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Eduardo Crepaldi

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Histórico de Reputação

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    Eduardo Crepaldi recebeu reputação de Mario Filho em Linhas¨mutifilamento,monofilamento e fluocarbono¨   
    Bruno,
     
    Seu tópico é muito interessante e a discussão sobre este assunto é sempre válida. Contudo, algumas das informações não batem com a nossa experiência. Sou químico industrial e trabalhei durante minha vida com vários polímeros. Não vou opinar sobre o uso das linhas de fluorocarbono em outra aplicação que não seja leader, pois nunca usei.
     
    Vou apenas complementar as informações já muito bem colocadas pelo Marcel. Nós aplicamos linhas de Fluorocarbono para leader pelas seguintes propriedades: dureza, baixa elongação, invisibilidade (ou baixa visibilidade), e menor perda de resistência quando avariadas, tudo em relação às linhas monofilamento de nylon.
     
    O nylon ainda absorve água (pode ser 3-10%), que age como um "plastificante", o que aumenta a elongação e reduz a dureza, ficando ainda mais suscetível à abrasão. Neste ponto, o Fluorocarbono absorve quase nada de água, normalmente menos de 0,04%. Por este motivo eu fico muito surpreso de vc ter linhas deste polímero "esbranquiçadas". As que eu utilizo normalmente, como Absorber, Triumph, e mesmo as Maruri, nunca ficaram, mesmo no mar, e após vários dias de uso.
     
    A tal da "invisibilidade" eu acredito que nem seja tão importante. É realmente menos visível se comparada às linhas multifilamento, mas entre as fluoro e as mono, eu não acredito em uma grande diferença. A diferença de índice de refração (1,42 fluoro e 1,53-1,62 nylon) por si só não é suficiente para causar um impacto muito grande.
     
    Outras propriedades, como a dureza e a baixa elongação, acho que são obvias. As linhas de nylon tem maior resistência à tração que as linhas de fluorocarbono na mesma bitola, isto é fato. Mas isto é válido apenas para as linhas intactas. O que o Marcel colocou, que linhas puídas de nylon perdem muito da sua resistência, eu assino embaixo. Fiz vários testes caseiros com linhas diversas, e as de fluorocarbono sempre foram muito melhor neste ponto. Também, pelos meus testes, as linhas de nylon (pelo menos das marcas que usei) perdem mais resistência no nó (palomar, único, etc.), o que pode ser atribuído a sua menor dureza e maior deformação.
     
    Para qualquer polímero, qualquer dano, mesmo um risco, diminui a sua resistência. Para visualizar isto, por exemplo, pegue uma embalagem de plástico de biscoitos, aquelas metalizadas, que são fabricadas em BOPP (polipropileno biorientado). Tente rasgar uma aresta intacta. Vc vai ver que é muito resistente. Agora faça, como uma tesoura, um pequeno corte na aresta, e tente rasgar novamente. A resistência despenca. Repita a operação agora com um filme de polietileno de baixa densidade (aqueles transparentes, que não fazem barulho quando amassados, como os sacos de lixo azuis). Intacto o polietileno é menos resistente, mas a perda de resistência pelo rasgo não é tão grande. Os dois perdem, mas um perde menos que o outro. Isso depende do material e da forma de processamento. Neste caso, o Fluorocarbono parece reagir melhor que o Nylon. Esta é uma das grandes vantagens da linha multi. Se vc cortar alguns filamentos, e os outros permanecerem intactos, eles vão conservar a resistência original. Assim, se vc cortar exatamente a metade dos filamentos de uma linha de 50 lbs, ela deve ficar com aproximadamente 25 lbs, o que não acontece com as mono, sejam de Nylon ou de Fluorocarbono.
     
    Para finalizar, conto resultados que tivemos na prática. Na pescaria que fizemos em Barcelos em Outubro/2013, meu parceiro resolveu que não usaria leader no material para puxar hélices. Duas vezes, ao enroscar em um tipo de planta, uma "palmeirinha", cheia de cantos serrilhados, a linha multi Power Pro 65 lbs foi cortada como se fosse com uma navalha. Imagina se fosse o troféu, e a linha fosse nesta planta. Dai em diante, só com leader! Em Barcelos usamos Power Pro 65 lbs de 4 fios com Fluorocarbon 60 lbs (0.70 mm). Em três pescarias lá, nunca tivemos uma linha estourada. Também uso, em outros lugares, multi 40 lbs ou 30 lbs, com Fluorocarbon 0.55 mm ou 0.45 mm, com ótimos resultados.
     
    Na última pescaria em Barcelos, peguei um açu de 6 kg, que charutou o jig, e causou estrago em uns 10-15 cm do leader. Na sequência, uns 15 minutos depois, entrou um outro açu, de 8 kg, no mesmo jig, que foi embarcado. Acho que isso ilustra bem o que disse o Marcel: a Fluorocarbono, mesmo puída, mantém bem sua resistência.
     
    Espero ter contribuído.
     
    Abraços
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