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Ileonilson

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Sobre Ileonilson

  • Data de Nascimento 20-07-1979

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Novato

Novato (1/6)

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Reputação

  1. Olá boa tarde colegas, até que enfim o motor bicombustível descrito no tópico deste fórum ficou pronto. Tive sorte, o Moraes, mecânico proprietário da "Oficina Moraes" em Cuiabá/MT, oficina especializada só de motores de popa e que trabalha com motores desde 1972, já havia arrumado um desses e então não foi difícil pra ele. Ele isolou a parte da querosene, retirando o filtro e a parte do carburador responsável pela injeção da querosene no motor e deixou só a parte da gasolina, sanando aquela dúvida que eu tinha no início. Agora já testei ele na gasolina e apesar da idade tá perfeito. Inclusive fiz um vídeo navegando com ele em uma barco de 3,5 ou 4,0 metros, em duas pessoas, se quiserem ver podem visualizar: Eu prefiro visualizar diretamente no Youtube, parece que trava menos. Portanto, valeu o risco do investimento, que pra alguns foi uma loucura, pois além de ser uma relíquia, o motor está funcionando perfeitamente. Além das alterações nos carburadores, só tive de trocar o rotor da bomba d'água, o pino do hélice, e o engate da gasolina. Mas tudo isso incluindo a mão-de-obra de revisão me custou R$ 621,00. Ou seja, estou com um motor antigo, mas bem conservado, que só me custou R$ 1.621,00, e que só será usado duas ou três vezes no ano.
  2. Estive na oficina Moraes em Cuiabá sexta - feira e o mecânico disse que conserta motor de popa desde 1972 e que esse Yamaha 15 bicombustível tem dois carburadores, mas dá pra anular um deles e regular o outro só pra gasolina. Inclusive, disse que no querosene esse motor tem desempenho de um 20 hp. Já na gasolina ele não sabe se tem o mesmo desempenho de um 20 hp, mas é um excelente motor. A única coisa ruim é que ele o hélice dele é pinado, aí a gente tem de levar pinos reserva e chave eventual necessidade de troca. Então estou muito ansioso para vê-lo funcionando só com gasolina pra gente por ele na água e fazer um teste nele.
  3. Tava procurando um 15 barato de até R$ 2.000,00 pra deixar na casa do meu pai em outra cidade. Aí apareceu esse por R$ 1.400,00 parcela do em 3x ou R$ 1200,00 a vista. Aí eu ofertei R$ 1000,00 e o cara aceitou. Um colega disse que ele vale uns R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00, pq ele é japonês e é muito forte e resistente. Amanhã vou levá-lo pra revisão depois verei quanto vou gastar pra deixá-lo no ponto. Quando foi lançado era pra gastar 3,5 litros de querosene por hora. Se não der pra deixá - lo só na gasolina vou de querosene mesmo. Lá onde meu pai mora a querosene custa R$ R $ 5,80 o litro.
  4. Fique tranquilo Astra-Taranis, eu tenho um Mercury 15hp super, veja a foto aí http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/motor/DSC00988_zps26da9b4d.jpg.html?sort=3&o=4 O yamaha 15AK tá inteirão. Vou ver como vai ficar depois da revisão.
  5. Vejam as fotos http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/20150108_224536_zpsceb2c96a.jpg.html?sort=3&o=1 http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/Motordepopa05_zps48c9c95f.jpg.html?sort=3&o=2 http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/20150109_002916_zps01554cc3.jpg.html?sort=3&o=0
  6. Descobri que ele é de 1974, modelo 15AK, YAMAHA, dá partida na gasolina e continua no querosene, ambas devem ser misturada com óleo 2t, na proporção de 30:1. Ele tava parado a nove anos. Eu lavei ele e dei partida só na gasolina e ele pegou. Só que está muito acelerado deve estar com o carburador desregulado. Eu soube que em Cuiabá, 140 km daqui, tem um mecânico que já mexeu num desses, eu vou levar pra fazer uma revisão e regular o carburador amanhã. Vou aproveitar pra perguntar se eu posso usá-lo só na gasolina nos dois carburadores e nas duas repartições do tanque ou fechar o carburador do querosene e usar só o da gasolina. E mais, se alguém tiver curiosidade e quiser ver o manual desse motor Yamaha 15AK, dá ver o sistema de carburação dele, ele é ano 1974, eu encontrei o manual em PDF no seguinte link: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fgjoel-marinecenter.dk%2Fupload%2FYAMAHA_MODELLER%2F15%2F6502819802.pdf&ei=2Qi4VJiNJvPisATBsoKwAg&usg=AFQjCNFpVMhbtTsd2qAe2HUZtpYXkpZv7A&bvm=bv.83640239,d.cWc Podem copiar e colar na barra de endereços e dar enter que o manual será baixado relativo ao 12A, 15A (gasolina) e 15AK (Gasolina e Querosene).
