Ir para conteúdo

Pesca no Araguaia. Algumas dificuldades.


Falcão

Posts Recomendados

Em 23/01/2019 em 11:06, Falcão disse:

Bom dia a todos. 

Todo ano pesco no Rio Araguaia e minha parceira de pesca é minha esposa (que adora pescar os grandes exemplares - Pirararas e Piraíbas). Porém, por ser mulher e ter a mão pequena e menos força, estou com dois problemas que, talvez alguma amigo mais experiente possa ajudar:

a) ela tem um pouco de dificuldade de manusear carretilhas grandes sem devaneador. Já tentamos as Tekotas 800 mas elas não aguentaram o tranco e o devaneador acaba travando (Mandei tirar o devaneador e ficou muito bom). Temos treinado o uso da carretilha, mas está difícil para ela distribuir a linha com o polegar.

b) Após algum tempo de pesca, as varas costumam ficar no secretário do barco. Quando engata um peixe grande, há muita dificuldade de retirá-las para a fisgada. O cabo da vara acaba formando uma alavanca dentro do secretário. Além do mais, a maioria dos cabos é de EVA, o que dificulta ainda mais a retirada rápida da vara.

Alguém que tenha passado por problemas semelhantes poderia dar uma força?

No primeiro caso, pensei em mandar por um passador mais próximo da carretilha, para que minha esposa tivesse mais facilidade no manuseio da linha.

No segundo caso que expus, pensei em por uma fórmica flexivel entre o espaço do "secretário" e a vara, para que deslizasse melhor na hora de tirar de lá.

Se alguém tiver uma idéia melhor, me ajudem....

(OBS: carretilhas usadas - Tiagra 50, Tiagra 30, Penn Internacional VI 50 e Tekota 800)

 

Fala Falcão.

Primeiramente parabéns em conseguir pescar em família, realmente sensacional!!!

Sobre as varas, penso igual o @Odirlei Borin, indico o uso de Nylon. Acaba com seus problemas de travar/desgastar o E.VA e fica muito mais bonita também.

Na foto, a que ele fez para mim:

Na questão das carretilhas, realmente algumas pessoas não conseguem se acostumar sem o distribuidor de linha. Acredito que o uso de um molinete irá resolver o problema dela. Eu adquiri esse das fotos. É um Penn Slammer 10500, com capacidade de 255m de linha 0,70mm (fazendo cama de multifilamento, conseguimos colocar aprox 275m de multi 100lbs + aprox 80 metros de monofilamento 0,90mm), possui drag de 60lbs e rápido recolhimento: 4.2 por volta. É também o segundo molinete na linha da Penn Reel´s e, por oferecer tudo isso, tem o custo atrativo. (+- R$ 1.800,00 reais).

Seguem fotos dele:

Sobre a questão do conforto, também sempre levo e indico um bom cinto para Varas (gosto do Sumax) e o colete para pesca pesada, utilizo da Penn Raíba. (tanto Molinete quanto colete você acha com eles - Tel: (19) 98841-6704).

Espero ter ajudado.

A disposição.

107b9318-e7a0-4b25-a2c4-af5d72baf390.JPG

PHOTO-2018-06-29-17-00-50.jpg

PHOTO-2018-06-29-17-00-51.jpg

Colete.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...