Ir para conteúdo

Equilíbrio do equipamento(CARRETILHA x VARA)


Luís Gustavo

Posts Recomendados

Olá amigos dos tópicos , eu gostaria de tirar uma dúvida , me desculpe pois sou muito inexperiente nesses assuntos sobre equipamento . O que eu mais vejo no tópico é o pessoal falando sobre equilíbrio dos equipamentos , já vi um programa do Nelson Nakamura em que ele monta dois equipamentos de mesma carretilha , linha e  unica coisa que muda é ''as libras'' da vara, uma da outra tem a diferença de uma libra(não lembro direito mas era tipo uma de 20lb e outra de 21lb , diferença miníma) e gostaria que vocês me ajudem , e acho que é uma dúvida de muita gente aqui do FTB. doeu:: 

arrow:: 1-)Me ensinem ou pelo menos tentem me ensinar a equilibrar um equipamento (POR FAVOR)

arrow:: 2-) Como eu saberei equilibrar um equipamento ? exemplo :
Como eu sei que para uma carretilha X(de características X , Y , Z) , eu precisarei de uma vara Y(de características W , Q , K) ?

arrow:: 3-) O peso da isca , a linha(se é por exemplo 0,25 e a outra 0,30 ... Se é mono ou multi) , são coisas que fazem a diferença na hora de equilibrar um equipamento ?

Muito obrigado , abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde meu amigo,

 

A questão do equilibrio do conjunto (vara + carretilha) se dará em função do peixe-alvo e o local onde este irá ser pescado.

 

Por exemplo se for para pescar tucunarés no sudeste, o equipamento será mais leve, dando maior esportividade a pescaria, porém mesmo pescarias no sudeste, porém em locais com muita estrutura (pauleira), o equipamento deverá ser mais "pesado", não sei se consegui te explicar, mas posta qual o peixe e onde pretende pescá-lo que ficará mais fácil de te ajudar....

 

Abs e boa sorte ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde meu amigo,

 

A questão do equilibrio do conjunto (vara + carretilha) se dará em função do peixe-alvo e o local onde este irá ser pescado.

 

Por exemplo se for para pescar tucunarés no sudeste, o equipamento será mais leve, dando maior esportividade a pescaria, porém mesmo pescarias no sudeste, porém em locais com muita estrutura (pauleira), o equipamento deverá ser mais "pesado", não sei se consegui te explicar, mas posta qual o peixe e onde pretende pescá-lo que ficará mais fácil de te ajudar....

 

Abs e boa sorte ai...

Sim , eu entendi isso , exemplo para o tucunaré do sudeste , como eu sei que para uma carretilha de velocidade de recolhimento X , capacidade de linha X etc etc , eu precisarei de uma vara de tamanho Y , açao Y força Y , entende onde eu quero chegar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Vamos la novamente, tudo vai depender do peixe e o locql em que ele ira ser pescado (você pode usar a mesma carretilha para pescar no sudeste e na AM por exemplo, só vai mudar a vara, que pode variar o comprimento, ação e casting, dependendo da isca a ser utilizada), por isso te pergunto novamente qual o peixe e onde irá pescar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, como o Nilton frisou bem, primeira coisa é saber seu objetivo; tipo de peixe, tipo de ambiente e iscas a utilizar.

No caso de tucunare no sudeste, apenas cortando caminho para vc ja ter algumas sugestões de equipamento, sugiro uma carretilha com recolhimento de 7.1, porque voce pode utilizar para todos os tipos de isca artificial (superficie zara, popper, helices, sub superficie, meia agua e de fundo, jigs, etc), basta saber o trabalho de vara e recolhimento da carreta;

Vara eu sugiro de pelo menos 6 pés (1,82mt aprox), com acao media-rapida (nao gosto de acao lenta pra nada)

Iscas eu suponho que sejam a partir de 7-8gr mais ou menos. A linha acredito que 25 libras é o suficiente. Linha eu realmente gosto de comprar coisa boa, tenho usado triumph muti, que nao acumula agua, tem otima resistencia, e me adaptei muito.

Com essas info (linha, acao e peso de isca) voce consegue achar boas opcoes de vara, mas ainda nao a exata. Digo isso porque voce ainda tem que escolher tipo do cabo (eva ou cortica) que voce prefere, tipo e qualidade de passadores e qualidade de blank.

Escolher equipamento, inicialmente, é complicado mesmo pela imensidão de opcoes que temos, mas é divertido porque aprndemos fazendo algo que gostamos.

Busque sempre muita informacao, leia muito, para nao fazer escolha errada e arrepender.

