Ir para conteúdo

Daiwa Steez Série EX - Ajuda


Posts Recomendados

Prezados,

Estou inclinado na aquisição de uma carretilha Daiwa Steez da série EX, mais especificamente o modelo STEEZEX100HSL (esquerda).

Alguém possui alguma Daiwa da série EX que já colocou à prova? Ou já viram algum review desta série?

Esta série salvo engano foi lançada no ano passado (2013). É isso mesmo?

Qualquer ajuda agradeço.
 

 

Seguem as principais especificações e algumas fotos desta carreta.

Peso: aprox. 160 g
Relação de Recolhimento: 7.1:1
Drag Máximo: 13.2 lbs (aprox. 6 Kgs)
Capacidade de Linha: 0,35mm - 110m / 0,37mm - 90m / 0,41mm - 73m
Material: chassi, manivela e laterais em Magnésio
Rolamentos: 11 + 1
Magforce-Z: freio magnético automático para controle do carretel
Dura-Loc: pinhão forte
Ajuste de precisão: micro-clique sobre a tampa do carretel e na estrela do freio flutuante
Infinite anti-reverse
Free-Floating Spool com a liga A7075 de alumínio

Daiwa_Seez_EX100HSL_011.jpg

Daiwa_Seez_EX100HSL_021.jpg

Daiwa_Seez_EX100HSL_031.jpg

Daiwa_Seez_EX100HSL_041-1.jpg

Daiwa_Seez_EX100HSL_051.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo ai vai o review do Tackle Tour legal::

 

http://www.tackletour.com/reviewdaiwasteezexxs.html

Olá Ramon,

Este review dá ênfase para o model STEEZM100XS, que o top da série. Pena que só tem do lado direito...

Mas muita coisa neste review se aplica para os demais modelos da série EX.

Para complementar seria muito interessante um parecer de algum amigo que tenha colocado à prova uma dessas. Vamos aguardar...

Valeu pela ajuda

Abs

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, a 7.1 EX esquerda foi lançada concomitantemente à 7.9 direita ... infelizmente, a daiwa privilegia os destros ...

 

Existem Shimaneiros ... pois sou Daiweiro ... já tive 3 steez, sendo a última a EX 7.1 ... todas comprei usadas ...

 

No que importa pra mim, a grande diferença em relação aos modelos anteriores são os 9 gramas a mais em relação às 103, 164 g a EX e 155 g as 103 ... pra mim, tirou a grande diferença, o grande barato das Steez ... leveza ...

 

No mais, sempre usei em água doce ... sempre com multifilamento ... iscas artificiais 95% ... alguns pinchos com iscas naturais e peixinhos de no máximo 5 kg ... nunca deu problema ...

 

Com iscas na faixa de 30 g, sentado, com vara 5'0", arremessos passavam fácil dos 70 m ... macete é abrir bastante o mecânico e deixar o magnético entre 5 e 6 ...

 

A EX 7.1 puxa 75 cm por volta ... as anteriores, 66 cm ... a 7.9, 84 cm ...

 

Vc pode me perguntar o porquê de eu ter vendido se gostei tanto ... a culpa é das Liger da MS ... já era muito boa, mas depois que coloquei rolamentos japoneses, empatou com as Steez nos arremessos ... e, 142 g, sinceramente, só testando pra entender ... além, dos 80 cm por volta ... dá pra economizar o braço pras latinhas ...

 

É isso. Espero que te sirva.

 

Forte abraço,

 

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wellington,

 

Nada melhor obter informações de quem já teve a carreta e a colocou em prova.

 

Sua informações foram bastante úteis, o que me inclina ainda mais para compra.

