupos são bagunçados, já sai de muitos. Mas estou em alguns que as pessoas respeitam as regras e utilizam de forma produtiva.

    Mas obrigado pela recepção. Com certeza esse é o melhor fórum de pesca que tem pela internet. Abraços! 

    4 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

    Boa tarde, Gabriel....seja muito bem vindo.

    Confesso que ainda tento entender um pouco o q se passa na cabeça do amigo ao se registrar no fórum para arrumar interessados para um grupo no WhatsApp...rsrs...É sério, e não veja isto como uma tentativa minha de toli-lo da sua ideia...rsrs...Mais abaixo vc entenderá q isso não me preocupa mesmo.

    O WhatsApp é uma ferramenta fantástica e revolucionária, mas ela não serve (na minha opinião) para gerar conteúdos q sirvam/servirão como ensinamentos futuros. Ou seja, vc irá ensinar e aprender dicas sobre o tucunaré que em menos de 3h se perderão para sempre. Pergunto, para que perder tempo digitando extensos textos (muitos deles muitíssimo interessantes), para q apenas 10, 30, 50 usuários o leiam e depois de 1 dia ele se perca?!?! Essa é uma pergunta q não paro de me fazer.

    Eu sou participante de uns 100 grupos de zapzap...é sério. São tantos grupos q nem aguento mais. Se meu pai criar um grupo chamado " Minha Família Querida " eu vou sair do grupo pq minha vida já não mais suporta esse tanto de informações inúteis (99% delas).
    Sabe o q eu faço quando alguém pergunta no zapzap sobre qualquer assunto q possa continuar ajudando outras pessoas?!?!?
    Eu crio um tópico aqui no fórum e posto apenas o link no zap toda vez q a mesma pergunta é refeita. E olha, o mesmo assunto é perguntando sempre, sempre, sempre.
    Eu não perco mais tempo em digitar tudo...Eu posto apenas no link.

    Hj o zapzap é a ferramenta da vez (juntamente com o Facebook). Como eu disse, elas são fantásticas e viciam de uma forma q todos nós (e eu me incluo neste grupo), sentimos a necessidade de estar conectado 24h por dia. É um verdadeiro vício q está prejudicando a vida de muita gente.
    E nós, como fórum, não temos o menor problema com novas mídias sociais q estão bombando ou q ainda nem foram criadas e irão bombar ainda mais. Se posso ajudar lá no zap, ajudo sem problema.

    Fórum existe para gerar conteúdo. Serve pra vida inteira.

    Se vc faz uma pescaria show e posta suas fotos apenas no zapzap...como eu disse acima, em 2 dias suas fotos já eram.

    Se vc posta um relato completo, bem escrito e redigido aqui no fórum (ou em qualquer fórum que seja), ele estará sendo sempre consultado. Sou de dizer pra vc q nós vamos partir desta pra outra e os nossos netos, bisnetos e etc, poderão consultar estes relatos sabe-se lá até quando. Será q estou " viajando na maionese" ??? Eu aposto que não.
    Na verdade somos os bebês da internet...

    Poste seu ensinamento/aprendizado onde ele possa ser recuperado. Não perca tempo na vida com algo é mais volátil q acetona.

    Minhas palavras acima podem não servir de nada para vc....mas, pelo fato delas não se perderem com o tempo, tenho a certeza q para vários outros elas servirão....rsrs

    E faça um teste aí...Lá em cima do fórum tem um campo PESQUISAR.

    Quando a turma lá da sala perguntar alguma coisa, venha aqui no fórum e dê uma pesquisada antes. Tenho quase certeza q 90% das vezes precisará postar lá apenas o link do tópico....rss

    Abs....e boa sorte...:good:

     

     

     

  8. 2 horas atrás, Thadeu Ortona disse:

    Isso mesmo, a International 30VSW com uma boa cama de multi terá uso para ambas espécies. (para Piraíbas como segunda vara, a primeira será a 50VSW) A vara, se de boa qualidade, está ótima para Pirararas sim.

