Ir para conteúdo

Garatéias Sem Farpa Existe ... Gamakatsu (no barb)


Posts Recomendados

Olá, Fernando.

Já estive em locais que alguns pescadores amassam a farpa ou até utilizam estes tipos de garatéias sem farpas. A pergunta é a seguinte: Em relação a produtividade em termos de captura do peixe, fica prejudicada.Sei que além de ser mais esportivo, ser muito mais seguro e fácil para devolução do peixe a relação de captura diminuí?

Me conta um pouco da sua experiência utilizando este recurso.

Abs, e boas pescas. ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Fernando.

Já estive em locais que alguns pescadores amassam a farpa ou até utilizam estes tipos de garatéias sem farpas. A pergunta é a seguinte: Em relação a produtividade em termos de captura do peixe, fica prejudicada.Sei que além de ser mais esportivo, ser muito mais seguro e fácil para devolução do peixe a relação de captura diminuí?

Me conta um pouco da sua experiência utilizando este recurso.

Abs, e boas pescas. ::fisherman

Não sei se a cópia do post que se segue, apresentará as fotos.

Em todo caso podem ser vistas no link abaixo, que inclusive discutiu o uso ou não das farpas.

viewtopic.php?f=2&t=24023&p=269854&hilit=farpa#p269854

29/05/2012 20:32

Amasso as farpas de anzóis e garatéias por vários motivos.

Devo primeiro pontuar: pesco 99% das vezes em pesqueiros ou lagos, e peixes pequenos ... geralmente até 1,5kg (tilápias), eventualmente 2kg e fumaça (tilápias e matrinxã), e o maior foi um redondo de uns 5kg, se não me engano.

A produtividade?

Com anzol, se diminuiu, foi muito pouco ... linha esticada sempre e só e foi no anzol sem farpa que peguei matrinxãs, e todos sabem como ela salta e se “estremilica” toda para soltar-se do anzol.

Com iscas artificiais, uso eventualmente e ainda a pouco tempo, não posso portanto avaliar.

O maior motivo é segurança pessoal. Nunca fisguei ninguém (toc toc toc na madeira), mas já me “ferrei” 4 vezes.

Não precisei parar de pescar nenhuma das vezes, mas seria muito diferente se as farpas não estivessem amassadas.

O pior caso foi um em que fui mera testemunha. Deixo para dizer depois.

A primeira “ferrada” foi com um anzol mosquitinho de um sabiki para lambari.

Este não estava com a farpa amassada ... excesso de confiança.

Entrou com tudo no dedão direito da mão...

Saiu em um puxão forte e seco ... doeu “pacas” ... desinfetante e continua a pesca ... com uma “put@” raiva e incômodo.

A segunda foi com uma IA, com farpas amassadas, e que pegou no pulso esquerdo em 3 pontos e próximo de artérias ... se estivesse com farpa ... só indo para um PS.

Eis o estado à noite em casa

By efmbraga at 2011-09-04

As 2 seguintes foram, não me lembro à ordem,

Na palma da mão direita ... precisei da ajuda de outra pessoa para retirar ... só na terceira tentativa saiu ... imagina como seria se estivesse com farpa.

e entre a unha e a cutícula

Exceto a do pulso, nada de “espetacular” mas …

O pior caso, foi no Pesqueiro 3 Irmãos, em um encontro do pessoal de um fórum.

O pescador estava usando cevadeira para pegar um dos tambassauros que tem lá.

O arremesso tinha que ser de grande distância pois o lago é grande e os redondos ficam no centro.

Imagina a força que tem que ser aplicada.

Apesar de ele ser muito experiente neste tipo de pesca, e sua esposa estar acostumada a acompanhá-lo, ele fisgou o lábio inferior dela ao executar o arremesso.

Ninguém sabe como ocorreu.

A haste do anzol foi cortada (alicate adequado) ... mas cadê de soltar o anzol?

A farpa estava dentro do lábio dela.

Bem ... PS em Itariri ... voltaram com bom humor ... mas ...

Já li relatos sob auto fisgada e fisgada por terceiros, inclusive um caso onde o pai fisgou o filho.

Acho que em todos os fóruns tem um ou mais tópico sobre “Amassar ou Não Farpas”.

Cada um é cada um, e todos são responsáveis, e é claro que respeito a todos.

Mas guardo a devida distância dos que não amassam ... “paúra” minha.

Por isso amasso farpas de anzóis e garatéias ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Fernando.

Já estive em locais que alguns pescadores amassam a farpa ou até utilizam estes tipos de garatéias sem farpas. A pergunta é a seguinte: Em relação a produtividade em termos de captura do peixe, fica prejudicada.Sei que além de ser mais esportivo, ser muito mais seguro e fácil para devolução do peixe a relação de captura diminuí?

