Ir para conteúdo

Guto Pinto

Membro
  • Total de itens

    3.459
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    48

Tudo que Guto Pinto postou

  1. Guto Pinto

    Carregador Bateria Usina

    Mas porque vc precisa carregar o do barco? Vc pesca noite e usa muita iluminação? Com o tempo o que sempre fazia era ter duas baterias exclusivas para o elétrico, enquanto uma carregava, a outra eu usava assim alternando os dias. Se não me engano o carregador da martinelli que tenho é da marca paulitech. É idêntico.
  2. Guto Pinto

    Carregador Bateria Usina

    Eu não usaria carregador de 12 amperes, eu tive um de 15 e "destruia" as baterias. Eu utilizo há muito um da martinelli de 5amp, inclusive tenho dois, um fica ligado no rancho direto há 3 anos e nunca nem queimou fusível.
  3. Guto Pinto

    Scorpion Xt 1001 ou nova liger?

    Em casa eu tenho a Scorpion 1000 xt, a Liger antiga, e a BW gts. Não dá pra falar algo da Liger nova sem experimentar mas considerando que ela é peso da Liger antiga , o "chassi" e freio estilo a BW(ou seja menor que Liger antiga) eu não iria de nenhuma delas, se vc pensa em Amazônia, kkkkk. São carretilhas feitas pra pesca mais leve, possuem pouca capacidade de linha, sendo ideal usar linhas entre 20 e 30lbs. Lógico vc coloca 70m de multi 50lbs elas podem e provavelmente tirarão um tucuna bruto mas não são feitas pra esse tipo de pesca. A Scorpion tem uma resistência mais que comprovada, arremessa demais e possui um tamanho bem parecido na mão que a BW, além de ser bem macia, só que é mais pesada é mais lenta além do drag ser mais fraco, a vantagem do freio ACB da BW e que vem na nova Liger é que ele é melhor em dias de vento além de ter regulagem externa, e também de ser também bem livre para o arremesso. Aí vai de gosto e o que vai usar, se o peso e velocidade de recolhimento for fundamental no seu estilo de pesca vá de Liger, se for trabalhar iscas mais lentas como sticks , gosta da maciez das shimanos além de um arremesso mais livre vá de Scorpion, mas como disse no começo, na minha opinião são carretilhas pra se pescar até Tucunas azuis de seus 5kg, se for enfrentar bichos maiores eu iria na própria BW GTX, Katana ( não sei pq ninguém fala dela e achei a melhor carretilha da MS que já usei) ou a Chroma, vou citar tb a Venator GTS e SE antigas que inclusive tenho 2 até hj desde lançamento e acho elas que elas encaixam perfeitamente nesse estilo de pesca mais polivalente pois elas juntam a boa capacidade de linha e freio com um baixo peso e um chassi não tão grande porem são dificeis de achar hoje, a Lite nunca sei. Ou ir nas Shimanos Scorpion ou Curado 70 a 200 modelos mais novos , sem citar outras marcas como as Daiwas Tatulas. Eu não sei o principio de usar uma carretilha nova no mercado, que deve ser top, com 138g e botar numa vara 20 a 25lbs e usar isca de 30g, essas carretilhas ficam boas em varas de 12 a 17lbs no máximo usando isca de até 15g pra ficar bem equilibradas e ter conforto, aí sim tiramos todo potencial delas
  4. Guto Pinto

    Black Bass SS 6.0 qual motorização escolher

    Sem duvida se o fator financeiro nao for um item essencial vá de 60 4t e boa
  5. Guto Pinto

    Os motores de popa Yamaha 2T são resistentes?

    Vish detonaram o quinzin.
  6. Guto Pinto

    Acessórios do pescador (úteis)...

    Mais 5 itens bem importantes que ja salvou pescarias minhas . Super bonder pra colar alguma ponteira de vara solta ou quebrada. Alicate de corte de pressao pra se cortar alguma garateia extra forte ou anzol grande em caso de acidente. A velha e boa fita isolante ou silver tape pra se arrumar desde um cabo de vara frouxo até um tenis que rasgou. Enforca gato que serve pra N coisas desde prender os ziperes das malas até uma mangueira frouxa de combustivel do barco. E um oleo singer pra lubrificar alguma carretilha ou molinete que emperre.
  7. Guto Pinto

    O que esperar de um operador de pesca ?

