Ir para conteúdo

Quebrando vara... com peixe ?


Kid M

Posts Recomendados

se comprovando que essa estória de peixe quebrar a vara é coisa de "conversa" mesmo... :P

Agora o transporte e cuidados com a ponta de vara é que "complica"... :shock:

Esperemos outras contribuições... :oops:

Kid, eu nunca quebrei, mas como já disse no tópico do equilíbrio de equipamentos, eu nunca utilizo linhas mais fortes que a vara. E já vi colegas que têm este hábito quebrarem a vara sim.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já quebrei a vara com peixe na Ponta. Em 2003 no Pantanal. com uma dourado. Na hora que ele atacou a isca eu fui fisgar, aí dei mais 2 puxadas para confirmar, na 2º A Vara arrebentou. A linha tinha enrroscado em um galhada, mas pelo menos o peixe foi pego. hehehehehehehe."NÃO É HISTÓRIA DE PESCADOR NÃO".Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão,

Quem quebrou foi o peixe ou a galhada ? Ou será que não foi a sua força com a linha enroscada ? :oops:

A pergunta é saber se alguém já teve a vara partida ( quebrada ) por ação de peixe ? Só de peixe ? No aberto ( sem tranqueira ) !

Quebrar linha, abrir nó, levar garatéia, e essas coisas mais corriqueiras não há dúvidas, mas no que diz respeito a vara ? Alguém já a viu partir pela força do peixe ? É claro que é difícil, até por conta do freio do equipamento liberar a linha, mas mesmo assim, insisto, alguém conhece algum caso a ser relatado ? :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente KID, minha força foi a quebrou a vara, mas tinha um peixe na ponta da linha...Agora quebrar vara com a ação do peixe isso nunca aconteceu comigo. Mas já vi acontecer em pesque e pague. Um cara tinha pego uma pirarara, e ficou apertou um pouco a fricção, a vara envergou até estourar! Depois disso a linha arrebentou tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão,

Quebrar vara em "pesque pague" é realmente incrível ! Deve ter sido medo do peixe "escapar" rio afora... :shock:

A "tese" que pretendo defender, é que vara não quebra por esforço de peixe, e sim por inabilidade ( ou ausência de técnica ) do pescador ! Com o freio do equipamento devidamente regulado, me parece impossível disso acontecer... Mas esperemos ver se alguém pode apresentar uma controvérsia dessa minha afirmação ! :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão,

Quem quebrou foi o peixe ou a galhada ? Ou será que não foi a sua força com a linha enroscada ? :oops:

A pergunta é saber se alguém já teve a vara partida ( quebrada ) por ação de peixe ? Só de peixe ? No aberto ( sem tranqueira ) !

Quebrar linha, abrir nó, levar garatéia, e essas coisas mais corriqueiras não há dúvidas, mas no que diz respeito a vara ? Alguém já a viu partir pela força do peixe ? É claro que é difícil, até por conta do freio do equipamento liberar a linha, mas mesmo assim, insisto, alguém conhece algum caso a ser relatado ? :twisted:

Eu já vi vara quebrar em briga com pirarara na corredeira do Javaés e já vi o Rubinho quebrar uma vara pescando jaús no salto augusto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora começaram aparecer situações que merecem análise ! :shock:

Ambos peixes de força / peso, e provavelmente correndo para águas fortes, a favor da correnteza, o que em nada invalida a situação ! Acredito ( pelo exposto ) que isso possa ( de fato ) acontecer, e gostaria até que fosse comigo, nem que apenas para sentir o "bruto" na ponta da linha... Valeu Xandego ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto tenho que confesar, kkkkkkkkkkquebrei por pura burrice pegando um peixinho de dois quilos no mar, ele foi fisgado a mais ou menos 20m de profundidade, e o babaca aqui com a fricção travada quebrei a vara de 17 libras da diwa, pronto confecei. era isso qu queria saber kkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adhemar,

