Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Bom dia a todos!

Obrigado aos administradores do FTB, por ter me aceitado. Chamo-me, João Damasceno Mustafa, 44, Natural do Amazonas, descendente de Cearenses e Sírios, remoto à época da exploração da Borracha, nos Rios do Purus e Pauiní, (AM), donde meu Pai trabalhou muito como Regatão, e de onde minhas origens falam mais alto.  rsrs

Como pescador, sou iniciante, gosto de tudo um pouco das belezas da Amazônia, pois tenho sítio no Rio Araçá, "Sítio Comadre Sebastiana,Careiro-AM", Bem próximo da POnte do Rio Araçá, BR-319, próximos ao Rios Mamuri e Juma, onde estão uns dos melhores lugares para pesca de Tucunaré, e sempre que posso estou por lá. 

No que eu puder  ajudar aos companheiros, fiquem a vontade, que se tiver no meu alcance, prestarei com satisfação.

Dúvidas e Dicas:

1) Adquiri agora em 2019, dois motores, Um 15HP Mercury Super e Um Evinrude E-tec 30HP, esse, deu um trabalho pra achar, mas enfim, consegui, acho que umas das ultimas unidades, na Pesca & Náutica Descalvado, com o amigo Sidnei Piza. Gostaria de Dicas de Uso desse Ultimo motor, quanto a:

a) amassiamento do motor;

b) se Roda bem com Gasolina Aditivada;

c) Se melhora desempenho e economia de combustível com Hidrofolio att wood;

d)  Se anda bem num Bote de alumínio, de 6 metros, x 1,20 x 40, pois no momento é que tenho, mas pra frente vou comprar outro, aceito dicas.

Obs: Enfim, como vcs podem notar, estou muito crú ainda, no ramo, e gostaria de contar com os senhores, se possível.

2) No Mais agradecer mesmo a todos.

 

 

 

 

 

Editado por João Damasceno Mustafa
Ajustes quanto as regras do FTB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João seja bem vindo, se vc ver existe tópicos nos foruns, no caso essa dúvida teria que ser colocada na sala náutica, mas logo o Fabrício faz isso.  E vc com tempo aprende a lidar, é bem fácil.  Evite colocar fotos de peixes mortos, comer um peixinho na beira do rio todo mundo gosta, mas não é legal colocar fotos deles abatidos  aqui. 

Quanto ao motor , eu não entendo muito do ETEC , mas pelo que sei ele não necessita de amaciamento como mistura dobrada ou colocar óleo no tanque de combustível mesmo que ele tenha misturador automático , lógico não vai andar 2h esguelado  com ele no primeiro uso, varie um pouco o RPM.  

O mas importante é usar combustível de procedência e de preferência nova, evite o uso de gasolina com mais de 1 mês, esse motor é fácil fazer isso, já que não vai óleo misturado na gasolina, só colocar no tanque do carro o que sobrou  e no próximo uso coloque nova.  Lembre-se esse motor usa bico injetor e não é nada barato e fácil trocar, bem diferente que um simples carburador sujo.  Algumas pessoas que possuem o ETEC quando vão ficar muito tempo sem usar eles usam gasolina pódium num tanque pequeno   e funcionam  uns minutos  antes de guardá-lo, 

Hidrofólio ajuda a planar barcos pequenos e pesados como bote infláveis, num casco de alumínio de 6m só irá aumentar o consumo e diminuir o desempenho

Desempenho difícil falar, mas se seu barco for como vc disse 6m, 1.20 de boca  borda 40cm ele vai é voar nesse casco, mas tudo depende do peso que vai carregar onde e como vai andar , como vc mora em Manaus a praticamente nível do mar não difícil esse motor atingir mais de 50km/h em duas a 3 pessoas 

No mais leia o manual do motor e siga as recomendações. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Guto Pinto e demais companheiros!

Obrigado pelas dicas de postagens, realmente, como novato, ainda muito o que aprender com vocês e é com satisfação!

Ao ETEC, já li em algumas postagens, e vejo que essa questão de combustível pode ser crucial, de modo que qualquer dica é de suma importância, dado a sua tecnologia, e as experiencias dos colegas que já tiveram Ele. O amaciamento vou ver as instruções técnicas no manual, mas as vezes, sempre tem dicas valiosas. 

Pelo visto comprei o hidrofólio em vão, mas de qualquer forma ele é bonitinho e dá uma aparência legal, mas se melhorar na estabilidade, já compensou...rsrs

Espero que atinja mesmo os 50 km/h, pois alguns destinos são distantes, em torno de 2 ou 3 horas.

 

No mais, vejo que foi que a Participação nesse Fórum, é mais que proveitosa!

Obrigado!

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...