    Respondendo a pergunta do tópico, sem discurso. O que esperar? Nada mais , nada menos tudo que foi combinado via verbal , via contratual. prometer peixe em pescaria não existe assim como adventos climáticos podem ocorrer, dependendo do lugar não temos nem nós nem o operador como que resolver , mas fornecendo o que foi combinado pra mim está ótimo, não adianta nada por exemplo a pousada( operador) fornecer uma rodada de picanha com chopp de brinde numa noite e no outro dia o motor elétrico não ter bateria , kkkkkkkkkk . Simples assim.
  8. Guto Pinto

    motor popa Oscilação Rpm Mercury 30 hp 2t

    Wellington, eu tive um Seapro que é o mesmo motor por 10 anos. Eu usava muito pouco, se não me engano no quinta ou sexto uso dele notei uma queda de rendimento, não usava tacômetro mas só na orelhada já percebi isso, e o motor não tinha 15horas. Levei no mecânico e o carburador estava muito sujo. Provavelmente seja esse seu problema, logo depois da revisão levei ele pro clube onde pesco td semana e nunca mais deu nada, rodei mais 100h e vendi ele como um relógio. Se vc fica muito tempo sem usar esse motor esgote o carburador no parafuso do carburador, é fácil , pois mesmo esgotando normalmente sobra um resquício de combustível.
  9. Guto Pinto

    Vestuário de pesca !

    A pescaria de uns tempos pra cá devido a facilidade das pousadas, guias, logística, motores mais rápidos etc. acabamos passando muito mais tempo pescando realmente do que antigamente, antes tínhamos que arrumar muita coisa antes de um dia de pesca, arrumar o rancho, fazer café, pegar toda tralha, bebidas e iscas colocar no barco, voltar fazer almoço dar aquela cochilada, chegar a noite tirar as baterias colocar pra carregar , abastecer os barcos, etc, ou seja num dia que hoje pescamos quase 12h ou mais antes se pescava umas 5h ou 6h no máximo. Com a evolução e surgimento de itens do vestuário cada vez específicos para pesca citados pelo Kid , esse itens hoje se tornaram quase essenciais pra um empreitada de 10h a 12h diretos na água e principalmente expostos ao sol ( já viu pegar peixe debaixo de sombra? kkkkkk). Não que uma camisa hering manga curta , uma bermuda adidas de futebol ou calça jeans , um boné de posto de gasolina e uma alpargatas não sirvam nos dias de hoje mas numa pescaria dia todo batendo isca ou mesmo apoitado pescando de espera num sol de rachar não será muito confortável. Particularmente hoje eu uso quase todos citados pelo Kid de rotina, e quando gosto de um item acabo tendo 2 ou 3 deles em vez de mesclar marcas. Uso boné confortável ( gosto do Daiwa vector e um da Yamaha de tecido), óculos polarizados são indispensáveis principalmente no quesito segurança( sou fã dos SFSun) , camisa ultimamente uso as King ou Faca na Rede( gostava das MTK e Ballyho tradicionais mas hoje são difíceis achar fora o preço), bermuda ou calça depende do clima e inseto, uso as sapatilhas da Cardume quando preciso de aderência ou não vou molhar muito os pés, caso contrário o bom e velho Crocs. Só o buff que não acostumei usar, já tentei um monte e não dou conta de usar aquele trem tampando a cara, kkkkkkkk.
  10. Guto Pinto

    Mercury 40 HP ANO 1999

    Complicado Ariel, infelizmente não sei quais serviriam em um ou outro. O que se faz aqui é adaptaçoes. Nos Eua eu sei que tem alguns genéricos e até usados , mas acredito que juntando o preço de um motor usado mais importar um power trim não deva compensar.
  11. Guto Pinto

    Mercury 40 HP ANO 1999

    Ariel, eu já andei em um porém versão manche (Sea Pro) . Motor é como um 40 2cil e 1 carburador pipoca um pouco em lenta, anda muito bem e consumo razoável nada absurdo mas tb não e econômico igual o 3 cilindros japa, eu gostava da partida era igual uma manteiga por ter descompressor. Vantagem dele que dependendo do ano ele vinha com powertrim pras versões com comando . O problema que ele saiu de linha há um bom tempo e se tiver algum problema pode ser que tenha dificuldade de achar peças de reposição, se possuir autolub tb é muito arriscado usar com motor dessa idade, peças pros 15 e 25 americanos já está difícil, imagina no 40. Minha opinião se fosse pra pegar um 40hp usado eu partiria para o Yamaha 40hp pois peças são fáceis e não tem problemas com carburador igual os Merc Japas. Se o intuito for pegar por causa do trim aí eu vejo um pouco de sentido, pois achar 40 com trim aqui é praticamente impossível visto que os únicos que tinham eram o Merc/ Mariner 40 e Yamaha 40 3cil , porém ambos sairam de linha. Aí vai vontade de arriscar ( se o motor tiver muito bom) ou partir pra um Merc 50 zero com trim e tudo
  12. Guto Pinto

