Ir para conteúdo

Marcelo Terra

Membro
  • Total de itens

    3.041
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    28

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Vagner em Dúvida - Diferença ação e potência   
    Para decidir corretamente, conheça os aspectos mais importantes desses itens fundamentais de sua tralha.
    Duas características das varas de pesca constantemente são citadas nas reportagens de pesca. Às vezes, somente uma delas parece. Por exemplo, quando se fala de varas rápidas, está se falando na AÇÃO desses equipamentos.
    Elas podem ser extra-rápidas, rápidas, moderadas e lentas. Esse comportamento está diretamente ligado á sua flexibilidade. Quanto mais lentas, mais flexíveis são.
    Isso porque a alta flexibilidade faz com que a reação na ponta ( e, conseqüentemente, na linha e no anzol ou na isca artificial) seja extremamente atrasada em relação à ação do pescador – mais especificamente, as fisgadas.
    Também pode ser conceituada como a velocidade na capacidade das varas em retornar à posição original. Quanto mais rígidas, mais rapidamente elas retornam a postura ereta. As varas mais rápidas também facilitam os arremessos, mas isso não quer dizer que todos devem procurar somente as extra-rápidas ou rápidas.
    Os pesos das iscas que você deseja lançar precisam ser levados em conta. Imagine comprar um vara dura para usar na pesca de dourados, arremessando iscas com 5 g. A isca vai cair em seus pés e, mesmo que você empreenda muito esforço, só vai conseguir um arremesso curto. Uma vara mole – mais indicada para trutas-, também não serve para iscas de 15 cm de comprimento e 30 g de peso, como as usadas na pesca de anchovas. Isso pode criar um problema traumático, como quebrar uma de suas preciosidades.
    No jargão dos pescadores, o ato de flexionar a vara para o arremesso chama-se “carregar”.
    Essas ações estão intimamente conectadas à gama de peso a lançar, conforme as recomendações dos fabricantes. Normalmente, essa faixa vem marcada junto às hastes em onças ou oz (1 onça = 28,34 g).
    Isso porque quando do projeto, esse produto já foi especificado para os tipos de pesca que devia servir, o quanto pode arremessar e o limite de esforço que suporta.
    Potência
    No aspecto de esforço, as varas de pesca recebem outra classificação: ultraleves, leves, médias-leves, médias, medias-pesadas, pesadas e ultrapesadas. Essa característica se chama potência ( em inglês: power).
    Na prática, isso significa o quanto de esforço físico elas imprimem para cansar e retirar os peixes da água. Ai estão os limites de resistência que elas foram projetadas para resistir. Evidentemente, quanto maior ou mais brigador for o peixe, maior a resistência – ou potência – exigida.
    Portanto, se você for atrás de Piraíbas, jamais leve uma vara leve ou mesmo média. As indicadas nesses casos são as pesadas e ultrapesadas. Para trutas, opte pelas varas leves ou médias-leves e, para lambaris, use somente ultraleves.
    Tudo isso explica porque um mesmo fabricante faz grandes variedades de varas de pesca e o que você deve considerar para escolher a vara certa. Essas dúvidas, muitas vezes presentes em rodas de pescadores, uma vez respondidas facilitam na escolha da tralha. A primeira atitude antes de fazer isso, portanto, é definir com precisão que espécie e que faixa de tamanhos de peixes você vai procurar.
     
    http://www.pescariabrasil.com.br/2010/12/14/conhecendo-sobre-varas-de-pesca/
     
     
  2. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Marcelo Pupim em iNICIATIVA TOP - Projeto REPOVOAR para não acabar 2019   
    Amigos pescadores, um pescador do nosso grupo TucunaRex Team @Leandro Luiz acompanha este projeto espectacular que acontece em Cristalina GO. Por Iniciativa do Rotary que nasceu, este ano o teve a participação da Maçonaria como organizador também. Eles já colocaram mais de 1 milhão de alevinos no Rio São Marcos nos últimos 5 anos. Os peixes são Piaus e Pacus, peixes da base da cadeia alimenar do Rio, orientação de Biólogos. Durante o evento são dadas orientações para crianças e Jovens da zona rural e urbana sobre preservação do meio ambiente. O projeto tem apoio da guarda municipal, corpo de bombeiros, policia militar e ambiental. Os empresários e agricultores da região é que financiam a compra de alevinos.  Este ano foram soltos 130 mil com viabilidade de 40% para chegarem a fase adulta, de acordo com o biólogo presente. Segue fotos e vídeo mostrando o apoio das crianças de escola rural.
    Projeto fantástico. Se todos os municípios tivessem, talvez diminuiríamos a pesca predatória pelo principio básico de educar as crianças que crescem.
     