 

Não querendo abusar de sua boa vontade, tenho uma dúvida a respeito do drag da série EX. No site da Daiwa diz que é 13.2 (?), imagino que seja lbs. Se assim for algo em torno de 6kgs, o que não é nada mal para uma carreta deste porte. No review da Tackle Tour (http://www.tackletou...asteezexxs.html) aparece logo de início numa tabela "Tested Max Drag" aprox. 17 lbs. Já em algumas lojas dizem 8.8 lbs (anúncios de lojas servem apenas para ver preços, especificações nada mais confiável que o próprio fabricante). Em fim será que é mesmo 13.2 lbs?

 

Mais uma vez obrigado pelo apoio

Abs

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca medi o Drag, Eduardo!

 

Confie nas informações da Daiwa ... tem parâmetros únicos, embora não conhecidos por nós (ainda, pois já perguntei) ...

 

Os testes do Tackletour devem seguir metodologia própria (não perguntei)...

 

Dúvida???

 

Enche a carreta de linha, bota na vara, pega uma balança de gancho ou outra que dê, amarre a linha, faça o apoio, gire a estrela do drag até quase sair leite (ou óleo) e testa seu braço ... a forma de colocação da linha influi no resultado ... coloca bbbbeeeeemmmmmm acochado ... a quantidade de linha tb influi ...

 

Buenas, boa sorte, Guri, mas conta o resultado pra nós ...

 

Forte abraço,

 

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Eduardo!

Tenho a Steez 103 SHA e a Steez EX 100 HSL.

Quanto ao peso, as duas são exatamente iguais com 160g. No site da Daiwa descrevem a EX 100 HSL com 5.8 oz (164g), mas na caixa a descrição é 160g. Para tirar a dúvida enviei um email para a Daiwa e me responderam que ela tem 160g.

O que muda entre os dois modelos é o drag e o tamanho da manivela.

A EX 100 tem 13.2lb de drag contra 8.8lb da 103 SHA. E a manivela da EX 100 tem 10cm contra 8cm da 103 SHA.

Portanto, as specificações da EX 100 que vc postou acima tem dois equívocos: peso e drag.

Sobre a carreta o que posso dizer é que é fantástica e extremamente versátil. Arremessa iscas leves (4 a 6g) e iscas pesadas (15 a 25g) como nenhuma outra. É a minha preferida.

O Marcelo do site pescaverdade fez um teste legal no modelo 7.9, vale a pena conferir.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca medi o Drag, Eduardo!

 

Confie nas informações da Daiwa ... tem parâmetros únicos, embora não conhecidos por nós (ainda, pois já perguntei) ...

 

Os testes do Tackletour devem seguir metodologia própria (não perguntei)...

 

Dúvida???

 

Enche a carreta de linha, bota na vara, pega uma balança de gancho ou outra que dê, amarre a linha, faça o apoio, gire a estrela do drag até quase sair leite (ou óleo) e testa seu braço ... a forma de colocação da linha influi no resultado ... coloca bbbbeeeeemmmmmm acochado ... a quantidade de linha tb influi ...

 

Buenas, boa sorte, Guri, mas conta o resultado pra nós ...

 

Forte abraço,

 

Wellington ...

 

Wellington,

 

Não tenha dúvida, se eu comprar esta carreta farei o teste do Drag conforme sua orientação. E daí sim vamos ver quais os resultados.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Eduardo!

Tenho a Steez 103 SHA e a Steez EX 100 HSL.

Quanto ao peso, as duas são exatamente iguais com 160g. No site da Daiwa descrevem a EX 100 HSL com 5.8 oz (164g), mas na caixa a descrição é 160g. Para tirar a dúvida enviei um email para a Daiwa e me responderam que ela tem 160g.

O que muda entre os dois modelos é o drag e o tamanho da manivela.

A EX 100 tem 13.2lb de drag contra 8.8lb da 103 SHA. E a manivela da EX 100 tem 10cm contra 8cm da 103 SHA.

Portanto, as specificações da EX 100 que vc postou acima tem dois equívocos: peso e drag.

Sobre a carreta o que posso dizer é que é fantástica e extremamente versátil. Arremessa iscas leves (4 a 6g) e iscas pesadas (15 a 25g) como nenhuma outra. É a minha preferida.