A idéia não é "expor" os amigos a "situações de constrangimento", e sim verificar ( em condições normais de pesca - inclusive com freio regulado ! ) se existem casos de "quebra de vara"... :roll:

Confissões e "burrices pessoais" é "outro departamento"... :lol:

Valeu pela participação, e fique certo de que o que lhe aconteceu, já aconteceu também com muita gente boa... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So quis dar um tom de brincadeira, pois quebrei esta vara agora a uns 10 15 dias pescado peruà no sul da bahia, mais que foi muito engraçado, estava todo animado, apos ter embarcado 5 do mesmo porte, eu bobeei e fechei a fricção, ai foi fatal mais embarquei o danado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quebrei uma de fly com um peixe, mas foi por eu ser "nó cego".... Na hora de tirar o tucuna da água segurei a vara com o "subaco" pra pegar a linha com uma mão e o peixe com a outra.... o tucuna deu o último arranque, a vara escapou do "subaco" e eu no reflexo segurei ela bem acima da empunhadura.... quebrou na emenda.... Mas não foi o peixe.... foi C@g@d@ minha mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas 2 primeiras varas de pescar eram de fibra de vidro para 20 lb ação média; uma partiu o blank em 2...; e a outra partiu no encaixe (o encaixe de metal se soltou da fibra)... Mas isso ocorreu após muitos peixes grandes, e após elas cansarem de envergar. Embora seja difícil apontar um peixe como o único culpado, posso dizer que elas quebraram por causa dos vários peixes que eu peguei com elas. :mrgreen: Isso já faz uns anos e acho que nunca mais aconteceu porque agora eu procuro usar equipamento de excelente qualidade (digamos que essas varas não eram exatamente tops de linha :wink: ).Também já quebrei varas de boa qualidade (fibra de carbono tubulares; compro com atenção especial a qualidade do blank, e ao alinhamento dos passadores e blank): Tentando desenroscar a isca. :oops: Ela quebrou no encaixe! (por isso; agora, eu só uso inteiriça ou com o encaixe reforçado por um anel de alumínio torneado para um encaixe preciso, compro a vara e mando botar o reforço antes de usá-la pela primeira vez :idea: ).Durante seu transporte no meio do mato fechado. :roll: Quebrou a ponta.Uma vez que encostei a vara do lado do carro e quando sentei no banco do carro para tomar uma água, o carro arriou e a "moldura do vidro" quebrou um passador. :wink: Ainda bem que eu levo sempre vara de reserva! :lol:Nossa, como foi difícil confessar :oops: que eu quebrei a vara no enrosco! :(Já ia esquecendo de dizer q nada disso me impediu de trazer o bicho na mão para pedir a benção! :lol: :mrgreen: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ja quebrei no carro também, ja quebrei uma vara tentando desenroscar uma isca (acho que essa estava com defeito) e já tive uma vara quebrada por um amigo que sentou encima dela huhauaha.

Mas esses dias vi no Pesca alternativa um cara quebrando uma Amazon Tucuna da Fleming puxando um surubim grande, acho que o cara vacilou um pouco, mas a situação é perdoável, já que se tratava de um peixe de quase 40 kilos, nessa horas é muito fácil você cometer alguns erros por excesso de adrenalina.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta é saber se alguém já teve a vara partida ( quebrada ) por ação de peixe ? Só de peixe ? No aberto ( sem tranqueira ) !

Sempre temos uma justificativa de um fato "anormal", quase sempre ligado a algo que não seria o comum de acontecer... Melhor dizendo, alguém - pela ação do peixe - já teve a vara partida ?

arrow:: Não é fácil, mas "ouvi falar" de um caso... ( pelo menos vi o estado em que ficou a vara 8-17 lb ) e olha que era um tucunão de dois dígitos ( devia ser... ) numa isquinha "perversa" ( tinha de ser... ) ! ahh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...