Ir para conteúdo

PRÁ VARIAR - FALAR SOBRE TILAPIAS


Posts Recomendados

Gente é maravilhoso participar de um forum, pois quem é apaixonado por pescarias, tem assuntos para todos os gostos, alem de dicas de locais, peixes, mãnhas, etc e já mencionei em outros artigos, minha preferência pessoal na pesca da tilápia, que já a muitos anos elegi, como a principal "atriz" de m/ aventuras semanais, principalmente nesta época que aqui na região de Curitiba, onde normalmente é frio, agora pelo menos até meados de abril, podemos pescá-las em vários locais, especialmente na represa Capivari Cachoeira.

A tilápia das represas, como outros vários tipos de peixe, cada um tem suas mãnhas e não é atoa que insisto em pescá-las.Embora seja um pescador de barranco, sempre procuro inovar na maneira de pescá-las, coisas que fazem parte de meu blog já divulgado e apesar de tantas tentativas, elas ainda me "fundem a cuca", pelo menos, mais uma vêz aconteceu nesta última semana.

Depois de me assegurar de por em prática todas as dicas e macetes, elas acabaram me passando a perna.

Claro que muitas vezes, a falta de um pequeno detalhe,quase sempre uma "falha" nossa, nos leva á um mal resultado, mais não há "macete" que funcione, quando as "meninas" resolvem não encostar em nosso pesqueiro.

E para "agravar" o resultado, sempre tem um "sortudo" na estória, aliás, este em particular parece ter "mel nas iscas" pois já fáz tempo que ele não perde a viagem.

De nós cinco que pescamos de domingo p.p. até 43a feira (4/3) ele foi o único que se deu bem em todas as noites, tanto que "enchemos o saco dele"(DENILSON), até que abriu o jogo, nada de extraordinário e obviamente copiamos, ou seja:

1) Ele costuma jogar uma boa quantidade de farelo de trigo umidecido ao cair da noite, depois de algum tempo, lança aos bons punhados de ração de cavalo com melaço e pouquissímo milho verde no pesqueiro. Assim que as "danadas" começam a entrar, ele mantem as cevas em menor quantidade e é claro, elas ficam por alí.

2) De certo? Que nada. Não adiantou.

Concclusão: SE ELAS NÃO ENCOSTAREM NO PESQUEIRO, não há dica ou macete que funcione, tto que já estou me preparando para a próxima, quem sabe a NOSSA SENHORA DAS TILAPIAS me dê esta graça???

FRACASSAR UMA VÊZ É COMUM...DESISTIR NUNCA.

Marcão.C:\Documents%20and%20Settings\Thiago\Meus%20documentos\Marcola\Fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Francisco, como barranqueiros usamos bicho da laranja, minhoca comum, milho verde(amarelo e branco) capim e erva-doce. Isca artificial dificilmente pelo nosso tipo de pesca, alguns, já experimentaram as tais "cigarrinhas" as vezes dá certo. Embarcado... nunca pesquei tilápias, só em algumas ocasiões no inverno, alugo um barco no pesqueiro e remando, vou em alguns locais na extensão do mesmo para lambarizar. Estes dias teve um campeonato de pesca embarcada,lá no Capivari, transmitido pelo programa se não me engano PESCA E EMOÇÃO ( do Reis) que ele rergistrou tal campeonato, então os participantes pescaram tilápias e outros peixes na artificial. Na verdade, tem um rapaz que casou c/uma sobrinha minha, que costuma pescar tilápias,etc, embarcado.Ele me disse que as vezes fáz de 300 a 400 arremessos no dia e com sorte consegue fisgar umas quatro ou cinco tilapias ou outros peixes, mesmo percorrendo vários pontos da represa, se a coisa funciona assim mesmo, acho que ainda levo vantagem no meu tipo de pescaria, se bem que nestas duas últimas semanas a coisa tá "russa" elas estão manhosas, semana passada fiquei quatro noites, peguei 30 de pequeno porte, esta semana duas noites, só umas dez iguais, aliás isto aconteceu com a maioria dos viciados, somente um ou outro felizardo se deu bem, pelo menos lá no Recanto do Sabiá, não sei exatamente qual o pçroblema, mais éstá difícil. O negocio é não desistir até terminar a temporado, lá pela metade de maio se n/esfriar mto, caso contrário, só no final do ano novamente. É isto aí meu camarada. Abraços.Marcão.http://2.bp.blogspot.com/_8Us7czZwmqg/R ... santos.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Marcos,

Sou fã das tilápias também e por mais de 10 anos esta era minha unica modalidade de pescaria quando morava em S.B do Campo( terra do Lula) e pescava na represa Billings.( Pescava tilápias do Nilo, Rendalli, etc...)

Já experimentou ração de coelho na ceva???

Leve bastante, uns 1O kg e ceve se possível no dia anterior, quanto mais antecedência da hora da pescaria, melhor.

Ao chegar a hora de pescar, jogue mais um punhado e assim por diante a cada 2 horas durante todo o dia dia.

Uma isca infalível em meus tempos tilapeiros era a tripa de galinha, já usou?

Se não conhece, vale a pena pois é certeiro.