Lembre-se que equipamento caro nao significa, necessariamente, o melhor!

A partir dessas dicas acho que da pra seguir...

Qlq coisa tamoai !

Abraco

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qto pretende gastar? Já tem a carretilha? Alguma vara?

Para esse tipo de pescarias te recomendaria uma Liger 15 Lb (excelente custo x beneficio) para o seu tipo de pescaria, a ação dessa vara te ajudará a arremessar iscas menores e terá casting para arremessar todas as iscas que utilizará no sudeste.

Caso não tenha carretilha, começaria com as lubinas (outro excelente custo x beneficio), têm tbém excelentes opções nos escambos da vida shimano scorpion 1000/1001 por aproximadamente R$400-450,00.

Abs e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Luís tudo beleza?

 

Não sei qual é o grau de experiência sua, porém se é novo no uso de carretilhas nosso amigo Nilton já de deu muito boas dicas.

Não existe uma regra e sim bom senso. Se você conhece a região e os peixes que irá pescar já facilita.

Quanto mais leve o equipamento mais esportividade terá, porém menos resistente tbm.

Você irá acabar encontrando o mais satisfatório à medida que fizer seus próprios testes.

Caso não se preocupe em gastar dinheiro, aí sim pode montar vários conjuntos com o maior intuito de "balancear" o equipamento. 

Por exemplo, tem gente que para cada isca leva no barco um conjunto diferente para otimizar o desempenho e praticidade (não troca a isca e sim de conjunto)kkk.

De um modo geral, aprendi muito com os amigos aqui e hoje digo a você, se pretende montar um ou dois conjuntos na minha opinião seguiria esta ordem.

(linha - vara - carretilha) "ordem de qualidade".

 

Aqui no sudeste. (MINHA OPINIÃO)

 

vara 5.6' (depende muito de sua altura)

 

1º CONJUNTO vara 8 A 17LB para iscas pequenas e médias (7 a 20g)

2º CONJUNTO vara 12 A 25LB para iscas maiores (ex: hélices)

 

Linha - uso as samurai Daiwa

 

Carretilha procure com freio magnético e centrífugo.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensa assim.......qual a média de peso dos peixes q vc vai pescar?

 

Use uma vara com libragem que se aproxime ao peso do peixe.

 

É tudo uma questão de bom senso.

 

Você quer manter a esportividade ou quer apenas rebocar o peixe e arrancá-lo da água o mais rápido possível?

 

Quanto maior a diferença entre a libragem e o peso do peixe, menor a esportividade.

 

Para o tamanho, quanto maior a vara mais longo poderá ser o arremesso.

 

Eu particularmente prefiro as de 6' (1,8 metros)

 

A ação pode ser rápida. Isso diminui a distância do arremesso mas também aumenta o poder da fisgada.

 

A linha multifilamento pode ser fina mas isso pode fazer encavalar no carretel então opte por algo em torno de 0,28.

 

Carretilha, não importa a marca. A melhor marca é a q vc pode comprar. Ela só precisa ser leve afinal vc vai passar o dia arremessando com ela. Precisa ter uma regulagem de freio legal tb para vc não acabar com sua pescaria desfazendo cabeleiras.

 

O resto vem com o tempo brother!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito Nanuc!

 

Só tem um porém quando as pessoas falam de sudeste sem conhecimento de causa.

 

A maior parte das pessoas "imaginam" que por aqui não temos grandes peixes. Pegar um troféu (5kg ou +) por exemplo é bem difícil e por este motivo mantem a esportividade e utilizam praticamente 100% equipamentos leves.

 

Eu concordo que um equipamento "leve" traz muito mais prazer, más já tive uma grande decepção tbm kkkkkk

 

Como com "todo" pescador, o maior escapa kkkkk. Eu deixei o meu troféu ir embora sem uma fotinho se quer

pois estava usando equipamento leve e engatei um monstro (não tive o que fazer) só olhava a linha saindo e rezando pra ganhar a batalha.

 

Como disseram os amigos utilizar o bom senso.

