Ir para conteúdo

O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

Joao Simon

Pesca com equipamento FLY

Posts Recomendados

Boa noite amigos,

 

  Ja faz algum tempo que tive minha primeira experiência com pescaria de FLY . Foi no pesqueiro Kobayashi, com nosso amigo pescador de SBC, TAKAMISHI pescando varias TILAPIAS.

 Minha primeira impressão é como se fosse um balé aéreo, muita técnica, e concentração nos arremessos, e vários vídeos de pesca de TRUTAS, mas nada alem disto. ( coisa bem técnica )

 

 Bem, no meu caso acho q comecei de cima pra baixo.

 

Comecei pescando com carretilha no PARANASÃO, muito treino na pinchada, mas cheguei la. Hoje não esta dando pra acompanhar nossa galera no AMAZONAS, mas estou freqüentando vários pesqueiros em SP, que não me deixam perder o tesão pela pescaria, seja em PRAIA, MAR ou nos PESQUEIROS.

 

Acabei de comprar um conjunto de FLY 4#6 com vara de 2,40m mista ( carbono e fibra ) pra começar, iscas imitando incetos, como moscas e voadores com anzois pequenos, bem pra iniciante.

 

Vamos la, como montar chicote, os anzóis das iscas sao bem pequenos, minha linha é #6, alguém me da uma dica ?

 

 Não vejo a hora de experimentar esta nova técnica, acho TOP, e nos pesqueiros em SP existem muitos locais pra esta mobilidade.

 

 Por favor estou dando meus primeiros passos , conto com vcs.

 

    JAS

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Joao,

 

 

O Forum turma do Bigua é mais focado para a pesca do Tucunaré Amazônico, acredito que não veio nenhuma resposta em virtude da pesca ser um pouco diferenciada..se fosse focado em tucunaré e técnicas creio que não faltariam respostas.

Não sou nenhum especialista em fly, mas posso ajudar a transmitir um pouco do conhecimento adquirido:

- Você escreveu que tem um conjunto 4/6, para pesqueiro está bom, mas essencialmente para equilibrar o kit de fly deve casar a linha a vara e a carretilha;

-Para pesque e pague utilize iscas do tipo hair ball de cortiça ou EVA, será mais produtivo uma vez que os peixes estão acostumados a ração do tipo guabi um anzol chinu numero 4 aprox.

-Lider existem prontos, devem ser do tipo cônico ou seja a espessura vai diminuindo, é essencial para uma melhor apresentação da isca, caso não tenha utilize linhas de fluor e espessuras diferentes geralmente em 3 partes, faça a junção com o nó do tipo loop (procure por tutoriais na net), é possível unir tbm com nó de sangue...

- treine os arremessos importante fazer o loop corretamente, lembrando que voce precisa de espaço, o espaço para arremesso frontal deve ser equivalente atrás, procure por videos na internet para dicas, lembrando que temos tbm ótimos instrutores de fly:

 

http://www.extremefishing.jp/cast/curso.htm

 

http://www.flyshopbrasil.com.br/category/curso-de-arremesso-de-fly-fsb

 

http://www.rrfishing.com.br/cursos.html

 

 

 

 

 

abraços

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Marco,

 

  Estou iniciando, prq acho q quem se considera pescador tem q aprender um pouco de tudo pra depois aprimorar suas técnicas.

  Não importa local a gente tem q experimentar estas técnicas e ir evoluindo a cada dia.

 

    Valeu e obrigado !

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Law,

 

 

   Quando comecei a pescar c/ carretilha, parecia q eu estrava completamente deslocado de tudo q havia aprendido c/ meu pai e meu tio, no molinete.

 

  ERA UM PALAVRÃO PRA ELES !!

 

  Hoje só pesco com molinete na praia.

 

  Acho, e não sei ainda, q a pesca c/ FLY é a mais natural e esportiva, é a diferença de um barco a motor e outro a vela, vou aprender e relatar aqui meu passo a passo.

 

  Realmente pelo q vi a linha é o segredo de tudo, valeu muito tuas dicas e te agradeço.