    Velocidade final

    Mas como disse e sou totalmente contrário a esse pensamento, 5km/h a menos navegando não vai mudar nada no fim do dia ainda mais se tratando de potência de 40 a 60hp , agora um barco com mais espaço e mais confortável sim. Só se tem medo de um 40 com um caboco num barquinho bico fino passar rasgando e deixar vc pra traz, kkkkkkkkkk.
  13. Guto Pinto

    Velocidade final

  14. Guto Pinto

    Velocidade final

    Gustavo 40 milhas ( 65km/h) num barco de alumínio com 60hp com ocupantes e tralha normal de pesca acho impossível atingir, até num 90 não é facil, ao não ser num barco tipo cadeira elétrica, kkkkkk , colocar esse 60 num barco normal de 5 ou 6m pra motor até 30 mas com reforços pra aguentar isso, porém a segurança e conforto ficarão péssimos e a durabilidade idem, barcos tipos aqueles de arrancadões que fazem em Rosana e Jupiá . Barco de alumínio tem muito mais arrasto na água e são limitados pra quem procura desempenho e velocidade. Se busca aliar conforto pra pescar, motor com manche e alto desempenho procure os bass boats com manche, se não me engano já sairam uns aqui. Média de velocidade pra quem usa 60 nos alumínio é de 33 a 37 milhas
  15. Guto Pinto

    Velocidade final

    Vejo que o pessoal aqui no fórum pessoal fica doente com velocidade, matemática simples quer andar mais pegue um motor maior , se não dá pegue um barco menor com menos peso. Por mais que se faça modificações seguras como troca de passo hélice e ajuste trim essas mudanças não implicam nem em 10% do rendimento. Barco é feito pra pescar e não apostar corrida. Comparar barco e motores só no mesmo rio, o resto é tudo balela, em náutica o desempenho tem tanta varável que não tem como tirar conclusões, ao não ser se o rendimento for muito aquém indicando um problema mecânico ou uma potência subdimensionada
  16. Muito estranho isso, veja se na hélice está marcando realmente passo 11. Mas no caso procure o vendedor e troque a hélice pode ser que tenha vindo com defeito, o normal teoricamente seria subir 600rpm( 300 por polegada de passo) . E procure uma hélice 12 , a 11 é curta demais, só se o barco e o peso carregado forem extremamente pesados. No meu antigo Seapro eu utilizava Sorabo passo 12 e ela subiu uns 400 rpm e 3km\h quando barco pesado em uso normal de pesca comparada com a 13 original. Hélice nacional é complicado, apesar da Sorabo ser teoricamente a melhor marca. Lembro que que tive a MFX e Sorabo passo 12 e a diferença entre as duas ficava em torno de 150rpm, a MFX subiu o esperado de 250 a 300 rpm , já Sorabo 400, no caso foi melhor pro meu barco.
  17. Guto Pinto

    Quais varas + leves p/ Tucunarés?

    Das que tenho e são minhas preferidas é a MS Black Widow 5.6 14lbs e 16lbs , MS Liger 5,7 15lbs e a Daiwa Aird X 5.6 17lbs . Tanto a BW como a Liger aguentaram peixes acima do recomendado pra elas, usei demais ela pra Tucunas médios e Trairões e ao mesmo tempo são esportivas pra peixes menores
  18. Guto Pinto

    Varas para a Pesca de Dourados

    Anderson, não só 30 a 40lbs mas varas de 1.90 a 2.10m pra se ser alavanca. Carretilhas que uso e tenho pra esse tipo de pesca são a Contender BG abastecidas com 100m linha 0.43mm maxforce e Lexa 300 e Titan BG abastecidas com 100m de linha 0.47 a 0.52mm Maxforce. Não gosto de multi pra esse tipo de pesca pois se pesca no meio de muita pedra, não só por causa do peixe passar nelas, apesar que o Dourado é um peixe que briga "limpo " mas principalmente se enrosca demais, com a mono consigo arrebentar a linha com mais facilidade e um carretel de maxforce custa menos de 10 reais e é uma linha que aguenta muito bem. Quando ia em Planura pescar de rodada na foz do Pardo e no Grande aí já usava uma vara 20 a 25lbs e linha no máximo 0.40mm .
  19. Guto Pinto