    Obrigado Gustavo. Sinto lhe dizer, mas não acho que vale a pena ir até lá com equipamento que não é recomendado. Capacidade de linha da Master EX60 0,90mm é baixa e a Piraíba não vai nem sentir o drag. Já ví pessoal utilizando sim, mas o problema é ela abrir o bico no meio da briga e você perder o que pode ser O PEIXE da viagem, não é ?!

    Também tenho a Master EX60, mas uso apenas em pesqueiros. Uma sugestão é a Penn Senator 115L 9/0, caberão 500 metros de linha 0,90mm e terá um ÓTIMO e CONFIÁVEL equipamento em mãos. Dá uma olhadinha com os meninos da Penn Raíba, eles trabalham apenas com a linha MADE IN USA. www.pennraiba.com.br

    Valeu demais as dicas, Thadeu!

    Louco pra tirar as minhas primeiras pirararas e piraíbas da água.

    abraço!

  9. 5 horas atrás, Thadeu Ortona disse:

    Fala Gabriel.

    A questão da pesca de Pirararas no Araguaia é bastante complexa, pois elas vão DIRETAMENTE para galhada. Então, não é válido colocar uma linha mais fina. Acho que o ideal seria a Penn International ou PENN SQUALL 30VSW, com elas você consegue colocar 300 metros de linha 0,90mm ou ainda uma boa cama de multifilamento 100lbs e mais 250 metros de 0,90, podendo utilizar para Piraíbas também.

    Obrigado Silas.

    Entendi.

    Vou ver se pego uma International 30 VSW então.

    Ja que vou trazer de fora, vai ter um preço bacana.

    E uma vara de carbono maciço de 80Lbs com a 30 vsw tá bom né?

    Pras piraíbas meu conjunto é vara de 120Lbs carbono maciço, e Penn international 50 vsw

  10. Em 20/02/2017 at 21:23, Thadeu Ortona disse:
    
    Amigos.
    
    Fiz este texto com o intuito de auxiliar os pescadores em sua primeira aventura no Rio Araguaia.
    
    Espero que ajude a todos.
    
    Dicas para sua 1º Viagem ao Rio Araguaia
    
    Todo pescador esportivo, com certeza já assistiu a vídeos, leu matérias ou pesquisou sobre a pesca
    esportiva no tão maravilhoso Rio Araguaia, quanto mais os pescadores do estilo “pesca extra pesada”, não é ?!
    
    Porém, muitos ainda acreditam ser uma distante realidade, pois acham caro, longe ou dizem não ter 
    equipamento ou conhecimento para este tipo de pesca.
    
    Com esse texto, tentaremos desmistificar um pouco disto, desde os preparativos até a tão sonhada 
    pescaria e fazer com que mais pessoas desfrutem do nosso esporte.
    
    Primeiro temos que saber que a pesca esportiva é permitida por lei de: 01/03 a 31/10 e é proibida
    no período de 01/11 a 28/02 devido à época de reprodução dos peixes (Piracema).
    
    Todo pescador deverá portar sua licença federal de pesca em dia. Ela deve ser solicitada via 
    internet no site do Ministério da Agricultura.
    
    Link: http://sistemas.agricultura.gov.br/pndpa/web/pesca_amadora.php
    
    Vamos lá !!!
    
    I – O que eu quero pescar ?
    
    Na extensão do nosso Rio Araguaia, podemos encontrar diversas espécies de peixes, tais como: 
    Cachara, Piraíba, Pirarara, Pirarucu, Barbado, Piau, Piavuçu, Cachorra, Jaú, Tucunaré, Abotoado, 
    Caranha, Corvina, Pacu, Piranha, Aruanã, Traíra, Acará, Mandi, Bicuda, Curimatã, Apapá, entre outras.
    
    Com a escolha do “peixe foco”, você saberá se sua pescaria será leve, média, pesada ou extra 
    pesada e assim, conseguirá decidir em qual local do Rio pescar, quais pousadas, guias e equipamentos 
    escolher, facilitando todo o processo de programação da viagem.
    
    II – Equipamentos
    
    Com o tipo de pesca escolhido (leve/médio/pesado/extra-pesado), você terá uma boa noção de qual 
    equipamento utilizar. Neste texto, daremos foco a pesca pesada e extra-pesada, pois é a modalidade 
    que mais sentimos falta de informações atualmente.
    