O Marcelo do site pescaverdade fez um teste legal no modelo 7.9, vale a pena conferir.

Abraço.

 

Olá Henrique,

 

Nada melhor obter informações e depoimentos de quem já tem a carreta.

 

Depois da conversa acima com o amigo Wellington, confesso que fiquei ainda mais inclinado para compra. 

 

Logo quando postei as especificações da série EX, tinha dúvida realmente sobre o valor do Drag, tinha visto 8.8 lbs e 13.2 lbs. Já acertei na descrição os valores de peso e drag. Valeu!

 

O que me chamou atenção logo de início nos modelos da série EX, foram o peso (aprox. 160g), a capacidade de linha (aprox. 70m de 0,41mm) e o drag 13.2 lbs (agora esclarecido). Sem falar no design que já é algo consagrado e tradição da Daiwa.

 

Agora com seu relato, acho que vale mesmo o investimento.

 

Caso apareça alguma dúvida, com sua permissão, irei importuná-lo.

 

Muito obrigado pela ajuda

Abraços

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Eduardo!

Tenho a Steez 103 SHA e a Steez EX 100 HSL.

Quanto ao peso, as duas são exatamente iguais com 160g. No site da Daiwa descrevem a EX 100 HSL com 5.8 oz (164g), mas na caixa a descrição é 160g. Para tirar a dúvida enviei um email para a Daiwa e me responderam que ela tem 160g.

O que muda entre os dois modelos é o drag e o tamanho da manivela.

A EX 100 tem 13.2lb de drag contra 8.8lb da 103 SHA. E a manivela da EX 100 tem 10cm contra 8cm da 103 SHA.

Portanto, as specificações da EX 100 que vc postou acima tem dois equívocos: peso e drag.

Sobre a carreta o que posso dizer é que é fantástica e extremamente versátil. Arremessa iscas leves (4 a 6g) e iscas pesadas (15 a 25g) como nenhuma outra. É a minha preferida.

O Marcelo do site pescaverdade fez um teste legal no modelo 7.9, vale a pena conferir.

Abraço.

 

Henrique, só um detalhe, se eu não me engano, as Steez anteriores têm 2 modelos, 103 HA e 100 HA, a primeira com 155 g, a outra com 160 g. É sobre estas que falei.

 

As 100 SHA foram lançadas há mais tempo, junto com as 103HA e 100HA, em 2006 salvo engano, e têm realmente 160 g ... se eu não me engano, não existe o modelo 103 SHA ...

 

Estes os modelos antigos:

 

TD-Steez103H 6.3:1 5.5oz 12lb(0.320mm)-100yds        

TD-Steez103HL 6.3:1 5.5oz 12lb(0.320mm)-100yds        

TD-Steez100H 6.3:1 160g/5.7oz 14lb(0.360mm)-110yds        

TD-Steez100HL 6.3:1 160g/5.7 oz 14lb(0.360mm)-110yds      

TD-Steez 100SH 7.1 160g/5.7oz 14lb(0.360mm)-110yds

 

E a 100SHL

    

TD-Steez 100SHL 7.1 160g/5.7oz 14lb(0.360mm)-110yds      

 

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Mestre Wellington!Td bem?

Pois é, vc tem razão, a Daiwa lançou inicialmente os modelos 100 H, HL e SH e a 103 H e HL. As modelos 103 H e HL eram somente com recolhimento 6.3.

Posteriormente, visando competir melhor com a Aldebaran MG7 (7.0), a Daiwa lançou o modelo 103 SHA com recolhimento 7.1, porém somente com manivela direita. A modelo 103 SHA 7.1 é praticamente igual a modelo 100 SH, porém, um pouco menor. É do tamanho da 103 H e HL, com as cores da 100 SH, mas tem velocidade de 7.1 (pena ter lançado somente com manivela direita).