    Varas para a Pesca de Dourados

    Miron, não sei se vc já pescou Dourado com isca viva apoitado em boca de corredeira onde não se pode soltar o barco, se vc pega um dourado grande ( maior que 5kg) dependendo da corredeira te garanto que nem 40lbs arrasta ele fácil, ele trava no meio do canal e não tem o que traga pra cima, pessoal aqui que pesca de barranco pra baixo da usina é linha 0.50 a 0.60 , vara das bravas e carretilhas perfil alto . No Rio Pardo rio que nasci e pesco toda semana tem corredeira que não se pode dar o luxo de soltar o barco pois aí se espatifa todo lá pra baixo. No Rio Cuiabá mesmo as duas vezes que fui devido a iscas meio grandes como o sairu boi e piaus grandes impossibilitava arremessar com vara menores, comecei com 25 elas começaram a estralar no arremesso, passei pra 30 e depois pra 40, e pescando no mesmo esquema apoitado boca de corredeiras, só as de 40 conseguia arrastar eles rio acima. Agora como disse pesca de rodada, barco solto, ou de pincho 25lbs dá e sobra. E no Pardo na região de bebedouro tem uns grandinhos sim, não é raro sair dourado acima 5kg. Esse vídeo do juninho enfatiza bem o que disse, é nessa região que o Anderson vai pescar, no caso ele conseguiu soltar o barco pois era liso pra abaixo. Essa é corredeira de São bartolomeu na Região de Bebedouro, famosa por seu dourados, td ano morre gente lá, kkkkkk
  20. Guto Pinto

    Black Bass SS 6.0 qual motorização escolher

    É uma baita máquina econômico e silencioso como os 4T e tem as vantagens dos 2T como maior torque e potência, porém vc tem que ter uma assistência fácil e próxima como disse, pois não é qualquer um que meche nele, fora o gasto adicional com oléo 2T específico , não é qualquer oleo 2T náutico que vende em qualquer posto . Pessoal dos bass boats curtem e usam bem esses 2t Injetados ETEC e Optimax, dá um pulo na seção dos bass boats e pergunta pro pessoal o que acham deles.
  21. Guto Pinto

    LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?

    Eu não uso monofilamento pra iscas artificiais há muito tempo, por vários motivos já citados pelos colegas mas também pelo quesito segurança, se erra uma arremesso e acerta um galho, aguapé etc. e puxa pra desenroscar a isca vem igual uma bala em nossa direção devido a elasticidade da linha, já vi muito disso. Agora pra outros tipos de pesca gosto e uso demais a monofilamento, aqui mesmo no Pardo onde pesco toda semana as piaparas não comem na multi nem a porrete.
  22. Guto Pinto

    Black Bass SS 6.0 qual motorização escolher

    Então se é pra até 50hp o Mercury 2T é uma excelente opção pois alia um bom preço com ótimo desempenho e mesmo sendo 2T não é beberrão. O Contra dele é que vc tem quem ser bem rigoroso no combustível e no esgotamento, pois tem inúmeros relatos aqui mesmo no fórum que esse motor junta borra fácil nos carburadores. Já os 40hp 4T é outra tecnologia, muito mais silenciosos, econômicos, a escolha da marca depende qual autorizada vc tem mais perto e fácil pois pra manutenção se precisa de conhecimento mais específico e scanner por exemplo. E não esquecer dos Evinrude ETEC 50hp provavelmente é o que terá melhor desempenho entre eles, porém como os 4T necessita de uma autorizada fácil e perto, além de ter um custo adicional de oleo 2t . Se esse barco fosse pra até 60hp iria de Yamaha ou Mercury 60 4t sem duvida. Como é para até 50hp a escolha depende desses fatores , além de verificar se um 40hp com peso no barco dará conta dele. Lembrando que todos motores citados com comando a distância tem power trim relógios etc..
  23. Guto Pinto

    Black Bass SS 6.0 qual motorização escolher

    Qual motorização máxima indicada? Sempre escolha a máxima ou o mais próximo disso, nunca a mínima. Nessa faixa de potência e pelo estilo de barco eu particularmente já partiria pra um 4T injetado Mercury ou Yamaha se o fator $$ não contar muito.
  24. Guto Pinto

    Varas para a Pesca de Dourados

    Custo x Benefício das que tenho é a Pesca Brasil Impacto 30lbs 6.6 pés . Das mais top é Lumis by Lusca 50lbs , Hunter Fish Big Game 40lbs e Daiwa Coastal 40lbs . A Evolution ou Evomax tb são excelentes excelente mas aí partiria pra 60lbs pois a de 30 o 40 acho muito moles pra pescar apoitado
  25. Guto Pinto

    Varas para a Pesca de Dourados

    Vc quer mesclar os dois tipos de pesca o mais indicado é o que pessoal passou mesmo uma vara entre 6 a 7 pés de 25lbs de carbono tubular de ação rápida. Mas com um atento as vezes nessa região se pesca apoitado nas bocas de corredeiras, pra trazer um Dourado tamanho médio rio acima não é fácil numa varinha de 25lbs. Se vc se empolgar teria dois conjuntos, uma com uma vara entre 5.6 a 6 pés entre 17 e 20lbs pra se pescar dourado descendo rio batendo isca e outra de 30 a 40lbs pra se pescar apoitado em águas rápidas.
×