    As pescarias de Pirararas e Piraíbas são bastante peculiares. 
    
    Em relação as Pirararas: normalmente, depois de fisgadas, jogam muito sujo, nadam atrás de enroscos 
    no rio para dificultar sua captura. Motivo pelo qual indicamos linha de 0,90mm com boa qualidade, 
    resistência à abrasão e carretilhas com grande drag.
    
    Já a pescaria de Piraíbas é algo totalmente fora do comum, pois pode-se passar 3 a 4 dias inteiros
    no rio para conseguir a primeira fisgada. Por esse motivo indicamos equipamentos com grande capacidade
    de linha, qualidade e resistência. Afinal, após esperar tanto tempo, nada é mais frustrante do que 
    perder a foto com nosso troféu devido a equipamento de baixa qualidade.
    
    Pesca Pesada – Pirararas/Jaús
    
    Para este tipo de pesca, os equipamentos mais utilizados são:
    
    - varas: mínimo 80lbs*, 5´8´´ a 6,6´´(1,75m a 1,98m), ação rápida, com roldanas ou passadores.
    
    Tais como: Millenium Gladiator Pesca Brasil 50-80lbs; Star River Jaú 60-80lbs; GiantCatfish Marine
    Sports 60-120lbs; ShimanoTrevalla (diversas libragens); Intergreen Hematita (diversas libragens);
    
    - carretilhas/molinetes: com capacidade de 200 metros de linha monofilamento 0,90 mm e ótimo drag.
    
    Tais como: Penn Senator 113H/HLW 4/0; Penn Super Long Beach 67/68; Penn International 16VS; Penn 
    Squall 16VS; Penn 345GTI; Shimano Tekota 800.
    
    - linhas monofilamento*: 0,92mm Max Force; 0,90mm Intergreen.
    
    - empate de aço: de 120 a 200lbs, com luvas duplas;
    
    - anzóis: de tamanhos adequados ao peixe e isca, normalmente variam entre 8/0 e 12/0. Tais como: 
    Mustad Mod. 92247 ou 92553; Gamakatsu Big River.
    
    - chumbos de tamanhos variados de acordo com a correnteza;
    
    Pesca Extra Pesada - Piraíbas
    
    Para este tipo de pesca, os equipamentos mais utilizados são:
    
    - varas: mínimo 80lbs*, 5´8´´ a 6,6´´(1,75m a 1,98m), ação rápida, com roldanas ou passadores.
    
    Tais como: Giant Catfish Marine Sports 60-120lbs; Shimano Trevalla/Terez 80-200lbs; Intergreen
    Hematita 150lbs; Penn International Tuna Stick 50-100lbs; Penn International V 50-100lbs; 
    Star River Combat 40-180lbs.
    
    - carretilhas/molinetes: com capacidade mínima de 300 metros de linha monofilamento 0,90 mm 
    e ótimo drag.
    
    Tais como: Penn Senator 114H 6/0; Penn Senator 115L 9/0; Penn International 30 e 50VSW; Penn 
    Internacional 70VS; Penn Squall 50VSW; ShimanoTekota 800; ShimanoTiagra50.
    
    - linhas monofilamento*: 0,92mm Max Force; 0,90mm Intergreen.
    
    - empate de aço: de 120 a 200lbs e com luvas duplas;
    
    - anzóis: normalmente variam entre 10/0 e 12/0. Tais como: Mustad Mod. 92247;Gamakatsu Big River.
    
    - chumbos de tamanhos variados de acordo com a correnteza;
    
    *Observação: alguns modelos de varas como as Penn, possuem em suas especificações “50/100lbs”, 
    porém por serem feitas com excelente material, garantem mais durabilidade e resistência do que 
    varas de qualidade inferior que “prometem” 200lbs. Ou seja, sempre atente-se ao material que a 
    vara é feita e as opiniões dos demais amigos pescadores. Perguntar nunca é demais.
    
