Ir para conteúdo

informaçoes sobre represa


Posts Recomendados

Nosso gurpo está discutindo novos lugares a serem explorados na busca pelos azulões... Assim, alguem já pescou na represa de Sao Salvador do Tocantins? há guias ou estrutura de apoio por lá? tanto na barragem, como abaixo?

Qualquer informação é válida! valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta mal intencionado como eu hein amigo?

Rapaz ano passado fui ao peixe ( e volto esse ano) e em conversa com guia , me disse que tinha uma cidade bem acima na represa chamada de retiro, e que seria um otimo ponto de pesca. em pesquisas pelo google maps percebe-se que retiro fica bem perto de sao salvador. Tenho visto algumas fotos de tucunares da represa de sao salvador ,mas ainda estou em duvida se e outra represa , pra mim parece ser a mesma de peixe angical , e oque mostra as fotos do google.

A principio nao encontrei informaçoes especificas de pesca. qq coisa te aviso , isso e um projeto pra 2012.]

abraço

quem em falou sobre retiro foi o guia mariozan , talvez ele saiba mais. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Eduardo,

Estive lá no feriado da Pascoa... O reservatório de São Salvador é muito novo (tem apenas 2 1/2 anos) e a população de tucunarés, embora significativa, ainda prevalece os azuis pequenos.

Estamos construindo um rancho por lá, em função de que o reservatório não irá apresentar uma deplessão grande (variação anual de apenas 80 cm da coluna dágua, no máximo). Com isso, os tucunarés poderão reproduzir numa boa e eles não irão perder as ninhadas como em outros reservatórios.

Também tem os amarelos (mais raros, mas ainda abundantes) e que também estão pequenos (em torno de 1,5 Kg). Vi muitas matrinchãs (em torno de 20 cm) e uma quantidade grande de piaus de tudo que é tipo. Tem também corvinas, bicudas e cachorras, mas também estão pequenas... Como estávamos com um motor 15 HP não deu para fazer grandes incursões (por isso pode existir peixes maiores em outros locais) e me limitei a explorar um pedacinho que fica perto da barragem (o nosso rancho fica apenas a 10 Km dela).

Lá não tem (e não terá) nenhum mecanismo de transposição e, por isso, os empreendedores terão que realizar o repovoamento anualmente. Também não há nenhum tributário de porte significativo (apenas alguns corregos) que turvam a água e favorecem os amarelos em algumas baías...

Gostei muito de ver as áreas de APPs demarcadas e pasme: cercadas! Embora os empreeendedores não tenham feito o reflorestamento eles mantém um viveiro e estão fornecendo mudas de árvores nativas (gratuitamente) para que os ribeirinhos façam o plantio nas APPs. É um avanço!

O reservatório não é muito grande (algo em torno de 65 Km de comprimento e larura média de 1,5 Km, portanto é bastante seguro de navegar se comparado com SM, por exemplo.

Os pescadores (de fim de semana) são ali da região (São Salvador e Palmeirópolis) e infelizmente ainda colocam aquelas redes pequenas (muitas) de pegar piaus e pescam com iscas vivas. Desta forma pegam os tucunas, corvinas e muitos barbados. Conversei bastante com alguns líderes locais sobre a predação e como existe o Batalhão Florestal em São Salvador ocorrem algumas "batidas policiais" para inibir a pesca predatória. Há muito o que fazer por lá...

A informação do Marcelo procede quanto ao povoado de Retiro (Reservatório do Peixe) e embora não exista (ainda) estrutura de turismo (guias e barcos) o povoado é muito hospitaleiro, tem um ranchão de palha (restaurante) a beira dágua e dá até para acampar por lá. Em princípio, vale a pena conhecer...

Retiro fica apenas a 40 Km do nosso rancho e assim vamos poder pescar em ambos os reservatórios: Peixe e São Salvador. Os lotes na região na beira dos reservatórios estão custando em torno de R$ 10.000,00 e existe boa mão de obra para construir os ranchos de pesca.

Espero ter ajudado.

abs

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Kruel e Marcelo,

a intenção era essa mesmo: saber mais a respeito de outros lugares e esta regiao é ainda inexplorada. Entao imagino que de acordo com as infos do Kruel, Sao Salvador será um bom lugar para se conhecer em 2012 ou 2013.

Quanto á represa abaixo de SSalvador (Peixe Angical), já naveguei por uns 20 min além da barra do Paranã (vindo do Kjk), onde tivemos as melhores ações na ultima pescaria, entao, Sao Salvador seria um acesso ao lago Angical "por cima" e bem mais perto que do Kjk, economizando combustível, tempo e poderiamos pescar até mais à tardinha, antes de voltar ao rancho.

Marcelo e Kruel, obrigado pelas dicas, espero que o lago de SSalvador sejá outra redenção á pesca esportiva, tal qual o Angical no que tange ao tucunaré. Torço para que se encontre uma soluçao viável ás espécies migratórias.

abx!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Marcelo,

Descupe pela demora. Só hoje vi teu post!

A UHE São Salvador fica no Rio Tocantins sim... Este Rio já está consolidado com uma cascata de reservatórios derivados das UHEs e são eles pela ordem:

a) Serra da Mesa

b) Canabrava

c) São Salvador

d) Lajeado

e) Estreito

f) Tucuruí

Em relação ao Google, as fotos são muito antigas e embora o reservatório de São Salvador já tenha mais de dois anos que encheu, ainda não mereceu por parte do Google uma foto mais recente (rs).

abs

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...