Ir para conteúdo

Tucunare do Sudeste.


Posts Recomendados

Fala pessoal, pesco nas represas da minha regiao (interior de sao paulo) desde 1999, tenho percebido uma diminuicao das fisgadas nos ultimos tempos, em épocas cheguei a pegar 60 tucunares em um mesmo dia, mesmo que pequenos, ultimamente pego maiores, mas em numeros mais reduzidos, quando muito pego entre 10 a 20 tucunas num dia, sem contar os dias sapateiros.

Acredito que existam outros topicos sobre esse assunto, mas vamos la.

As represas do sudeste, algumas delas o nivel da agua diminui ou aumenta, em outras permanece constante, quando diminui secam mesmo, essa epoca fica bem proxima da epoca da desova do tucunare, quando ele comeca a comer um monte, para acasalar e depois desovar, nessa epoca apenas no comeco pega bem, depois fica ruim, quando muito nao pegamos nada. Alguem pode dar mais detalhes, ou familiarizacao desse ocorrido, com dicas de pesca, ou dicas de iscas.

Na epoca da cheia os tucunares vao para os matos que se formam na beira das represas, isso se confirma, mais pessoas percebem isso?

Alguem tem tecnicas que ja usou para tirar o tucuna de la?

Nas epocas de seca, acredito que os tucunas vao para o fundo, mas mesmo assim fica um pouco dificil de jigar, alguem tem tecnicas que ja usou para tirar o bicho do fundo?

Valew..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

após meados de novembro ocorre a eclosão dos ovos, e o tucunaré tem um grande cuidado parental. sendo assim o casal permanence cuidando da prole até que os mesmos possam se virar sozinhos. Esse tempo varia conforme a quantidade de alimento( zooplancton) encontrados nas áreas de várzea.

A temperatura média da água influencia demais, bem como a presença de predadores.

Em todo o período o tucunaré pouco se alimenta , e muitas vezes ataca a isca somente para espantar, daí o alto índice de botes mal sucedidos. Nesta época o certo é pescar outra coisa para perpetuar a procriação.

em relação à época seca de rio baixo, o tucunaré pode ser encontrado no fundo porque coincide com a estação mais fria, então ele busca águas mais quentes e profundas. Ao mesmo tempo diminui o seu metabolismo e ele pouco se alimenta , daí o insucesso, ele não tem fome.

Eu vejo que o sucesso está quando há condições ideiais, fora disso é teimar em não pegar.

Seria ideal que a água não estivesse oscilando, nem descendo ou subindo por pelo menos uma semana. temperaturas quentes com a pressão atmosférica em ascensão. Presença de alimento nos locais de pesca(camarão e peixes forrageiros), pois é fonte de alimento "segurando os cardumes" impedindos os de migrarem para outros locais. SORTE. Saber escolher a isca certa conforme a situação " entrar em sintonia com o ambiente".

Espero ter ajudado Mauro. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi mauro também pesco nas represas do sudeste, em especial Guaraci SP e o que aconteceu foi que os matadores mataram mesmo sem dó é como você mesmo disse pegava 50 a 60 imaginam o tanto que não matavam. Agora acabou. Agora pesco só nos lagos do sudeste de uma olhada.

http://www.youtube.com/watch?v=mMIV908UTAg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...