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Ileonilson

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Sobre Ileonilson

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    Pescador de Lobó
  • Data de Nascimento 20-07-1979

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    Jaciara - MT
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    Trocas de informações e experiências

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  1. Olá boa tarde colegas, até que enfim o motor bicombustível descrito no tópico deste fórum ficou pronto. Tive sorte, o Moraes, mecânico proprietário da "Oficina Moraes" em Cuiabá/MT, oficina especializada só de motores de popa e que trabalha com motores desde 1972, já havia arrumado um desses e então não foi difícil pra ele. Ele isolou a parte da querosene, retirando o filtro e a parte do carburador responsável pela injeção da querosene no motor e deixou só a parte da gasolina, sanando aquela dúvida que eu tinha no início. Agora já testei ele na gasolina e apesar da idade tá perfeito. Inclusive fiz um vídeo navegando com ele em uma barco de 3,5 ou 4,0 metros, em duas pessoas, se quiserem ver podem visualizar: Eu prefiro visualizar diretamente no Youtube, parece que trava menos. Portanto, valeu o risco do investimento, que pra alguns foi uma loucura, pois além de ser uma relíquia, o motor está funcionando perfeitamente. Além das alterações nos carburadores, só tive de trocar o rotor da bomba d'água, o pino do hélice, e o engate da gasolina. Mas tudo isso incluindo a mão-de-obra de revisão me custou R$ 621,00. Ou seja, estou com um motor antigo, mas bem conservado, que só me custou R$ 1.621,00, e que só será usado duas ou três vezes no ano.
  2. Estive na oficina Moraes em Cuiabá sexta - feira e o mecânico disse que conserta motor de popa desde 1972 e que esse Yamaha 15 bicombustível tem dois carburadores, mas dá pra anular um deles e regular o outro só pra gasolina. Inclusive, disse que no querosene esse motor tem desempenho de um 20 hp. Já na gasolina ele não sabe se tem o mesmo desempenho de um 20 hp, mas é um excelente motor. A única coisa ruim é que ele o hélice dele é pinado, aí a gente tem de levar pinos reserva e chave eventual necessidade de troca. Então estou muito ansioso para vê-lo funcionando só com gasolina pra gente por ele na água e fazer um teste nele.
  3. Tava procurando um 15 barato de até R$ 2.000,00 pra deixar na casa do meu pai em outra cidade. Aí apareceu esse por R$ 1.400,00 parcela do em 3x ou R$ 1200,00 a vista. Aí eu ofertei R$ 1000,00 e o cara aceitou. Um colega disse que ele vale uns R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00, pq ele é japonês e é muito forte e resistente. Amanhã vou levá-lo pra revisão depois verei quanto vou gastar pra deixá-lo no ponto. Quando foi lançado era pra gastar 3,5 litros de querosene por hora. Se não der pra deixá - lo só na gasolina vou de querosene mesmo. Lá onde meu pai mora a querosene custa R$ R $ 5,80 o litro.
  4. Fique tranquilo Astra-Taranis, eu tenho um Mercury 15hp super, veja a foto aí http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/motor/DSC00988_zps26da9b4d.jpg.html?sort=3&o=4 O yamaha 15AK tá inteirão. Vou ver como vai ficar depois da revisão.
  5. Vejam as fotos http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/20150108_224536_zpsceb2c96a.jpg.html?sort=3&o=1 http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/Motordepopa05_zps48c9c95f.jpg.html?sort=3&o=2 http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/20150109_002916_zps01554cc3.jpg.html?sort=3&o=0
  6. Descobri que ele é de 1974, modelo 15AK, YAMAHA, dá partida na gasolina e continua no querosene, ambas devem ser misturada com óleo 2t, na proporção de 30:1. Ele tava parado a nove anos. Eu lavei ele e dei partida só na gasolina e ele pegou. Só que está muito acelerado deve estar com o carburador desregulado. Eu soube que em Cuiabá, 140 km daqui, tem um mecânico que já mexeu num desses, eu vou levar pra fazer uma revisão e regular o carburador amanhã. Vou aproveitar pra perguntar se eu posso usá-lo só na gasolina nos dois carburadores e nas duas repartições do tanque ou fechar o carburador do querosene e usar só o da gasolina. E mais, se alguém tiver curiosidade e quiser ver o manual desse motor Yamaha 15AK, dá ver o sistema de carburação dele, ele é ano 1974, eu encontrei o manual em PDF no seguinte link: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fgjoel-marinecenter.dk%2Fupload%2FYAMAHA_MODELLER%2F15%2F6502819802.pdf&ei=2Qi4VJiNJvPisATBsoKwAg&usg=AFQjCNFpVMhbtTsd2qAe2HUZtpYXkpZv7A&bvm=bv.83640239,d.cWc Podem copiar e colar na barra de endereços e dar enter que o manual será baixado relativo ao 12A, 15A (gasolina) e 15AK (Gasolina e Querosene).