Dá sim para conciliar esportividade com equipamento médio.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, como o Nilton frisou bem, primeira coisa é saber seu objetivo; tipo de peixe, tipo de ambiente e iscas a utilizar. No caso de tucunare no sudeste, apenas cortando caminho para vc ja ter algumas sugestões de equipamento, sugiro uma carretilha com recolhimento de 7.1, porque voce pode utilizar para todos os tipos de isca artificial (superficie zara, popper, helices, sub superficie, meia agua e de fundo, jigs, etc), basta saber o trabalho de vara e recolhimento da carreta; Vara eu sugiro de pelo menos 6 pés (1,82mt aprox), com acao media-rapida (nao gosto de acao lenta pra nada) Iscas eu suponho que sejam a partir de 7-8gr mais ou menos. A linha acredito que 25 libras é o suficiente. Linha eu realmente gosto de comprar coisa boa, tenho usado triumph muti, que nao acumula agua, tem otima resistencia, e me adaptei muito. Com essas info (linha, acao e peso de isca) voce consegue achar boas opcoes de vara, mas ainda nao a exata. Digo isso porque voce ainda tem que escolher tipo do cabo (eva ou cortica) que voce prefere, tipo e qualidade de passadores e qualidade de blank. Escolher equipamento, inicialmente, é complicado mesmo pela imensidão de opcoes que temos, mas é divertido porque aprndemos fazendo algo que gostamos. Busque sempre muita informacao, leia muito, para nao fazer escolha errada e arrepender. Lembre-se que equipamento caro nao significa, necessariamente, o melhor! A partir dessas dicas acho que da pra seguir... Qlq coisa tamoai ! Abraco Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Entendi, então é tudo uma questão de bom senso ! obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qto pretende gastar? Já tem a carretilha? Alguma vara?

Para esse tipo de pescarias te recomendaria uma Liger 15 Lb (excelente custo x beneficio) para o seu tipo de pescaria, a ação dessa vara te ajudará a arremessar iscas menores e terá casting para arremessar todas as iscas que utilizará no sudeste.

Caso não tenha carretilha, começaria com as lubinas (outro excelente custo x beneficio), têm tbém excelentes opções nos escambos da vida shimano scorpion 1000/1001 por aproximadamente R$400-450,00.

Abs e boa sorte!

Já tenho sim , essa pergunta foi mais para ter em mente nas minhas próximas compras !! Obrigado pela ajuda !! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Luís tudo beleza?

 

Não sei qual é o grau de experiência sua, porém se é novo no uso de carretilhas nosso amigo Nilton já de deu muito boas dicas.

Não existe uma regra e sim bom senso. Se você conhece a região e os peixes que irá pescar já facilita.

Quanto mais leve o equipamento mais esportividade terá, porém menos resistente tbm.

Você irá acabar encontrando o mais satisfatório à medida que fizer seus próprios testes.

Caso não se preocupe em gastar dinheiro, aí sim pode montar vários conjuntos com o maior intuito de "balancear" o equipamento. 

Por exemplo, tem gente que para cada isca leva no barco um conjunto diferente para otimizar o desempenho e praticidade (não troca a isca e sim de conjunto)kkk.

De um modo geral, aprendi muito com os amigos aqui e hoje digo a você, se pretende montar um ou dois conjuntos na minha opinião seguiria esta ordem.

(linha - vara - carretilha) "ordem de qualidade".

 

Aqui no sudeste. (MINHA OPINIÃO)

 

vara 5.6' (depende muito de sua altura)

 

1º CONJUNTO vara 8 A 17LB para iscas pequenas e médias (7 a 20g)

2º CONJUNTO vara 12 A 25LB para iscas maiores (ex: hélices)

 

Linha - uso as samurai Daiwa

 

Carretilha procure com freio magnético e centrífugo.

 

:amigo:

Obrigado pelas dicas !! :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensa assim.......qual a média de peso dos peixes q vc vai pescar?

 

Use uma vara com libragem que se aproxime ao peso do peixe.

 

É tudo uma questão de bom senso.

 

Você quer manter a esportividade ou quer apenas rebocar o peixe e arrancá-lo da água o mais rápido possível?

 

Quanto maior a diferença entre a libragem e o peso do peixe, menor a esportividade.

 

Para o tamanho, quanto maior a vara mais longo poderá ser o arremesso.

 

Eu particularmente prefiro as de 6' (1,8 metros)

 

A ação pode ser rápida. Isso diminui a distância do arremesso mas também aumenta o poder da fisgada.

 

A linha multifilamento pode ser fina mas isso pode fazer encavalar no carretel então opte por algo em torno de 0,28.

 

Carretilha, não importa a marca. A melhor marca é a q vc pode comprar. Ela só precisa ser leve afinal vc vai passar o dia arremessando com ela. Precisa ter uma regulagem de freio legal tb para vc não acabar com sua pescaria desfazendo cabeleiras.

 

O resto vem com o tempo brother!

Obrigado de verdade ! me ajudou muito mesmo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...