Ir para conteúdo

Em busca dos prateados...


Posts Recomendados

Estou saindo amanhã bem cedo ( daqui a pouco ) para pegar a maré e tentar uns robalinhos na foz do rio Joanes, distante uns 60 km de onde moro !

Acompanhado pelos também Mocorongos Doctor e Bicuda, pode até não ter peixe, mas a diversão está garantida... :P :twisted: :lol:

Na volta ( para o almoço ) posto as considerações... já sei, com fotos, para não passar por "boato" ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô de volta ! :wink:

Esquema simpático esse de hoje ! Saída cedinho ( ainda escuro ) e retorno para o almoço ! O rio que mencionei antes estava errado, pois é a foz do rio Pojuca ( não o Joanes ), que situa-se em Itacimirim ( para quem conhece... ) ! :oops:

Existiram 4 ações ! Nenhuma delas comigo... ( acho que não tenho competência com os "prateados"... ). Duas capturas e duas perdas ( já ferradas ). Pelo "boato" que a ausência de fotos poderá causar, prefiro aguardar que Bicuda ( que foi quem fez a festa hoje ), me mande as imagens ( de celular - uma lástima... ) tiradas para que possa postá-las !

Estou convencido !

Meu negócio mesmo são os tucunas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Robalo tem a particularidade de só atacar iscas que realmente pareçam presas fáceis, e seguras de atacar; enquanto que para o tucuna quase que é só fazer muito barulho (isto eu declaro de achar, me corrijam se eu estiver errado)...

Tem uma diferença fundamental entre estes 2 peixes, o robalo flexa nada rápida e continuamente (salvo, é claro; quando ele está descançando ou à espreita...), decidindo em uma fração de segundo se vai atacar ou não; e em caso de dúvida, ele não ataca... Águas costeiras e salobras têm muitas coisas que podem enganar o peixe, como um saco plástico à deriva que pode lhe parecer comestível e matá-lo de indigestão; por isso, é natural que o robalo seja manhoso.

Lembra do tópico "Peixe enxerga cores? (http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight=)" Usar cores que simulam ferimentos pode fazer a diferença; mas isso deve ser "confirmado" pelo trabalho de um peixe ferido, e deve ser tão evidente que o robalo decida por atacar a isca em um relance! Não é à toa que o shad de camarão é a isca mais capaz de ensejar um ataque de um robalo (embora eu prefira pequenos plugs de barbela curta, por evitarem perdas)...

Kid M; não desista dos robalos, isso foi apenas uma falta de sorte... ou pode ter sido uma coisa melhor ainda, uma oportunidade para aprender um trabalho diferente de isca!

Tenho certeza que você terá melhor sorte na próxima!

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr,

Concordo com quase tudo que disse ! Na verdade, acho o robalo muito menos previsível e mais astuto que os tucunas ! Não sei se por terem um forma de vida que os submete a correr riscos constantes nessas entradas e saídas de estuários, mas o fato é que são bem mais complicados de serem "enganados" ( se é que possa "falar assim"... ).

os tucunas, são mais de explosão, de atacarem as iscas com rapidez e sofreguidão, pois a disputa alimentar ( com outros da espécie ) os tornam sempre muito vorazes !

Não me sinto muito a vontade com os "robalos", mas isso não significa dizer que desisti deles, pelo contrário... :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer que razão pela qual o robalo é mais manhoso que o tucuna é o ambiente, mais exposto á riscos como engolir um saco plástico, redes (o robalo é famoso por se enterrar na areia como uma forma de se defender de redes de arrasto, mas ele pode ser vitimado por redes bem limpas que não sejam visíveis...); mas também é que ele tem maior oferta de alimento (peixes pequenos), que se não for encontrado no mangue, pode ser encontrado no mar. Hoje, qualquer ambiente marinho sofre da falta de peixes maiores devido à pesca predatória..., de forma que sobram presas para o robalo que pode escolher à vontade... Também é por isso que ele prefere comer camarão, não há nada parecido com um camarão que lhe ofereça risco (exceto um shad de camarão, um camarão iscado vivo,...).

Em outras palavras; ele escolhe suas presas porque tá podendo... E é cuidadoso porque precisa (a última vez que eu soube, tava R$ 20,00 o quilo do filé de robalo...)

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...