Arrume 1 kg ou mais de tripa de galinha e lave bem tirando todo o excesso( Cuidado onde for lavar pois fede muito, mas muito mesmo!).

Depois de lavado, adicione um pouco de groselha, misture e deixe descansar por uma hora, depois empane as tripas meladas de groselha na farinha de milho.

Na hora de pescar, corte pedaços de + ou - 5 cm com uma tesoura e prepare a emoção, pra mim é tiro e queda,rs....

Depois nos conte o resultado.

Boa sorte

Abraços

Schmidt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta ao Schimidt:

Companheiro, a questão da ceva é mesmo como vc falou,aliás, n/época lá no Capivari é o que nal falta, talvez haja até em excesso, fazendo com que as tilápias se alimentem dela e não ataquem a isca. Legal a dica da tripa de galinha, apesar de ser difícil de encontrar, vou entrar em contáto com um amigo que tem algumas para consuimo próprio e pedir á ele, só tenho uma dúvida: Há qq problema se ele as congelar até que eu vá buscar?No mais companheiro, vc diz que "pescava"as tilápias e pela foto, me parece ser outro tipo de peixe que pesca, estou certo? Mais de qualquer forma, continuamos na ativa, certo. Um abraço estou na área, conte comigo.Marcão.C:\Documents%20and%20Settings\Thiago\Meus%20documentos\Marcola\Fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

O peixe da foto é um tucuna pego no ano passado com artificial lá na Amazônia.

Faz tempo que não pesco tilápias, mas nestes meus 30 anos de pesca, mais de 15 deles foram dedicados a elas em beira de represa conforne comentei no tópico.

Pode congelar sim, mas se puder lave antes, ok?

Se tem tilápia na ativa, não tem ceva que dê conta...elas comem tudo e muito mais,hehehe.

Abraços

Schmidt

Resposta ao Schimidt:

Companheiro, a questão da ceva é mesmo como vc falou,aliás, n/época lá no Capivari é o que nal falta, talvez haja até em excesso, fazendo com que as tilápias se alimentem dela e não ataquem a isca. Legal a dica da tripa de galinha, apesar de ser difícil de encontrar, vou entrar em contáto com um amigo que tem algumas para consuimo próprio e pedir á ele, só tenho uma dúvida: Há qq problema se ele as congelar até que eu vá buscar?No mais companheiro, vc diz que "pescava"as tilápias e pela foto, me parece ser outro tipo de peixe que pesca, estou certo? Mais de qualquer forma, continuamos na ativa, certo. Um abraço estou na área, conte comigo.Marcão.C:\Documents%20and%20Settings\Thiago\Meus%20documentos\Marcola\Fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs. realmente a tilapia é um misterio pesquei muito no Riacho Grande em S.B. como nosso amigo e usava as iscas que o amigo falou minhoca, tripa de galinha bichinho da laranja, até o que comprei um sitio na represa de igarata aqui proximo de São Paulo, e sempre ouvia um papo das tilapias gigantes que havia na represa, pois bem como um bom pescador de tilapias pensei que ia me dar bem, muito bem com os burros n'agua pois as tilapias de lá nem tavam ai com tripa, bichino de laranja ou minhoca tinha que ser de noite e a isca era cupim, isto mesmo ia no pasto tirava o cupim inteiro enfiava num saco, no entardecer quebrava o cupinzerio com um enchadão em pedaços grandes e jogava na agua, antes separava os cupins novos (branquinhos larva do siriri) colocava vários no anzol pescava com três varas linha bem esticada e boia luminosa quimica (aquele tubinho de plastico) muito silencio e nenhuma luz, e muita paciencia quando dava uma tremidinha na linha descia o freio ai a briga era boa,,,depois de um tempo entendi o que não falta na região é cupim, pois é tudo pasto em volta era a comida que elas estavam acostumadas, desta forma aconselho a voce observar qual a fonte de comida para elas na sua região e tentar investir nesta direção.

Um abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai meu caro Jaguar, a tilápia costuma agir da maneira que vc descreveu, apenas para alongar o papo, um cunhado meu morou p/alguns anos no interior e era veterinário, fez várias amizades e depois voltou p/Capital. Anos se passaram e em uma de s/ferias resolveu voltar ao local, levando s/filho. Lá ao visitar alguns sitiantes, percebeu que eles estavam criando tilápias, p/incentivar o menino, resolveu pescar, catou algumas minhocas, iscou o anzol e ficou aguardando. Nada acontecia, até que chegou um empregado do local e perguntou, tá pescando com que? Resposta:Minhoca. O cara falou: com minhoca não pega. Olhou para o lado e viu um monte de 'ESTRUME' seco de gado, fez uma bolinha e disse, isque o anzol. Mal caiu na água, pronto. No outro dia foi no sítio de outro conhecido, a cena se repetiu, só que o único estrume estava fresco, ficou com nojo de usar. Nisso chega o filho do sitiantes e as mesmas perguntas e respostas, então, foi num monte de restos de verdura, pegou uma folhinha de alface, tirou um pedaço, pois no anzol e não deu outra...O grande segredo na pesca da tilápia não é outro senão este, descobrir o que ela está habituada a comer, certo? Abraços.Marcão.C:\Documents%20and%20Settings\Thiago\Meus%20documentos\Marcola\Fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...