Ir para conteúdo

Quero saber como fazer ceva de Matrinxã, tucunaré, tilápia, bagre, lambari e traíra


Posts Recomendados

Zé Vitor meu amigo!!! :good:

Podemos fazer algumas confusões ao ouvir a palavra BOA CEVA...

Qdo se diz boa ceva, pode ser  tanto o local quanto o tipo de alimento.

Um bom LOCAL – qdo um determinado ponto do rio ou lago tem estrutura propicia e está atraindo os peixes pelos alimentos constantemente  depositados ali .

Uma boa CEVA – qdo um determinado produto “alimento” é muito atraente para uma determinada espécie de peixe.

Não é comum fazer uma ceva para atrair peixes  carnívoros como a traíra, tucunaré, pois estes são muito territorialistas...

Se quer um bom resultado seria melhor especificar sua pretensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro jose, (gostei da gravatinha borboleta!), complementando o que o marcelo explanou.

primeiro caso é ver se tem realmente peixe ali, segundo é ver quais espécimes tem (pq vc listou uma variancia incrivel).

depois vamos entender a cadeia alimentar, tem peixe que come ceva, tem peixe que come peixe que come ceva. Assim se vc faz uma ceva pra lambari, certamente, vai atrair tucunares trairas e outros.

mas tb precisa entender que tem especies que sao ariscas pra comer, como matrinxa e lambari, que se tiver muito, comem tao rapido que nao sobra pra outros peixes, entao vc precisa ter uma variancia de ceva um pouco maior.

ainda, precisa analisar local, estruturas, profundidade, etc.

peixes como tucunare e traira, gostam de ficar tocaiados, as vezes em lugares rasos. ja peixes como tilapia, matrinxa, piau, etc, so vai pra galhada qdo estao em perigo e gostam de nadar, inclusive a medias profundidades.

turbidade da agua tb eh importante, dependendo da especie se da bem em agua limpa ou suja, com mato ou sem mato... enfim, vc precisa pesquisar o que quer, o que tem a disposicao, tempo de ceva (uma boa ceva comeca com azedar milho por pelo menos 1 mes antes de por na agua e qdo colocar na agua, vai ter que cevar por pelo menos uns 30 dias pra ficar top mesmo, isso a cada 1 semana).

milho azeda rapido, mandioca tb, tem peixe que gosta de sangue, outros nao.. enfim... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé Vitão;

Preste atenção no seguinte:

Você não deu sua localização, o que dificulta uma boa resposta. Vai que seja na Lua, aí ninguém vai poder ajudá-lo. Começa daí.

Porém, a Natureza pode lhe auxiliar. Veja bem o seguinte:

1) Verifique calmamente os capinzais da represa. Se estiverem com as pontas atrofiadas ou ausentes, é indício claro da presença de tilápias do Nilo, que apesar de onívoras, têm predileção perlos capins imersos n'água ou em condições de ser devorados. :blush: Cuidado para confundir com Capivaras, que tem nos capim fino sua principal fonte de alimento. :gorfei:

2) a Matrinxã é também onívora, porém seu ambiente predileto é de águas movimentadas, a exemplo dos Pacus. Creio não existir nenhum indicador que possa revelar sua presença em águas represadas, inobstante conhecer cultivos em tanques-redes bem sucedidos. Nos rios, fica mais fácil identificar sua presença, bastando observar a queda de sementes, flores e pequenos cocos, que são atacados por essas espécies. :blush: Cuidado pra não pegar nenhum baiano tomando banho. :gorfei:

3) Das espécies que você citou, veja que todas são onívoras, comem de tudo, à exceção das trairas e dos tucunas, exclusivamente carnívoras. Um bom teste de piscosidade é prender pequenos nacos de carne em garrafas Pet e deixar à deriva po ao menos um dia e uma noite. Passo seguinte é verificar se houve alguma reação. Se quiser ir mais fundo, marque as garrafas e registre os locais de soltura e de coleta. Daí irá aprofundar seus conhecimento sobre a fauna aquática local, o que irá ajudá-lo a desenvolver técnicas de captura. :blush: Fique ligado nos Jacaré e nas Onças D'água (ariranhas e lontras) :gorfei:

4) Traíra dá até em poste. Se quiser cevá-las, basta prender algum tipo de carne ou carcaça num arame e atirar na água, observando uma profundidade mediana, tipo 2 ou 3 metros ou mais, dependendo da profundidade geral da represa :blush:. Não coloque a ceva em local muito raso, pode atrair Urubus e outras aves de rapina :gorfei:

5) Uma boa ceva para Piau, Matrinxãs, carpas e Lambaris pode ser feita com milho cozido. Peque uma lata de 18 litros, cozinhe o milho até ficar bem mole, coloque num saco de cereais em ráfia (nunca em outro material), amarre uma cordinha e lance num local de boa profundidade. Se quiser, acrescente pedaços grandes de mandioca, com casca e tudo. É fatal. :blush:. Adote as medidas necessárias para espantar cavalos, mulas, burros, éguas e porcos, senão sua ceva vai pro brejo. :gorfei:

6) A questão da baixa profundidade do espelho d'água, em si, não é um problema, porém limita bastante a quantidade e qualidade de espécies eventualmente ocorrentes no local. Porém, se a água for limpa, é possível ver de que consiste a fauna aquática. É ficar quietinho para não espantar ninguém e ver no que dá. Caso queira, pode colocar algum atrativo alimentar para atrai-lá. :blush:. Não vale feijoada, macarronada, sopas, refrigerantes, leite, etc. :gorfei:

Nota de rodapé: o texto que antecipa um carinha sério é sério, tá valendo. O que termina num carinha rindo incessantemente, é pura gozação, não se presta a nada.

No mais, fica um abraço do Gilbertinho da Amazônia.

PS: não esqueça de fornecer sua localização e também da represa que frequenta (não posso dizer onde pesca, porque pelo jeito não tem nada pra pescar, mas só uma boa pesquisa pode revelar seus segredos) :tease:     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...