Ir para conteúdo

Como Achar Espinha do Blank?


Posts Recomendados

Olá Amigos,

Criei esse tópico para discutirmos sobre a melhor técnica para achar a espinha do Blank.

Confesso que nunca tive a oportunidade de pegar um Blank virgem e procurar a sua espinha, porém, li bastante sobre o assunto.

Vou relatar uma experiência da época que eu trabalhava consertando máquinas copiadoras e tinha que lidar com papel.

Nessa epoca sempre tinha que orientar o operador da máquina achar o lado do papel. Bom o que isso tem haver?

O papel, assim com o Blank é feito de fibras, então para saber o lado correto de impressão o papel, bastava pega-lo em posição retrato pela espinha do papel somente com a ponta dos dedos, deixando a lateral do papel descer. Faça dos dois lados, lado que as beiradas do papel descer mais, proporcionando uma curvatura maior, é o lado correto para impressão.

Mas por que a impressão precisa disso? O problema maior não é a fixação da tinta ou toner neste lado. O processo de impressão, desde a saida do papel da bandeja, passa por vários rolos e cilindros que precisam do papel com maior flexibilidade, isso é importante para o bom funcionamento da copiadora e para não causar atolamentos de papel.

Essa explicação toda é para informar que acredito que seja parecido o processo de achar a espinha do blank, que ao girar pressionando o centro, ao descobrir o ponto de maior envergadura, é o ponto de maior flexibilidade das fibras...

Vamos trocando idéias..!!!!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkk....vc é demais, Marquinho....kkk...

Eu tb tenho uma certa dificuldade de encontrar a espinha.

Eu apoio o pé do blank na parte interna do meu pé direito....Pego a ponta do blank com a mão esquerda, e vou envergando e girando o blank com mão direita.

Na hora q vc encontra a espinha, a vara dá um pulo...

O maior problema encontrado por mim está aí...Essa espinha é um pouco, digamos, larga, e eu fico com merdo de prender os passadores do lado errado.

Outro problema é o seguinte. (O Roberto Dutra já me explicou isso umas 1000 vezes..hehee...)...mas pelo q eu entendi o blank ao "pular" mostra q a espinha está do lado de cima dele...ou seja, é exatamente alí q vc deverá colocar os passadores no caso de vara para carretilha. ( a de molinete leva os passadores do outro lado)

Bem...acho q mais ou menos isso....vamos esperar o Robertão aparecer. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera o jeito é ir tentando. Queria comprar ums Blanks para testar. mas aqui no Brasil é difícil encontrar Lojas que vendem somente componente de vara de pesca com baixos preços. Principalmente aqui em Brasilia.

O Marquinho da Companhia da Pesca me disse que eles estão para receber ums Blanks da Sumax. Se não forem muito caros, to pensando em comprar um para testar.

ou quem sabe comprar uma vara mais barata e desmontá-la toda e personalizá-la!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Marquinhos

Voce matou a pau a questão da espinha do blank.

Ao flexionar e girar o blank vai perceber que tem um instante que o mesmo flete mais e, se continuar lentamente girando percebe que o mesmo dara um pulinho quando sai da parte mais flexionada. Isto quer dizer que a espinha está do lado oposto ao de maior flexibilidade ou seja em baixo!!!!

Para se montar a vara para carretilhas coloca-se os passadores em cima da espinha. Para molinete os passadores serão montados na parte de maior flexão!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão

Montar suas proprias varas é muito gratificante !!!

Quando se começa comete alguns deslises que vai se corrigindo a medida que vai se tendo mais pratica!!! O importante é tentar mesmo, reformando suas varas mas velhas etc...

Quanto aos blanks aqui em São Paulo tem alguns de lugares que vende, desde blanks muito caros até os mais em conta.O Sumax é um blank que deve custar por volta de R$100,00 a R$150,00.

Se precisar de alguma coisa de Sampa ou dica para montagem de varas mande uma MP ou me ligue 011 9166 5000 ou MSN dutrarodrigues@hotmail.com

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Roberto. Também faço desta maneira, Giro o blank até perceber o ponto em que ele fica flexionado, demonstrando menos resistencia. Após encontrar este ponto, marco o lado oposto como sendo a Espinha.

Um abraço

Bigao

É exatamente isso!!!!!!!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigao

Aqui em Sampa tem sim um local que vende as cortiças!!! Eu posso comprar para vc e te remetrer pelo correio!!!

A cotiça melhor deve estar custando hoje por volta de R$ 1,20 a R$1,50 cada uma e a inferior R$0,60 a R$1,00.

É so me dizer quantas vc vai querer de que tipo e passar seu endereço que te mando!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Roberto...

Esse final de semana eu com ajuda do fabrício e do bigão, fiz minha primeira vara...só to com medo do lance da espinha..