    fa098a16-f816-4ca6-8024-823c4e79b07f.MP4
  3. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Custom by Marco em Coisas do misterioso Rio Negro! ( AM) compartilhando   
    Remexendo álbuns de foto de papel eis que....
    Compartilhando
    Minha primeira viagem nos anos 90, precisamente em 92, para a pesca dos grandes tucunaré na região de Barcelos Manaus.
    Isso no tempo que não existia piloteiro, eram os pescadores "turistas" que tinham que saber pilotar o Poupa e o elétrico e achar onde estava o peixe.🤪
    Reparem no barco regional da época, hoooo... barquinho pesado e difícil navegar com motorzinho 15, principalmente quando passava as balsas da Petrobras  hehehhehehe
    O mais interessante foi essas escritas e gravuras nas pedras, que no minimo tem milhares de anos!
    Exatamente apos uma tempestade de vento e chuva que me da arrepio até hoje só de lembrar 😟😟



  4. Like
    Marcelo Terra recebeu reputação de Henrique Rossini em Cota zero para o Tucunaré em SP !!!   
    Sei que existe, más não participo e não tenho contato...
  5. Upvote
    Marcelo Terra recebeu reputação de Henrique Rossini em Cota zero para o Tucunaré em SP !!!   
    Nem todo mundo teve a felicidade de descobrir os prazer proporcionado pela pesca esportiva... SÓ QUEM PRATICA MESMO 
    eu tbm penso assim: é bom saber que tem alguém levantando a bandeira!!! 
    É MUITO IMPORTANTE QUE VENHA A VIGORAR ENQUANTO OS RIOS AINDA SOBREVIVEM, PQ NORMALMENTE SÓ IMPLANTAM ESSE TIPO DE LEI QDO O RIO ESTÁ AGONIZANDO 
    um dia as coisas mudam... por aqui já tem muito pescador esportivo e a tendencia é aumentar 

  6. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Henrique Rossini em Cota zero para o Tucunaré em SP !!!   
    Belo exempar de azulão, parabéns!
     
    Nosso Tietê tem um potencial enorme, e tem MUITO peixe mesmo, mas ultimamente não tenho acertado mesmo kkkk, pesquei muito pouco! Mas a iniciativa da lei é bacana, mesmo que não for para frente, pelo menos tem alguém tentando nos ajudar a preservar.
    Só que eu gostaria que fosse cota zero para todos os peixes!
  7. Upvote
    Marcelo Terra recebeu reputação de Henrique Rossini em Cota zero para o Tucunaré em SP !!!   
    A fiscalização nos rios é difícil, exemplo do nosso Tietê que tem uma área enorme... más se a fiscalização for eficiente no quesito transporte com o tempo acredito que as coisas mudam como está acontecendo em Goiás "pelo menos onde tenho contato".
    Henrique eu conheço muito bem nosso reservatório e posso te  garantir que tem muito, más, muito peixe mesmo... porém dependendo da localização o rio parece estar "sem vida". Isto é culpa da depredação do homem 
    Sábado passado fiquei contente de acertar uma pescaria, onde consegui uma foto com um belo exemplar e tive outros dois ainda maiores fisgados até o barco mas infelizmente não consegui embarcar para a foto. 
    Nosso rio tem um potencial GIGANTESCO no universo da pesca esportiva, más não vejo os mais interessados moverem uma só palha para isso melhorar.
    Vamos torcer para que este projeto seja sancionado e que a fiscalização se torne mais presente e eficaz 


     
  8. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a MatheusGirardelli em NOVA LIGER   
    Conforme já postado no instagram da Marine Sports (@marinesportsfishing), é possível ver duas coisas: o pinhão será apoiado por rolamento e haverá freio centrífugo!
    Segue as fotos em anexo.
     


  9. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Joao Manoel Leonello Lucas em DICAS SOBRE GO PRO   
    Mercado livre é o melhor lugar, sempre ando com duas, uma de backup, mas se bem que nunca precisei usar, com o wifi desligado as baterias duram, so nao recomendo comprar paralela, pois nao seguram carga, nao vale a pena.
     
