Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Claudio Glitz Jr.

Dica: lubrificação das MS Lubina/Contender sem desmontar

Posts Recomendados

Resolvi criar esse guia rápido pra ajudar o pessoal que tem carretilhas MS Lubina/Contender a manter elas sempre lubrificadas, sem precisar desmontar toda a carreta.

 

Por que só esses dois modelos? Bem, pq até agora são os únicos que sei que possuem aquela pequena "janela" pra lubrificação das engrenagens, que permite realizar o serviço sem precisar desmontar toda a lateral da carretilha! Se souberem de outros modelos (até mesmo de outros fabricantes) que possuem essa janelinha, avisem!

 

Primeiramente queria deixar claro que esta lubrificação não substitui uma manutenção completa, esta sim envolve a desmontagem da carretilha, limpeza dos componentes, remoção de sujeiras e graxa velha, etc. Entretanto, permite que você a mantenha sempre lubrificada, evitando que seja necessária toda a desmontagem. Eu faço essa lubrificação rápida a cada pescaria praticamente, já a completa, com desmontagem, faço a cada 5~6 pescarias, ou quando sinto que tá na hora.

 

Obviamente não me responsabilizo por qualquer dano causado à qualquer carretilha, este guia está aqui para informar o método que eu utilizo, cada um faz na própria carretilha por sua conta e risco.

 

Vamos então ao serviço propriamente dito!

 

Antes de mais nada, vale relembrar que nas carretilhas se passa ÓLEO nos ROLAMENTOS e GRAXA nas ENGRENAGENS. Nada de WD40, óleo nas engrenagens ou graxa nos rolamentos (com exceção do de roletes). O óleo e a graxa a serem usados vai do critério de cada um, sabemos que existem à venda óleos e graxas específicos para carretilhas (como os da Abu Garcia e da Daiwa). Como eu moro +- nos confins do mundo, encontrar isso por aqui não é fácil, por isso utilizo para meus rolamentos o óleo Singer e para as engrenagens utilizo graxa especial para rolamentos à base de sabão de lítio.

 

Ué, mas nos rolamentos não vai óleo?

 

Sim, nos micro-rolamentos de carretilhas vai óleo, essa graxa que passo nas engrenagens é feita para grandes rolamentos de veículos e máquinas, rolamentos que geralmente são maiores que a própria carretilha.

 

Bom, a parte do óleo nos rolamentos não vou descrever aqui pq é o método básico que o pessoal faz com qualquer carreta, tira a tampa lateral, tira o carretel, pinga uma gota de óleo nos rolamentos que você encontrar (geralmente 2 ou 3) e pronto. Pra lubrificação rápida isso basta, para o serviço completo tem todo um trabalho maior de retirar os rolamentos, lavar e lubrificar novamente, fica pra outra hora.

 

Vamos à parte diferencial aqui, que é a lubrificação das engrenagens pela janela especial.

 

Antes de tudo, os materiais:

-A graxa:

Imagem Postada

 

-Uma seringa, de farmácia mesmo, peguei a de 3ml:

Imagem Postada 

-Detalhe da agulha, como a graxa é muito viscosa, agulha vendida em farmácia não dá conta, então comprei uma mais grossa usada em animais:

Imagem Postada

 

-A carretilha, uma Lubina GTO JH:

Imagem Postada

 

-Detalhe da tal janela pra lubrificação:

Imagem Postada

 

-Abrindo a tampinha, é possível ver claramente as engrenagens a serem lubrificadas:

Imagem Postada

 

-Estas engrenagens são as mesmas que lubrificamos quando desmontamos totalmente a carretilha, como pode ser visto nessa imagem postada pelo usuário Christian em outro fórum que participo. A engrenagem menor ali está acoplada na engrenagem branca que vemos pela janela, ou seja, não fica faltando nenhuma:

Imagem Postada

 

-Agora não tem segredo, com a seringa vamos aplicando graxa nas engrenagens, girando a manivela pra ir passando por toda ela e também na outra engrenagem:

Imagem Postada

 

-Fecha tudo e está pronto! Simples, rápido e fácil.

 

ATENÇÃO:

-Os discos da fricção estão logo ali, dentro da engrenagem principal, pelo lado direito, tomem MUITO cuidado para não deixar a graxa cair ali, se entrar graxa nos discos, o drag pode ser reduzido à zero.

-Não custa lembrar mais uma vez que você JAMAIS deve abrir essa tampinha e pingar óleo ali dentro. Tanto pelo fato de não ser adequado para as engrenagens como pelo fato de ser grande a chance do óleo escorrer para os discos do drag, e aí novamente, ele vai à zero.

-Relembrando, essa lubrificação rápida não substitui uma boa manutenção com desmontagem total da carreta de tempos em tempos, entretanto, pra quem não se arrisca na desmontagem e para manutenção preventiva recorrente, é uma boa alternativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...