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Sardelari

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    Sardelari recebeu reputação de Anderson Luis Ribeiro Blas em Mercury 20 HP. 4tempo   
    Amigo tenho um Yamaha 2008 20 HP 4T e posso lhe garantir que o motor é máquina!
    Despesa são dois litros de óleo e um filtro por ano, que aliás serve de moto e vc mesmo troca em casa. Desde 2008 só gastei isso com o meu.
    Bem aqui no fórum o motor de popa queridinho do povo é o Nissan/Mercury/Tohatsu 18 HP (todos são mesmo motor)  que pesa mais que um SUZUKI 20 HP 4T (quase ninguém comenta que o Mercury é o motor portátil MAIS PESADO DO MERCADO) então o argumento do peso, que um monte de gente já citou nesse tópico, já não serve mais, afinal o Suzuki 4T pesa menos que o Mercury 2T
    Bem o preço é maior, sim com certeza! Um motor 4T tem uma construção mais cara, isso é fato.
    Eu paguei 7.900,00 no meu 2008, se for vender acho que pego uns 7.500,00 nele hoje, quem comprou um Mercury em 2008, pagou uns 5 Mil e não vale nem 3 mil hoje, então preço é relativo.
    Por outro lado se o comércio pequeno como disseram pode ser uma oportunidade para vc comprar um semi novo barato, vi um 2010 no ML por 9 Mil.
    Outro argumento que vão usar; revenda é ruim. Eu não compro motor para vender, então esse não é problema para mim, vou ficar com esse motor uns 30 anos, creio que nesses 30 anos, vai ter despesa só com óleo e filtro......risos
    Se vc for querer ser corretor de Motor de Popa, caia fora dos 4T, pouca gente tem grana para comprá-los! 
    Bem vão dizer que gasta quase a mesma coisa etc....etc. Bem gasta menos e NÃO USA 2T, se for fazer conta do combustível x preço x uso (Assim que a galera sempre argumenta) talvez não compense mesmo. Digo talvez pq no meu caso em 30 anos deve compensar.....risos.
    Se vc tiver $, compre um 4T parafuse ele no Barco e seja feliz. Se o peso for problema para vc, caso precise por e tirar compre um Suzuki 4T 20HP, como eu disse pesa igual o Mercury/Tohatsu/Nissan 18, 43 kg. Ahh e como é com Injeção já tem Kit para vender no exterior para envenenar o bichinho.
     
    Em país desenvolvido como nos EUA  já não se fabrica mais motor 2T, proibidos por lei. PQ DESTROEM OS RIOS, Óleo 2T saindo pelo escapamento é uma beleza dentro d"agua, olhe um tanque de manutenção em uma oficina e verás.
    Esse negócio de manutenção,  que com um alicate e um arame vc faz qualquer coisa em um 2T, (Lembra o fusca) esqueçe, tudo balela, motor 4T não quebra e não dá manutenção! Vida útil do 4T é no mínimo o dobro do 2T.
    Por fim só para lembrar, se motor dois tempos prestasse a Yamaha, Honda Suzuki etc ainda fabricariam motos 2T, carros 2T já não existe mais desde a década de 60/70. Até a moto velocidade baniu os motores 2T.
    Agora se a grana tiver curta e for comprar um 2T, de uma olhada no SUZUKI novo que pesa 10 KG a menos que um Mercury e tem 285 cilindradas, apenas 9 cilindradas a menos que o PESADAO Mercury 18 e 39 cilindradas a mais que o Yamaha 15.
    Mercury além de pesado  uma merda para pegar.
     
     
     
     
     
     
  2. Downvote
    Sardelari deu reputação a Guto Pinto em Mercury 20 HP. 4tempo   
    Emerson, minha opinião por enquanto é a mesma, o motor é ótimo, assim como Yamaha 20 hp 4T, mas não compensa.  Primeiro pq é caro, segundo porque é pesado, terceiro que é mais dificil de revender, quarto ele tem lado certo pra carregar senão pode vazar oleo,  é economico mas nem tanto perto dos seus irmãos  Mercury Super 15hp e Seapro 25hp.
     Ele custa por volta de R$12mil, por 7 mil vc compra um Mercury Super, Nissan ou Tohatsu que tem 18hp( são praticamente os mesmo motores), gastará o mesmo de combustível e terá praticamente o mesmo desempenho, num motor 11kg mais leve. Ou vc por R$10mil vc pega um Yamaha 25hp ou Mercury Seapro( 30hp)  e ele andará muito mais que esse 20 4T gastará pouca coisa a mais e pesará o mesmo (52kg) e te sobra uns R$2 mil.
      Manutenção do 2T qualquer mecanico faz, não que a do 4T seja complicado, mas os mecanicos são mais aconstumados com eles.  
    Motor 4T abaixo de 40hp não compensa isso é fato, mas se vc não gosta da fumaça do 2T e quer um motor mais silencioso, é boa pedida sim, mas aí entra na questão gosto.
  3. Upvote
    Sardelari deu reputação a Ariel Strey em Mercury 20 HP. 4tempo   
    Pessoal vamos lah ... a questão de comparação entre 2T e 4T se analisarmos bem a fundo, não tem como ser feita, são sistemas diferentes, pesos diferentes, situação de pesca diferentes e por ai vai.
     