Inclusive, ainda existe o modelo 103 SHA 7.1 no mercado para comprar, conforme os sites abaixo:

 

http://www.snookshop.com.br/carretilha-daiwa-steez-103-sha.html

http://www.reidapesca.com.br/produto/pesca/carretilhas/699-carretilha-daiwa-steez-103sha

http://www.tucunarepesca.com.br/daiwa

 

Em 2013 a Daiwa lançou a série EX visando o mercado americano que exige mais drag e maior tração de arrasto.

No Japão, no entanto, a Daiwa já lançou a Steez SV e agora recentemente lançou a Steez LTD SV e a Steez LTD SV TN.

Vejam as jóias nos links abaixo:

 

http://all.daiwa21.com/fishing/item/reel/bait_rl/steez2013/index.html

http://all.daiwa21.com/fishing/item/reel/bait_rl/steez_ltd/index.html

http://all.daiwa21.com/fishing/item/reel/bait_rl/steez_ltd_tn/index.html

 

Na verdade esse pessoal fica lançando essas preciosidades só para atiçar a gente, mas haja dinheiro para acompanhar...rsrsrs.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Mestre Wellington!Td bem?

Pois é, vc tem razão, a Daiwa lançou inicialmente os modelos 100 H, HL e SH e a 103 H e HL. As modelos 103 H e HL eram somente com recolhimento 6.3.

Posteriormente, visando competir melhor com a Aldebaran MG7 (7.0), a Daiwa lançou o modelo 103 SHA com recolhimento 7.1, porém somente com manivela direita. A modelo 103 SHA 7.1 é praticamente igual a modelo 100 SH, porém, um pouco menor. É do tamanho da 103 H e HL, com as cores da 100 SH, mas tem velocidade de 7.1 (pena ter lançado somente com manivela direita).

Inclusive, ainda existe o modelo 103 SHA 7.1 no mercado para comprar, conforme os sites abaixo:

 

http://www.snookshop.com.br/carretilha-daiwa-steez-103-sha.html

http://www.reidapesca.com.br/produto/pesca/carretilhas/699-carretilha-daiwa-steez-103sha

http://www.tucunarepesca.com.br/daiwa

 

Em 2013 a Daiwa lançou a série EX visando o mercado americano que exige mais drag e maior tração de arrasto.

No Japão, no entanto, a Daiwa já lançou a Steez SV e agora recentemente lançou a Steez LTD SV e a Steez LTD SV TN.

Vejam as jóias nos links abaixo:

 

http://all.daiwa21.com/fishing/item/reel/bait_rl/steez2013/index.html

http://all.daiwa21.com/fishing/item/reel/bait_rl/steez_ltd/index.html

http://all.daiwa21.com/fishing/item/reel/bait_rl/steez_ltd_tn/index.html

 

Na verdade esse pessoal fica lançando essas preciosidades só para atiçar a gente, mas haja dinheiro para acompanhar...rsrsrs.

 

Abraços.

 

Henrique,

Já tinha visto os lançamentos de 2014, Steez LTD SV 103H-TN e Steez LTD SV 105XH. Essas carretilhas para meu propósito (hélices 28g) penso que não servem, devido a baixa capacidade de linha 0.41mm apenas 39m. O drag delas são menores que da série EX, 4kgs contra 6kgs. Como voce bem disse acima a série EX foi concebida para atender o mercado americano...

 

Voce saberia me dizer de que material, na série EX, é feito os pinos que fixam os "knobs" no braço de manivela.

 

Veja a foto abaixo e vai entender o porque da pergunta.

 

DSC07231.jpg

 

Este é o resultado depois de 3 dias arrastando hélices (Zillion 7.3 LTD 100L).

Isto já foi solucionado, testado e aprovado, substuindo os pinos de alumínio por pinos de inox.

 

Obrigado pela ajuda e informações que tem passado

Abs

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa ai foi minha última aquisição vai estrear em junho em SM,só foram produzidas 50 peças,uma jóia ::tudo::

MEGABASS IS79 UC ULTIMATE COMPETITION CUSTOM LIMITED EDITION 

 

1xc4.jpg

 

Sem apelação Ramon!

