Ir para conteúdo

Alessandro Sanches

Membro
  • Postagens

    402
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Posts postados por Alessandro Sanches

  1. Em 17/12/2021 em 07:34, Eduardo Guapiaçu disse:

    Ola pessoal. Passando para dar um feedback sobre o meu mercury50. Tudo resolvido. Depois de muito lutar, coloquei o bicho pra funcionar. Está zerado, compressão 100% nos 3 cilindros, cdi ok, velas novas, carburadores revisados, tricker novo, revisão geral na parte eletrica, tudo do motor até o comando remoto, tudo ok, chave de partida nova, enfim, tudo, exatamente tudo revisado, instalado o solenoide do afagador, que foi retirado, isolado o lub ( ja não tinha quando comprei) mitura direta no tanque. Revisão nos cabos de velas, troca do estator, regulador de rpm, tudo tudo tudo revisado. Mas  então qual era o problema do motor... ???? o motor foi feito completo. Quando da montagem isolaram o lub. Os bicos do sistema do lub que são 5 deveriam ser isolados, e aí foi o problema, O isolamento fora feito, e nos dois pontos do check, um acima do carburador 1 e outro à esquerda e abaixo do carburador 3, estavam ligados de forma errada. O mercury tem um "T" entre os carburadores 1 e 2, que é da alimentação do lub, mas sem o lub, deveria ser isolado... correto? Pois bem, pegaram a saida do "T" e ligaram no check do lub superior, e quando do funcionamento do motor, apos as 3 cubas estarem cheias de gasolina, o excesso estava sendo jogado dentro da camara de admissão, ou seja, excesso total, motor não afirmava, jogando gasolina e oleo pelo escapamento, ficando uma "baba" enorme, e eu batendo que os carburadores estavam com problema. O defeito foi descoberto, quando a mangueira de gasolina era desconectada do motor,  ?! por que????? com o corte de combustivel o excesso diminuia e o motor limpava, e assim voltavam a funcionar regularmente os 3 cilindros, e partindo daí, numa melhor analise do problema, acabei descobrindo ( com o manual do motor em maos ) de onde vinha o problema. Solucionado isso, isolados os pontos do lub, o motor e instalado o sistema do afogador na chave ( solenoide ) o motor esta um relogio, partida fácil, lenta estável, bateu pegou, giro na casa de 5.500 rpm com 3 pessoas na lancha, ou seja, Estou feliz por ter solucionado este problemão.....

    Show de bola!!

     

    Parabéns!!

     

  2. Excelente tópico!!

     

    Com relação as velas de Irídium, pensando na economia de consumo, acho que vale a pena!

     

    Quanto ao Jack Plate achei muito interessante, melhorou a velocidade, apesar de que o custo de investimento não é tão pequeno, maassss, é de se pensar rsrsrs

     

    Obrigado por compartilhar suas experiencias!!

     

    Abçs!!

  3. Bom dia a todos!

     

    Para esgotar o combustível no final da pescaria eu faço esse procedimento com a mangueira de combustível conectada ao motor!

     

    Simplesmente coloco o tanque na posição vertical de modo que o pescador de combustível fique acima do nível da gasolinal!

     

    Desta forma, além de queimar o restante de combustível do carburador, também queimo o combustível que fica na mangueira do tanque de combustível!!

     

    Abçs!!

     

  4. 18 horas atrás, Joao Rachid disse:

    Pessoal, tudo Beleza! Tenho um Spot Bass com Motor Mercury de manche de 50 HP! O Barco é o mais confortável que pesquei ate hoje! As duas plataformas são muito confortáveis e pescam 03 pessoas tranquilamente! Tenho um Motor Elétrico de 54 Lib. que é mais que suficiente! Não tenho nada a reclamar do atendimento da Quest! Navegabilidade é boa! Eu não ligo pra barco correr demais, mas se isto for importante, basta aumentar a motorização. Se não me engano pode ir até 110 HP!

    Blza João!!

     

    A pilotagem no manche ficou confortável?

  5. 9 horas atrás, Guto Pinto disse:

    Vai de uso, particularmente se  fosse comprar pra mim seria o Yamaha, não tenho mecânico fácil, eu manjo um pouco aí pra desmontar apenas 1  carburador eu mesmo faço isso.  Acho ele mais leve pra pilotar , o câmbio na frente é bem prático, o Mercury judia da mão se vc anda muito tempo cabo enrolado  e tem o velho problema de juntar borra nos carburadores com facilidade quando fica parado nesses motores com 3 carburadores.  E antes que falem que virei fan boy só pq recentemente troquei  meu Mercury 25 Seapro por um Yamaha 30 , temos mais 3 motores em casa um Merc 5hp, um Mariner/ Yamaha 15 , um Tohatsu 18 e esse Yamaha 30, ou seja eu tenho 2 Tohatsu e 2 Yamaha. Agora se vc pensa em preço de aquisição x desempenho x economia sem duvida Mercury 50 .  

    Blza Guto!!