    Aproveitando gostaria de dar uma dica para o pessoal, conversando com um colega que trabalha com publicidade, ele me orientou a usar a resolução 2k, pois é uma resolução que a maioria dos aparelhos reproduz, nao adianta gravar em 4k se nao temos aparelhos que reproduzem nesta qualidade,
     
    Grande abraço.
  10. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Eduardo Chedid em REVIEW TÉCNICO DA CURADO K 200 HG POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.   
    Vai ser o próximo Marcelo. 
  11. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Batista em Caixa de Som Portátil   
    Se o objetivo não é fazer uma festa, qualquer caixinha Xing Ling serve. Som em uma pescaria é como cerveja, é so saber como e quando usar. Na última vez que acampamos numa ilha do teles pires, após remar nos caiaques o dia inteiro, foi muito agradável tomar uma breja a noite enquanto esperávamos o churrasco ouvindo Almir Sater.
  12. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Jorel em Sugestão de Escolha de carretilhas   
    Marine sports tem boas carretilhas por exemplo Lubina Black widow melhor e mais confiável que algumas Shimanos.
     
  13. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Eduardo Chedid em NOVA CARRETILHA LUBINA !!!   
    Salve galera, já lembraram de mim né, realmente ela é boa, velocidade muito alta, uma puxador a de hélices nata, aumentou tamanho, capacidade de linha, freio 6 sapatas. 
    O pinhão vem de fábrica apoiado por 1 rolamento, masss, já enfiei mais 1 rolamento na base da carretilha, e agora com 12 rolamentos ela possui o pinhão apoiado por 2 rolamentos. 
    Logo mais solto review técnico dela no site. 
  14. Haha
    Marcelo Terra deu reputação a Kid M em Camisa de pesca personalizada   
    Permaneça meu amigo Adalberto... deixa quieto ! 
  15. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Angelo Roberto em Homenagem ao Carretinha   
    Já se vão quase 30 anos, e hoje acordei pensando no Antonio Carlos ou Toninho ou Carretinha.
    Isto daria até música nas mãos de Tião Carreiro, Antonio Carlos era meu vizinho em Santo André, bastaram 10 dias de mudança para
    a nova casa para conhecer o meu vizinho, foi meio inusitado pois eu chegava do serviço e vi o dito cujo em cima de minha casa e com aquele
    jeito amável, que só mineiro tem quando quer, foi logo me dizendo que viu a calha suja e estava limpando.
    Começou ali nossa amizade, Carretinha era um sujeito daqueles de ir entrando na tua casa com umas cervejas geladas e um prato cheio de torresmo. As conversas 
    eram longas, principalmente por nossa principal afinidade que era a pesca. Eu um habitual pescador de Robalos em Santos e ele um monstro na pesca do Lambari em Muzambinho.
    Não tardou muito para irmos com as famílias para Muzambinho, ficávamos na casa de  sua mãe a dona Santa no centro da cidade, mais a usávamos para jantar e dormir pois
    durante o dia íamos pra roça pescar, pegávamos a estrada que sai da rotatória ao lado da escola agrícola e depois de uns 50 minutos chegávamos a vendinha do compadre Zé,
    um pedaço de "toucinho defumado" e uma dose de cachaça preparavam o estomago para a pescaria. Da venda à curva do rio eram 5 minutos de picada e lá estávamos no paraíso.
    Ali formava uma ferradura que foi cuidadosamente limpa, ficando apenas as árvores maiores para dar sombra e abrigar uma churrasqueira bem improvisada. Era nosso local de pesca, ou melhor o meu,