 

Aqui estamos falando de Daiwa!  brincadeira rsrsrs

 

Bela aquisição, boa sorte com a CARROZZERIA.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa e sonho de consumo... :choquei:

 

Eu tenho uma 103 e uma 100 mas das comuns.. só posso falar q são excelentes.. rsrs.. inclusive esse tucuna do meu avatar foi pego com ela... hehhe

 

Blz Moises,

 

Grato pela contribuição e depoimento.

Penso que para meu propósito, hélices de 28g, a STEEZEX100HSL atenderá sem problemas.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha Steez LTD SV TN.está a caminho alegre:: 

 

Ramon,

Estava de olho nesse modelo também, sem dúvida uma bela carreta. Mas penso que para meu propósito (hélices de 28g) ela não me atenderá. Baixa capacidade de linha 0.41mm apenas 39m.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Moises,

 

Grato pela contribuição e depoimento.

Penso que para meu propósito, hélices de 28g, a STEEZEX100HSL atenderá sem problemas.

Abs

Eduardo sou fã das Daiwas,apesar de não ter coragem de usar uma Steez na Amazônia conheço vários pescadores que usam,pelo que lí a EX tem aplicação finesse ,talvez a Steez Limited SV 2014 seja uma opção,abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo sou fã das Daiwas,apesar de não ter coragem de usar uma Steez na Amazônia conheço vários pescadores que usam,pelo que lí a EX tem aplicação finesse ,talvez a Steez Limited SV 2014 seja uma opção,abraço e boa sorte.

Oi Ramon,

Como disse anteriormente o meu propósito é hélice de 28g. Comparando as especificações da Steez EX100HSL com a Steez Steez LTD SV 105XH (2014) verá que a EX tem maior capacidade de linha 0,41mm 73m, já a SV comporta apenas 39m. Outra diferença é o drag 6kgs da EX contra 4Kgs da SV. Não sei qual o comprimento da manivela da SV, mas da EX é 10cm, o que dá mais conforto para arrastar as benditas hélices. Como bem disse acima o Henrique a série EX foi concebida visando o mercado americano que exige mais drag e maior tração de arrasto.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Eduardo,

Impressionante a foto da Zillion.

Não imaginava que isso pudesse acontecer com uma Zillion top.

Eu não sei qual material é utilizado no pino que fixa o knob na manivela da EX. Embora a EX tenha sido construída para ser a mais forte da linha Steez, não sei se foi utilizado material mais resistente que o da Zillion. A Zillion LTD é carretilha primeira linha, robusta e famosa por não quebrar. Mas aconteceu de quebrar...rs.

Talvez vc tenha que fazer o mesmo procedimento da troca do pino na EX.

Por outro lado, a Zillion foi projeda tbm para uso no mar, o que implica a utilização de pino de alumínio nos knobs.

Já a Steez, por ser de magnesio, foi projetada somente para água doce, o que pode sugerir o uso de outro material no pino diverso do alumínio.

Assim, há chance de o pino do knob da Steez EX ser mais resistente que o da Zillion. Mas é só achismo....rsrsrs.

PS. Fique à vontade em perguntar...afinal estamos aqui para trocar ideia e agregar conhecimento.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que a finalidade é AM, o Eloy passou 20 dias puxando hélices na AM com uma Steez EX 7.1 ... tem um post dele sobre isso ...

 

Se eu não me engano, a carreta foi bem, tendo quebrado só os 2 eixos onde giram as manoplas ... ele levou num torneiro e colocou 2 de alumínio ...

 

Soluções??

- Antecipar-se e ir ao torneiro antes;

- Levar manivelas compatíveis extras

 

Lembrando que esse é um problema relatado em muitas carretas, especialmente nas Zillions ...

 

Só um adendo de que há outras carretas com peso próximo, IPT idem, que talvez aguentariam mais ...

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...