  7. O cara pediu R$ 1200,00 mas como precisava trocar as mangueiras, o bulbo, o engate das mangueiras no motor e fazer uma revisão eu ofertei R$ 1000,00 e ele aceitou.
  8. Pessoal. Após o post acima, fiz algumas pesquisas e encontrei uma notícia de jornal de 1976 sobre o lançamento desse motor. Se alguém tiver curiosidade e quiser ver o link é esse: http://news.google.com/newspapers?nid=1246&dat=19760121&id=YZMtAAAAIBAJ&sjid=Yg8EAAAAIBAJ&pg=6957,1878134 Nesse link aprendi que o tanque é de 24 litros, sendo 18 de querosene e 06 de gasolina, e que a gasolina é realmente só pra dar partida no motor. Aí me surgiu outra dúvida. E se eu usar só gasolina, que além da partida no motor terá de funcionar o tempo todo com a gasolina, será que tem problema? Mas se alguém tem experiência com ele e tem opinião prós ou contra, pode deixar sua contribuição.
  9. Pessoal, comprei um motor de popa yamaha 15 hp enduro fabricado no Japão, ele tem um tanque bipartido, o ex-dono disse que o motor era do pai dele e que o motor funcionava com querosene e gasolina, e que o motor dava partida na gasolina e funcionava na querosene. Eu achei isso estranho. Alguém sabe dizer se o motor consome a gasolina e a querosene juntos ou se consome um dos combustíveis até certa velocidade e depois outro? E o óleo 2t, misturo na gasolina e na querosene ou só na gasolina? Se vc tem, já teve um Yamaha Enduro com tanque bipartido para dois combústíveis, ou é mecânico ou por qualquer razão tem conhecimento a respeito, deixe sua contribuição. Ficarei muito grato.
  10. Penso que o governo, para não perder a arrecadação com o movimento comercial que gira em torno da pesca esportiva, poderia comprar alevinos ou financiar a reprodução de peixes e soltá-los nas cabeceiras dos rios, sem deixar de limitar a cota de captura e transporte tanto para o amador quanto para o profissional. Gasta-se tanto com projetos absurdos, que se direcionasse um pouco do dinheiro público para a reposição de peixes nos rios da Bacia do Paraguai e do Tocantins, entre outras, talvez tivesse melhor aproveitamento dos gastos.
  11. Gente, embora eu não tenha muita intimidade com a pesca de carretillha, resolvi abrir minha carretilha Titan para fazer uma limpeza e lubrificação. Gente eu apanhei demais, e só consegui abri-la porque achei o vídeo do link abaixo no you tube, que me ajudou muito. Portanto, se vc tem uma carretilha Titan e nunca abriu a sua veja o link: Outra coisa que apanhei também foi que eu não sabia que o rolamento de roletes da manivela da carretilha era de sentido único, e como ao desmontar ele caiu, eu não sabia como ele estava na carretilha, e ao montar a manivela não girava no sentido do recolhimento da linha. Depois de muito sofrer descobri que o rolamento de roletes era de sentido único. Portanto, se vc tem uma carretilha Titan e quer limpá-la e lubrificá-la, veja o link acima como abrir a tampa, depois e só soltar os parafusos, e colocando as peças em ordem de desmontagem para facilitar a montagem. Antes de por os parafuso teste a manivela, se ficar dura, no sentido do recolhimento, desmonte-a e vire o rolamento de roletes que o problema vai ser resolvido por ele ser de sentido único.
  12. E se no lugar de óleo lubrificante a gente usar grafite em pó para lubrificar os rolamentos?
  13. Discussão entre pescadores e caseiro de propriedade às margens do Rio Miranda deixam dois mortos em MS. Vejam a matéria no link abaixo. http://www.correiodoestado.com.br/notic ... c.facebook
  14. http://barcosaluminautica.com.br fabricante do tornado 600
  15. Realmente a partida do 15hp é muito leve, eu apesar de ser destro, dou partida com a mão esquerda puxando menos de 20 cm de corda. Não tenho interesse em colocar partida elétrica pois não compensa e ainda aumenta o peso da carga tendo de levar bateria. Eu queria apenas aproveitar a energia do motor, mas não tinha pensado na possibilidade de oscilação da energia quando o motor tivesse em baixa rotação. Nesse caso vou ter de comprar uma lanterna recarregável bem potente que possa dar boa visibilidade durante a navegação. Pessoal, de qualquer forma, obrigado pelas respostas. Pode acredita, contribuiu muito. Abraço a todos que contribuíram nesse tópico.
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