    **Observação: é comum também o uso de carretilhas/molinetes com menor capacidade de linha 
    monofilamento. Então, para não ficar com pouca linha, o seguinte procedimento é feito:
    
    - coloca-se de 200 a 300 metros de multifilamento 100lbs “por baixo” e completamos o carretel 
    com monofilamento 0,80 ou 0,90mm. Como a parte da linha que mais sofre abrasão é aquela que está 
    mais próxima do peixe, nos dá uma margem de segurança pra trabalhar o troféu. Este processo é 
    normalmente chamado de “fazer cama de multi”.
    
    III – Guias
    
    São as pessoas que têm mais de 99% de mérito na captura dos nossos troféus, que nos levam aos 
    melhores pontos de pesca, ajudam a aprontar as refeições e fazem de tudo para que nossa pescaria 
    seja maravilhosa.
    
    Algumas pousadas oferecem o pacote completo (com guia/combustível/bebidas/gelo inclusos), porém 
    muitos pescadores, principalmente de piraíbas, preferem reservar a pousada e guias separadamente.
    
    Essa escolha é de cada pescador, por isso, analise antes de escolher o pacote da pousada, o que 
    irá fazer.Caso queira reservar com o próprio guia, entre em contato o quanto antes para saber as 
    datas disponíveis em sua agenda e depois, reserve uma pousada.
    
    Os guias também ajudarão na captura das melhores iscas para sua pescaria.
    
    IV - Pousadas
    
    Com a pesca esportiva crescendo, as pousadas a cada dia estão mais confortáveis e com mais 
    benefícios aos pescadores e suas famílias. As margens do Rio Araguaia são repletas de ótimas 
    pousadas que atendem desde aquele pescador que quer apenas pernoitar quanto o pescador mais exigente.
    
    Com uma simples busca na Internet, você pode analisar as opiniões e ver fotos para facilitar sua escolha.
    
    V - Viagem
    
    As passagens de avião, normalmente, são bem em conta se compradas com certa antecedência.
    
    Por exemplo:
    
            ·         São Paulo/Goiânia – Goiânia/São Paulo – em média R$ 400,00 reais por pessoa;
    
    ·         São Paulo/Brasília – Brasília/São Paulo – em média R$ 380,00 reais por pessoa;
    
    Porém, do aeroporto das cidades acima destacadas até Luiz Alves, são (em média):
    
          ·         Aeroporto de Brasília/Luiz Alves – aprox. 573km;
    
    ·         Aeroporto de Goiânia/Luiz Alves – aprox. 524km;
    
    Existem 3 alternativas:
    
          1.      Aluguel de carro no aeroporto;
    
    2.      Reservar transfer com motorista;
    
    3.      Ônibus até o centro de São Miguel do Araguaia(providenciar transp até Luiz Alves – aprox. 50km).
    
    VI - Cuidados
    
    Devemos tomar muitos cuidados com o sol e insetos nesta pescaria, afinal passamos o dia todo no Rio.
    
    Sendo assim, roupas com fator solar, boné, buff, calça e luvas tornam-se indispensáveis para o 
    seu bem estar. Além disso, um ótimo protetor solar e repelentes não podem ser esquecidos.
    
    Esperamos que este simples texto lhes ajudem a programar sua próxima pescaria.
    
    Boa Sorte
    
                                                                                      

     

    Fala Tadeu beleza?

    estou de olho em uma Penn International 16vs para usar nas pirararas...

    Mas parece que a capacidade dela e 200m de linha 0.80mm...então 0,90 seria bem menos...Realmente essa é a capacidade dela? Sera que não preciso fazer uma cama de multifilamento se adquirir essa carretilha? 

     

    Valeu. Abraços. 

  11. Olá,

    Sou novo por aqui, mas já li bastante coisa que me ajudou.

    Então, vou pegar carona neste tópico que com certeza alguém com experiência pode me ajudar.

    Tenho equipamento apenas para piraíba, e como um parente está nos EUA estou de olho na Penn International 16vs para as pirararas, para fazer conjunto com uma vara 80Lbs.

    A capacidade dessa carretilha é de 200m de 0,80mm...Será que é melhor usar os 200 de 0,80 ou tentar por 0,90 (que eu não sei quantos metros vai ser a capacidade).

    Ou então fazer a cama de multifilamebto e completar com 0,90? 

    Valeu! Abraços!

    Parabens pelas participações no fórum, são uma aula.

     

     

×
×
  • Criar Novo...