Ir para conteúdo

Pesca com Downriggers


Saverio

Posts Recomendados

Pessoal, estou querendo começar a usar downrigger nas minhas pescarias de corrico no mar, principalmente em pontos que tem os atratores, mas pesquisei com a palavra "Downrigger" e não localizei nada no Fórum, se já tiver peço que algum Administrador direcione este tópico para lá. Bom, eu até já fiz dois pesos de chumbo para usar no barco e também já tenho os clipes para descer a linha do material de pesca com a isca para a profundidade desejada. Tenho pesquisado na internet e quase não vejo quase nenhum material a respeito em língua portuguesa, somente sobre "Outrigger". Quem puder colaborar com mais este tópico, esteja a vontade. Vou tirar fotos dos materiais que montei e posto amanhã ou outro dia aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que nada Leandro, Biguá come qualquer tipo de peixe, o único que eu vi que ele refugou foi um baiacu em uma ocasião em que que e um amigo meu estávamos pescando perto da Ilha do Rato, na baía de Guaratuba - Pr. E olha que meu amigo chegou a limpar o bicho, deixando só a carne branquinha para o bicho mandar ver. Agora, aqueles bagrinhos amarelos, o bicho engolia que nem eu como torresmo frito com cerveja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Consegui me organizar um pouco e tirei as fotos dos pesos de downrigger que eu mesmo fiz e que pretendo experimentar nas próximas idas para o mar.

 

IMG_20220918_105429_923.jpg.d75310380df2f328336b61c6a6889772.jpg

 

Esta são as duas crianças, eu coloquei um arame de aço inoxidável dentro do maior e usei os encastoadores rígidos de aço inox no menor, para fixar a linha que vai ficar fixa no barco e também para a pernada que vai prender o clipe em que vai ficar presa a linha da vara de pesca.

 

IMG_20220918_105443_904.jpg.7c89ab6f0ecc6bf191318806fc7b245d.jpg

 

Nestes dois pontos será fixada a pernada com o clipe de liberação da linha da vara de pesca.

 

 

IMG_20220918_105818_031.jpg.e659f951847fa3396cffc77da1486fb5.jpg

 

Este é o peso do maior.

 

 

IMG_20220918_105452_291.jpg.3bd5960a8097fb249b64e842a7dee3bf.jpg

 

Este é o menor, e deixei dois pontos de fixação para tentar verificar qual deles vai ter melhor ação do peso e também da isca. Este eu pretendo usar com grubs ou iscas pequenas de barbela curta.

 

 

IMG_20220918_105833_774.jpg.f6e7a98e89e95dc00a5b4155c3606933.jpg

 

Este é o peso do menor.

 

 

IMG_20220918_105535_600.jpg.ad3080e392a5e9422be00a068f779626.jpg

 

O clipe e a pernada, que vão ficar fixos com o snap no ponto de trás dos pesos.

 

 

IMG_20220918_110626_571.jpg.806efa70acfa4a88a043cb5ba12ef9ba.jpg

 

Como ele tem um pino entre as duas borrachas, eu posso deixar a linha após o pino com as iscas mais leves e com o peso menor, e antes do pino para iscas mais vitaminadas e o peso maior.

 

 

A maior dificuldade é fazer a forma de alumínio e deixar os arames na posição certa, pois usei uma embalagem de desodorante no maior e tive que tentar arredondar o fundo da embalagem na pancada para ficar com uma certa "hidrodinâmica", e no menor nem tirei a embalagem para ficar com um acabamento um pouquinho melhor. Agora vou fazer um intermediário com peso por volta de 1,2 a 1,5 quilos. Eu prendo os arames, na medida do possível, para fora da embalagem com pequenos pedaços de madeira ou metal, e coloco fita crepe para tentar evitar o vazamento de chumbo, mas é praticamente impossível, então eu coloco este molde dentro de um balde com areia e, com todo o cuidado do mundo fundo o chumbo e verto ele dentro do molde. Uso areia bem seca para evitar qualquer problema, mesmo assim sempre vaza, principalmente nos recortes que tenho que fazer para deixar o arame para fora do molde. Estava vendo em sites internacionais e os preços que o pessoal pede em pesos redondos ou então com uma certa hidrodinâmica é um absurdo. Como sou partidário do "faça você mesmo", resolvi tentar fazer um "made in casa". Espero que possa ajudar a quem queira tentar fazer umas lambanças deste tipo só para dar uma variada na pescaria. Como sou meio vagabundo, comprei uma carretilha de fly baratinha pelo AliExpress e pretendo fazer um suporte com ela fixa, e a linha para descer e subir os pesos. Bom, não custa lembrar que ao fundir chumbo, os fumos metálicos são tóxicos, então, se puder, faça este serviço fora de casa, atente para a direção do vento, e corra com crianças e animais domésticos de perto, use luvas de raspa de couro ao verter o chumbo no molde e, se possível, óculos de segurança ou uma viseira inteiriça, bem como calçado de segurança e calças jeans, nada de usar produtos sintéticos. Não é recomendado fazer este tipo de serviço, se tiver alguém que faça para você, melhor ainda, não se arrisque a toa. Eu gosto de fazer minhas bagunças desde criança, então eu procuro ter o máximo cuidado possível, alé do mais, sou Técnico em Segurança do Trabalho formado pelo SENAI, então cuidado e caldo de galinha nunca mataram ninguém, a não ser a galinha!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...