Mas a amarração, resina e cabo ficaram perfeitos...ela ficou super leve...

Uma vara de 25 lb...blank star river, passadores de alconite, reel seat fuji, e cabo de cortiça totalmente ajustado para a pegada da minha mão..para outro pescador talvez não sirva..

Depois coloco umas fotos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode parar de mudar o assunto principal do tópico...kkkkk....Abra um novo pra pedir cortiça... :twisted:

E Betão...esse FDS eu, o Marquinho, meu pai, Bigão, Macedão, Ícaro e tals...fizemos um multirão e começamos a fazer as varas...heee...Foi fera...Achar a espinha já é mole...kkk....Um achava e marcava....passava para o outro q encontrava no mesmo lugar...e por aí ia...hehee...Foi fera...

Depois postamos algumas fotos para vc dar o seu aval... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Roberto...

Esse final de semana eu com ajuda do fabrício e do bigão, fiz minha primeira vara...só to com medo do lance da espinha..

Mas a amarração, resina e cabo ficaram perfeitos...ela ficou super leve...

Uma vara de 25 lb...blank star river, passadores de alconite, reel seat fuji, e cabo de cortiça totalmente ajustado para a pegada da minha mão..para outro pescador talvez não sirva..

Depois coloco umas fotos..

Marquinhos

Parabens!!!! Voce vai ver que pt tesão pescar com uma vara que feita da meneira como vc havia idealizado!!!

Se eventualmente a espinha estiver ao contrario, não tem muito problema pois a vara só vai ficar um pouco mas fast em seu trabalho.Eu mesmo já fiz algumas experiências virando a espinha para mudar a ação da vara e sem consequencias maiores!!!!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode parar de mudar o assunto principal do tópico...kkkkk....Abra um novo pra pedir cortiça... :twisted:

E Betão...esse FDS eu, o Marquinho, meu pai, Bigão, Macedão, Ícaro e tals...fizemos um multirão e começamos a fazer as varas...heee...Foi fera...Achar a espinha já é mole...kkk....Um achava e marcava....passava para o outro q encontrava no mesmo lugar...e por aí ia...hehee...Foi fera...

Depois postamos algumas fotos para vc dar o seu aval... :wink:

Grande Fabricio

Muito legal!!!!

Fazer coisas que gostamos com amigos é melhor ainda.

Voces juntos chegarão muito mais rápido nos melhores resultados, porque são muitas cabeças pensando.

O que precisar é só chamar!!!!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Peguei a vara que fizemos e fui testar alguns arremessos com uma isca de arremesso que tenho de 10g, percebi que a vara ficou com a ponta bem legal em relação a flexibilidade...muito bom.. ela ficou muito bem com a zillion nela, bem balanceada...super leve..

Só identifiquei um grande problema que gostaria da ajuda de vcs..puxei a linha para ver o balanceamento de carga entre os passadores e percebi que os passadores 7, 6, 6, 6 estão muito colados no blank, vazendo com que a linha ao ser puxada encoste muito no blank..

Lembro que os passadores, o Lance amassou para não ocupar espaço(não sei que espaço todo é esse), agora será que ele amassou para que fique o anel proximo à base, ou será que é do passador mesmo...

Vc saberia me responder fabrício....putz...to chateado com isso, a vara ficou show .....

Abraços,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o q vc disse...e apesar dos passadores terem sido um pouco amassados...eu acho q o problema não é esse...afinal, nós desamassamos as patas.....

Vamos ver a opinião do Kid sobre isso....Se tiver jeito de vc postar uma foto da vara tensionada para nós avaliarmos melhor o q possa estar acontecendo, eu acho q seria interessante... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz....vou tirar a foto de dia, pois meu celular não é tão bom pra tirar a noite..

Analisei a disposição dos passadores, estão corretos, exatamente nas distâncias determinadas... o que percebi que até o passador de numero 8, tem uma elevação da pata até o ring. e os de 7 e 6 não tem isso...fazendo apenas a partir desses, encostar a linha no blank...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marquinhos

Pelo que vc relatou a espinha está no lugar certo!!!

Se vc não errou no distanciamento entre os passadores e nem no numero deles a vara deve ser bem light.

Algumas vezes para varas muito light usa-se passadores de pernas maiores, ou então insere-se mais um passador 6 fazendo uma nova distribuição equidistante!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão, Beto e Fabrício, Tenho quase certeza que não é o posicionamento dos passadores...já li e reli a posição, medi, fiz tudo..está correto conforme o manuel da fuji do fabrício... o que aconteceu que os ultimos passadores um de 7 e 3 de 6, o anel está próximo a pata, fazendo com que a linha encoste no blank... to pesquisando esses passadores pra saber se é assim mesmo....

To num medo dessa vara explodir na minha mão no amazônas...uahuahuahauh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...