 

   Obrigado

 

  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Fly foi rotulado como uma modalidade cara quando chegou ao Brasil. Pelo menos foi oque eu li. Ainda persiste essa ideia na cabeça de muitos.

 

A pesca de bait casting com carretilha chegou em outro momento econômico e quando já havia uma boa difusão e ofertas de equipamentos e então emplacou.

 

Eu acho a pescaria com carretilhas e bait casting já apaixonante o suficiente para querer entrar no mundo das moscas. 

 

Também pesa contra a difusão da modalidade o fato dela necessitar de um espaço MUITO maior para lançar, ficando muito difícil conciliar o fly com a pesca embarcada em dois e impossível com 3. Pescador é fominha e não quer ficar esperando o parceiro chicotear pra arremessar. :gorfei:

 

E ao contrário de muitos (aqui eu vou cutucar um vespeiro),  :gorfei: pra mim o Fly não tem nada haver com o Tucunaré. É contra producente.

O Fly tem a grande qualidade de dar À isca uma apresentação discreta, natural e quando feita com perfeição e precisão tornam a isca irresistível especialmente aos peixes manhosos. 

Oque combina muito bem sem dúvida com a Truta e a Tilápia.

 

Já o Tucunaré não tem nada disso. O bicho é curioso, espalhafatoso e é atraído com som, movimento, estimulos visuais etc...

Nem mesmo na época em que o tucunaré está choco o Fly faz diferença , pois nessa época o bicho não ataca nem isca viva.

Ainda é reconhecida e notória a agressividade e territorialidade do tucunaré que muitas vezes ataca a isca com tenacidade e as iscas de fly não parecem transmitir essa sensação de ameaça. 

 

Não digo que jamais beberei dessa água, mas enquanto a minha pescaria for de Tucunaré, não vejo razão pra migrar pro Fly.

 

 

Mesmo assim BOAS SORTE  sr. João e traga relatos de seus feitos com o Fly. :amigo:

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João,

 

 

Mais algumas dicas importantes para quem está começando:

- Dificilmente começa-se pescando no fly sozinho, é importante uma instrução inicial de empunhadura e movimento, creio que você vai começar de fato a melhorar os arremessos após umas 20 horas de treino aproximadamente,

- Diferente do bait o que influencia no arremesso do fly é a linha e não a isca, quando menor e mais leve a isca mais fácil de arremessar, geralmente a potência da vara está relacionado ao tamanho das iscas a serem arremessadas assim como peixe alvo a ser capturado,

- Existem diversos tipos de linha, os que vem em kits geralmente possuem uma qualidade mais baixa, geralmente são do tipo WF (weight forward) , dependendo da espécie alvo, a linha deverá ser diferente,

- No fly usam-se as 2 mãos para pescar e arremessar, lembre-se disso, a mão que empunha a vara direciona e dá o movimento, a outra mão puxa a linha para tirar o excesso e tensiona a linha que é meio elástica para dar distância no arremesso,

-Cuide bem da linha e não deixe rolando no chão, limpe após as pescarias, após a limpeza é necessário passar um liquido chamado de dressing..é como se fosse um lubrificante/ conservante da linha,

-Tenha certeza que o fly é muito prazeroso e emocionante, são poucos os pesqueiros onde se pesca bem e possui estrutura, boa sorte.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Law,

 

  Muito obrigado, pessoas como vc só nos incentivam.

  Hoje conheci um cara q pesca com fly e ele se prontificou a ir comigo em minha primeira empreitada, acho q sera agora na sexta e só esta dependendo desta confirmação .

 Quanto a linha comprei separada dentro da especificação da carretilha, #6. A linha com o baking e o líder já estão montadas, as iscas nas caixinhas e a vara na capa. O material é simples mas a vontade de aprender é grande.

 

   Valeu Law !!!!

  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Hayderson,

 

  Pesquise Thiago Zanetty, da Fly Shop Brasil.

 

  Ele esta visitando varias cidades e capitais do Brasil dando cursos sobre pescaria de Fly.

 

  Espero q tenha te ajudado, e saiba q depois do Fly, só camisa de força.

 

      Abç 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...