    o das mulheres e das crianças pois Carretinha se empunhava da vara e do "borná" e saia caminhando rio acima para ir parando de poço em poço e como sempre pegando os Lambaris maiores.
    O tempo foi passando, as pescarias se sucedendo até que Carretinha se aposentou (muito novo até pois trabalhava no polo petroquímico) e cumpriu sua maior promessa, voltou pra terra mãe e 
    construiu uma casa bacana ao lado da venda do compadre Zé, ai juntou a fome com a vontade de comer.
    Abro um parenteses aqui para dizer de como surge a fé na vida, Carretinha passou a ser considerado um homem santo no lugar pois não se recusava a cuidar dos enfermos da região, cuidava de um pessoal com cada ferida feia, ele não fazia milagres e sim uma boa assepsia e me dizia num canto que se não fizesse uma oração com as pessoas, elas não acreditavam na cura.
    Foram muitas pescarias, muitos leitões à pururuca e uma quantidade infindável de cachaça na vendinha, uma vara de bambu, linha 0,25 e anzol mosquitinho. Tudo simples demais, mas que tenho saudades
    até hoje.
    E como acabou? Como sempre, a vida num ato de extrema cretinice levou Carretinha, mas ele se foi onde quis, num enfarto fulminante à beira do rio e pescando.
    E eu ainda acredito que até hoje seu espirito caminha pelos poços daquele riozinho pegando os melhores Lambaris, tenho na mente um grande amigo que um dia ainda vamos
    pescar juntos nos rios do céu.
    Não importa o peixe, o rio ou o equipamento, importa é o amigo que esta ao seu lado.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  16. Haha
    Marcelo Terra deu reputação a Octávio Amaral em Novidade em Isca "matadeira" na Amazônia (mais que a Kazlla)   
    Será?!?! kkkk
    Eu tomo relaxante muscular durante toda a viagem, nunca cheguei e essa exaustão toda...
    Relaxante Muscular = Cerveja de dia e wiskhy a noite... 😀😀
    kkkkk
    Abração!
  17. Haha
    Marcelo Terra deu reputação a Miron Júnior em O que usar nos pés durante a pescaria ????   
    Ultima coisa que eu usaria na vida é esse tal de crocs kkkkk...isso é mais feio que bater em mãe...eu nao intendo como uma coisa tão horrivel possa ter pegado...parece um sapão... deusulivre kkkk
  18. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Cristiano Rochinha em A PESCA ESPORTIVA E OS MIDIÁTICOS!!!   
    Eu já acho os relatos o maior barato,desde que seja simples e sem viadagens...Algo prático e prazeroso de se ler e ver....Aliás,é o que mais procuro ver nos fóruns,e o que infelizmente está ficando cada vez mais raro....Sinto saudade do tempo em que,mesmo sem estar cadastrado,eu entrava aqui no fórum e viajava com os relatos,que eram semanais ou mais do que semanais....Grandes pescarias ficaram registradas aqui,belas imagens,belas narrativas...Claro que os tempos agora são outros,e por uma série de motivos ,não vemos mais esses relatos,mas uma coisa é certa: O que eu não aguento mais ver no fórum são aquelas repetidas perguntas se carretilha A é melhor que a carretilha B, se a isquinha da bunda roxa "nada mais ou popa mais" que a da bunda lilás,que se eu trocar os rolamentos da minha carretilha pra cerâmica vou arremessar 21,5cm a mais do que os outros....Ahhhh,francamente vai....Ver um belo relato de pescaria,mesmo sem nunca ter vistos os malucos que o fizeram,é bem,mas bem mais divertido que essas outras coisinhas né??!!
  19. Like
    Marcelo Terra recebeu reputação de Adalberto Magrao em O que usar nos pés durante a pescaria ????   
    Já vi este filme... deu muito o que falar e muita rizada 
     