  7. O cara pediu R$ 1200,00 mas como precisava trocar as mangueiras, o bulbo, o engate das mangueiras no motor e fazer uma revisão eu ofertei R$ 1000,00 e ele aceitou.
  8. Pessoal. Após o post acima, fiz algumas pesquisas e encontrei uma notícia de jornal de 1976 sobre o lançamento desse motor. Se alguém tiver curiosidade e quiser ver o link é esse: http://news.google.com/newspapers?nid=1246&dat=19760121&id=YZMtAAAAIBAJ&sjid=Yg8EAAAAIBAJ&pg=6957,1878134 Nesse link aprendi que o tanque é de 24 litros, sendo 18 de querosene e 06 de gasolina, e que a gasolina é realmente só pra dar partida no motor. Aí me surgiu outra dúvida. E se eu usar só gasolina, que além da partida no motor terá de funcionar o tempo todo com a gasolina, será que tem problema? Mas se alguém tem experiência com ele e tem opinião prós ou contra, pode deixar sua contribuição.
  9. Pessoal, comprei um motor de popa yamaha 15 hp enduro fabricado no Japão, ele tem um tanque bipartido, o ex-dono disse que o motor era do pai dele e que o motor funcionava com querosene e gasolina, e que o motor dava partida na gasolina e funcionava na querosene. Eu achei isso estranho. Alguém sabe dizer se o motor consome a gasolina e a querosene juntos ou se consome um dos combustíveis até certa velocidade e depois outro? E o óleo 2t, misturo na gasolina e na querosene ou só na gasolina? Se vc tem, já teve um Yamaha Enduro com tanque bipartido para dois combústíveis, ou é mecânico ou por qualquer razão tem conhecimento a respeito, deixe sua contribuição. Ficarei muito grato.
  10. Penso que o governo, para não perder a arrecadação com o movimento comercial que gira em torno da pesca esportiva, poderia comprar alevinos ou financiar a reprodução de peixes e soltá-los nas cabeceiras dos rios, sem deixar de limitar a cota de captura e transporte tanto para o amador quanto para o profissional. Gasta-se tanto com projetos absurdos, que se direcionasse um pouco do dinheiro público para a reposição de peixes nos rios da Bacia do Paraguai e do Tocantins, entre outras, talvez tivesse melhor aproveitamento dos gastos.
  11. Gente, embora eu não tenha muita intimidade com a pesca de carretillha, resolvi abrir minha carretilha Titan para fazer uma limpeza e lubrificação. Gente eu apanhei demais, e só consegui abri-la porque achei o vídeo do link abaixo no you tube, que me ajudou muito. Portanto, se vc tem uma carretilha Titan e nunca abriu a sua veja o link: Outra coisa que apanhei também foi que eu não sabia que o rolamento de roletes da manivela da carretilha era de sentido único, e como ao desmontar ele caiu, eu não sabia como ele estava na carretilha, e ao montar a manivela não girava no sentido do recolhimento da linha. Depois de muito sofrer descobri que o rolamento de roletes era de sentido único. Portanto, se vc tem uma carretilha Titan e quer limpá-la e lubrificá-la, veja o link acima como abrir a tampa, depois e só soltar os parafusos, e colocando as peças em ordem de desmontagem para facilitar a montagem. Antes de por os parafuso teste a manivela, se ficar dura, no sentido do recolhimento, desmonte-a e vire o rolamento de roletes que o problema vai ser resolvido por ele ser de sentido único.
  12. Concordo com o Edson. Pois comprei um 15hp super na Esperta Náutica, em Araçatuba/SP, e o motor veio com força superior ao 15 hp, ou seja, veio com força de 18 hp. Tanto é que um yamaha 15hp, com apenas o piloteiro, não conseguiu me alcançar estando eu e outro colega no barco. Particularmente, eu acho se alguém aceitar mudar seu motor de 25 para 30 estará apenas tomando seu dinheiro, pois acredito que ele já vem pronto para desempenhar força de 30hp. Na pior das hipóteses, pegue o manual e ligue para o SAC do distribuidor no Brasil e tire essa dúvida, e depois poste aqui pra gente. Um Abraço.
  13. Eloy, Acho que o carregador top que vc mencionou que o Fabrício havia postado é o Carregador de Bateria Minn kota MK-220D ou Mk-210.
  14. E se no lugar de óleo lubrificante a gente usar grafite em pó para lubrificar os rolamentos?
  15. Discussão entre pescadores e caseiro de propriedade às margens do Rio Miranda deixam dois mortos em MS. Vejam a matéria no link abaixo. http://www.correiodoestado.com.br/notic ... c.facebook
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