    Respeito muito a opinião do Guto, para mim é um cara que entende muito de motor de popa. Que fique claro !!!
     
    Eu tenho um 20Hp 4 tempos com partida elétrica, todo mundo sabe disso ... kkkk enfim consumo 4 a 5 litros hora, com 2 pescadores de 100 kg cada, mais as tralhas de pesca e acampamento, barco 6 metros com piso de alumino e modificações que deixam ele mais pesado que as canoas normais .... é carburado, esgoto o bicho sempre que uso, e quando vou usar novamente é fatal na segunda partida, eu fico de cara, marcha no manche, deixa a navegação mais ágil, sem contar no sistema de desligar ele engatado e ele automaticamente entra em neutro, tem um sistema de embreagem que aperta-se um botão ao lado do motor e vc coloca em neutro o manche( yamaha 20hp 4 tempos não tem esse sistema) pode acelerar a vontade que o mesmo não engata, só engata novamente quando vc joga o manche para o neutro ótimo quando quer se esquentar um pouco o motor antes de começar a navegar ou usar o orelhão!!! .... não comparei a velocidade, mas 15 super fica pra trás....comprovado ..... em 40km rio a cima com modelos de barcos idênticos fiquei 100 metros atrás de um 25 Sea Pro que diga-se de passagem é um puto de um motor .... hehehehe mas consome mais, de 08 a 10 litros hora o dobro mas é outro motor com outras qualidades ... uso só gasolina aditivada ou  podium.... gasolina comum nem pensar .... é mais pesado, se o cabra tem mais de 30 anos nas costas não vai querer ficar carregando ele ....rsss eu deixo fixo no barco e procuro sempre um descedor até por que se for para percorrer distancia do descedor até o barraco .. compensa pela economia ..... É mais caro verdade, ... convenhamos que não é uma diferença tão grande assim, afinal SONHO não tem preço, silencioso para navegar e vibra muito pouco ... questão de transporte quando não é fixo .. tem o lado certo de transportar, mas convenhamos ... é só acomodar dentro do barco e amarar e boa ... resolvida a questão,torque do motor é show, muito mais torque que um 2 tempos .... pescaria de curica ... mata a pau .... navegação mais silenciosa e macia que um 2 tempos.
     
    Já tive rabeta, motossera, Evinrude carburado, yamaha, um que não tinha marca ... kkk e até uma porquera de maranello no qual toquei fogo literalmente na beira do rio ... ja tive muito motor ...rsss
     
    Não me vejo voltar aos 2 TEMPOS, a não ser talvez um E-TEC, me borro todo por esses motores  .... se bem que em um pescaria recente no Teles Pires .... adorei a ideia de levar o 15 super do meu primo ... pqp que acesso difícil .... mas ai é como falamos, nesse quesito ACESSO é que determina o motor, pois um 25 sea pro tbem seria um problema para transportar .... o rio bom de pescar, mas FDP pra se descer barco....tem que ser tudo no braço !!
     
    * Manutenção e Peça ... pessoal mesma coisa, internet tem tudo, e mandam para qualquer lugar do Brasil, o meu em 3 anos de uso .... apenas limpei o carburador uma vez, e troquei óleo e filtro do óleo, tbem o óleo da rabeta .... SÓ mais nada... até hoje não gastei 500,00 em manutenção (3 anos) só que tem um detalhe, eu cuido das minhas tralhas .... detalhe .... se não tem autorizado (no meu caso tem autorizado, mas prefiro levar na yamaha pq conheço o pessoal) ... qualquer mecânico de moto sabe arrumar é o mesmo princípio .... mas mecânico de motor de popa que arruma 2 tempos ... sabe arrumar 4 tempos também .... a não ser que o cara é meia colher ...
     
    Guto, vou procurar um decreto do Mato Grosso do Sul que estava restringindo a navegação de 2 tempos em um determinado rio e posto aqui, .... não me lembro se o decreto era estadual ou municipal ... mas vou procurar e posto aqui .... mas já existe .....
     
    Pessoal sou suspeito mas 4 tempos é tudo de bom, injetados tem que ser ter um pouco mais de cuidado, mas esses 20hp carburados ... são muito simples, tão quão um 2 tempos .... não precisa se preocupar com óleo 2 tempos, e o que sobra de gasolina jogo no tanque do carro, assim nunca tenho gasolina velha no tanque do barco, como o gerador de energia tbem é 4 tempos, quando compro gasolina compro o tanque e mais um tambor de 50 litros ... ai uso pra tudo, e oq sobra ;... jogo no tanque do carro ... antes tinha que levar gasolina misturada e se sobrava ia fora .... 
     
    Enfim vejo que cada um tem um perfil, um gosto, mas recomendo muito mesmo o Mercury 20 HP 4 tempos... é um show de motor !!!
     
    Abraço a todos!!
     
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