     

    Como é o consumo do Yamaha 30 HP?

     

    É parecido Com o Mercury 25/30 HP?

     

     

  6. Em 21/10/2019 em 15:59, Guto Pinto disse:

    Eu tive um Seapro 30hp por 10 anos e fiz tudo que é teste possível e usei em um monte de barco.  3 coisas que se faz pra melhorar um pouco o rendimento  nessa potência, é ajuste do trim conforme o peso que vc ande, regulagem da altura do motor frente a placa antiventilação e selecionar o passo ideal do hélice, feito tudo isso se consegue o desempenho máximo( difícil ultrapassar 10 a 15 % do desempenho inicial), mais que isso só partindo pra um motor maior.  Velocidade em náutica tem inumeras váriaveis, então não fiquem fuçando em motor não é porque   o motor do fulano atinge X de velocidade que o seu vai atingir, já atingi mais de 54km/h num 30 e no mesmo motor  já  usei em condição que não passava de 38km/h. Tudo depende  do peso carregado, tipo e estilo de barco, corrente vento e altitude.   Normalmente o Mercury 25 sp/ 30 ele pede uma hélice passo 12 quando se anda com um pouco mais de peso, pelos testes que fiz acima de 250kg no barco ela já é vantajosa.  

    Bom dia Guto!!

     

    Concordo com você, e, no meu caso, foi o que disse, se quiser mais velocidade, só partindo para um Mercury 50 HP.

     

    Porem, também no meu caso, meu objetivo era fazer o motor trabalhar num giro mais próximo do ideal possível, como havia dito, com o hélice passo 13, tava dando 4.800 giros e com o hélice passo 12 ficou em 5.300 giros.

     

    Pelo que sei, conversei e pesquisei, de forma geral os motores 30 HP, num casco com dimensões parecidas com o meu, dão uma velocidade media de 42 a 49 km/h (se olhar o próprio tópico aqui do fórum "Qual a velocidade de seu barco" veremos isso), outras velocidades na casa dos 50 km/h acho que são exceções. Velocidades acima dos 50 Km/h, num conjunto como o meu, só de motor 40 ou 50 hp pra cima.

     

    Mas penso que todos devem buscar o melhor desempenho/ajuste de seu conjunto, para o que motor trabalhe "redondo".

     

    Abçs!! 

  7. Estou com um motor Mercury 30 HP também (estou no 2º tanque)

     

    Meu casco é um Brazuka 500 da MetalForte, todo plataformado, piso elevado, viveiro central grande, enfim, é um barco pesadão.

     

    Fiz o teste no domingo 13/10, com hélice original 9.9 x 13. 

     

    Estava sozinho, porem tinha uma bateria de 120 amperes para o motor elétrico, uma bateria de 75 amperes para a partida elétrica do motor de popa, tralha de pesca (muita coisa rsrs) e caixa térmica. A represa estava um espelho!!

     

    Nestas condições (hélice x peso do conjunto x condições climáticas) o motor deu 4.860 rpm e bateu 42 km/h.

     

    Na segunda-feira passada comprei um hélice da Sorabo 9 7/8 x 12 (indicação do amigo Taylor aqui do FTB) e no sábado 19/10 fui pra água novamente.

     

    A tralha/conjunto de pesca era a mesma, porem a represa esta com um pouco de vento e de marolas (não estava lisa como no teste anterior).

     

    Nestas condições, o motor deu 5.300 rpm em 90% do tempo (em um momento ou outro deu um 5.360 ou 5.260, mas a maior parte ficou nos 5.300 rpm) e a velocidade foi para 44,5 km.

     

    Acho que pro meu conjunto (barco pesado) ta excelente, mais que isso, só trocando o motor mesmo.

     

    Abçs!!

  8. 7 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

    Vou acompanhar este tópico, pois mês que vem vou colocar no meu. O meu é um granflashbass Calaça com Mercury 50hp. Assim que colocar posto os dados com números. Quanto a hélice discordo um pouco do Guto, coloquei no meu motor e ganhei em média 10% de rendimento. O que ao meu ver faz valer a pena, mesmo o custo sendo caro, hj já achamos helices de inox para moteres pequenos no Aliexpress a um custo bem mais acessível.

    Tem o link?

  9. 8 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

     

    Não é ignorância, Alessandro. Pergunta muito pertinente.

    Quando comprei um Etec 90, 0k, a turma da região de Parati-RJ já ultrapassava as 1.000h de uso sem mexer em pistão/biela e etc.

     

    Sou de falar q andando certinho você ultrapassa as 500h/600h sem qualquer tipo de dor de cabeça.

     

    Blza Fabrício!!

    Realmente não tinha noção disso mesmo!!

    500h/600 horas é muita coisa!!

    Agora, 1.000 horas, nunca imaginei que fosse possível sem manutenção mais "pesada"!!

    Claro, acredito que para chegar num número de horas desse, o motor deve ser sido muito bem usado!

    Muito obrigado pela contribuição!!

    Abçs!!

×
×
  • Criar Novo...