Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Flávio Martins

Intecol e Centro de Pesquisa no Pantanal

Posts Recomendados

Acompanhando as noticias da Intecol repasso aos amigos...

Intecol - Zonas Pantanosas e volume de carbono.

Um dia antes da 8ª Conferência Internacional de Áreas Úmidas (Intecol), que aconteceu em Cuiabá (MT) entre os dias 20 e 25 de julho, pesquisadores afirmaram que as zonas pantanosas contam com um volume de carbono próximo ao que existe na atmosfera - um dado bastante preocupante para a saúde do planeta.

Aproximadamente 700 cientistas de 28 países se reuniram no encontro com o propósito de alertar as nações para a importância de preservar áreas pantanosas do planeta.

"O aquecimento global está acelerando a decomposição dos materiais orgânicos acumulados nos pantanais, o que por sua vez está causando a liberação na atmosfera de gases causadores do efeito estufa, que aumenta a evaporação das águas", disse Eugene Turner, cientista estadunidense que participou da conferência.

Quase 20% da superfície da América do Sul é formada por zonas pantanosas, mas os cientistas enfrentam dificuldades em suas pesquisas pela falta de identificação precisa de onde elas estejam.

Centro de Pesquisa no Pantanal

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) anunciou a criação de um pólo científico na região do Pantanal, com o objetivo de conhecer melhor o que acontece nas chamadas áreas úmidas, como a manutenção dos estoques de água, mudanças climáticas e preservação ambiental.

São consideradas áreas úmidas todos os complexos ecossistemas que englobam desde áreas marinhas e costeiras às continentais e artificiais, ou seja, lagos, manguezais, pântanos, áreas irrigadas para agricultura e reservatórios de hidrelétricas, entre outros.

O Centro será instalado na Universidade Federal de Mato Grosso. O MTC afirmou que R$ 1,5 milhão será liberado ainda este ano para o início das obras. Em cinco anos, mais R$ 6,5 milhões serão investidos pelo Governo Federal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×