Me conta um pouco da sua experiência utilizando este recurso.

Abs, e boas pescas. ::fisherman

Não sei se a cópia do post que se segue, apresentará as fotos.

Em todo caso podem ser vistas no link abaixo, que inclusive discutiu o uso ou não das farpas.

viewtopic.php?f=2&t=24023&p=269854&hilit=farpa#p269854

29/05/2012 20:32

Amasso as farpas de anzóis e garatéias por vários motivos.

Devo primeiro pontuar: pesco 99% das vezes em pesqueiros ou lagos, e peixes pequenos ... geralmente até 1,5kg (tilápias), eventualmente 2kg e fumaça (tilápias e matrinxã), e o maior foi um redondo de uns 5kg, se não me engano.

A produtividade?

Com anzol, se diminuiu, foi muito pouco ... linha esticada sempre e só e foi no anzol sem farpa que peguei matrinxãs, e todos sabem como ela salta e se “estremilica” toda para soltar-se do anzol.

Com iscas artificiais, uso eventualmente e ainda a pouco tempo, não posso portanto avaliar.

O maior motivo é segurança pessoal. Nunca fisguei ninguém (toc toc toc na madeira), mas já me “ferrei” 4 vezes.

Não precisei parar de pescar nenhuma das vezes, mas seria muito diferente se as farpas não estivessem amassadas.

O pior caso foi um em que fui mera testemunha. Deixo para dizer depois.

A primeira “ferrada” foi com um anzol mosquitinho de um sabiki para lambari.

Este não estava com a farpa amassada ... excesso de confiança.

Entrou com tudo no dedão direito da mão...

Saiu em um puxão forte e seco ... doeu “pacas” ... desinfetante e continua a pesca ... com uma “put@” raiva e incômodo.

A segunda foi com uma IA, com farpas amassadas, e que pegou no pulso esquerdo em 3 pontos e próximo de artérias ... se estivesse com farpa ... só indo para um PS.

Eis o estado à noite em casa

By efmbraga at 2011-09-04

As 2 seguintes foram, não me lembro à ordem,

Na palma da mão direita ... precisei da ajuda de outra pessoa para retirar ... só na terceira tentativa saiu ... imagina como seria se estivesse com farpa.

e entre a unha e a cutícula

Exceto a do pulso, nada de “espetacular” mas …

O pior caso, foi no Pesqueiro 3 Irmãos, em um encontro do pessoal de um fórum.

O pescador estava usando cevadeira para pegar um dos tambassauros que tem lá.

O arremesso tinha que ser de grande distância pois o lago é grande e os redondos ficam no centro.

Imagina a força que tem que ser aplicada.

Apesar de ele ser muito experiente neste tipo de pesca, e sua esposa estar acostumada a acompanhá-lo, ele fisgou o lábio inferior dela ao executar o arremesso.

Ninguém sabe como ocorreu.

A haste do anzol foi cortada (alicate adequado) ... mas cadê de soltar o anzol?

A farpa estava dentro do lábio dela.

Bem ... PS em Itariri ... voltaram com bom humor ... mas ...

Já li relatos sob auto fisgada e fisgada por terceiros, inclusive um caso onde o pai fisgou o filho.

Acho que em todos os fóruns tem um ou mais tópico sobre “Amassar ou Não Farpas”.

Cada um é cada um, e todos são responsáveis, e é claro que respeito a todos.

Mas guardo a devida distância dos que não amassam ... “paúra” minha.

Por isso amasso farpas de anzóis e garatéias ...

Beleza Fernando

Vou comprar p usar qdo for pescar com meu filho.

Abraço

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, obrigado pela dica desses anzóis, sempre amasso minhas farpas e isso facilita o trabalho, além de que quando a farpa é amassada, ela fica com uma "falha" que, apesar de tudo, pode atrapalhar a retirada do anzol. Fui fisgado uma vez por um amigo muito perto do olho, dei sorte. Como o anzol era pequeno e tinha a farpa amassada, foi fácil tirar e não parei a pescaria ::fisherman ::fisherman ::fisherman

Olha, que eu me lembre, a porcentagem de capturas diminuiu, mas pouco. Talvez cerca de 5 a 10%. Em compensação (aparentemente sem motivo), o número de fisgadas sempre foi melhor. Há um ano, começei a amassar as farpas em quaisquer condições. Nos rios, meu pai não amassa. E eu sempre peguei mais que ele desde esta data ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Só não amasso as farpas quando pesco com anzóis grandes (acima de 5/0) e uso peixes inteiros VIVOS (tuvira, piau, mandi, tilapinha etc...)

Acho que compensa sim amassar as farpas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...