  20. Upvote
    Marcelo Terra recebeu reputação de WashingtonOkada em Melhores iscas do ano 2018   
    Vou relatar as melhores de 2017... 2018 praticamente não pesquei 
    1ª Ninja 95
    2ª T-10
    3ª Stik Popper
    4ª Calumbi New
    5ª Brava 90

  21. Thanks
    Marcelo Terra recebeu reputação de Gustavo Felici em O que é pescar ...   
  22. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Astra-Taranis em IDEIA DE UM NOVO EQUIPAMENTO A SER UTILIZADO NA PESCA   
    marcelo tem milhares de formas de vc resolver a questao, o ponto é: como nao se dar mal.
    teoricamente o correto eh vc dar entrada no INPE ou alguma empresa de marcas e patentes do produto imaginado, passado todo o tramite (que demora pacas), ai vc sai com a ideia tentando achar alguem que te compre.
     
    Na pratica, qqr coisa que a pessoa mude da ideia original, mesmo que seja perfumaria ou inutil é uma idéia nova, portanto, vc ate pode entrar na justica contra ela mas dificilmente ira conseguir algo diferente de dividas e dor de cabeca.
    diante disso, eu faria um prototipo, testava, olharia os pros e contras, deixaria ambos no produto final desde q nao impediria sua atuacao e iria mostrar pra qm pudesse fabricar (fabricas ja existentes), pediria que eles assinassem um acordo de confidencialidade, apresentaria todos os numeros e tentaria a sorte.
    DUro vai ser conseguir o tal acordo assinado, pelo nivel de td q eh ligado a nautica e pesca no pais, capaz de vc nao conseguir sequer falar com alguem, quanto mais assinar um acordo etc. etc. etc...
    bom, conseguiu demonstrar, alguem quis tua ideia, e agora? qto ela vale? quanto estao dispostos a pagar? td depende.... pode ser algo entre 3 mil a 300 mil reais.. dar este valor é uma dificuldade absurda, pior ainda eh negocia-lo.
    Digamos que uma ideia do MArcelo vale 3 mil, se a mesma ideia estiver no nome da Quest Boats, vale 80 mil e se for feito pelo Amyr Klink vale 500 mil ... Entendeu? Eh muito subjetivo a coisa.
    De qqr forma, concordo com o amigo de cima, aqui no Brasil, dificilmente vc tera uma ideia vendida, se tiver sorte, tera umia ideia copiada e portanto vai passar raiva... ou vc da um jeito de produzir e por as caras no negocio ou disponibiliza pro pessoal, qm sabe alguem faca algo...
     
    Lembrando, nao espere nada das empresas de nautica e pesca do país, elas beiram o amadorismo infanto juvenil originaria da cabeca de velhos com visão muito restritiva ! De fato é um poço profundo estéril, quando muito sai uma bolha lá de dentro por acaso. Nao por outras razões. Experiencia própria.
  23. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Douglas Lenz em IDEIA DE UM NOVO EQUIPAMENTO A SER UTILIZADO NA PESCA   
    Marcelo 
    Pensa bem na ideia, faz um protótipo, desenvolve o projeto,  testa no teu barco e/ou no de um amigo de confiança e fabrica a coisa. Seja de forma própria ou com parceria muito bem documentada e registrada com alguma empresa. Ou ainda, desenvolve, fabrica e vende direto ao consumidor final via comércio eletrônico. As possibilidades são muitas
    No Brasil não existe "vender a ideia" a coisa mais provável a acontecer é alguém conversar contigo e "ter uma ideia muito parecida" colocar em produção e nem te agradecer. 
    Se tu acredita no produto, acredita que terá mercado, acredita em Ti e realiza. 
    Somente minha opinião... Mas se acredita, porque perder a ideia, faz ela acontecer. 
    Boa Sorte
     
     
  24. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Jorel em NOVA BLACK WIDOW GTX POR DENTRO E POR FORA   
    1- Ela me pareceu mais macia, aumentaram a manivela que eu particularmente não gostei prefiro menores (Já troquei a minha rs) e não tem como não notar a velocidade dela que é muito rápida ideal pra pescar com piloteiros meia boca nos paliteiros que insistem em navegar com o motor elétrico numa velocidade maior que a ideal pra se explorar os pontos de pesca.
    2- O centrifugo continua igual regulagem externa com 27 posições, internamente mudaram pra seis pontos como já disse (tirei 3 da minha pra fazer alguns testes)
    3- Eu particularmente gosto de carretilhas rápidas no caso de zarar é só imprimir a velocidade que vc acha ideal eu sempre digo aos meus amigos que com uma carreta rápida vc trabalha uma isca lentamente já com uma carreta lenta é muito complicado trabalhar uma isca rapidamente ou simplesmente não tem como, isso é uma questão de gosto eu trabalho uma zara com uma carreta super rápida na velocidade que eu quero, a carretilha sendo rápida se trabalha a manivela lentamente pra zarar o que torna e pescaria mais confortável focando no trabalho de ponta de vara eu acredito que carretilhas muito lentas tipo 5.8:1 que são ruins para zarar, e com carretas rápidas mesmo vc trabalhando a isca lentamente vc sabe na hora que vc precisar de velocidade ela está ali na sua mão.
    4- Sem dúvidas a GTX pelas melhorias
    Obs. Tudo isso que escrevi não é a verdade é apenas o que acho kkkkkkk
  25. Upvote
    Marcelo Terra deu reputação a Ramon Paz em NOVA CARRETILHA LUBINA !!!   
    opa, eu comprei uma, deve chegar no fim de semana e pretendo leva-la para Barcelos, nunca tive problemas com as Lubinas ,depois aviso como foi,grande abraço.
×