Ir para conteúdo

Metais pesados: Paracatu/MG


JuniorBsb

Posts Recomendados

Andei ouvindo por esses dias que o Rio Paracatu/MG está contaminado, entre outros, por metais pesados decorrentes da mineração.

Alguém tem informações mais precisas? Se de fato isso ocorre, em que local os dejetos estão sendo lançados? Já fizeram análise tanto na água, quanto na fauna (peixes)?

Lembro que este rio é principal formador do Velho Chico.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Junior,

 

Esse assunto sempre vem a tona e as autoridades não tomam providencias!

 

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/04/liberacao-de-arsenio-de-mineradora-de-paracatu-mg-e-tema-de-audiencia.html

Prezado Daniel,

Disso já tenho ciência há muito tempo (sou sócio de um rancho lá há cerca de 10 anos).

É que até então a discussão sempre foi em torno dos efeitos deletérios da mineração frente a própria cidade de Paracatu. Porém, mais recentemente estou ouvindo comentários quanto aos córregos/ribeirões que desaguam no Rio Paracatu que estariam contaminados também.

Especificamente no meu caso, e sendo bem "egoísta", quanto a água esse problema possivelmente não me afetaria, porque estou bem longe e rio acima (ele nasce na "porta da minha casa"). Porém, para os que estão na região do Entre ribeiros, por exemplo, (quem é da região sabe onde estou falando) a coisa pode estar bem complicada.

O problema maior que vejo são os metais pesados que supostamente está sendo carreados ao rio e que são "consumidos" pelo peixes, principalmente os predadores (p.ex.: dourados/surubins) que migram desde o berçário até o São Francisco.

Nesse último caso, não importará a qualidade da água em si, mas toda a extensão do rio, ou quase toda.

Por isso, repito, alguém tem notícia de algum exame na fauna aquática?

Estou propenso até mesmo por providenciar algum exame laboratorial para saber o que está acontecendo.

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...